quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1910)

Fevereiro:

8- Correu muito monótono o Carnaval em Borba, sem qualquer rasgo de alegria ou originalidade.
10- Passou por Estremoz o Sr. Dr. Joaquim dos Reis Tenreiro Sarzedas.
12- Ignora-se em Borba quem será o futuro Administrador do Concelho.
18- O Sr. Campos Gião, filho do Visconde de Gião e o Sr. Mariano do Patrocínio Afonso passaram por Borba.
21- Consta que vai dissolver-se o Partido Progressista de Borba.
22- Foram nomeados o Sr. Francisco José da Rosa, major reformado, para Administrador efectivo do concelho de Borba e o Sr. Joaquim José Fernandes para Administrador substituto. Só estiveram presentes na tomada de posse do Sr. Rosa os Srs. Dr. João Maria Ribeiro, Inácio Leitão e Secretário da Administração.
27- Em Borba, teve lugar a imponente procissão dos Passos, a qual percorreu na melhor ordem o itinerário de anos anteriores; os Passos estavam lindamente ornamentados.
28- No Teatrinho de Borba, foi apresentado um espectáculo em benefício do Montepio do Senhor Jesus dos Aflitos, oferecido pela Companhia Dramática Portuguesa, sob a direcção do actor Augusto César Correia, que aqui tem trabalhado. Foi levado à cena o magnífico drama «A filha do saltimbanco» e uma comédia; é digno de menção o Sol-e-Dó, que tocou durante os intervalos, sendo seu regente o Sr. José Maria da Costa Jorge.

E… Há 50 Anos (1960):

3- Na festa do quinto aniversário da LASE (Liga dos Antigos Seminaristas de Évora), o Sr. Dr. Francisco Moreno, ex. Presidente da CMB, fez parte na mesa de honra da sessão solene de homenagem ao Sr. Dr. Clemente Ramos (professor no Seminário desde 1927), por ter sido antigo aluno.
5- A Santa Casa da Misericórdia de Borba faz público que no dia 21 de Fevereiro será posto em praça pelas 14 horas, na Sala do Despacho, o arrendamento de cinco courelas, pelo espaço de 6 anos para exploração de mármores. As condições encontram-se patentes na Secretaria todos os dias úteis das 9,30 às 17 horas.
8- Por convite do Sr. Governador Civil do Distrito de Évora Sr. José Félix Mira reuniram-se naquela cidade todos os Srs. Presidentes de Câmara para se trocarem impressões de largo alcance para o progresso e melhoramento das diferentes localidades. Também estiveram presentes os Srs. Presidente da Junta Distrital, das Comissões Distrital e Concelhias da União Nacional, Comandante Distrital da PSP e Comandante do Batalhão nº.3 da GNR.
9- O menino António João Abelho festeja o seu aniversário natalício.
10- O Sr. Joaquim Manuel Ramalho esteve em Estremoz.
12-O guitarrista Liberto Conde encontra-se a actuar na Holanda com recitais em Haia e Amesterdão.
14- Foi baptizada uma filhinha da Srª. D. Maria José Castro Ribeiro Barbosa, esposa do Sr. Mário Filipe Simões Barbosa, gerente em Borba da Sociedade Exportadora do Norte, a qual recebeu o nome de Maria Helena Ribeiro Barbosa.
17- Logo no início do trabalho foi vítima de uma queda na pedreira o Sr. Crispiniano Maria Pombeiro. Depois de ter sido observado pelo Sr. Dr. Armando Pessoa Verão, no Hospital de Borba, foi encaminhado para o Hospital de Estremoz, onde ficou internado.
20-Violento temporal tem pairado sobre o concelho de Borba, com chuva abundante, que muito tem prejudicado a agricultura e que originou a paralisação do trabalho nas pedreiras e nas fainas agrícolas.
22-Foi apanhado pelo Sr. José Ribeiro Compõete um tordo que trazia numa das pernas um anilha com uma inscrição procedente da Finlândia.
23-Foi tornado público, que a Câmara Municipal de Borba vai participar com um pavilhão próprio na próxima Feira de S. João em Évora.
25- Já se encontra em Borba o Sr. Crispiniano Maria Pombeiro completamente restabelecido do acidente que ocorreu numa pedreira
28-Começaram os bailes de Carnaval na antiga sede dos Bombeiros e na Sociedade «A Mocidade» e os habituais espectáculos cinematográficos. Neste Domingo de Carnaval o grupo musical «Cá estamos todos» percorreu as ruas da vila dando uma nota de alegria.

Por: João Azaruja