sábado, 20 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS

Rastreio Podológico gratuito na Clínica Fonte de Saúde

No próximo dia 22 de Fevereiro, a Clínica Fonte de Saúde vai realizar um rastreio podológico gratuito, destinado a todas a população e às diversas instituições de solidariedade e desportivas do concelho do qual poderão beneficiar todos os seus utentes e funcionários.
A podologia é uma área da saúde que se ocupa do cuidado completo dos pés e da relação como o resto do corpo, tratando patologias como as alterações da pele e unhas, ortopedia do pé adulto e de criança, estado funcional do pé desportista, pé diabético, pé reumático, unhas encravadas, micóticas e engrossadas, deformações do pé, joanetes e má formações congénitas. Uma iniciativa da Clínica Fonte de Saúde, Lda registada na Entidade Reguladora da Saúde com o n.º 18525, em parceria com um técnico licenciado para fazer o rastreio.

O seu pé é o seu segundo coração, …

Pode fazer a sua marcação gratuita pelos telefone 268 891 074 e 965 478 600,ou dirija-se à recepção das instalações da Clínica Fonte de Saúde na Rua Florbela Espanca n.º 17 e 17 B, em Borba.

Caminhada Adega Portas de Santa Catarina

A Câmara Municipal de Estremoz organizou a caminhada Portas de Santa Catarina, no passado Domingo (dia 7 de Fevereiro), no âmbito do Projecto Mexa-se…Estremoz – Caminhadas 2010.
Eram 9h30 quando o grupo de participantes se encontrou em frente à Câmara Municipal.
A actividade começou com uma breve explicação do Projecto Mexa-se…Estremoz e da parceria com o Centro de Saúde - UCC - pela Enfermeira Carla Leão, seguindo-se um aquecimento. De imediato se iniciou a caminhada, cujo percurso era de 7 quilómetros.
O ponto de chegada era a Adega Portas de Santa Catarina. Às 11h00 todos os participantes chegavam à adega, onde fizeram o relaxamento muscular. Posteriormente foi dada uma breve explicação do historial da respectiva adega, pelo seu proprietário Sr. Poeiras. Seguiu-se o lanche oferecido pela adega e também prova de vinhos e explicação dos mesmos.
Os cuidados e atenção para com os participantes não foram descuidados: a acompanhar toda a actividade estiveram a PSP, GNR e ainda CVP.
A primeira de várias caminhadas que se vão desenvolver ao longo do ano, contou com cerca de 50 pessoas. No final da actividade foi realizado um questionário para obter a opinião dos que participaram nesta iniciativa, como já tem acontecido anteriormente.
Esta foi mais uma actividade que apela à prática do exercício físico de uma forma descontraída e saudável.
Fica o apelo:”Pela Sua Saúde, Mexa-se em Estremoz, com a Actividade Física e Desportiva devidamente orientada!”

Agenda Local de Turismo discutida em Vila Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Turismo do Alentejo, ERT organizaram, no passado dia 8 de Fevereiro, a reunião que assinala o arranque do processo de dinamização da agenda local de turismo.
Uma iniciativa que, tendo como ponto de partida o envolvimento e contributo de todos os protagonistas locais, directa ou indirectamente, ligados à actividade turística, procura originar propostas de acção que permitam melhorar o desempenho do concelho ao nível do turismo.
Luís Caldeirinha Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, conduziram este espaço de debate que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estiveram também presentes Francisco Chagas, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelas funções adstritas ao Turismo e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho. A reunião contou ainda com a participação do Comendador Joe Berardo, empresário, de Maria de Jesus Monge, em representação da Fundação da Casa de Bragança, dos padres Mário Tavares e Luís Bairrada, de professores da Universidade de Évora, bem como com a presença de um número apreciável de empresários locais ligados ao turismo.
Fórum de discussão aberto
O Presidente da Câmara Municipal defendeu que para “discutir e preparar o desenvolvimento sustentado do turismo no concelho de Vila Viçosa é fundamental auscultar as opiniões das pessoas ligadas a esta problemática”.
O objectivo é, em parceria com quem sabe, designadamente a Entidade de Turismo do Alentejo, dar o pontapé de saída na preparação do plano estratégico para o turismo.
“Um plano que defina as linhas estratégicas que, a curto, médio e longo prazo direccionem o concelho para um caminho de desenvolvimento, permitindo potenciar a riqueza turística e colocá-la à disposição de todos os munícipes, de todos os portugueses e estrangeiros que nos querem visitar e a quem temos obrigação de dar melhores condições”, acrescentou Luís Caldeirinha Roma.
Salientando a “adesão imediata e total disponibilidade” do Executivo Municipal para discutir esta temática, Ceia da Silva falou da importância de fomentar “um espírito de grupo, coesão e interligação, marcado por uma grande abertura, para que se possa trilhar um caminho de desenvolvimento turístico para o concelho de Vila Viçosa”.
A participação activa dos distintos intervenientes revelou-se enriquecedora para o arranque desta iniciativa que pretende diagnosticar os vários problemas e principais constrangimentos que afectam a actividade turística do concelho de Vila Viçosa.
Algumas questões pertinentes foram levantadas, nomeadamente a qualificação dos profissionais, a promoção das potencialidades de Vila Viçosa, os horários de funcionamento das igrejas, museus, restaurantes e posto de turismo, a deficiente sinalética orientadora, entre muitas outras problemáticas.
Por fim, o Padre Mário Tavares lembrou que “a maior riqueza de Vila Viçosa são as pessoas”, reforçando a relevância de não esquecer as personalidades como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, São Nuno de Santa Maria, entre outros nomes que são referências para a memória do nosso povo.
Ceia da Silva concluiu lembrando que “estas agendas pretendem preparar o terreno para depois se promover um território com sustentabilidade”, delineando uma estratégia que permita colmatar as falhas e corrigir os erros.
Nesta importante tarefa de desenhar um caminho de sucesso para o destino turístico ímpar que é Vila Viçosa, a participação de todos, inclusive da sociedade civil, é fundamental para a promoção do nosso território. Todos temos um papel a desempenhar.