sábado, 20 de fevereiro de 2010

Terras Brancas n.º 413 - 18/Fevereiro/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Primeiros Oleões chegam à cidade de Borba

No passado dia nove de Fevereiro, começaram a ser instalados em Borba e no restante concelho, os principais oleões. Os dois primeiros foram instalados no Centro da Cidade e em Santiago de Rio de Moinhos, e mais seis vão chegar brevemente de forma a abranger todo o concelho.
Designam-se por oleões, os pontos de recolha de óleos alimentares usados, ou seja, resultantes da fritura de alimentos.
O projecto de colocação de oleões tem vindo a ser desenvolvido pela GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, com a colaboração dos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.
A implementação do sistema integrado de recolha e valorização de óleos alimentares usados, garante o destino final adequado deste resíduo, cujo tratamento inadequado provoca graves problemas de poluição. O objectivo desta iniciativa é a promoção de atitudes responsáveis na preservação do meio ambiente, evitando a poluição das águas e dos solos, o entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das ETAR’s.
Nestes novos equipamentos, com capacidade para 500 litros cada, podem ser colocados exclusivamente óleos alimentares usados e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores. Guarde o seu óleo usado dentro de uma garrafa de plástico, e quando estiver cheia, feche-a bem, e então poderá colocar o seu óleo usado dentro do oleão. O óleo nunca deverá ser depositado directamente, mas sempre armazenado em garrafas de plástico.

Adega Cooperativa de Borba gasta 10 milhões de euros na construção de uma nova Adega

A Adega Cooperativa de Borba vai construir já este ano uma nova adega, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.
O investimento, segundo Óscar Gato director técnico, inclui a construção de dois pólos, um centro de vinificação de vinhos tintos e um armazém de produtos acabados (vinhos engarrafados), e conta com o apoio do PRODER (fundos comunitários para o Desenvolvimento Rural).
Óscar Gato salientou que o investimento corresponde “à primeira fase de um novo processo de desenvolvimento e modernização da empresa”.
Para a construção da nova adega, a cooperativa já adquiriu 14 hectares de terreno junto à antiga estação ferroviária, e as obras devem iniciar-se no verão deste ano, a empresa pretende com este investimento duplicar a capacidade de vinificação.
O novo projecto, segundo a Adega Cooperativa, permitirá o aumento substancial da capacidade de produção para dar melhor resposta ao mercado.
Actualmente, conta com uma capacidade de vinificação de três milhões de quilos de uva por semana, permitindo trabalhar desde o início ao fim da vindima com 700 toneladas de recepção de uva, traduzindo-se numa produção de 14 milhões de garrafas por ano.
A Adega Cooperativa de Borba, que produziu no ano passado 8,5 milhões de litros de vinho, vende 85 por cento para o mercado nacional e exporta 15 por cento para cerca de 25 países.
Segundo Márcia Farinha, responsável pelo departamento de marketing e relações públicas, a empresa de Borba coloca anualmente no mercado entre 12 a 15 milhões de garrafas, 70 por cento de vinho tinto e 30 por cento branco.
A responsável adiantou que a empresa efectuou em Outubro e Dezembro de 2009 acções de promoção e provas de vinhos nos Estados Unidos e Brasil, respectivamente, dois dos mercados para onde a adega de Borba já exporta.
Estas acções, segundo Márcia Farinha, decorreram seguindo uma estratégia de internacionalização da Adega Cooperativa de Borba, destinada a dois países prioritários nos mercados de exportação.
A adega reúne 300 viticultores que cultivam uma área de vinha de 2.100 hectares (75 por cento uvas tintas e 25 por cento uvas brancas), nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.

Carnaval em Borba com muita folia e animação

Na passada sexta-feira, 12 de Fevereiro, mais de 500 crianças do concelho de Borba saíram à rua vestidas a rigor para celebrar o Carnaval 2010. Numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Borba, com o apoio da Câmara Municipal de Borba, as crianças desfilaram pelas ruas da cidade sob o tema “Frutos” e nem o frio parou os morangos, os limões, as pêras…, tendo participado nesta actividade os alunos do Ensino Pré-escolar e Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclo) do concelho.
O Corso Carnavalesco durou cerca de duas horas, e desfilaram pelas ruas principais da cidade.
Nesse dia a festa continuou da parte da tarde nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Borba, onde se juntaram todas valências da instituição. Os mais idosos juntamente com as crianças do ATL e os funcionários da Santa Casa realizaram um desfile de máscaras, onde havia prémios para os três melhores grupos de mascarados.
Caetano Gazimba, provedor da Santa Casa esteve presente na iniciativa, e segundo este “deveriam haver mais instituições a apostar nestas iniciativas, porque este género de festas ajudam os idosos a ter mais alento para continuarem e são muito divertidas”. O Provedor manifestou ainda o desejo de que se realizem vários passeios ao longo do ano para levar os idosos a conhecer várias localidades, e que para o ano este espírito de carnaval se mantenha.
O desfile contou com dois casamentos, os convidados, o circo das crianças, a equipa de futebol, o trio de vaqueiras e de espantalhos. Segundo Ana Mendes, Psicóloga da Santa Casa, “a festa de carnaval correspondeu as expectativas, todos se empenharam para que tudo corresse bem e para fazerem uma festa divertida”. Seguidamente realizou-se um lanche para todos com os típicos fritos e doces de Carnaval.
No fim-de-semana a festa continuou no Pavilhão de Eventos, e pelas às 22.00h actuou o Grupo Banda Impulso que originou muita animação com a interpretação das tradicionais músicas que alegram o Carnaval. Houve prémios para o maior grupo de mascarados e para as três melhores máscaras.
Na segunda-feira teve lugar a eleição do Rei e Rainha do Carnaval de Borba.
Durante todo o fim-de-semana, cerca de uma dezena de bares deram apoio à festa de Carnaval, com comida e bebidas.
O Pavilhão de Eventos foi palco do Carnaval 2010 em Borba, onde se criou um ambiente com música, dança, alegria e convívio que contagiou todos os presentes. Este foi o ano zero do Carnaval em Borba, sendo um dos objectivos da organização tornar Borba num marco de diversão para o Carnaval dos próximos anos.

