segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ARTIGOS

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)
por João Azaruja
   
Outubro:
 
3- O Sr. Dr. António Duarte Silva abriu em Évora uma banca de advogado, em sociedade com o Sr. Dr. Armando Cordeiro Ramos.
12- Passa o aniversário natalício do Sr. Victor Hugo Portalete Coelho da Guerra Semedo.
29- O mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira encontra-se em Évora.
 
E… há 50 Anos (1959)
 
8- Depois de serem colocados à venda os livros do escritor João Falcato, nos vários estabelecimentos de Borba, apareceram agora as obras da autoria do poeta Azinhal Abelho, natural da Orada. Estas iniciativas são meritórias, na medida em que contribuem para a divulgação destes ilustres homens de letras, que sendo naturais do concelho, ocupam lugar de destaque em todo o país.
10- Em visita à Delegação de Borba da Liga dos Combatentes da Grande Guerra estiveram em Borba os Srs. General Afonso Botelho e Coronel Cadima. Foram recebidos pelos Presidente e Tesoureiro da Delegação, respectivamente, Srs. Dr. Joaquim Pereira Trindade e José Bernardo Alves, tendo na altura visitado a sede, que lhes mereceu o maior interesse. No final, foi servido um «Borba de honra».
11- Teve lugar um desafio de futebol entre as equipas do Recreio Artístico Calipolense e do Borbense Sport Club. É habitual revestirem-se estes encontros de grande ardor, devido à velha rivalidade existente entre as duas localidades. Não foi o caso, pois o futebol foi pobre, talvez por existirem veteranos em excesso nas duas equipas. Venceu a equipa local por 4-1.
- À tarde o S.C.B. deslocou-se aos Arcos, tendo derrotado os locais por 1-0.
16- Estão quase concluídas as vindimas no concelho de Borba. Contudo, devido às últimas chuvas, grande parte da uva apodreceu, ressentindo-se a graduação, que é mais baixa. A Adega Cooperativa encontra-se totalmente cheia e os seus serviços técnicos estão desenvolvendo esforços para que a qualidade do vinho deste ano não seja inferior à excelente produção do ano passado, de acordo com a preferência conferida por vários pontos do país.
20- Liberto Conde, hábil guitarrista, natural de Borba, tem obtido grandes êxitos musicais, numa casa típica de fados de Paris, a Casa Portuguesa, onde dirige um elenco artístico que acompanha a fadista Clara de Ovar. A crítica local tece-lhe rasgados elogios, a quem denomina o «grande mestre virtuoso da guitarra portuguesa».
24- Em Santiago Rio de Moinhos, o casal Sr. Francisco Joaquim Lapão e a Srª. D. Joaquina Felícia Projecto comemorou as Bodas de Ouro, em ambiente verdadeiramente familiar e cristão. Pelas 8 horas da manhã, na capela de Santo António, o Revº. Padre João José Lapão celebrou missa por intenção dos pais, tendo feito a primeira comunhão o menino Carlos Manuel P. Abrantes, sobrinho do sacerdote. Às 11 horas, na Igreja Paroquial, onde o casal tinha unido os seus destinos há 50 anos, foi celebrada missa solene pelo Sr. D. José Ribeiro, Bispo Auxiliar de Évora, sendo acolitado pelos Revºs. Srs. Padres João Lapão e Ismael de Carvalho. Depois da Eucaristia, o casal Lapão, que fez distribuir um bodo a 50 pobres, ofereceu um almoço em sua casa a todos convidados, sendo lida no fim pelo Sr. Bispo Auxiliar uma carta da Missionária Maria Joana Lapão, ausente em África, filha do casal, que teve dez filhos. Estiveram presentes, para além do sacerdote, os irmãos José Felício Lapão, Francisco Joaquim P. Lapão, Daniel Francisco Lapão, António Maria Lapão, Eduardo Francisco Lapão e Luís Gonzaga Lapão.  
26- Realizou-se em Borba o casamento da gentil dama borbense D. Luísa Maria Rodrigues Falcato, filha da Sr.ª. D. Adelina Rodrigues Falcato e do Sr. José das Dores Falcato, proprietário com o Sr. Jacinto Manuel Ramalho Seguro, funcionário da Câmara Municipal de Oeiras, filho da Sr.ª. D. Ana Maria Ramalho Seguro e do Sr. António Matias de Almeida Seguro, considerado comerciante da nossa praça. Foram padrinhos, por parte da noiva, os seus pais e, por parte do noivo, sua mãe e o Sr. Francisco de Jesus Guerra Sapatinha. Após o casamento foi servido em casa dos pais da noiva um finíssimo copo-de-água, seguindo-se um jantar que reuniu todos os convidados em elevado número. Os noivos vão fixar residência em Sassoeiros (Carcavelos).
 
ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)
 
Novembro:
 
6- Partiu de Évora para os Arcos o mui Revº. Padre Joaquim Dias da Silva Rézio.
20-Esteve em Évora o Sr. Luís Matias, chefe da Estação do Caminho-de-ferro de Borba, de visita a seus pais.
30-Partiu de Évora para Borba o Sr. Dr. António Duarte Silva.
 
E… há 50 Anos (1959):
 
1/2/3-Com um tempo verdadeiramente primaveril, realizou-se a Feira dos Santos, que coincidindo o primeiro dia com Domingo, aqui atraiu elevado número de pessoas das terras vizinhas, umas em passeio e outras para fazerem as suas compras. Com extraordinária abundância de produtos de toda a espécie foi farta em transacções, quer em gados, quer nos restantes artigos, onde a variedade permitiu todo o tipo de aquisições. Uma pista de automóveis e um caroussel animaram durante estes três dias o recinto da Feira. Como de costume, a agência «Apal», de Estremoz também aqui se deslocou com a sua amplificação sonora, fazendo a propaganda de várias firmas comerciais borbenses. 
-No último dia de feira, mas bem longe da sua terra natal o exímio guitarrista Liberto Conde, actuou num festival realizado em Haia, a convite de Sua Alteza Real o Príncipe da Holanda, juntamente com Américo Silva e a fadista Clara de Ovar. O festival reuniu a mais selecta assistência composta por representantes de vários países que tomaram parte nos trabalhos do Tribunal Internacional de Haia.
4- Vende-se em Borba a azeitona dos olivais dos herdeiros de Manuel Joaquim Coelho. Aceitam-se propostas em carta fechada, reservando-se o cabeça de casal o direito de aceitar ou não, procedendo a licitação verbal entre os concorrentes se assim o entender. As condições estão patentes em casa de Silvino Coelho, Rua 13 de Janeiro, nº 10, em Borba, ocorrendo a abertura das propostas dia 23, às 15 horas no Café Marialva.
5- O Sr. Dr. Francisco Manuel Moreno, Presidente da Câmara Municipal de Borba, foi nomeado membro do Conselho da Liga dos Antigos Seminaristas de Évora e o Sr. Zoroastro José Galrito, Professor do Ensino Primário oficial na referida vila, foi nomeado, por sua vez, para delegado da mesma Liga no concelho de Borba.
7- De regresso da Holanda Liberto Conde e o seu elenco artístico apresentaram em Bruxelas o seu primeiro espectáculo.
8- O Borba Futebol Clube, novo agrupamento local, disputou nesta vila um desafio com uma equipa de categoria distrital para fins de inscrição no Campeonato Regional.
14- A Vasco Isidoro Amaral, Professor da Escola Primária de Borba do sexo masculino foi concedido provimento definitivo, a contar a partir de 1 de Outubro de 1958.
19-Por escritura lavrada no Cartório Notarial de Borba, a cargo da notária Maria Alice Ribeiro Fernandes foi constituída uma sociedade comercial por quotas de responsabilidade limitada entre António Manuel Proença Cavaco e Joaquim Maria Proença Cavaco. A sociedade adopta a denominação de «Cavaco & Cavaco, Lda.» e terá a sua sede na Av. Dr. Oliveira Salazar, freguesia Matriz e constitui seu objecto a exploração de garagem para recolha e limpeza de veículos, venda de gasolina e óleos e outros serviços afins.
20- Liberto Conde realizou quatro espectáculos em Bruxelas com lotações esgotadas, prendendo numeroso público com as variações à viola e à guitarra e com a originalidade do fado. O guitarrista regressou a Paris, onde permanecerá, pelo menos mais um ano, para assumir contratos assumidos com a Rádio Nacional Francesa e a Televisão, fazendo ainda gravações e participando nalguns filmes rodados naquele país.
27- O Sr. Joaquim Rodrigues Caldeira, da Alcaraviça, passou por Estremoz.