quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NOTÍCIAS

PSD vota contra o Orçamento para 2010 e manifesta grande preocupação pelo endividamento da autarquia
 
Os eleitos da PSD na Assembleia Municipal de Borba, votaram contra o Orçamento para 2010, apresentado pelo executivo do Partido Socialista na Assembleia realizada no passado dia 29 de Dezembro.
Trata-se de um Orçamento que em nada tem a ver com a execução orçamental que tem vindo a ser verificada ao longo dos últimos anos. A título de exemplo, o Orçamento apresentado pelo executivo socialista, apresenta uma previsão de receitas na ordem dos 23 milhões de euros, quando, até dia 9 do mês de Dezembro, apenas tinha arrecadado 11,7 milhões. Segundo os eleitos do PSD, o Orçamento deveria ser um instrumento de gestão para ser cumprido, daí não concordarem com orçamentos irreais.
Em relação à situação financeira apresentada, manifestam publicamente a sua preocupação pelo valor do endividamento verificado no final do ano passado. Entre dividas a fornecedores e a bancos, atinge-se a verba de 14 milhões de euros, valor que supera o total de Receitas arrecadado pela Câmara de Borba no ano de 2008.
Neste momento está confirmado que o limite de Endividamento líquido foi ultrapassado em mais de 2 milhões de euros, o que deixa o PSD muito apreensivo em relação ao futuro. Os eleitos do PSD são da opinião que se devem concretizar investimentos importantes para o Concelho de Borba, mas que deve haver uma gestão rigorosa que não ponha em causa a sustentabilidade financeira da autarquia.

Mini-tornado faz estragos na Escola Secundária de Vila Viçosa


A chuva intensa que caiu no passado dia 4 de Janeiro provocou mais de uma dezena de pequenas inundações em habitações e estradas. Em Vila Viçosa por volta do meio-dia , um mini-tornado  arrancou várias árvores e chapas de metal no recinto da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.
O estabelecimento escolar encontra-se em obras e segundo o Director da escola, Rui Sá, no “espaço de quatro ou cinco minutos, o vento passou entre os monoblocos onde decorrem as aulas e fez voar várias chapas de metal e os aparelhos de ar condicionado dos monoblocos foram parar  ao chão.
O acontecido não provocou feridos mas causou “susto” entre a comunidade escolar. As aulas tiveram suspensas mas foram  retomadas no dia seguinte.
Vila Viçosa teve ainda várias inundações em habitações e uma na estrada Nacional 254, que liga Vila Viçosa á variante, onde o trânsito chegou a estar condicionado.
Em Borba registaram-se cinco pequenas inundações, uma das quais no hipermercado.

I Feira do Idoso em Redondo


Nos próximos dias 8, 9 e 10 de Janeiro, realiza-se no Pavilhão de Exposições de Redondo a I Feira do idoso.
Um projecto com o objectivo de mostrar diversas actividades e valências direccionadas à população idosa pela Santa Casa da Misericórdia de Redondo, pela autarquia e por outras entidades locais e regionais.
A Santa Casa da Misericórdia dispõe actualmente de um conjunto de valências, que vão desde o acolhimento de idosos em regime permanente, centro de dia, apoio ao domicílio, apoio à família e formação de técnicos na área de geriatria.
Esta é uma parceria entre a Santa Casa e a Câmara Municipal de Redondo, tendo resultado de uma iniciativa dos formandos do Curso de Geriatria, promovido pela Santa Casa da Misericórdia.

Barragem do Alqueva com subida histórica da cota máxima



A maior bacia hidrográfica da Europa, a barragem do Alqueva, atingiu no dia 1 de Janeiro uma cota de 150, 17 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 91% da sua capacidade máxima. Este é o maior volume de água registado no Alqueva desde que as comportas foram encerradas no dia 8 de Março de 2002.
De 21 a 31 de Dezembro entraram na barragem cerca de 700 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter uma ideia, em poucos dias quase encheu a barragem. No dia 21 de Dezembro entrava um caudal médio, vindo de Espanha, de seis metros cúbicos por segundo; dez dias depois, a afluência atingia os cerca de 600 metros cúbicos por segundo, um volume que se pode manter a níveis altos nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.Para atingir a plenitude quanto ao nível de água, a barragem teria de alcançar a cota 152, que nunca foi conseguido desde que as comportas da albufeira foram encerradas. A cota 152 correspondem 4150 milhões de metros cúbicos de água.