sexta-feira, 5 de março de 2010

DESTAQUES

Início dos Jogos da Zona dos Mármores adiado

A edição 2010 dos Jogos da Zona dos Mármores, que tinha início marcado para o passado domingo, dia 28 de Fevereiro, viu-se obrigado a adiar o início dos jogos devido ao mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana.
A decisão foi tomada em conjunto, pelos quatro municípios que têm a seu cargo a organização dos Jogos da Zona dos Mármores, Borba, Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa.
Na base da decisão estão os alertas lançados pela Protecção Civil, que davam conta de chuvas e ventos fortes para todo o fim-de-semana.
As restantes jornadas já agendadas vão manter-se, com o início dos jogos no próximo dia 14 de Março, no Alandroal, com um torneio de sueca e dominó. Dia 28 de Maio é a vez de Vila Viçosa receber uma caminhada e, já no dia 02 de Maio, uma prova de BTT. As actividades prosseguem com uma caminhada, no Alandroal, no dia 30 de Maio e um passeio de cicloturismo, no dia 6 de Junho, em Estremoz. No dia 20 de Junho a cidade de Borba recebe um torneio de malha. E a edição deste ano termina no dia 27 de Junho, em Estremoz, com uma caminhada.
Os Jogos da Zona dos Mármores são uma iniciativa conjunta dos municípios de Borba, Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa, tendo como objectivo a promoção da prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições, comunidades locais e o estreitamento das relações entre os municípios organizadores.
Este ano, o Futebol de Veteranos, o Futsal, o Xito e a Pesca foram retirados do programa dos Jogos. Mas em contrapartida, a Sueca e o Dominó voltam a fazer parte deste projecto.

João Ficalho “40 anos a cantar”

No próximo sábado, pelas 21.30 horas, o Pavilhão de Eventos de Borba recebe o espectáculo “João Ficalho – 40 anos a cantar”, uma iniciativa que celebra os quarenta anos de carreira do artista borbense.
Neste espectáculo irão participar vários fadistas como João Ficalho, António Vieira, João Tenreiro, Toy Faria, Ana Isabel Magarreiro, Patrícia Leal entre outros, acompanhados à Guitarra Portuguesa por José Luís Nobre Costa, à Viola de Fado por Jaime Santos e na Viola Baixo por Joel Pina.
O espectáculo conta, ainda, com a participação de Manuel Queijinho, do Grupo 1x2, Manuel Jorge, Carlos Branco, Nexula e Sebastião, do Grupo Onda Média, João Rosinha, José Penha, Carlos Caracol, Jorge Gomes e João Esquetim, do grupo Delta, e João Varela, do Duo Alentejo, como músicos convidados.
Durante o decorrer do espectáculo, os momentos de poesia ficam a cargo de Manuela Machado e Filipa Almeida.
O espectáculo “João Ficalho – 40 anos a cantar”, reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Borba e tem como objectivo prestar um tributo a Tó Ganga, cidadão borbense, falecido no passado dia 06 de Fevereiro num acidente de viação.
O valor de entrada individual é de 5 euros e uma mesa para quatro pessoas, com direito a caldo verde e pão, tem o custo total de 30 euros.
Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Borba, das Juntas de Freguesia do concelho, Delta Cafés, Santa Casa da Misericórdia de Borba, Caixa Geral de Depósitos, farmácia Central e do grupo Optivisão.
No passado dia 25 de Fevereiro, o artista borbense João Ficalho, esteve na Rádio Borba, para um entrevista, onde falou dos seus 40 anos de Carreira, bem como do espectáculo que está a organizar para o próximo sábado no Pavilhão de Eventos de Borba.
Estas foram algumas das questões colocadas ao cantor:
Rádio Borba- Quando começou a cantar pela primeira vez?
João Ficalho- Comecei desde muito cedo a cantar um pouco influenciado pelo meu pai, que costumava tocar guitarra e cantar fado e eu fui sempre acompanhando-o. A primeira vez que actuei foi no Cineteatro de Borba com 8 anos, acompanhado pela mesma pessoa que me vai acompanhar neste espectáculo de 40 anos de carreira, que é o Manuel Queijinho e que vai abrir o espectáculo.
RB- Ao longo da sua carreira cantou sempre fado?
JF- Sim cantei sempre fado, mas a minha carreira como cantor passou também por grupos musicais, como o 1X2, o Onda Média, Duo Alentejo e por ultimo o grupo Delta de Campo Maior. Tentei sempre conciliar a minha vida de fadista com grupos musicais onde se fazia musica de baile.
RB- Costuma fazer muitos espectáculos pelo país inteiro? E no estrangeiro?
JF- Sim costumo fazer vários espectáculos por todo o país, porque além de cantar fado e tocar viola, tenho também os grupos musicais onde costumo actuar e costumamos ser convidados para vários espectáculos. Além da musica também muitas vezes me convidam para espectáculos de anedotas, onde já actuei com alguns humoristas nacionais. A nível de estrangeiro, já levei o nome de Borba a países como a Filândia, Bélgica, e França.
RB- Relativamente ao espectáculo que vai ser realizado no dia 6 de Março, de quem partiu esta iniciativa?
JF- A iniciativa partiu de mim, pois já a algum tempo que queria fazer um espectáculo desta natureza, mas contei também com a ajuda e o incentivo de várias pessoas, para seguir ir com esta ideia por diante. Pessoas que me deram uma força extraordinária pois as dificuldades eram muitas para conseguir realizar um espectáculo desta natureza.
RB- Quais os artistas que vão estar presentes neste espectáculo?
JF- São muitos os artistas que vão estar presentes, cerca de 40. Onde fazem parte o Grupo 1x2, o Grupo Onda Média, onde se vai prestar uma homenagem a Tó Ganga, que fez parte deste conjunto; vai estar também presente o Grupo Delta e o Duo Alentejo. Além da musica o espectáculo vai contar também com momentos de poesia. Espero que seja um espectáculo agradável a toda a gente e memorável.
RB- Para a realização deste espectáculo contou com a colaboração de algumas entidades?
JF- Sim contei com o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal de Borba, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Borba, Caixa Geral de Depósitos, da Delta Cafés e de vários comerciantes de Borba que contribuíram com o que puderam e a quem agradeço muito toda a amabilidade. Mas quero aqui frisar que todas as receitas deste espectáculo vão reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Borba.
RB- Quer deixar aqui alguma mensagem respectivamente a este espectáculo?
JF- Quero dar um abraço a todos os borbenses e espero contar com a sua presença no dia 6, no Pavilhão de Eventos. E quero agradecer a todas as pessoas que me estão a ajudar na preparação deste espectáculo e que abraçaram este projecto e também a vocês da Rádio Borba por toda a divulgação do espectáculo. Vai ser sem duvida um espectáculo marcante, e vai ter cobertura de várias câmaras a filmar para que possa ser depois revisto em DVD.
RB- Além de cantor, fadista…. Quem é João Ficalho?
JF- João Ficalho é um homem de 59 anos, casado que tem dois filhos, dois netos, todos eles maravilhosos. É um homem simples, modesto, humilde, e um amigo que quando é necessário marca a sua presença...