sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DESTAQUE

Rádio Borba assaltada


Foi no passado dia 15 de Novembro, Domingo, durante a noite, que todo o equipamento de emissão da Rádio Borba foi assaltado. Os assaltantes rebentaram a porta da pequena casa localizada no Outeiro dos Pinheiros, nas imediações de Borba onde se encontrava todo o equipamento, com um valor aproximadamente 11 mil euros. Esta caso foi entregue à Guarda Nacional Republicana e está ainda a ser investigado, não havendo para já qualquer pista. A Rádio Borba deverá retomar a emissão ainda esta semana, após a reparação dos estragos efectuados e colocação de um emissor que permita retomar as emissões.Este é o segundo furto que Rádio Borba registou no seu emissor, depois de idêntico procedimento ter ocorrido em 24 de Maio de 1998.
Em Estremoz, a Rádio Despertar foi também alvo de tentativa de assalto no seu emissor localizado no Alto de S. Gens, na Serra D’Ossa. A tentativa não foi concretizada, mas os estragos efectuados originaram um curto-circuito no equipamento, que ficou totalmente queimado, num prejuízo estimado em 16 mil euros. A Rádio Despertar ficou sem emissão entre a noite de Domingo e a tarde de Segunda-feira, altura em que foi colocado a funcionar um emissor suplente.

Reguengos de Monsaraz e Borba assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Reguengos de Monsaraz e Borba associam-se às comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de Novembro) que vão ser promovidas entre 25 e 28 de Novembro no distrito de Évora pela Olhar Positivo – Associação para a Prevenção, Acção e Desenvolvimento Social e Humano. Assim, o Município de Reguengos de Monsaraz, no dia 26 de Novembro, pelas 21h, será exibido no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, o filme vencedor de 7 Goyas “Dou-te os meus Olhos”, de 2003, da realizadora espanhola Icíar Bollaín. Trata-se de um película sobre a violência doméstica, a história de uma mulher, Pilar, que numa noite de Inverno foge de casa com o filho e sabe que o marido vai procurá-la e convencê-la a perdoá-lo. O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres tem como objectivos potenciar a mudança de comportamentos e mentalidades em matéria de promoção de Igualdade, Direitos Humanos e de Cidadania, assim como contribuir para o combate e prevenção da violência doméstica. E o Municipio de Borba, exibirá o filme dia 30 de Novembro, pelas 21h00, no Cine – Teatro de Borba, com entrada gratuita.

Turismo do Alentejo, ERT juntou técnicos de turismo dos Municípios do Alentejo

A Turismo do Alentejo, ERT convocou para Portel os seus “aliados principais” na promoção e no bom acolhimento turístico a quem visita o território alentejano. São 73 técnicos e colaboradores dos Municípios da Região que desenvolvem actividade no front-office turístico e no planeamento da actividade ao nível regional, que se irão encontrar pela primeira vez.
Representando a grande maioria dos Municípios da região e exercendo na sua maioria funções nos postos de turismo, estes técnicos irão ter oportunidade de assistir a duas conferências. Numa primeira intervenção a especialista do destino Ana Barbosa irá abordar a diversidade da oferta turística do Alentejo. Com larga experiência profissional no turismo alentejano, particularmente na hotelaria, Porfírio Perdigão, o segundo conferencista, irá partilhar com os presentes aspectos ligados à hospitalidade e aos desafios das profissões do turismo. Os trabalhos decorrem no Auditório Municipal de Portel a partir das 9h30. O dia inclui ainda uma componente lúdica traduzida na visita ao concelho de Portel, salientando-se um passeio de barco no Alqueva. A Turismo do Alentejo, ERT espera igualmente com esta acção fomentar o intercâmbio de experiências entre estes profissionais, reforçando relações e laços de trabalho, importantes para o desenvolvimento de uma cultura de destino. Na mesma linha de intervenção, a Turismo do Alentejo, ERT desenvolverá no próximo ano um projecto cujo objectivo passa por assegurar a ligação em rede dos postos de turismo do Alentejo. Uma das dimensões da operação pretende precisamente formar os técnicos dos postos de turismo, dotando-os de conhecimentos amplos sobre toda a oferta turística da região.