NOTÍCIAS

Rastreio Podológico gratuito na Clínica Fonte de Saúde

No próximo dia 22 de Fevereiro, a Clínica Fonte de Saúde vai realizar um rastreio podológico gratuito, destinado a todas a população e às diversas instituições de solidariedade e desportivas do concelho do qual poderão beneficiar todos os seus utentes e funcionários.
A podologia é uma área da saúde que se ocupa do cuidado completo dos pés e da relação como o resto do corpo, tratando patologias como as alterações da pele e unhas, ortopedia do pé adulto e de criança, estado funcional do pé desportista, pé diabético, pé reumático, unhas encravadas, micóticas e engrossadas, deformações do pé, joanetes e má formações congénitas. Uma iniciativa da Clínica Fonte de Saúde, Lda registada na Entidade Reguladora da Saúde com o n.º 18525, em parceria com um técnico licenciado para fazer o rastreio.

O seu pé é o seu segundo coração, …

Pode fazer a sua marcação gratuita pelos telefone 268 891 074 e 965 478 600,ou dirija-se à recepção das instalações da Clínica Fonte de Saúde na Rua Florbela Espanca n.º 17 e 17 B, em Borba.

Caminhada Adega Portas de Santa Catarina

A Câmara Municipal de Estremoz organizou a caminhada Portas de Santa Catarina, no passado Domingo (dia 7 de Fevereiro), no âmbito do Projecto Mexa-se…Estremoz – Caminhadas 2010.
Eram 9h30 quando o grupo de participantes se encontrou em frente à Câmara Municipal.
A actividade começou com uma breve explicação do Projecto Mexa-se…Estremoz e da parceria com o Centro de Saúde - UCC - pela Enfermeira Carla Leão, seguindo-se um aquecimento. De imediato se iniciou a caminhada, cujo percurso era de 7 quilómetros.
O ponto de chegada era a Adega Portas de Santa Catarina. Às 11h00 todos os participantes chegavam à adega, onde fizeram o relaxamento muscular. Posteriormente foi dada uma breve explicação do historial da respectiva adega, pelo seu proprietário Sr. Poeiras. Seguiu-se o lanche oferecido pela adega e também prova de vinhos e explicação dos mesmos.
Os cuidados e atenção para com os participantes não foram descuidados: a acompanhar toda a actividade estiveram a PSP, GNR e ainda CVP.
A primeira de várias caminhadas que se vão desenvolver ao longo do ano, contou com cerca de 50 pessoas. No final da actividade foi realizado um questionário para obter a opinião dos que participaram nesta iniciativa, como já tem acontecido anteriormente.
Esta foi mais uma actividade que apela à prática do exercício físico de uma forma descontraída e saudável.
Fica o apelo:”Pela Sua Saúde, Mexa-se em Estremoz, com a Actividade Física e Desportiva devidamente orientada!”

Agenda Local de Turismo discutida em Vila Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Turismo do Alentejo, ERT organizaram, no passado dia 8 de Fevereiro, a reunião que assinala o arranque do processo de dinamização da agenda local de turismo.
Uma iniciativa que, tendo como ponto de partida o envolvimento e contributo de todos os protagonistas locais, directa ou indirectamente, ligados à actividade turística, procura originar propostas de acção que permitam melhorar o desempenho do concelho ao nível do turismo.
Luís Caldeirinha Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, conduziram este espaço de debate que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estiveram também presentes Francisco Chagas, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelas funções adstritas ao Turismo e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho. A reunião contou ainda com a participação do Comendador Joe Berardo, empresário, de Maria de Jesus Monge, em representação da Fundação da Casa de Bragança, dos padres Mário Tavares e Luís Bairrada, de professores da Universidade de Évora, bem como com a presença de um número apreciável de empresários locais ligados ao turismo.
Fórum de discussão aberto
O Presidente da Câmara Municipal defendeu que para “discutir e preparar o desenvolvimento sustentado do turismo no concelho de Vila Viçosa é fundamental auscultar as opiniões das pessoas ligadas a esta problemática”.
O objectivo é, em parceria com quem sabe, designadamente a Entidade de Turismo do Alentejo, dar o pontapé de saída na preparação do plano estratégico para o turismo.
“Um plano que defina as linhas estratégicas que, a curto, médio e longo prazo direccionem o concelho para um caminho de desenvolvimento, permitindo potenciar a riqueza turística e colocá-la à disposição de todos os munícipes, de todos os portugueses e estrangeiros que nos querem visitar e a quem temos obrigação de dar melhores condições”, acrescentou Luís Caldeirinha Roma.
Salientando a “adesão imediata e total disponibilidade” do Executivo Municipal para discutir esta temática, Ceia da Silva falou da importância de fomentar “um espírito de grupo, coesão e interligação, marcado por uma grande abertura, para que se possa trilhar um caminho de desenvolvimento turístico para o concelho de Vila Viçosa”.
A participação activa dos distintos intervenientes revelou-se enriquecedora para o arranque desta iniciativa que pretende diagnosticar os vários problemas e principais constrangimentos que afectam a actividade turística do concelho de Vila Viçosa.
Algumas questões pertinentes foram levantadas, nomeadamente a qualificação dos profissionais, a promoção das potencialidades de Vila Viçosa, os horários de funcionamento das igrejas, museus, restaurantes e posto de turismo, a deficiente sinalética orientadora, entre muitas outras problemáticas.
Por fim, o Padre Mário Tavares lembrou que “a maior riqueza de Vila Viçosa são as pessoas”, reforçando a relevância de não esquecer as personalidades como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, São Nuno de Santa Maria, entre outros nomes que são referências para a memória do nosso povo.
Ceia da Silva concluiu lembrando que “estas agendas pretendem preparar o terreno para depois se promover um território com sustentabilidade”, delineando uma estratégia que permita colmatar as falhas e corrigir os erros.
Nesta importante tarefa de desenhar um caminho de sucesso para o destino turístico ímpar que é Vila Viçosa, a participação de todos, inclusive da sociedade civil, é fundamental para a promoção do nosso território. Todos temos um papel a desempenhar.

