sábado, 20 de fevereiro de 2010

DESTAQUES

Primeiros Oleões chegam à cidade de Borba

No passado dia nove de Fevereiro, começaram a ser instalados em Borba e no restante concelho, os principais oleões. Os dois primeiros foram instalados no Centro da Cidade e em Santiago de Rio de Moinhos, e mais seis vão chegar brevemente de forma a abranger todo o concelho.
Designam-se por oleões, os pontos de recolha de óleos alimentares usados, ou seja, resultantes da fritura de alimentos.
O projecto de colocação de oleões tem vindo a ser desenvolvido pela GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, com a colaboração dos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.
A implementação do sistema integrado de recolha e valorização de óleos alimentares usados, garante o destino final adequado deste resíduo, cujo tratamento inadequado provoca graves problemas de poluição. O objectivo desta iniciativa é a promoção de atitudes responsáveis na preservação do meio ambiente, evitando a poluição das águas e dos solos, o entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das ETAR’s.
Nestes novos equipamentos, com capacidade para 500 litros cada, podem ser colocados exclusivamente óleos alimentares usados e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores. Guarde o seu óleo usado dentro de uma garrafa de plástico, e quando estiver cheia, feche-a bem, e então poderá colocar o seu óleo usado dentro do oleão. O óleo nunca deverá ser depositado directamente, mas sempre armazenado em garrafas de plástico.

Adega Cooperativa de Borba gasta 10 milhões de euros na construção de uma nova Adega

A Adega Cooperativa de Borba vai construir já este ano uma nova adega, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.
O investimento, segundo Óscar Gato director técnico, inclui a construção de dois pólos, um centro de vinificação de vinhos tintos e um armazém de produtos acabados (vinhos engarrafados), e conta com o apoio do PRODER (fundos comunitários para o Desenvolvimento Rural).
Óscar Gato salientou que o investimento corresponde “à primeira fase de um novo processo de desenvolvimento e modernização da empresa”.
Para a construção da nova adega, a cooperativa já adquiriu 14 hectares de terreno junto à antiga estação ferroviária, e as obras devem iniciar-se no verão deste ano, a empresa pretende com este investimento duplicar a capacidade de vinificação.
O novo projecto, segundo a Adega Cooperativa, permitirá o aumento substancial da capacidade de produção para dar melhor resposta ao mercado.
Actualmente, conta com uma capacidade de vinificação de três milhões de quilos de uva por semana, permitindo trabalhar desde o início ao fim da vindima com 700 toneladas de recepção de uva, traduzindo-se numa produção de 14 milhões de garrafas por ano.
A Adega Cooperativa de Borba, que produziu no ano passado 8,5 milhões de litros de vinho, vende 85 por cento para o mercado nacional e exporta 15 por cento para cerca de 25 países.
Segundo Márcia Farinha, responsável pelo departamento de marketing e relações públicas, a empresa de Borba coloca anualmente no mercado entre 12 a 15 milhões de garrafas, 70 por cento de vinho tinto e 30 por cento branco.
A responsável adiantou que a empresa efectuou em Outubro e Dezembro de 2009 acções de promoção e provas de vinhos nos Estados Unidos e Brasil, respectivamente, dois dos mercados para onde a adega de Borba já exporta.
Estas acções, segundo Márcia Farinha, decorreram seguindo uma estratégia de internacionalização da Adega Cooperativa de Borba, destinada a dois países prioritários nos mercados de exportação.
A adega reúne 300 viticultores que cultivam uma área de vinha de 2.100 hectares (75 por cento uvas tintas e 25 por cento uvas brancas), nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.

Carnaval em Borba com muita folia e animação

Na passada sexta-feira, 12 de Fevereiro, mais de 500 crianças do concelho de Borba saíram à rua vestidas a rigor para celebrar o Carnaval 2010. Numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Borba, com o apoio da Câmara Municipal de Borba, as crianças desfilaram pelas ruas da cidade sob o tema “Frutos” e nem o frio parou os morangos, os limões, as pêras…, tendo participado nesta actividade os alunos do Ensino Pré-escolar e Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclo) do concelho.
O Corso Carnavalesco durou cerca de duas horas, e desfilaram pelas ruas principais da cidade.
Nesse dia a festa continuou da parte da tarde nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Borba, onde se juntaram todas valências da instituição. Os mais idosos juntamente com as crianças do ATL e os funcionários da Santa Casa realizaram um desfile de máscaras, onde havia prémios para os três melhores grupos de mascarados.
Caetano Gazimba, provedor da Santa Casa esteve presente na iniciativa, e segundo este “deveriam haver mais instituições a apostar nestas iniciativas, porque este género de festas ajudam os idosos a ter mais alento para continuarem e são muito divertidas”. O Provedor manifestou ainda o desejo de que se realizem vários passeios ao longo do ano para levar os idosos a conhecer várias localidades, e que para o ano este espírito de carnaval se mantenha.
O desfile contou com dois casamentos, os convidados, o circo das crianças, a equipa de futebol, o trio de vaqueiras e de espantalhos. Segundo Ana Mendes, Psicóloga da Santa Casa, “a festa de carnaval correspondeu as expectativas, todos se empenharam para que tudo corresse bem e para fazerem uma festa divertida”. Seguidamente realizou-se um lanche para todos com os típicos fritos e doces de Carnaval.
No fim-de-semana a festa continuou no Pavilhão de Eventos, e pelas às 22.00h actuou o Grupo Banda Impulso que originou muita animação com a interpretação das tradicionais músicas que alegram o Carnaval. Houve prémios para o maior grupo de mascarados e para as três melhores máscaras.
Na segunda-feira teve lugar a eleição do Rei e Rainha do Carnaval de Borba.
Durante todo o fim-de-semana, cerca de uma dezena de bares deram apoio à festa de Carnaval, com comida e bebidas.
O Pavilhão de Eventos foi palco do Carnaval 2010 em Borba, onde se criou um ambiente com música, dança, alegria e convívio que contagiou todos os presentes. Este foi o ano zero do Carnaval em Borba, sendo um dos objectivos da organização tornar Borba num marco de diversão para o Carnaval dos próximos anos.