terça-feira, 17 de novembro de 2009

DESTAQUE - Ministro da Agricultura inaugurou Pavilhão de Eventos de Borba e Festa da Vinha e do Vinho’09


No passado Sábado, dia 7 foi inaugurado em Borba o novo Pavilhão de Eventos e a 18º Edição da Festa da Vinha e do Vinho 2009. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, do Presidente da Assembleia Municipal de Borba, Jerónimo Cavaco, de um representante do Governo Civil de Évora, Renata Marques, do representante da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, da Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões e do Presidente da ATEVA, Francisco Mata.
António Serrano afirmou que veio “demonstrar o empenho do Governo e do Ministério nesta ‘fileira’ do vinho no nosso País”, é uma ‘fileira’ estratégica, reconhecida por todos e cujo sucesso que tem tido na nossa região e no País, merece passar além fronteiras. É esse o nosso próximo objectivo”.
Ângelo de Sá em declarações, disse aos empresários e produtores que o empenho  da Câmara Municipal é total no que diz respeito á promoção dos produtos da região. Acrescentou ainda que Borba é o conselho de excelência que mais promove o Vinho e os produtos da Região devido ao facto de realizar a Festa da Vinha e do Vinho e de cada ano tentar melhorar sempre e inovar, de forma também a  servir melhor, os milhares de pessoas que todos os anos nesta altura visitam Borba.
O Pavilhão de Eventos irá permitir o desempenho de actividades interligadas ás feiras e eventos temáticos de base económica, bem como realizações de carácter social ou desportivo. Num edifício com dois pisos e uma área de 3400m2, este equipamento representa um investimento de 3, 4 milhões de Euros, financiado pelo FEDER.
Durante os nove dias, a Festa da Vinha e do Vinho promove os vinhos do Alentejo, com 14 produtores e cerca de 150 marcas para degustação e venda, numa área de exposição de 4.000 m2, que integra uma série de Feiras Temáticas - Vinhos e Enoturismo, Gastronomia, Produtos Regionais, Artesanato, Equipamentos e Serviços Vitivinícolas, Institucional e Empresarial.

O programa conta ainda com inúmeras e diversificadas actividades culturais e desportivas, concursos e seminários e actuações de Dj´s. No dia 7 pelas 15h realizou-se o XV  Festival de Bandas Civis, e pela noite  a  2º Gala da Rainha das Vindimas. No Domingo pelas 8.30h realizou-se um Passeio TT- com Jipes, motos e Quads e pela tarde o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho pelas ruas da cidade. Há noite o palco do Pavilhão de Espectáculos deu lugar a Vitorino.
Estão ainda previstos para esta semana espectáculos com D. Vicente da Câmara, José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (os populares Jornalistas de Curral de Moinas), O’Questrada, Delfins, os jovens cantores de “Vamos Cantar P’ra Ti”, Blind Zero e “Solo Brasil – Uma Viagem pelos últimos 100 anos da Música Brasileira”, além de outros variados espectáculos.
Entre 07 e 22 de Novembro, a par da Festa da Vinha e do Vinho, decorre também  a Quinzena do Porco nos restaurantes do concelho que aderiram ao Programa à Descoberta dos Sabores de Borba, promovido pela autarquia.