quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DESPORTO

Borbense perde em Vendas Novas 

A equipa do S.C. Borbense foi no Domingo a Vendas Novas defrontar o Estrela local que lidera a classificação e acabou derrotado por um claro 3-0 em jogo a contar para a 11ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Já esperava difícil esta deslocação ao terreno do líder do campeonato, o poderoso Estrela de Vendas Novas que soma todos os jogos por vitória e este não foi excepção.
A equipa do Borbense treinada pelo Professor Saraiva alinhou com Armando; Espiga, Pita, Januário e Deco; Luis Mendes, Filipe e Ruca; Generoso, Pedro Baltazar e Cláudio. Entraram depois no decorrer do jogo o André, o Telmo e o Rikas.
Do lado do Estrela a equipa treinada pelo Mister Carlos Vitorino alinhou com André Rainha; Chico Zé, Nélson Valente, Paulo Sérgio, Milho; Gaspar, Aldeias e Zé Tó; Magalhães, Fábio e Júlio. Entraram depois no jogo o João Fadista, o Xarez e o Palmeiro.
O jogo começou logo com maior ascendente da equipa da casa a criar algumas oportunidades, mas o Borbense lá ia conseguindo aliviar o perigo, até que a meio da primeira parte num lance em que a defesa borbense protesta um fora de jogo, mas a verdade é que há um jogador a colocar o avançado do Estrela em jogo, este que cruza e Fábio empurra para o fundo das redes. Só depois de estar a perder a equipa do Borbense consegue subir no terreno e criar algumas oportunidades, de onde destaco uma boa desmarcação de Cláudio que se isola mas na cara do guarda-redes remata ao lado. O Estrela podia ter dilatado a sua vantagem, mas ao intervalo registava-se o 1-0 no marcador.
Na segunda parte continuou a pressão do Estrela que era claramente mais forte e criava várias oportunidades de golo, até que numa bela jogada do novo reforço estrelista, Zé Tó, cruza para Fábio mas Espiga ao tentar fazer o corte remata para a própria baliza e por infelicidade trai Armando. Pouco depois, novamente uma grande jogada de Zé Tó que desta vez na cara de Armando remata e faz o 3-0. Daí até ao fim ainda houve mais oportunidades de golo, mas o resultado já não se alteraria.
Com esta derrota a equipa do Borbense desce três lugares na classificação e neste momento está em igualdade com o próximo adversário, o Santiago Maior que vem ao Municipal de Borba já este Domingo.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense recebeu o Desp. Portel e acabou derrotado por 2-3 com golos marcados por Parraça e Paulo Lobo, num jogo muito disputado e com polémica à mistura, pois o borbense Jorge Avó que representa o calipolense, foi expulso injustamente e deixou a sua equipa com menos um e tudo ficou mais difícil;
O S.C. Arcoense recebeu o S.C. Bencatelense num belo derby da Zona dos Mármores cheio de golos, em que os da casa venceram por 3-2 e conseguiram somar a primeira vitória neste campeonato deixando também o ultimo lugar da tabela classificativa. Os golos da equipa Arcoense foram marcados pelo Luis Miguel, Roberto e Kilha, enquanto que pelo Bencatelense marcaram Américo e Jorge.

Quanto ao resto desta 11ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o destaque vai para a primeira derrota do Monte Trigo, no derby com o Oriolense, que assim vê escapar o rival Estrela na jornada antes de se defrontarem. Os Unidos da Giesteira continuam a ser uma equipa muito forte em casa e venceram o Arraiolense. O Redondense também mantém o 3º lugar após vencer o Sporting de Viana e por fim o Escouralense já começou a sua recuperação na tabela classificativa ao ir vencer ao terreno do Santiago Maior.








Futsal Borbense consegue brilhante vitória


A equipa do Futsal Borbense recebeu na sexta à noite no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba a equipa do Núcleo Futsal SIMM Mora e alcançou uma brilhante vitória por 8-1 em jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Esta era a terceira vez que estas equipas e defrontavam esta época e por isso já se conheciam muito bem, tendo ambas entrado no jogo com alguma precaução. Mas aos poucos e poucos a equipa da casa ia tomando conta do jogo e ainda antes do meio da primeira parte consegue inaugurar o marcador por intermédio de Edgar numa brilhante jogada. Pouco depois, na marcação de um lançamento lateral a bola é colocada em Edgar que de fora da área remata muito bem e faz o 2-0. Corria tudo bem á equipa de Borba e logo a seguir foi João Luis que consegui fazer o terceiro. A equipa de Mora não levantava cabeça e em mais uma grande jogada de Edgar, que foi o melhor em campo, consegue tabelar com João Luis e fazer o 4-0. Era então a altura do Pivot e melhor marcador da equipa, Carika, aparecer em jogo conseguindo finalizar uma boa jogada para fazer o 5-0 e logo a seguir, o mesmo Carika num jogada individual, consegue marcar o sexto. Foram cerca de 10 minutos brilhantes da equipa de Borba que conseguiu marcar 6 golos e praticamente ter decidido o jogo. Começou então a rotação da equipa, permitindo que todos os jogadores sejam utilizados, enquanto que a equipa de Mora começou a crescer criando várias oportunidades de golo e viriam mesmo a reduzir por Tó Cunha na última jogada antes do intervalo.
Na segunda parte foi mesmo a equipa visitante que entrou melhor, mas não conseguia marcar também devido a uma grande exibição do guarda-redes Hélder que se estreava na equipa do Futsal Borbense. A meio desta segunda parte, já com Carika novamente em campo, uma boa jogada colectiva com Carika a assistir e Calhau a finalizar muito bem e a aumentar para 7-1. O jogo não podia terminar sem uma grande jogada individual de João Luis, que se mostra cada vez mais solto, a arrancar com a bola ainda no seu meio campo e finaliza sem dar hipóteses ao guarda-redes e fazer o 8-1 para o Futsal Borbense. Nos minutos finais, ambas as equipas ultrapassaram as 5 faltas e cada equipa dispôs de dois livres de 10 metros, mas nenhuma equipa conseguiu marcar e o resultado já não se alteraria.
Na próxima jornada a equipa do Futsal Borbense vai a Montemor defrontar a dificil equipa do Almansor, num jogo que colocará frente e frente o segundo e terceiro classificado.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)