DESPORTO

Borbense perde em Vila Viçosa

O grande derby da Zona dos Mármores realizou-se no outro Domingo em Vila Viçosa e a vitória sorriu à equipa da casa que venceu por 3-1 em jogo a contar para a 13ª Jornada e ultima da 1ª Volta da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa da casa treinada pelo Mister Saramago alinhou com Tiago; João Frade, Paulo Lobo, Vítor e Palma; Chão Quente, Fábio Tracanas e Parraça; Filipe Mocho, Espanhol e Almeida. Entraram depois no decorrer do jogo o Matias, André e Carapinha.
Do lado do Borbense o Professor Saraiva fez alinhar Armando; Tiago, Espiga, Januário e Deco; Luis Mendes, Pita e Filipe; Generoso, P. Baltazar e Ruca. Entraram depois no decorrer do jogo o Bailhico, o Telmo e o Canhão.
A equipa do Borbense entrou melhor e adiantou-se por intermédio de Filipe, mas depois a equipa do Calipolense reagiu e empatou ainda antes do intervalo por intermédio de Paulo Lobo na marcação de uma grande penalidade. Na segunda parte, novamente de penalty, o mesmo Paulo Lobo adianta os da casa e já perto do fim é Matias que faz o resultado final.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O S.C. Bencatelense conseguiu um positivo empate a uma bola em Oriola, num terreno sempre muito complicado para os visitantes. Apesar do empate a equipa de Bencatel desceu lugares na classificação e já soma vários jogos sem vencer;
O S.C. Arcoense recebeu o Desp. Portel e registou-se um nulo no marcador. Um resultado que se aceita pelo jogo praticado por ambas as equipas, mas que sabe a pouco para as ambições da equipa dos Arcos que ainda continua nos lugares de despromoção.

Quanto ao resto da 13ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o líder Estrela de Vendas Novas continua a sua marcha vitoriosa, vencendo desta vez em Santiago Maior. Na perseguição vai o Monte Trigo que goleou em casa o lanterna vermelha Arraiolense, e o Redondense que venceu o Escouralense. Por fim a grande vitória do Sp. Viana na Giesteira que assim faz a equipa de Viana do Alentejo deixar os últimos lugares.
Na próxima jornada, já este domingo, o S.C. Borbense tem uma difícil deslocação a Redondo onde irá tentar começar esta segunda volta com uma vitória e assim iniciar já a recuperação na tabela classificativa.

Taça Distrital de Évora - Estrela Vendas Novas e Desp. Portel na final!

Disputaram-se no domingo os jogos das meias-finais da Taça Distrital de Évora e as equipas visitantes foram as que levaram melhor, conseguindo o apuramento para a grande final do mês de Maio em Évora.
No jogo disputado em Redondo não houve surpresas e o actual vencedor da Taça Distrital e líder do Campeonato deste ano, somando todos os jogos por vitória, venceu por 0-4 não dando qualquer hipótese aos pupilos treinados pelo Mister Paulo Sousa. Será assim a segunda final consecutiva para a equipa do Estrela de Vendas Novas.
No outro jogo, o derby do concelho de Portel, a equipa de Oriola apesar de jogar em casa, não conseguiu vencer o Desp. Portel, deixando-se eliminar já no prolongamento, e assim quem segue para a final são os pupilos do Mister Valente que tinham como um dos objectivos para esta época a presença na final da Taça.
A grande final irá realizar-se em Maio ainda em data a confirmar e o estádio também ainda não foi confirmado.

Resultados das Meias-finais:
Redondense 0 - Estrela Vendas Novas 4
Oriolense 0 - Desp. Portel 2

1ª Divisão Distrital de Évora - Luso Morense é o primeiro apurado!

Disputou-se no passado fim de semana a 14ª Jornada da 1ª Divisão Distrital de Évora, onde as duas equipas da Zona dos Mármores não entraram em campo em virtude de terem adiado o seu jogo, mas o grande destaque vai para a primeira derrota da época do Perolivense e para o apuramento do Luso Morense, que à falta de 4 jornadas, já garantiu lugar na Fase Final.
Na série A, o lider Luso Morense foi às Alcáçovas golear a equipa local e aumentou a vantagem para o perseguidor Brotense que perdeu em casa com o Santana do Campo na grande surpresa desta série. O Valenças foi ganhar às Fazendas do Cortiço e tal como o Santana do Campo, aproximaram-se do Brotense, estando neste momento cada vez mais intensa a luta pelo segundo lugar. No outro jogo da jornada, o Outeiro conseguiu vencer o Cabrela e deixou o ultimo lugar que ocupava desde o inicio da época;
Na série B, o lider Perolivense perdeu em São Manços naquela que foi a primeira derrota da época e neste momento já não há equipas imbativeis na 1ª Divisão Distrital. Os jogos C.F. Estremoz - C.C. Corval e Aldeense - São Romão foram adiados e quem aproveitou foi o Bairro Santo António que goleou o Azarujense e assim aproximou-se do segundo lugar, estando agora a apenas três pontos do Estremoz. Destaque também para o Rosário que recebeu e venceu facilmente o Vera Cruz, consolidando a quinta posição que ocupa.

