domingo, 18 de outubro de 2009

NOTÍCIAS - Reguengos de Monsaraz inaugura pista de ultraleves junto ao Grande Lago de Alqueva



O Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Campinho vão inaugurar no dia 17 de Outubro, pelas 10h00, a única pista para aviões ultraleves da região do Grande Lago de Alqueva que já está certificada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). A pista, situada junto à localidade de Campinho, nas imediações da albufeira, tem 400 metros de comprimento por 15 metros de largura e poderá ser utilizada por aviões ultraleves, paramotores, autogiros e aeromodelismo.
O programa da inauguração do Campo de Voo de Campinho integra às 10h45 uma demonstração de aeromodelismo pelo MAC – Modelismo Alentejo Clube e uma hora mais tarde exibições de performance de paramotores num percurso com passagens pela vila medieval de Monsaraz e pela Aldeia da Luz. Durante a hora de almoço os espectadores poderão realizar baptismos de voo em ultraleves, a partir das 14h00 haverá uma mostra de performance do CriCri, o modelo de ultraleve mais pequeno da classe e considerado o mais pequeno bimotor do mundo, seguindo-se meia hora mais tarde a demonstração de um planador que descola de Évora e aterra na pista de Campinho.
Às 15h00 haverá uma demonstração acrobática do RV, um avião experimental ultraleve pilotado por Carlos Costa, e pelas 15h30 os expositores de aeroclubes e representantes de marcas de ultraleves presentes neste evento vão apresentar as suas actividades e os aviões e material para as diversas modalidades. A finalizar a tarde do primeiro dia de inauguração do Campo de Voo de Campinho decorrem mais demonstrações de aeromodelismo, às 16h30, e de paramotores às 17h15.
No domingo, dia 18 de Outubro, pelas 9h00, realizam-se exibições de performance de paramotores com partida de Campinho e passagens por Mourão e Villa Nueva del Fresno (Espanha), seguindo-se uma hora mais tarde uma demonstração do avião CriCri. Às 10h30 haverá mais acrobacias com o RV e a partir das 11h00 as pessoas que estiverem a assistir ao evento poderão desfrutar de baptismos de voo em ultraleves. O programa encerra pelas 12h30 com novo voo e aterragem do planador. De referir que todas as actividades com os aviões poderão sofrer alterações devido a condições meteorológicas.
José Calixto, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz refere que “esta pista de utilidade pública cumpre todas as normas de segurança em vigor e ainda existe um protocolo com os bombeiros voluntários que viabiliza a permanência no local de uma viatura de intervenção rápida de primeiros socorros”. O autarca sublinha que “a pista poderá trazer benefícios a nível turístico pois é a única infra-estrutura deste género legalizada junto ao Grande Lago e possibilita a realização de passeios aéreos na magnífica paisagem da albufeira, encontros de aviadores de várias modalidades, festivais aéreos na classe ultraleve, estando ainda apta para cursos da categoria ultraleves”.