quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DESPORTO

Domingo, o grande derby em Vila Viçosa

Este domingo pelas 15 horas joga-se em Vila Viçosa o grande Derby da Zona dos Mármores entre as equipa do Calipolense e do S.C. Borbense, em jogo a contar para a 13ª e ultima jornada da primeira volta do campeonato distrital.
As duas equipas chegam a este derby em momentos bem distintos, já que o Calipolense atravessa um bom momento, com algumas vitórias que colocaram a equipa na 4ª posição da tabela classificativa, enquanto que a equipa do Borbense não ganha á seis jogos e já caiu na 11ª posição.
Na jornada passada, que já se realizou na outra semana, o S.C. Borbense perdeu em casa diante do Santiago Maior por 0-2 em jogo a contar para a 12ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa do Borbense treinada pelo Professor Saraiva alinhou com Armando; Generoso, Pita, Januário e Espiga; Luis Mendes, Filipe e Ruca; Deco, Telmo e Cláudio. Entraram depois no decorrer do jogo o Pedro Baltazar, o Rosado e o Zé Grego.
Os visitantes foram superiores durante quase todo o encontro e foi sem surpresa que conseguiram levar de vencida o jogo com golos marcados por Rui Bia e José Belo.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense foi ao Escoural defrontar a equipa local e conseguiu vencer por 0-2 com golos de Filipe Mocho e Paulo Lobo. Uma vitória bastante importante num jogo onde a equipa de Vila Viçosa tinha várias baixas;
O S.C. Arcoense foi a Viana do Alentejo defrontar o Sporting local e acabou derrotado por 2-1, apesar de ter estado a vencer com um golo marcado por Pukarinhas. Esta derrota pode ter comprometido a recuperação da equipa verde e branca pois foi diante de um adversário directo;
O S.C. Bencatelense recebeu os Unidos da Giesteira e não foi além do empate a uma bola. A equipa da casa começou a vencer com um golo marcado por Jorge, mas numa falha defensiva permitiu o empate da equipa visitante.

Quanto ao resto desta 12ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o destaque vai para o grande duelo entre os dois grandes candidatos à subida, onde a equipa do Estrela de Vendas Novas, a jogar em casa, foi claramente superior e conseguiu vencer por 5-1. O Desp. Portel e o Redondense protagonizaram um belo jogo entre duas equipas que estão a fazer um bom campeonato e o resultado final foi de 1-1. Por fim, a equipa do Oriolense que vinha de uma grande vitória na jornada anterior, não foi capaz de vencer no terreno do Arraiolense que se mantém na última posição.

Taça Distrital de Évora
Quartos de final sem surpresas!

Disputaram-se no passado fim-de-semana os jogos dos quartos de final da Taça Distrital de Évora e à excepção do Estrela de Vendas Novas, as restantes equipas que se apuraram foram as que jogaram fora do seu terreno.
Já não há equipas do segundo escalão do distrital em prova, pois o Rosário e o C.F. Estremoz perderam em casa diante do Oriolense e Redondense respectivamente.
Das quatro equipas ainda em prova, apenas o Redondense ainda não tem nenhuma Taça Distrital nas suas vitrinas, já que o Estrela é o actual vencedor da Taça, o Oriolense venceu à poucos anos quando surpreendeu o Atlético Reguengos e por fim o Desp. Portel venceu logo nas primeiras edições desta competição.
Os jogos das meias-finais esperam-se grandes duelos, com o Redondense a receber o Estrela num jogo que será bem "quentinho" devido ao jogo do campeonato que já se disputou neste estádio este ano entre estas duas equipas.
Na outra meia-final teremos um derby do Concelho de Portel, entre duas equipas que apostaram forte nesta época e que já se conhecem bem, onde tudo farão para estar presentes na grande final em Évora.

