quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DESTAQUES

Carnaval em Borba promete muita alegria e animação

Este ano, pela primeira vez, o Município de Borba preparou um conjunto de actividades para festejar o Carnaval, de modo a proporcionar muita folia e animação à cidade.
A edição 2010 do Carnaval de Borba tem o seu início oficial no Sábado, dia 13 de Fevereiro, e prolonga-se até à noite de 15 de Fevereiro. Nas noites de Sábado e Segunda-feira, o Pavilhão de Eventos de Borba abre as suas portas para a actuação do Grupo Banda Impulso que promete muita animação e a interpretação das tradicionais músicas que alegram o Carnaval. A partir das 02.00h, e até ás 05.30h, a festa continua na Discoteca com a participação de DJ’s. No decorrer destas duas noites será entregue um prémio ao maior grupo de mascarados, que se inscrevam com o mesmo tema.
No Sábado à noite há prémios para as três melhores máscaras e na noite de Segunda-feira terá lugar a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval de Borba.
No Domingo à tarde, decorre a matiné dançante, destinada a todos aqueles que gostam de celebrar o carnaval. Independentemente do sexo ou da idade, a tarde de Domingo promete bastante animação.
Esta iniciativa é da responsabilidade do Município de Borba e conta com a colaboração de alguns bares e associações do concelho. Durante todo o fim-de-semana, cerca de uma dezena de bares dão apoio à festa de Carnaval, com comida e bebidas.
O Pavilhão de Eventos será o palco do Carnaval 2010 em Borba, onde se pretende criar um ambiente com música, dança, alegria e convívio que contagie todos os presentes. Este será o ano zero do Carnaval em Borba, sendo um dos objectivos da organização tornar Borba num marco de diversão para o Carnaval dos próximos anos.

Carnaval de Estremoz

Este ano, o Carnaval de Estremoz decorre nos dias 12, 14 e 16 de Fevereiro. À semelhança de outros anos, o carnaval inicia-se com o desfile das escolas, na sexta-feira, pelas 15 horas. O tema deste ano para o desfile, vai ser a música, onde vamos poder ver os mais pequenos disfarçados de maestros, de vários instrumentos musicais, etc.
No domingo, e terça-feira, pelas 15 horas acontece o corso carnavalesco aberto a toda a população. Este ano o desfile tem tema livre, o que permite a cada um dar asas a sua imaginação.
O Carnaval de Estremoz resulta da parceria do município, com o Orfeão Tomás Alcaide, a Sociedade Filarmónica Luzitana e a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

I Seminário Internacional URB-AL.PAMPA no Brasil

Realiza-se em Fevereiro o I Seminário Internacional URB-AL.PAMPA, no Brasil, subordinado ao tema “Aglomerados urbanos em área protegida: Métodos para promover o desenvolvimento socioeconómico da população com a tutela da natureza”.
URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizada da Comissão Europeia, entre Europa e América Latina.
Durante as duas primeiras fases, o objectivo geral do Programa URB-AL consistiu no desenvolvimento das relações directas entre autarquias europeias e latino-americanas, através da difusão, da aquisição e da aplicação de “boas práticas” no âmbito das políticas urbanas e locais.
Esta terceira fase do programa URB-AL deseja promover e apoiar, nos países da América Latina, os processos e as políticas que contribuem para realizar uma coesão social nas cidades e os organismos territoriais de nível intermédio (departamentos, províncias, etc.) que em muitos casos corresponderia, por níveis de autonomia e de concorrência, aos organismos que na EU são designados como: regiões / autonomias / landers.
O objectivo específico do projecto é a criação de novas fontes de receita e fortalecimento das fontes de receita existentes que valorizem o território, a cultura local e a protecção do meio ambiente.
Os resultados que se pretendem alcançar são, a criação da “Rede Internacional de Cooperação Permanente” formada entre autoridades públicas e pesquisadores da Europa e da América Latina, que trabalharão pela união definitiva entre o desenvolvimento económico e os cuidados com o ambiente; desenvolver a economia da região do Pampa mantendo o equilíbrio do meio ambiente; integrar a região da APA do Ibirapuitã (Brasil) e a Região do Valle del Lunarejo (Uruguai) e propor a criação do “Parque Internacional do Pampa” unindo estas regiões.
O projecto teve início em Janeiro de 2009 e termina em Dezembro de 2012.

Estremoz recebe o V Congresso Nacional de “Cientistas em Acção”

O quinto congresso nacional de Cientistas em Acção decorre de 22 a 24 de Abril em Estremoz. Uma iniciativa do Centro de Ciência Viva de Estremoz, que tem como objectivo atrair jovens para a Ciência e Tecnologia. Este congresso pretende atrair alunos do ensino básico e secundário de escolas públicas e privadas de todo o país.
Rui Dias, director do Centro de Ciência Viva de Estremoz, adiantou a agência Lusa, que o congresso pretende desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre os jovens, no âmbito da cultura científica e tecnológica. O responsável destacou a importância de desenvolver o espirito cientifico dos jovens, através da realização de pequenos projectos em que o ensino experimental das ciências constitui uma prioridade.
De acordo com o Centro de Ciência Viva de Estremoz, os projectos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do planeta Terra.
As inscrições decorrem até 25 de Março e a entrega dos projectos até 1 de Abril. Os melhores prémios vão ser premiados por três níveis de ensino: Prémio Galopim de Carvalho (1º e 2º ciclo do Ensino Básico), Prémio Deodat Dolomieu (3º ciclo do Ensino Básico) e o Prémio António Ribeiro ( Ensino Secundário).
A avaliação dos trabalhos terá em conta o conteúdo científico, originalidade e apresentação teórica e experimental. Esta iniciativa, decorre no Centro Ciência Viva de Estremoz e conta com o apoio da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.