Futsal Borbense ganha em Évora

A equipa do Futsal Borbense foi no sábado a Évora defrontar o Juventude e conseguiu uma brilhante vitoria por 4-5 em jogo a contar para a 8ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois do empate na semana anterior em Cabeção, a equipa treinada pelo Mister Eduardo voltava a jogar fora, desta vez em Évora no Pavilhão do Juventude diante de uma equipa muito experiente mas que está a fazer um campeonato muito inconstante.
O jogo começou equilibrado com oportunidades de golo para ambas as equipas, mas a meio desta primeira parte numa boa jogada colectiva, Carika inaugura o marcador para os visitantes. Pouco depois, numa jogada de insistência da equipa do Juventude, é Nelson que com um belo remate consegue fazer o empate. Nesta altura era a equipa da casa que dominava o jogo, mas num contra ataque rápido, novamente Carika volta a adiantar a equipa de Borba. Este golo tranquilizou os visitantes que pouco depois na marcação de um canto ensaiado consegue marcar por Edgar. Estávamos quase em cima do intervalo, mas a equipa do Juventude ainda conseguiu reduzir com um golo de Moedas. Com o resultado de 2-3 chegávamos ao intervalo.
Na segunda parte a equipa do Futsal Borbense entrou a tentar acalmar o jogo, tendo a bola em seu poder e deixar passar o tempo. A estratégia estava a sair bem e Pardal até conseguiu marcar um golo num ataque rápido colectivo, mas logo a seguir um erro defensivo da equipa do Borbense é aproveitado por Rety que reduz para 3-4. Este golo motivou a equipa da casa e o publico presente no pavilhão que empurrava a equipa para a frente e assim conseguiu voltar a empatar o jogo com um golo de Nelson. Nesta altura o jogo estava muito rápido e qualquer equipa podia marcar, mas há um jogador do Juventude que vê o segundo amarelo, recebendo ordem de expulsão a faltarem 5 minutos para o fim. Durante os 2 minutos em que o Futsal Borbense jogou com mais 1, a equipa de Borba dominou, criou perigo, mas não conseguiu marcar. Nos ultimos minutos as equipas continuavam a acreditar que podiam vencer o jogo e já dentro do ultimo minuto uma excelente jogada colectiva da equipa de Borba é finalizada por Mendanha. Daí até ao final foi defender bem e estava consumada a segunda vitoria fora de portas para a equipa do Futsal Borbense.
Na próxima jornada, a ultima da primeira volta, a equipa do Futsal Borbense recebe o Évora Futsal num jogo que irá opor as duas equipas que se encontram na segunda posição e na perseguição ao lider.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

EDITORIAL

“Mais vozes do que nozes”

Muito embora tenhamos sido, em tempos idos e duma forma esporádica, um país com uma certa dimensão, pois fomos pioneiros em diversas áreas e, mesmo sem ser duma forma altruísta nem tão pouco meramente humanística, o certo é que também contribuímos para alargar os horizontes geográficos da humanidade. Mas, como ainda hoje, tudo em proveito duns poucos e em desfavor duma larguíssima maioria e, mesmo assim com “mais vozes do que nozes”. Continuamos pois a merecer o epitáfio de medíocres e sem capacidade de ultrapassar nem pequenas crises e, muito menos, esta crise mais global que a todos afecta, mas, quando se bate no fundo, só existe um caminho, de sentido único e obrigatório, que é iniciar a subida. E, como no mundo já tudo está descoberto (ou quase tudo), exista bom senso para fazer opções de fundo, escolher o melhor caminho e, com gente nova, iniciar uma nova caminhada onde o principal objectivo seja a dignificação da vida e das pessoas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Terras Brancas n.º 412 - 04/Fevereiro/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Carnaval em Borba promete muita alegria e animação

Este ano, pela primeira vez, o Município de Borba preparou um conjunto de actividades para festejar o Carnaval, de modo a proporcionar muita folia e animação à cidade.
A edição 2010 do Carnaval de Borba tem o seu início oficial no Sábado, dia 13 de Fevereiro, e prolonga-se até à noite de 15 de Fevereiro. Nas noites de Sábado e Segunda-feira, o Pavilhão de Eventos de Borba abre as suas portas para a actuação do Grupo Banda Impulso que promete muita animação e a interpretação das tradicionais músicas que alegram o Carnaval. A partir das 02.00h, e até ás 05.30h, a festa continua na Discoteca com a participação de DJ’s. No decorrer destas duas noites será entregue um prémio ao maior grupo de mascarados, que se inscrevam com o mesmo tema.
No Sábado à noite há prémios para as três melhores máscaras e na noite de Segunda-feira terá lugar a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval de Borba.
No Domingo à tarde, decorre a matiné dançante, destinada a todos aqueles que gostam de celebrar o carnaval. Independentemente do sexo ou da idade, a tarde de Domingo promete bastante animação.
Esta iniciativa é da responsabilidade do Município de Borba e conta com a colaboração de alguns bares e associações do concelho. Durante todo o fim-de-semana, cerca de uma dezena de bares dão apoio à festa de Carnaval, com comida e bebidas.
O Pavilhão de Eventos será o palco do Carnaval 2010 em Borba, onde se pretende criar um ambiente com música, dança, alegria e convívio que contagie todos os presentes. Este será o ano zero do Carnaval em Borba, sendo um dos objectivos da organização tornar Borba num marco de diversão para o Carnaval dos próximos anos.

Carnaval de Estremoz

Este ano, o Carnaval de Estremoz decorre nos dias 12, 14 e 16 de Fevereiro. À semelhança de outros anos, o carnaval inicia-se com o desfile das escolas, na sexta-feira, pelas 15 horas. O tema deste ano para o desfile, vai ser a música, onde vamos poder ver os mais pequenos disfarçados de maestros, de vários instrumentos musicais, etc.
No domingo, e terça-feira, pelas 15 horas acontece o corso carnavalesco aberto a toda a população. Este ano o desfile tem tema livre, o que permite a cada um dar asas a sua imaginação.
O Carnaval de Estremoz resulta da parceria do município, com o Orfeão Tomás Alcaide, a Sociedade Filarmónica Luzitana e a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

