quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1910)

 Janeiro:

2- Esteve em Évora o Sr. Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas, que pediu recentemente a demissão do cargo de Governador Civil do Distrito.
6- Ainda não foi concedida a demissão ao Sr. Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
8- Vende-se a pastagem para ovelhas da herdade da Esteveira, situada na freguesia da Orada. Quem pretender deve dirigir-se ao guarda que dá todas as informações.
20- No comboio das 12 e 34 h., chegou a Évora o Sr. Dr. Joaquim Nunes Mexia, novo Governador Civil do Distrito de Évora. Ao acto de tomada de posse, que se seguiu, assistiram os borbenses Sr. Visconde de Gião e o Sr. Dr. João Maria Ribeiro.
27- De Borba regressou a Évora o Sr. Dr. Duarte Silva.
31- Passou por Estremoz o general reformado Sr. António Duarte e Silva, proprietário residente em Borba.

E… Há 50 Anos (1960):

1- Na Orada, a menina Maria da Luz Abelho de Sousa festeja o seu aniversário natalício.
2- As missas dominicais são celebradas em Borba às 9 e às 16 horas.
6- Na Escola Primária Feminina de Borba, de que é Directora a Srª. Profª. D. Sílvia Alves Soares estiveram armados até hoje interessantes presépios para lembrar às alunas o espírito da quadra natalícia.
5- Por seus pais, Sr. Joaquim Pereira Esteves, conceituado comerciante da nossa praça, e Srª. D. Maria da Conceição Grego Esteves, foi pedido em casamento para o Sr. Joaquim Manuel Grego Esteves, a menina Dionísia de Jesus Abelho, prendada dama borbense, filha da Srª. D. Maria Cândida Armário Abelho e do Sr. Sebastião Lourenço Abelho. O casamento deverá realizar-se em breve.
7- A freguesia de São Tiago Rio de Moinhos, com cerca de 4.000 habitantes debate-se com problemas que exigem uma resposta rápida. A estrada, que a liga a Borba está cheia de covas e devido à invernia corre o risco de desaparecer, transformando-se num barranco; o correio chega com atraso e as comunicações telefónicas estão sujeitas a avarias quase permanentes. Da electricidade é melhor não falar. Talvez um dia apareça!
9- Foi celebrada uma missa de sufrágio, na Igreja Matriz, por alma do desventurado poeta Humberto Silveira Fernandes, na data em que completa mais um aniversário da sua morte. Participaram neste acto religioso muitas pessoas de todas as categorias sociais e representantes de todos os organismos locais, oficiais e particulares, que encheram por completo a vasta Igreja.
10- Nos últimos três jogos, a contar para o Campeonato Distrital, o Sport Club Borbense, saiu vencedor nos dois primeiros disputados contra o Sport Lisboa e Évora e Recreio Artístico Calipolense e perdeu 3 a 0 com o União de Montemor-o-Novo. Hoje, os locais defrontam o Estremoz.
12- O guitarrista Liberto Conde permanece em Paris, onde continua a desenvolver a sua carreira artística.
16- Em Borba, vendem-se, pela maior oferta, duas vinhas com oliveiras e dois olivais situados, respectivamente, ao Pardieiro, Cova do Vento, Maria Branca e Trombeta. Trata em Lisboa Mariano da Silva Rézio, Rua José Ricardo, nº. 5 -1º Esq. Reserva-se o direito de não entregar caso as propostas não convenham.
24- Terminou o Campeonato Distrital de Futebol, ao qual concorreram seis equipas, Montemor, Vendas Novas, Sport Lisboa e Évora, Estremoz, Sport Clube Borbense e Recreio Artístico Calipolense. Dos seis concorrentes foram apurados quatro, tendo sido eliminados o Estremoz (último) e o SCB (penúltimo). Um observador local reconhece as limitações da equipa local, mas não deixa de valorizar o empenho e o brio dos jogadores borbenses, por oposição a alguns favoritismos da Associação de Futebol de Évora e de algumas arbitragens que prejudicaram o SCB.
25- Abriu um posto de venda de peixe ao público da firma Iterlux, situado na Rua Maria de Borba, de que é representante o Sr. Francisco Campos Sapatinha.
26- A missão cultural do Distrito Escolar de Évora representada pelo seu chefe Sr. Prof. Benjamim Gonçalves levou a efeito, no Teatro Municipal, uma sessão gratuita de cinema a que assistiu um elevado número de pessoas, que encheu por completo aquela casa de espectáculos. Usaram da palavra, antes da exibição dos filmes, os Sr. Prof. Vasco Amaral, Delegado Escolar do Concelho, em representação do Director Distrital, o chefe da missão, o Sr. Padre Joaquim Ramiro Reis, Pároco da vila, os quais focaram vários aspectos da Campanha de Educação de Adultos, nomeadamente a criação de bibliotecas escolares, nas Escolas Primárias. Também esteve presente o Sr. Dr. Armando Pessoa Verão, Subdelegado de Saúde do Concelho.
31- Realiza-se um desafio de futebol amigável entre as equipas do Sport Clube Borbense e do Juventude de Évora, que foi vencido pelos eborenses por 3-1. A assistência foi escassa, devido à pouca divulgação do encontro.

Por: João Azaruja