quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DESTAQUE

União das Misericórdias avança em 2010 com centro em Borba para deficientes profundos
                    
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai iniciar este ano a construção de um centro para deficientes profundos no concelho alentejano de Borba, disse no passado dia 22 de Dezembro à agência Lusa o presidente da instituição, Manuel Lemos. O responsável adiantou que a criação da terceira casa para deficientes profundos da UMP envolve um investimento de quatro milhões de euros, incluindo o equipamento.
Manuel Lemos justificou a construção de um novo centro para pessoas com grau de deficiência elevado com as “cerca de 400 pessoas que há em lista de espera, sobretudo crianças”, nas duas unidades já existentes, uma em Fátima e outra em Viseu. De acordo com o presidente da UMP, para a concretização do centro, a instituição avançou com uma candidatura aos fundos da União Europeia, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que já foi aprovada. O concurso público para a execução da obra, segundo o responsável, deve ser lançado no início de 2010 para que os trabalhos possam começar ainda no segundo trimestre.
Manuel Lemos indicou que a nova casa para deficientes inclui um lar residencial, que pode receber 76 pessoas com grau de deficiência elevado, e um centro de actividades ocupacionais. O responsável realçou que o centro para deficientes de Borba permitirá a criação de 80 a 100 postos de trabalho directos. Manuel Lemos destacou o facto de este ser o terceiro centro deste tipo, da UMP, e o primeiro no Alentejo, que poderá dar resposta à procura mais a Sul do país.
A escolha de Borba, de acordo com o responsável, deve-se ao facto da União das Misericórdias ter um terreno disponível no concelho, que foi doado à instituição. Manuel Lemos salientou a colaboração do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social e da Câmara Municipal de Borba, no desenvolvimento deste projecto, e espera também o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Borba.
O presidente do município de Borba, Ângelo de Sá, explicou à Lusa que o terreno da União das Misericórdias destinado ao centro para deficientes fica localizado numa herdade junto ao padrão de Montes Claros e à estrada que liga Bencatel a Estremoz. O autarca realçou a importância deste centro para o país, pela acção que vai desenvolver, e para o concelho de Borba, pelos postos de trabalho que vai criar. Ângelo de Sá garantiu ainda que esta iniciativa conta com todo o apoio do município de Borba.


Câmara Municipal de Borba com orçamento de 22, 9 milhões de euros para 2010
 
Com base na Visão Estratégica Central definida, “Borba, um Concelho Competitivo, Coeso, Sustentável e Inovador: uma referência de desenvolvimento no Alentejo!”, a Câmara Municipal de Borba aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2010 no valor de 22,9 milhões de euros. Nos últimos anos, o Município tem apostado na implementação de medidas que visam elevar o desenvolvimento sustentável do concelho e promover a coesão social e territorial, no quadro do reforço da competitividade da economia e da consolidação da eficiência da governação autárquica.

Para concretizar a Visão Estratégica Central foram definidas cinco linhas estratégicas de desenvolvimento: projectar o desenvolvimento do concelho; afirmar uma educação de excelência; promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável; desenvolver a coesão e a justiça social; e potenciar o turismo, a competitividade, a inovação e o empreendorismo.
O Orçamento apresenta despesas de capital de 15 milhões de euros e despesas correntes de 7 milhões de euros. O executivo aprovou o Orçamento por maioria, com votos favoráveis dos eleitos do PS e contra do eleito da CDU. Submetido à aprovação da Assembleia Municipal, foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados do PS e contra dos deputados do PSD e CDU.


Senses – As sensações dos novos vinhos da Adega de Borba
 
No seguimento da já existente gama de vinhos mono e bivarietais, a Adega Cooperativa de Borba lançou no mercado nacional em Novembro, quatro monovarietais com a marca SENSES, as quatro castas - Antão Vaz, Aragonez, Syrah e Touriga Nacional são da colheita de 2008, e têm como objectivo estimular os quatro sentidos de cada consumidor, dando-lhe a conhecer algumas das castas tradicionais do Alentejo como o Antão Vaz e o Aragonez, e a excelente adaptabilidade das castas Syrah e Touriga Nacional ao terroir e clima alentejanos - uma descoberta das características e particularidades de cada uma das castas.
O consumidor encontra os quatro monovarietais em Dezembro na loja da ACB em Borba, em garrafeiras e lojas gourmet, poderão ser adquiridos em separado ou num pack oferta de quatro garrafas com as quatro castas.

Notas de Prova Senses Antão Vaz 2008
Aspecto cristalino, cor citrina de nuance esverdeada. Aroma elegante com algum floral no início, mas os frutos tropicais dominam e persistem. De sabor jovem, com bastante frescura, evidencia os frutos citrinos e frutos de polpa branca maduros com ligeiro mel. Vinho com estrutura, equilíbrio e elegância no final de prova.
Notas de Prova Senses Aragonez 2008
Aspecto límpido, cor granada com opacidade. Intensidade aromática a frutos vermelhos maduros, ameixa e cereja. Paladar macio e cheio a frutos silvestres maduros, amora vermelha, taninos suaves mas encorpados a persistirem num sabor rico e longo.
Notas de Prova Senses Syrah 2008
Aspecto límpido, cor granada com profundidade. Boa intensidade aromática, evidenciando frutos pretos, bolo inglês e chocolate. Sabor macio, com acídulo a bombom de ginja, taninos encorpados com ligeira tosta e grande untuosidade no longo final de boca.
Notas de Prova Senses Touriga Nacional 2008
Aspecto límpido, cor violácea carregada. Boa intensidade aromática, a compota e notas florais de violetas. Sabor macio, equilibrado na acidez, com taninos a frutado maduro e frutado silvestre, com especiarias em sintonia, persistentes no final de prova.
O Senses Touriga Nacional 2008 foi premiado na prova da casta Touriga Nacional da Revista de Vinhos, com o prémio BEST BUY (melhor compra) e MENÇÃO HONROSA.