I Seminário Internacional URB-AL.PAMPA no Brasil

Realiza-se em Fevereiro o I Seminário Internacional URB-AL.PAMPA, no Brasil, subordinado ao tema “Aglomerados urbanos em área protegida: Métodos para promover o desenvolvimento socioeconómico da população com a tutela da natureza”.
URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizada da Comissão Europeia, entre Europa e América Latina.
Durante as duas primeiras fases, o objectivo geral do Programa URB-AL consistiu no desenvolvimento das relações directas entre autarquias europeias e latino-americanas, através da difusão, da aquisição e da aplicação de “boas práticas” no âmbito das políticas urbanas e locais.
Esta terceira fase do programa URB-AL deseja promover e apoiar, nos países da América Latina, os processos e as políticas que contribuem para realizar uma coesão social nas cidades e os organismos territoriais de nível intermédio (departamentos, províncias, etc.) que em muitos casos corresponderia, por níveis de autonomia e de concorrência, aos organismos que na EU são designados como: regiões / autonomias / landers.
O objectivo específico do projecto é a criação de novas fontes de receita e fortalecimento das fontes de receita existentes que valorizem o território, a cultura local e a protecção do meio ambiente.
Os resultados que se pretendem alcançar são, a criação da “Rede Internacional de Cooperação Permanente” formada entre autoridades públicas e pesquisadores da Europa e da América Latina, que trabalharão pela união definitiva entre o desenvolvimento económico e os cuidados com o ambiente; desenvolver a economia da região do Pampa mantendo o equilíbrio do meio ambiente; integrar a região da APA do Ibirapuitã (Brasil) e a Região do Valle del Lunarejo (Uruguai) e propor a criação do “Parque Internacional do Pampa” unindo estas regiões.
O projecto teve início em Janeiro de 2009 e termina em Dezembro de 2012.

Estremoz recebe o V Congresso Nacional de “Cientistas em Acção”

O quinto congresso nacional de Cientistas em Acção decorre de 22 a 24 de Abril em Estremoz. Uma iniciativa do Centro de Ciência Viva de Estremoz, que tem como objectivo atrair jovens para a Ciência e Tecnologia. Este congresso pretende atrair alunos do ensino básico e secundário de escolas públicas e privadas de todo o país.
Rui Dias, director do Centro de Ciência Viva de Estremoz, adiantou a agência Lusa, que o congresso pretende desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre os jovens, no âmbito da cultura científica e tecnológica. O responsável destacou a importância de desenvolver o espirito cientifico dos jovens, através da realização de pequenos projectos em que o ensino experimental das ciências constitui uma prioridade.
De acordo com o Centro de Ciência Viva de Estremoz, os projectos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do planeta Terra.
As inscrições decorrem até 25 de Março e a entrega dos projectos até 1 de Abril. Os melhores prémios vão ser premiados por três níveis de ensino: Prémio Galopim de Carvalho (1º e 2º ciclo do Ensino Básico), Prémio Deodat Dolomieu (3º ciclo do Ensino Básico) e o Prémio António Ribeiro ( Ensino Secundário).
A avaliação dos trabalhos terá em conta o conteúdo científico, originalidade e apresentação teórica e experimental. Esta iniciativa, decorre no Centro Ciência Viva de Estremoz e conta com o apoio da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.

NOTÍCIAS

À descoberta do Concelho de Borba

O Município de Borba agendou na passada semana, as novas datas para os passeios pedestres “à Descoberta do Concelho de Borba”.
Tendo em conta o êxito dos passeios realizados durante 2009, o município agendou 6 passeios que se realizam mensalmente, ao domingo de manhã.
Os Passeios à Descoberta do Concelho de Borba pretendem permitir a redescoberta dos caminhos rurais do concelho, visitando lugares pouco conhecidos, conhecendo o património do concelho. Os passeios destinam-se á população em geral, e realizam-se a 21 de Fevereiro, 21 de Março, 18 de Abril, 23 de Maio, 27 de Junho, e o passeio de 10 de Julho será um passeio nocturno.

Estremoz e Évora recebem o congresso nacional de profissionais de Turismo

O terceiro congresso da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP) decorre em Outubro nas cidades alentejanas de Évora e Estremoz, dando destaque à temática da formação e valorização profissional.
Alexandra Osório, da direcção da APTP, adiantou à agência Lusa que o congresso, aberto a todos os profissionais do turismo, decorre de 15 a 17 de Outubro, subordinado ao tema “Criar valor – Promover a Mudança”.
A responsável indicou que o congresso pretende debater os problemas dos profissionais de turismo nas várias vertentes, com destaque para a formação e valorização profissional.
Segundo o presidente da APTP, Agostinho Peixoto, o congresso inclui algumas novidades quer a nível da temática, quer da tecnologia que será utilizada.
“Com as atenções centradas nos profissionais do sector, queremos apostar num congresso que debata a formação e incentive a valorização dos recursos humanos, através do debate de ideias asseguradas por especialistas de referência na área do turismo”, salientou.
De acordo com Agostinho Peixoto, o congresso vai ser transmitido em vídeo-conferência para uma cidade do grande lago do Alqueva e para uma cidade do litoral alentejano.
O presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, manifestou agrado em receber este evento “decisivo e importante, para que os profissionais do turismo tenham uma palavra a dizer em relação às políticas nacionais do turismo”.
Ceia da Silva indicou que a formação dos profissionais do sector é também uma prioridade para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.
O primeiro congresso da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal decorreu em 2008, na ilha Terceira, Açores, e o segundo em 2009, no Douro (Lamego e Peso da Régua).

