sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOTÍCIAS

Torneio de Malha – Festa da Vinha e do Vinho - Borba 2009
 
Organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz – Borba, decorreu no passado dia 15 de Novembro, em Borba o torneio de malha integrado na Festa da Vinha e do Vinho, onde participaram cinquenta equipas, vindas de diversos concelhos, como: Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Elvas, Nisa, Portalegre, Estremoz, Arraiolos, Évora, Setúbal e Lisboa, onde obtiveram a seguinte classificação:
1.ª Equipa - José Monteiro / José Branca – Elvas
2.ª Equipa  - Januário Rangens / José Cabaceira - S. Vicente e Ventosa – Elvas
3.ª Equipa - Pedro Murteira / Constantino Rainho - Orada – Borba
4.ª Equipa - Joaquim Lopes / António José – Nisa
5.ª Equipa  - Carlos Anselmo / João Anselmo - CCD Matriz Borba
Contou com o apoio de: Município de Borba / Freguesia de Matriz  /  Vinhos Ana Vieira Pinto – Borba  /  Novocasião, Lda – Borba   /  Domingos Calhau – Borba.

Projecto “Os Peixinhos”

A Câmara Municipal de Estremoz, através do Gabinete de Desporto, leva a cabo o Projecto “Os Peixinhos”, todas as Quartas e Quintas-Feiras, na Piscina Municipal.
A iniciativa “Os Peixinhos” concretiza-se em aulas de natação destinadas às crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Estremoz.
O objectivo é proporcionar aos mais pequenos a familiarização e adaptação ao meio aquático. Esta actividade é, ao mesmo tempo, um bom mergulho no desenvolvimento do espírito lúdico e desportivo destas crianças.
Uma aposta que pretende reforçar a ideia de “mente sã em corpo são”.

Teatro Bernardim Ribeiro de Estremoz encerra a partir de Janeiro para obras de reparação

A Câmara Municipal de Estremoz vai encerrar temporariamente o Teatro Bernardim Ribeiro para obras de reparação, a partir de 01 de Janeiro de 2010, disse hoje à agência Lusa o novo presidente da autarquia, Luís Mourinha.
O autarca, eleito a 11 de Outubro por um movimento independente, indicou que as intervenções vão envolver o telhado e o palco, “devido a falta de manutenção do edifício nos últimos quatro anos” de gestão socialista no município.
Segundo um comunicado do município de Estremoz, as obras vão decorrer “devido ao estado de degradação em que se encontram algumas infra-estruturas” do edifício.
O documento refere que “será necessário efectuar algumas intervenções imediatas” e que o edifício estará encerrado a partir de 01 de Janeiro e “até data a anunciar oportunamente”, depois de efectuada a avaliação das obras a realizar.
A autarquia salienta que “esta intervenção é necessária para bem da segurança de todos os que frequentam aquele equipamento cultural”.
O Teatro Bernardim Ribeiro é a única sala de espectáculos da cidade alentejana, que está a ser utilizada regularmente para a exibição de cinema à quinta-feira, para espectáculos nomeadamente de teatro, música e dança, e outras actividades culturais.
O Teatro Bernardim Ribeiro, cuja construção começou em 1916, foi inaugurado a 22 de Julho de 1922.
Propriedade da Câmara Municipal de Estremoz, o Teatro Bernardim Ribeiro está classificado como edifício de “valor concelhio”.
Em 1991 o edifício beneficiou de obras de remodelação, e em 2003, após um incêndio na área do palco, teve a recuperação integral daquela zona.

XVII Edição da Cozinha dos Ganhões
A Câmara Municipal de Estremoz leva a cabo a XVII Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições, entre o dia 27 de Novembro (sexta-feira) e o dia 1 de Dezembro (terça-feira).
Este evento vem, mais uma vez, mostrar aquilo que o Alentejo tem de melhor, através dos produtos regionais, vinhos, queijos, doçaria, enchidos e artesanato local. Além de todas as iguarias, o certame brinda os visitantes com música e animação.
A Cozinha dos Ganhões volta, este ano, às origens: tasquinhas com espaço para petiscar de pé, num local onde os produtos são 100% estremocenses.
A inauguração do certame é às 18h, no dia 27 de Novembro (próxima sexta-feira). No segundo dia do evento (dia 28 de Novembro) o prazer da boa mesa alentejana mistura-se com música e literatura: às 12h será lançado o livro “Bonecos de Gastronomia”, no stand da Câmara, seguindo-se logo depois de almoço (às 15h) o IX Encontro de Poetas do Concelho de Estremoz, organizado pela Associação Filatélica Alentejana e, depois de jantar (às 22h30), o Grupo de Música Tradicional “Além do Alentejo” que vem de Vila Viçosa para animar o fim de noite do certame. No Domingo (dia 29 de Novembro) a noite terminará com o Grupo de Cantares “Aguarela do Divor”, de Igrejinha. Durante todos os dias do evento, pode ainda dar um pé de dança a partir das 23h, hora em que se dá a abertura da Discoteca.
Com toda esta animação, variedade de sabores e entrada gratuita, não pode faltar a este certame!