terça-feira, 17 de novembro de 2009

DESTAQUE - Eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Borba tomaram posse


A cerimónia de instalação da Câmara e Assembleia Municipal de Borba para o mandato 2009/2013, em resultado das eleições autárquicas realizadas em 11 de Outubro, decorreu dia 31 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante muitos munícipes que fizeram questão de assistir à sessão, enchendo por completo o Salão Nobre.
Para a Câmara Municipal, tomaram posse Ângelo de Sá como Presidente, eleito pelo Partido Socialista, e os vereadores Artur Pombeiro, Humberto Ratado e Rosa Vestia, eleitos pelo Partido Socialista, e Joaquim Serra, eleito pela Coligação Democrática Unitária.
A Assembleia Municipal é agora presidida por Jerónimo Cavaco, eleito pelo Partido Socialista, e tem como 1.º e 2.º Secretários Francisco Mendes e Ondina Giga respectivamente, ambos eleitos pelo Partido Socialista, e conta com os deputados Carlos Cabral, António Proença, Augusto Guégués, Rogério Pécurto, Joaquim Trincheiras e Celso Ramalho, eleitos pelo Partido Socialista, Benjamim Espiguinha, Nélson Gato e Maria João Cavaco, eleitos pelo Partido Social Democrata, Maria Filipa Almeida, Sérgio Gazimba e Manuel Prates, eleitos pela Coligação Democrática Unitária, António Anselmo - Presidente da Junta de Freguesia de Matriz eleito pelo Partido Socialista, Amélia Bilro – Presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu eleita pelo Partido Socialista, Edgar Liliu – Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos eleito pelo Partido Socialista, e José Dias – Presidente da Junta de Freguesia de Orada eleito pelo Partido Socialista.
No primeiro discurso após a tomada de posse para novo mandado, o Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, justificou a reeleição como “consequência do trabalho que iniciámos há oito anos”, que considerou de “árduo, com grande empenho e dedicação”, que não se limitou apenas à “sede de concelho e nem exclusivamente ao nosso limite territorial. Procurámos não só um desenvolvimento integrado do concelho, ao mesmo tempo que tentámos sempre encontrar, criar e dinamizar projectos e propostas que envolvessem também os concelhos da Zona dos Mármores e outros que foram muito além dos limites da fronteira nacional, dos quais são exemplos as geminações com Brasil, China e S. Tomé e Príncipe”. Este novo mandato “é não só o da consolidação das mudanças mas é também o de uma opção mais audaciosa e concreta que possa preparar o nosso concelho e as nossas populações para os tempos difíceis que estamos a atravessar”, assentes em onze eixos estratégicos, definidos em diversas áreas, como a educação e formação, saúde, ambiente, instrumentos de planeamento, desenvolvimento das actividades económicas, acessibilidades, reorganização de serviços, inovação e criatividade. Para atingir o objectivo de melhoria da qualidade de vida dapopulação, Ângelo de Sá apelou à parti-cipação de todos, “esperando uma boa articulação entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e agentes de desenvolvimento”, e entre o Poder Local e o Poder Central.
Jerónimo Cavaco, que preside agora à Assembleia Municipal de Borba, felicitou “toda a população de Borba pela forma cívica e correcta como decorreu o acto eleitoral”, defendendo também “um trabalho em conjunto”, com “respeito pelo princípios inerentes à Democracia, tais como a liberdade de expressão, igualdade de participação e observação dos preceitos legais”. Contra a “letargia democrática em que a sociedade mergulha após os actos eleitorais”, o novo Presidente da Assembleia Municipal de Borba lançou o desafio para todos participarem e colaborarem, tornando-se “mais activos na vida do concelho”. Para efectivar essa participação, prometeu realizar sessões da Assembleia Municipal em Orada e Santiago de Rio de Moinhos, por considerar esta “a forma correcta de aproximar ainda mais os munícipes aos eleitos”.