Unidade de cuidados continuados de convalescença construída em Vila Viçosa

A Delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai construir uma unidade de cuidados continuados de convalescença, com capacidade para 30 camas, revelou hoje à agência Lusa o presidente da delegação, Eduardo Almeida.
O responsável adiantou que a nova unidade envolve um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, incluindo a obra e o equipamento, com uma comparticipação de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através do Programa Modelar.
A obra, segundo Eduardo Almeida, arranca neste mês e deverá estar concluída em Setembro deste ano.
De acordo com o responsável, a unidade vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho, nomeadamente médicos, enfermeiros e funcionários auxiliares e administrativos.
O presidente da delegação da CVP realçou que a unidade, uma das primeiras do Alentejo nesta área, constitui “uma mais valia para o concelho e para o distrito de Évora”.
A unidade vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que funciona em colaboração estreita entre os Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social.
A nova valência de saúde é destinada a 30 utentes do Alentejo, mas se tiver vagas pode receber doentes de outras regiões do país.
As unidades de convalescença prestam cuidados em regime de internamento, na sequência de internamento hospitalar ou de agudização de episódios de doença, em período de convalescença, que requeira cuidados clínicos.
Os doentes permanecem neste tipo de unidades por um período não superior a 30 dias.
Segundo Eduardo Almeida, a Câmara Municipal de Vila Viçosa colaborou com a iniciativa efectuando o projecto de espaços verdes.

Câmara Municipal de Alandroal promove XI Certame Literário Luso-Espanhol “José António de Saraiva”

A Câmara Municipal de Alandroal, em colaboração com o Ayuntamiento De Villanueva Del Fresno, vai organizar a 11ª edição do Certame Literário Luso-Espanhol “José António de Saraiva”.
Criado com o objectivo de promover o nível cultural e o conhecimento das regiões da Estremadura espanhola e do Alentejo, o Certame Literário Luso-espanhol “José António de Saraiva” visa também o estreitamento das relações entre estas duas regiões. João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que “o município do Alandroal está sempre pronto para colaborar neste tipo de iniciativas” e considera que “é muito importante para estas duas regiões, Alentejo e Estremadura espanhola, que se fomente uma colaboração cada vez mais estreita, uma vez que só assim poderemos estar preparados para os desafios futuros”.
De referir que poderão apresentar-se a concurso trabalhos literários originais, que façam referencia à zona fronteiriça luso-espanhola. As obras devem obedecer ao género “narrativa histórica” e podem ser redigidas em língua portuguesa ou espanhola, com um mínimo de 50 folhas. As obras deverão ser enviadas até dia 19 de Março para a morada da Câmara Municipal de Alandroal, sita na Praça da República, 7250-116, Alandroal. O vencedor do Certame vai receber um prémio de 600 euros e vai ver a sua obra publicada. Os interessados poderão consultar mais informações no site da Câmara Municipal de Alandroal ou no site do Ayuntamiento De Villanueva Del Fresno.
José António de Saraiva, que empresta o seu nome a este Certame, foi um distinto oficial do exército espanhol, que participou na Guerra da Independência, e que passou por Villanueva Del Fresno em 1815, a caminho de Lisboa, de onde embarcou com destino a Inglaterra, para incorporar o exército inglês.

Volta ao Alentejo – Prova Suspensa

A Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), entidade que organizava o evento, anunciou que não vai haver “Volta ao Alentejo” em 2010, devido a problemas financeiros. Esperando que “seja possível reunir as condições indispensáveis ao regresso da corrida já em 2011 como desejam todos os entusiastas do ciclismo”.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) classificou a suspensão da Volta ao Alentejo de 2010 como “mais uma machadada” na modalidade, enquanto um dos mais antigos directores-desportivos de equipas profissionais apontou o dedo à estratégia de internacionalização.
“É mais uma machadada na modalidade, mas, apesar da crise económica, penso que, se houvesse vontade política, a prova podia manter-se, quer numa categoria mais baixa, quer com menos dias de corrida para reduzir os custos. De qualquer forma, é negativo para o ciclismo”, disse à Agência Lusa o líder da FPC, Artur Lopes.
“É uma questão que já vem do passado. Foi a estratégia da FPC de internacionalizar todas as provas que nos conduziu até aqui. Sempre me manifestei contrário porque acho que o ciclismo português não tem alicerces para tantas provas internacionais. Com o mesmo orçamento da Volta ao Alentejo, dava para fazer três ou quatro corridas de nível nacional”, afirmou à Agência Lusa o director-desportivo da Madeinox-Boavista, José Santos, ex-presidente da Associação Nacional de Equipas de Ciclismo Profissionais.
A 28.ª edição da Volta ao Alentejo, que conta com o lendário espanhol Miguel Indurain entre o palmarés de vencedores, estava agendada para entre 07 e 11 de Abril, na categoria 2.1 da União Ciclista Internacional, uma das seis provas internacionais lusas.
“Depois, se a organização quiser voltar às estradas em 2011, pode haver consequências como a perda das datas ou do estatuto da corrida”, completou Artur Lopes.

DESPORTO

Domingo, o grande derby em Vila Viçosa

Este domingo pelas 15 horas joga-se em Vila Viçosa o grande Derby da Zona dos Mármores entre as equipa do Calipolense e do S.C. Borbense, em jogo a contar para a 13ª e ultima jornada da primeira volta do campeonato distrital.
As duas equipas chegam a este derby em momentos bem distintos, já que o Calipolense atravessa um bom momento, com algumas vitórias que colocaram a equipa na 4ª posição da tabela classificativa, enquanto que a equipa do Borbense não ganha á seis jogos e já caiu na 11ª posição.
Na jornada passada, que já se realizou na outra semana, o S.C. Borbense perdeu em casa diante do Santiago Maior por 0-2 em jogo a contar para a 12ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa do Borbense treinada pelo Professor Saraiva alinhou com Armando; Generoso, Pita, Januário e Espiga; Luis Mendes, Filipe e Ruca; Deco, Telmo e Cláudio. Entraram depois no decorrer do jogo o Pedro Baltazar, o Rosado e o Zé Grego.
Os visitantes foram superiores durante quase todo o encontro e foi sem surpresa que conseguiram levar de vencida o jogo com golos marcados por Rui Bia e José Belo.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense foi ao Escoural defrontar a equipa local e conseguiu vencer por 0-2 com golos de Filipe Mocho e Paulo Lobo. Uma vitória bastante importante num jogo onde a equipa de Vila Viçosa tinha várias baixas;
O S.C. Arcoense foi a Viana do Alentejo defrontar o Sporting local e acabou derrotado por 2-1, apesar de ter estado a vencer com um golo marcado por Pukarinhas. Esta derrota pode ter comprometido a recuperação da equipa verde e branca pois foi diante de um adversário directo;
O S.C. Bencatelense recebeu os Unidos da Giesteira e não foi além do empate a uma bola. A equipa da casa começou a vencer com um golo marcado por Jorge, mas numa falha defensiva permitiu o empate da equipa visitante.

