segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NOTÍCIAS - Estremoz implementa projecto “Rua LED”

A Câmara Municipal de Estremoz aderiu ao programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva.
No passado dia 16 de Outubro, foi inaugurado o projecto de iluminação pública com tecnologia LED na Avenida 9 de Abril em Estremoz (junto ao Teatro Bernardim Ribeiro).
O Município de Estremoz assume-se como um dos pioneiros na implementação desta tecnologia.
A aplicação da tecnologia LED nesta rua, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio, terá como consequências: Melhor qualidade de iluminação; Redução do consumo energético; Redução de emissão de Dióxido de Carbono; Poupança financeira.
Este projecto-piloto pretende permitir à autarquia e aos munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos, uma vez que a poupança energética é evidentemente notória.
O presente projecto enquadra-se numa perspectiva mais ampla dos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED.
Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.