sexta-feira, 5 de março de 2010

ACONTECEU EM BORBA HÁ 100 ANOS (1910)

Março:

3- Esteve em Estremoz o Sr. Dr. Humberto Fernandes.
10- Consta em Borba, que o Sr. Inácio Manuel Leitão aderiu ao Partido Republicano.
12-Regressou de Borba a Évora o Sr. Dr. Duarte Silva.
17- O Sr. Inácio Manuel Leitão escreveu um desmentido público em como tinha aderido ao Partido Republicano.
26-O Sr. António Lopes Alpalhão, Professor em Borba, encontra-se em Estremoz, onde está a passar as festividades da Semana Santa.
29- Esteve em Évora o borbense mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira.

E… Há 50 Anos (1960):

1- Abriu, em Borba, um novo estabelecimento de venda de aparelhos de rádio, televisores, frigoríficos, gira-discos, panelas de pressão, bicicletas e de grande sortido de artigos de plástico, situado na Rua Humberto Silveira Fernandes, de que é proprietária a firma Cuba & Grego.
4- Por iniciativa da Câmara Municipal de Borba e da Comissão Concelhia da União Nacional foi celebrado o V Centenário do nascimento do Infante D. Henrique. Às 10 horas foi celebrada uma missa solene de sufrágio pela alma do «Navegador» e às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Sr. Dr. Armando Pessoa Verão proferiu uma conferência a vida e a obra do ilustre membro da «Ínclita Geração». Foi muito elevado o número de pessoas participantes, tendo o conferencista sido apresentado pelo Sr. António de Ascensão Ramos, Presidente da CMB.
8- Faleceu, em Borba, a Srª. D. Margarida da Conceição Alpalhão, de 44 anos de idade, irmã dos Srs. Francisco Maria Alpalhão, António Maria Alpalhão, Inácio Maria Alpalhão, Tibúrcio Maria Alpalhão, José Henrique Alpalhão e de D. Maria Luísa Alpalhão Cardoso. Foi muito sentida a sua morte por ser uma senhora muito estimada pela sua enorme bondade.
14- Realizou-se, em Borba, uma sessão de propaganda da Defesa Civil do Território, que constou da exibição, no cinema local, de vários filmes onde é demonstrada a acção brilhante daquele organismo, em caso de emergência. Assistiram à sessão as entidades mais representativas da terra e muito povo que seguiu com a maior atenção a projecção dos documentários.
15-De Lisboa regressaram à sua casa de Borba o Sr. Dr. Humberto Fernandes e esposa, que como de costume, aqui vêem passar uma temporada.
17-Foi colocado na Câmara Municipal de Évora o Sr. Manuel Francisco Abelho, que durante muitos anos exerceu o cargo de aspirante da CMB.
21-Perto de Borba foi atropelado por um automóvel Manuel Maria Galhanas, de 33 anos de idade, canteiro, que ficou bastante ferido. Foi transportado para o Hospital da Misericórdia de Évora, onde focou internado em estado pouco satisfatório. Ignora-se a identidade do condutor que o atropelou. A Polícia de Viação e Trânsito tomou conta da ocorrência.
23- Esteve, em Estremoz, o Sr. José Rebola Amante, da Orada.
24- Entrou em exercício a nova Direcção do Sport Clube Borbense constituída pelos seguintes elementos: Dr. Armando Pessoa Verão – Presidente; Padre António Monteiro Dias – Vice - Presidente; Sr. Luís António Abalroado - 1º.Secretário; Sr. Joaquim Manuel Grego Esteves - 2º. Secretário; Sr. Plácido José Simões – Tesoureiro; Srs. António Bernardo Amaral e João Francisco Godinho – Vogais. Devido à difícil situação económica do SCB, a nova Direcção deliberou isentar os novos sócios do pagamento da respectiva jóia, considerando ainda em dia todos os sócios em atraso de pagamento.
25- Passa o aniversário natalício do Sr. Domingos António Anselmo.
27-Teve lugar, na Orada, a missa solene da comunhão colectiva da desobriga, em que comungaram 185 pessoas, depois de três dias de pregação pelo Revº. Pároco de Borba, seguindo-se, depois a procissão em honra do Senhor Jesus dos Passos, que não se realizava há muitos anos.
O lavrador da aldeia, Sr. Armando Maldonado Cortes, concedeu todas as facilidades para que os seus ranchos, livremente, cumprissem o seu dever de cristãos, dispensando-os do trabalho e pagando-lhes a respectiva jorna.
28-Regressou de Goa o Sr. Dr. Ângelo Joaquim do Carmo Trindade, onde se encontrava prestando serviço, como oficial médico, há cerca de dois anos.
31- O borbense Sr. Dr. Diogo Ramos e Costa foi eleito Presidente da Direcção da Casa do Alentejo.

Por: João Azaruja