Quanto ao resto desta 12ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o destaque vai para o grande duelo entre os dois grandes candidatos à subida, onde a equipa do Estrela de Vendas Novas, a jogar em casa, foi claramente superior e conseguiu vencer por 5-1. O Desp. Portel e o Redondense protagonizaram um belo jogo entre duas equipas que estão a fazer um bom campeonato e o resultado final foi de 1-1. Por fim, a equipa do Oriolense que vinha de uma grande vitória na jornada anterior, não foi capaz de vencer no terreno do Arraiolense que se mantém na última posição.

Taça Distrital de Évora
Quartos de final sem surpresas!

Disputaram-se no passado fim-de-semana os jogos dos quartos de final da Taça Distrital de Évora e à excepção do Estrela de Vendas Novas, as restantes equipas que se apuraram foram as que jogaram fora do seu terreno.
Já não há equipas do segundo escalão do distrital em prova, pois o Rosário e o C.F. Estremoz perderam em casa diante do Oriolense e Redondense respectivamente.
Das quatro equipas ainda em prova, apenas o Redondense ainda não tem nenhuma Taça Distrital nas suas vitrinas, já que o Estrela é o actual vencedor da Taça, o Oriolense venceu à poucos anos quando surpreendeu o Atlético Reguengos e por fim o Desp. Portel venceu logo nas primeiras edições desta competição.
Os jogos das meias-finais esperam-se grandes duelos, com o Redondense a receber o Estrela num jogo que será bem "quentinho" devido ao jogo do campeonato que já se disputou neste estádio este ano entre estas duas equipas.
Na outra meia-final teremos um derby do Concelho de Portel, entre duas equipas que apostaram forte nesta época e que já se conhecem bem, onde tudo farão para estar presentes na grande final em Évora.

Resultados dos Quartos de Final da Taça Distrital de Évora:

Estrela Vendas Novas 6 - S.C. Arcoense 0
Escouralense 1 - Desp. Portel 2
C.F. Estremoz 0 - Redondense 2
Rosário 2 - Oriolenses 3

Jogos das Meias-finais:

Redondense - Estrela Vendas Novas
Oriolense - Desp. Portel

Futsal Borbense regressa às vitórias

A equipa do Futsal Borbense recebeu na passada sexta-feira á noite no Pavilhão Municipal de Borba a equipa da A. J. Estremoz e conseguiu vencer por 4-2 em jogo a contar para a 6ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois do desaire sofrido na semana anterior em Montemor, a equipa do Futsal Borbense voltava a jogar em casa, onde até ao momento se tem dado muito bem e soma todos os jogos por vitória. Do outro lado tinha a equipa de Estremoz que depois do péssimo Torneio de Abertura que fez, está a realizar um bom Campeonato e a equipa treinada por Romeu Camões ocupava a 3ª posição.
O jogo começou equilibrado com as duas equipas a criarem algumas ocasiões de golo, mas os guarda-redes sempre em grande nível a conseguirem manter o nulo no marcador. A equipa da casa parecia sem confiança, talvez devido ainda ao sucedido na jornada anterior e por isso as ocasiões de golo tardavam em aparecer. Na primeira parte destaque para a lesão sofrida por Carika num lance acidental com um jogador adversário, que o fez sair do jogo muito queixoso. Como nenhuma equipa conseguia marcar, chegávamos ao intervalo com o 0-0 no marcador.
Na segunda parte a equipa da casa entrou mais determinada e cedo conseguiu marcar por Edgar num grande golo após tabelar com Grenho. Reagiram os visitantes que numa jogada de insistência conseguem empatar por Luis aproveitando a apatia defensiva da equipa da casa. Foi então que o Mister Eduardo volta a apostar em Carika, que mesmo muito queixoso quis ajudar a equipa a chegar à vitória neste jogo tão importante para si diante da sua ex equipa. Pouco depois o Futsal Borbense conseguia voltar a adiantar-se por Mendanha que finaliza uma boa jogada individual de Edgar. Com este golo a equipa da casa soltou-se e começou a jogar bem, vindo a realizar uma boa jogada colectiva que Mendanha finalizaria ao segundo poste. Com dois golos marcados, já era o homem do jogo, mas Mendanha queria mais e numa boa jogada individual consegue fazer um grande remate sem hipóteses para o guarda-redes e colocar o resultado em 4-1. Faltavam ainda uns minutos para o fim do jogo, mas a equipa da casa já controlava muito bem o jogo, não deixando a equipa de Estremoz reagir e rematar à baliza, mas quando estes o faziam, estava lá o guarda-redes Achemann, que fazia a sua estreia na equipa, sempre muito seguro. No último lance do jogo aproveitando a falta de atenção da equipa da casa, Telmo remata para o fundo das redes e fechou o resultado em 4-2.
Com esta importante vitória a equipa de Borba subiu ao 3º lugar com 12 pontos e na próxima jornada vai a Cabeção defrontar a equipa do Sport Cabeção e Benfica num terreno sempre muito complicado para os seus visitantes.