Resultados dos Quartos de Final da Taça Distrital de Évora:

Estrela Vendas Novas 6 - S.C. Arcoense 0
Escouralense 1 - Desp. Portel 2
C.F. Estremoz 0 - Redondense 2
Rosário 2 - Oriolenses 3

Jogos das Meias-finais:

Redondense - Estrela Vendas Novas
Oriolense - Desp. Portel

Futsal Borbense regressa às vitórias

A equipa do Futsal Borbense recebeu na passada sexta-feira á noite no Pavilhão Municipal de Borba a equipa da A. J. Estremoz e conseguiu vencer por 4-2 em jogo a contar para a 6ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois do desaire sofrido na semana anterior em Montemor, a equipa do Futsal Borbense voltava a jogar em casa, onde até ao momento se tem dado muito bem e soma todos os jogos por vitória. Do outro lado tinha a equipa de Estremoz que depois do péssimo Torneio de Abertura que fez, está a realizar um bom Campeonato e a equipa treinada por Romeu Camões ocupava a 3ª posição.
O jogo começou equilibrado com as duas equipas a criarem algumas ocasiões de golo, mas os guarda-redes sempre em grande nível a conseguirem manter o nulo no marcador. A equipa da casa parecia sem confiança, talvez devido ainda ao sucedido na jornada anterior e por isso as ocasiões de golo tardavam em aparecer. Na primeira parte destaque para a lesão sofrida por Carika num lance acidental com um jogador adversário, que o fez sair do jogo muito queixoso. Como nenhuma equipa conseguia marcar, chegávamos ao intervalo com o 0-0 no marcador.
Na segunda parte a equipa da casa entrou mais determinada e cedo conseguiu marcar por Edgar num grande golo após tabelar com Grenho. Reagiram os visitantes que numa jogada de insistência conseguem empatar por Luis aproveitando a apatia defensiva da equipa da casa. Foi então que o Mister Eduardo volta a apostar em Carika, que mesmo muito queixoso quis ajudar a equipa a chegar à vitória neste jogo tão importante para si diante da sua ex equipa. Pouco depois o Futsal Borbense conseguia voltar a adiantar-se por Mendanha que finaliza uma boa jogada individual de Edgar. Com este golo a equipa da casa soltou-se e começou a jogar bem, vindo a realizar uma boa jogada colectiva que Mendanha finalizaria ao segundo poste. Com dois golos marcados, já era o homem do jogo, mas Mendanha queria mais e numa boa jogada individual consegue fazer um grande remate sem hipóteses para o guarda-redes e colocar o resultado em 4-1. Faltavam ainda uns minutos para o fim do jogo, mas a equipa da casa já controlava muito bem o jogo, não deixando a equipa de Estremoz reagir e rematar à baliza, mas quando estes o faziam, estava lá o guarda-redes Achemann, que fazia a sua estreia na equipa, sempre muito seguro. No último lance do jogo aproveitando a falta de atenção da equipa da casa, Telmo remata para o fundo das redes e fechou o resultado em 4-2.
Com esta importante vitória a equipa de Borba subiu ao 3º lugar com 12 pontos e na próxima jornada vai a Cabeção defrontar a equipa do Sport Cabeção e Benfica num terreno sempre muito complicado para os seus visitantes.

Resultados da 6ª Jornada do Campeonato:

Futsal Borbense 4 - A.J. Estremoz 2
Évora Futsal 4 - N.F. SIMM Mora 4
Juventude Évora 1 - Almansor F.C. 3
C.B. Vendas Novas 9 - A.A. Portelense 4
Alcáçovas A.C. 5 - S. Cabeção e Benfica 7

Classificação:

1º- C.B. Vendas Novas - 18 pontos
2º- Almansor F.C. - 13
3º- Futsal Borbense - 12
4º- Évora Futsal - 10
5º- A.J. Estremoz - 9
6º- Juventude Évora - 7
7º- Alcáçovas A.C. - 6
8º- S. Cabeção e Benfica - 6
9º- N.F. SIMM Mora - 6
10º- A.A. Portelense - 0

Jogos da 7ª Jornada:

S. Cabeção e Benfica - Futsal Borbense
A.J. Estremoz - Juventude Évora
Almansor F.C. - Évora Futsal
N.F. SIMM Mora - C.B. Vendas Novas
A.A. Portelense - Alcáçovas A.C.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)