quinta-feira, 15 de abril de 2010

NOTÍCIAS

Marcha da Saúde em Vila Viçosa

No passado dia 7 de Abril, no decorrer do Dia Mundial da Saúde, o município de Vila Viçosa celebrou este dia com a realização de uma caminhada, designada “marcha da saúde”.
O passeio pedestre teve como objectivo sensibilizar os mais idosos, para a adopção de hábitos de vida saudáveis, e para a importância da prática regular de exercício físico.
Cerca de 210 pessoas, de todo o concelho, deslocaram-se num percurso de 5 quilómetros, que terminou na Mata Municipal.
Depois da caminhada, juntaram-se para um pequeno lanche de convívio, onde o Presidente da Câmara, Luís Caldeirinha Roma, se juntou para confraternizar com os seniores.
Esta iniciativa teve origem pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Câmara de Alandroal apoia jovem do concelho na selecção de futebol feminino

A Câmara Municipal de Alandroal apoiou a integração de Maria Galindro, na selecção distrital de futebol, no escalão de sub-16. A Jovem de 15 anos, natural de Cabeça de Carneiro, no concelho de Alandroal, juntou-se à selecção distrital de futebol feminino no passado dia 1 de Abril, com o objectivo de disputar o campeonato inter-associações, onde vão estar presentes todas as selecções distritais de futebol feminino do país.
Maria Galindro, foi descoberta para o futebol pela professora de educação física que, ao vê-la actuar numa das suas aulas, decidiu contactar os técnicos da Associação de Futebol de Évora para que a pudessem avaliar.
João Serrano, treinador do escalão de sub-16 da selecção distrital, em futebol feminino, assegurou que «bastou ver jogar a Maria uma vez para sentir que tem muito potencial. Apesar de não jogar em nenhum clube de futebol é fácil de constatar que tem muita qualidade. Basta que ganhe algumas rotinas de jogo para que possa evoluir ainda mais e talvez nos venha ainda a surpreender», declarou o técnico.
A jovem, que vê em Simão Sabrosa o seu ídolo no futebol, explica que, «desde pequena que jogo futebol e participo em torneios, mas sempre num registo amador. Nunca joguei em nenhum clube, apesar de já ter sido convidada para jogar no Campomaiorense, mas não tinha condições para aceitar o convite. Felizmente, nesta “chamada à selecção”, a Câmara Municipal do Alandroal está a apoiar-me e por isso foi mais fácil aceitar o convite», explicou.
Maria Galindro assegurou ainda que está «muito contente com o facto de ter sido convocada para representar a selecção distrital de futebol feminino, num torneio onde vão competir as melhores jogadoras do país». A jovem de 15 anos revelou ainda que sonha «poder um dia tornar-se jogadora profissional de futebol, apesar de, no nosso país, o futebol feminino ainda estar pouco desenvolvido. No entanto, para já, o objectivo é dar o meu melhor em representação da selecção de Évora, concluiu Maria Galindro.
A Câmara Municipal de Alandroal prestou todo o apoio necessário para que a integração, da jovem natural de Montejuntos, na selecção de futebol feminino de Évora decorresse da melhor forma.
O Presidente da Autarquia alandroalense, João Grilo, afirmou que «é muito gratificante para qualquer autarca ver os seus jovens munícipes serem bem sucedidos e, por isso mesmo, este Município está sempre disposto a ajudar em situações como esta. Além disso, esta é também uma forma de promoção do nosso concelho, mostrando a todo o país que no Alandroal também existem jovens com grande potencial desportivo ou cultural».

InovCity arrancou em Évora

O Projecto de rede eléctrica inteligente, InovCity, arrancou no passado dia 6 de Abril, em Évora.
O InovCity é um projecto-piloto no qual serão instalados, em Évora, 31 mil contadores de electricidade inteligentes e mais de 300 centros de comunicação nos postos de transformação locais.
Com os novos contadores, segundo o presidente executivo da EDP, António Mexia, o consumidor pode conhecer e controlar os seus consumos de electricidade ao longo do dia.
Já o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, afirma que a cidade é agora uma referência em termos nacionais e europeus.
Évora foi a cidade escolhida para a instalação dos contadores inteligentes, que garantem não só a tele-contagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade, e contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
Para o primeiro-ministro o InovCity trata-se de "um dos mais inovadores projectos da Europa".

Agricultores dos perímetros de rega vão pagar este ano 30% do preço da água

O ministro da Agricultura, António Serrano, anunciou última semana que os agricultores dos perímetros de rega de Alqueva vão pagar este ano 30 por cento do preço da água, aumentando progressivamente a percentagem até 2016.
O preço da água de Alqueva inclui “um incentivo incorporado muito forte”, que procura “fomentar a adesão dos agricultores a este projecto e ao regadio”, disse o governante.
António Serrano falou aos jornalistas após a inauguração do perímetro de rega do Monte Novo, no concelho de Évora, um dos três novos aproveitamentos hidroagrícolas de Alqueva, que totalizam cerca de 19 mil hectares, num investimento de 131,3 milhões de euros.
Segundo o ministro, os preços da água são em 4,2 cêntimos por metro cúbico na rede primária, 8,9 cêntimos por metro cúbico na secundária para fornecimento em alta pressão nas explorações agrícolas e 5,3 cêntimos por metro cúbico para fornecimento em baixa pressão nas explorações agrícolas.
Este ano, os agricultores pagam 30 por cento do valor da água, a fixar em despacho conjunto, percentagem que aumenta progressivamente até 2016, ano em que começa a vigorar o preço a 100 por cento.
“Se começássemos com um preço mais alto a adesão era muito lenta e a projecção que fizemos foi, se o preço baixar como decidimos fazê-lo, a adesão é maior”, afirmou António Serrano, explicando que “o diferencial de preço é compensado por uma maior adesão de agricultores”.
De acordo com o responsável pela pasta da agricultura, a taxa média de utilização de regadio em Portugal é de cerca de 40 por cento, sendo que, no perímetro de rega do Monte Novo, “já chegou aos 33 por cento”.
“Estamos a apostar num preço mais baixo para termos mais agricultores, de forma a atingir taxas de adesão muito superiores a 50 por cento nos próximos anos, logo que seja concluído o empreendimento”, adiantou.
Segundo António Serrano, o preço da água, depois de “comparado com outras regiões da Europa”, verificou-se que “é muito mais baixo do que em qualquer região espanhola, nomeadamente nas áreas de fronteira com Portugal”, o que “permitirá trazer mais investidores estrangeiros”.
Por outro lado, acrescentou, permite também aos agricultores da região “fazer contas de exploração e pensar que, com este preço, é viável fazer outro tipo de culturas e fazer projecções que lhes permita pensar que é possível mudar de prática agrícola”.
Sobre a gestão dos perímetros de rega de Alqueva, o governante explicou que esta vai ser feita pelas associações de regantes, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA)”, porque “não faz sentido duplicar recursos”.
Após inaugurar o perímetro de rega do Monte Novo, o ministro da Agricultura seguiu para o distrito de Beja, onde inaugura as novas zonas de regadio de Alvito/Pisão e Pisão.