Resultados da 6ª Jornada do Campeonato:

Futsal Borbense 4 - A.J. Estremoz 2
Évora Futsal 4 - N.F. SIMM Mora 4
Juventude Évora 1 - Almansor F.C. 3
C.B. Vendas Novas 9 - A.A. Portelense 4
Alcáçovas A.C. 5 - S. Cabeção e Benfica 7

Classificação:

1º- C.B. Vendas Novas - 18 pontos
2º- Almansor F.C. - 13
3º- Futsal Borbense - 12
4º- Évora Futsal - 10
5º- A.J. Estremoz - 9
6º- Juventude Évora - 7
7º- Alcáçovas A.C. - 6
8º- S. Cabeção e Benfica - 6
9º- N.F. SIMM Mora - 6
10º- A.A. Portelense - 0

Jogos da 7ª Jornada:

S. Cabeção e Benfica - Futsal Borbense
A.J. Estremoz - Juventude Évora
Almansor F.C. - Évora Futsal
N.F. SIMM Mora - C.B. Vendas Novas
A.A. Portelense - Alcáçovas A.C.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1910)

Fevereiro:

8- Correu muito monótono o Carnaval em Borba, sem qualquer rasgo de alegria ou originalidade.
10- Passou por Estremoz o Sr. Dr. Joaquim dos Reis Tenreiro Sarzedas.
12- Ignora-se em Borba quem será o futuro Administrador do Concelho.
18- O Sr. Campos Gião, filho do Visconde de Gião e o Sr. Mariano do Patrocínio Afonso passaram por Borba.
21- Consta que vai dissolver-se o Partido Progressista de Borba.
22- Foram nomeados o Sr. Francisco José da Rosa, major reformado, para Administrador efectivo do concelho de Borba e o Sr. Joaquim José Fernandes para Administrador substituto. Só estiveram presentes na tomada de posse do Sr. Rosa os Srs. Dr. João Maria Ribeiro, Inácio Leitão e Secretário da Administração.
27- Em Borba, teve lugar a imponente procissão dos Passos, a qual percorreu na melhor ordem o itinerário de anos anteriores; os Passos estavam lindamente ornamentados.
28- No Teatrinho de Borba, foi apresentado um espectáculo em benefício do Montepio do Senhor Jesus dos Aflitos, oferecido pela Companhia Dramática Portuguesa, sob a direcção do actor Augusto César Correia, que aqui tem trabalhado. Foi levado à cena o magnífico drama «A filha do saltimbanco» e uma comédia; é digno de menção o Sol-e-Dó, que tocou durante os intervalos, sendo seu regente o Sr. José Maria da Costa Jorge.

E… Há 50 Anos (1960):

3- Na festa do quinto aniversário da LASE (Liga dos Antigos Seminaristas de Évora), o Sr. Dr. Francisco Moreno, ex. Presidente da CMB, fez parte na mesa de honra da sessão solene de homenagem ao Sr. Dr. Clemente Ramos (professor no Seminário desde 1927), por ter sido antigo aluno.
5- A Santa Casa da Misericórdia de Borba faz público que no dia 21 de Fevereiro será posto em praça pelas 14 horas, na Sala do Despacho, o arrendamento de cinco courelas, pelo espaço de 6 anos para exploração de mármores. As condições encontram-se patentes na Secretaria todos os dias úteis das 9,30 às 17 horas.
8- Por convite do Sr. Governador Civil do Distrito de Évora Sr. José Félix Mira reuniram-se naquela cidade todos os Srs. Presidentes de Câmara para se trocarem impressões de largo alcance para o progresso e melhoramento das diferentes localidades. Também estiveram presentes os Srs. Presidente da Junta Distrital, das Comissões Distrital e Concelhias da União Nacional, Comandante Distrital da PSP e Comandante do Batalhão nº.3 da GNR.
9- O menino António João Abelho festeja o seu aniversário natalício.
10- O Sr. Joaquim Manuel Ramalho esteve em Estremoz.
12-O guitarrista Liberto Conde encontra-se a actuar na Holanda com recitais em Haia e Amesterdão.
14- Foi baptizada uma filhinha da Srª. D. Maria José Castro Ribeiro Barbosa, esposa do Sr. Mário Filipe Simões Barbosa, gerente em Borba da Sociedade Exportadora do Norte, a qual recebeu o nome de Maria Helena Ribeiro Barbosa.
17- Logo no início do trabalho foi vítima de uma queda na pedreira o Sr. Crispiniano Maria Pombeiro. Depois de ter sido observado pelo Sr. Dr. Armando Pessoa Verão, no Hospital de Borba, foi encaminhado para o Hospital de Estremoz, onde ficou internado.
20-Violento temporal tem pairado sobre o concelho de Borba, com chuva abundante, que muito tem prejudicado a agricultura e que originou a paralisação do trabalho nas pedreiras e nas fainas agrícolas.
22-Foi apanhado pelo Sr. José Ribeiro Compõete um tordo que trazia numa das pernas um anilha com uma inscrição procedente da Finlândia.
23-Foi tornado público, que a Câmara Municipal de Borba vai participar com um pavilhão próprio na próxima Feira de S. João em Évora.
25- Já se encontra em Borba o Sr. Crispiniano Maria Pombeiro completamente restabelecido do acidente que ocorreu numa pedreira
28-Começaram os bailes de Carnaval na antiga sede dos Bombeiros e na Sociedade «A Mocidade» e os habituais espectáculos cinematográficos. Neste Domingo de Carnaval o grupo musical «Cá estamos todos» percorreu as ruas da vila dando uma nota de alegria.

Por: João Azaruja

EDITORIAL

De Vila Viçosa, um grande exemplo

Mesmo sendo do conhecimento geral, o certo é que a morte nunca nos deixa indiferentes, e, quando tal acontece a uma pessoa que dedicou grande parte da sua vida em prol da sociedade em geral, então a “tal” indiferença torna-se muito mais pesada, opaca e triste, foi o que nos aconteceu ao tomarmos conhecimento, já com factos passados, do falecimento da grande Senhora Rita Peixinhos. Nem só Vila Viçosa ficou mais pobre, mas, exista a coragem para continuar a sua obra e o seu exemplo e, se tal se conseguir, ela, certamente que ficará contente pelo que fez e nos deu a todos. Um exemplo de grande humanismo e duma grande simplicidade.