quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS

À descoberta do Concelho de Borba

O Município de Borba agendou na passada semana, as novas datas para os passeios pedestres “à Descoberta do Concelho de Borba”.
Tendo em conta o êxito dos passeios realizados durante 2009, o município agendou 6 passeios que se realizam mensalmente, ao domingo de manhã.
Os Passeios à Descoberta do Concelho de Borba pretendem permitir a redescoberta dos caminhos rurais do concelho, visitando lugares pouco conhecidos, conhecendo o património do concelho. Os passeios destinam-se á população em geral, e realizam-se a 21 de Fevereiro, 21 de Março, 18 de Abril, 23 de Maio, 27 de Junho, e o passeio de 10 de Julho será um passeio nocturno.

Estremoz e Évora recebem o congresso nacional de profissionais de Turismo

O terceiro congresso da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP) decorre em Outubro nas cidades alentejanas de Évora e Estremoz, dando destaque à temática da formação e valorização profissional.
Alexandra Osório, da direcção da APTP, adiantou à agência Lusa que o congresso, aberto a todos os profissionais do turismo, decorre de 15 a 17 de Outubro, subordinado ao tema “Criar valor – Promover a Mudança”.
A responsável indicou que o congresso pretende debater os problemas dos profissionais de turismo nas várias vertentes, com destaque para a formação e valorização profissional.
Segundo o presidente da APTP, Agostinho Peixoto, o congresso inclui algumas novidades quer a nível da temática, quer da tecnologia que será utilizada.
“Com as atenções centradas nos profissionais do sector, queremos apostar num congresso que debata a formação e incentive a valorização dos recursos humanos, através do debate de ideias asseguradas por especialistas de referência na área do turismo”, salientou.
De acordo com Agostinho Peixoto, o congresso vai ser transmitido em vídeo-conferência para uma cidade do grande lago do Alqueva e para uma cidade do litoral alentejano.
O presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, manifestou agrado em receber este evento “decisivo e importante, para que os profissionais do turismo tenham uma palavra a dizer em relação às políticas nacionais do turismo”.
Ceia da Silva indicou que a formação dos profissionais do sector é também uma prioridade para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.
O primeiro congresso da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal decorreu em 2008, na ilha Terceira, Açores, e o segundo em 2009, no Douro (Lamego e Peso da Régua).

Unidade de cuidados continuados de convalescença construída em Vila Viçosa

A Delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai construir uma unidade de cuidados continuados de convalescença, com capacidade para 30 camas, revelou hoje à agência Lusa o presidente da delegação, Eduardo Almeida.
O responsável adiantou que a nova unidade envolve um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, incluindo a obra e o equipamento, com uma comparticipação de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através do Programa Modelar.
A obra, segundo Eduardo Almeida, arranca neste mês e deverá estar concluída em Setembro deste ano.
De acordo com o responsável, a unidade vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho, nomeadamente médicos, enfermeiros e funcionários auxiliares e administrativos.
O presidente da delegação da CVP realçou que a unidade, uma das primeiras do Alentejo nesta área, constitui “uma mais valia para o concelho e para o distrito de Évora”.
A unidade vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que funciona em colaboração estreita entre os Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social.
A nova valência de saúde é destinada a 30 utentes do Alentejo, mas se tiver vagas pode receber doentes de outras regiões do país.
As unidades de convalescença prestam cuidados em regime de internamento, na sequência de internamento hospitalar ou de agudização de episódios de doença, em período de convalescença, que requeira cuidados clínicos.
Os doentes permanecem neste tipo de unidades por um período não superior a 30 dias.
Segundo Eduardo Almeida, a Câmara Municipal de Vila Viçosa colaborou com a iniciativa efectuando o projecto de espaços verdes.

Câmara Municipal de Alandroal promove XI Certame Literário Luso-Espanhol “José António de Saraiva”

A Câmara Municipal de Alandroal, em colaboração com o Ayuntamiento De Villanueva Del Fresno, vai organizar a 11ª edição do Certame Literário Luso-Espanhol “José António de Saraiva”.
Criado com o objectivo de promover o nível cultural e o conhecimento das regiões da Estremadura espanhola e do Alentejo, o Certame Literário Luso-espanhol “José António de Saraiva” visa também o estreitamento das relações entre estas duas regiões. João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que “o município do Alandroal está sempre pronto para colaborar neste tipo de iniciativas” e considera que “é muito importante para estas duas regiões, Alentejo e Estremadura espanhola, que se fomente uma colaboração cada vez mais estreita, uma vez que só assim poderemos estar preparados para os desafios futuros”.
De referir que poderão apresentar-se a concurso trabalhos literários originais, que façam referencia à zona fronteiriça luso-espanhola. As obras devem obedecer ao género “narrativa histórica” e podem ser redigidas em língua portuguesa ou espanhola, com um mínimo de 50 folhas. As obras deverão ser enviadas até dia 19 de Março para a morada da Câmara Municipal de Alandroal, sita na Praça da República, 7250-116, Alandroal. O vencedor do Certame vai receber um prémio de 600 euros e vai ver a sua obra publicada. Os interessados poderão consultar mais informações no site da Câmara Municipal de Alandroal ou no site do Ayuntamiento De Villanueva Del Fresno.
José António de Saraiva, que empresta o seu nome a este Certame, foi um distinto oficial do exército espanhol, que participou na Guerra da Independência, e que passou por Villanueva Del Fresno em 1815, a caminho de Lisboa, de onde embarcou com destino a Inglaterra, para incorporar o exército inglês.

Volta ao Alentejo – Prova Suspensa

A Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), entidade que organizava o evento, anunciou que não vai haver “Volta ao Alentejo” em 2010, devido a problemas financeiros. Esperando que “seja possível reunir as condições indispensáveis ao regresso da corrida já em 2011 como desejam todos os entusiastas do ciclismo”.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) classificou a suspensão da Volta ao Alentejo de 2010 como “mais uma machadada” na modalidade, enquanto um dos mais antigos directores-desportivos de equipas profissionais apontou o dedo à estratégia de internacionalização.
“É mais uma machadada na modalidade, mas, apesar da crise económica, penso que, se houvesse vontade política, a prova podia manter-se, quer numa categoria mais baixa, quer com menos dias de corrida para reduzir os custos. De qualquer forma, é negativo para o ciclismo”, disse à Agência Lusa o líder da FPC, Artur Lopes.
“É uma questão que já vem do passado. Foi a estratégia da FPC de internacionalizar todas as provas que nos conduziu até aqui. Sempre me manifestei contrário porque acho que o ciclismo português não tem alicerces para tantas provas internacionais. Com o mesmo orçamento da Volta ao Alentejo, dava para fazer três ou quatro corridas de nível nacional”, afirmou à Agência Lusa o director-desportivo da Madeinox-Boavista, José Santos, ex-presidente da Associação Nacional de Equipas de Ciclismo Profissionais.
A 28.ª edição da Volta ao Alentejo, que conta com o lendário espanhol Miguel Indurain entre o palmarés de vencedores, estava agendada para entre 07 e 11 de Abril, na categoria 2.1 da União Ciclista Internacional, uma das seis provas internacionais lusas.
“Depois, se a organização quiser voltar às estradas em 2011, pode haver consequências como a perda das datas ou do estatuto da corrida”, completou Artur Lopes.