segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS

Férias de Natal Científicas ’09 em Estremoz
   
No actual contexto social e familiar, por motivos diversos, não é fácil às famílias acompanhar as crianças e jovens durante o período das férias escolares. Este facto criou a necessidade de entidades terceiras procederem à organização de actividades de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo, para estes períodos.
Por isso, o Centro Ciência Viva de Estremoz propõe a realização de actividades durante o período de Férias de Natal, com o intuito de dinamizar estes tempos livres realizando actividades pedagógicas e lúdicas que promovam o conhecimento e a motivação escolar.
Foi nos dias 21 e 22 de Dezembro, o CCVEstremoz convidou todos os jovens dos 6 aos 12 anos a participar nas Férias de Natal Científicas ’09. Os participantes foram descobrir como se estuda o solo para chegar ao barro. E com isto, realizaram um pequeno presépio com os barros de Estremoz.

Redução do IMI para o ano de 2010
 
A Câmara Municipal de Estremoz aprovou uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o concelho. A proposta de actualização da taxa do IMI, aprovada dia 4 de Novembro em reunião de câmara, resultou na redução de 0,60% para 0,55% no caso de Prédios Urbanos; redução de 0,40% para 0,35% para os Prédios Urbanos Avaliados e mantém-se a majoração em 30% da taxa aplicável a prédios urbanos degradados que se situem nos centros históricos de Estremoz, Veiros e Evoramonte.
Esta redução do IMI foi posteriormente aprovada em reunião de Assembleia Municipal, no dia 24 de Novembro.

Empresa do Alentejo pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique
 
A empresa produtora de azeite SICA, de Estremoz, pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique, apesar de já exportar actualmente quase toda a produção para vários países.
Rui Nobre dos Santos, sócio-gerente da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites (SICA), disse  à agência Lusa que praticamente toda a produção (cerca de 99 por cento) é canalizada para a exportação, sobretudo para os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e vários países da União Europeia.
De acordo com o responsável, a produção da empresa deve atingir este ano cerca de 1,2 milhões de litros de azeite.
Este ano, segundo o empresário, a SICA conseguiu aumentar as exportações para os mercados do Brasil e Estados Unidos.
Rui Nobre dos Santos explicou que “a empresa pretende começar a exportar para Angola e Moçambique, em 2010″, um objectivo que está traçado desde 2007, “mas que ainda não foi possível concretizar”, e aumentar as exportações para o Brasil.
“Angola e Moçambique, constituem mercados com tendência para aumento no consumo de azeite”, afirmou.
Em relação à produção de 2009, o empresário garantiu que os indicadores apontam para um ano de azeite de “muito boa qualidade”.
A quantidade de azeite exportado pela empresa aumentou 10 por cento este ano, em relação a 2008.
A SICA, que se dedica sobretudo à produção e comercialização de azeite, produz azeite das marcas “Triunfo”, Saloio” e “Santa Maria”, a maioria azeite virgem extra.
Espanha, o primeiro produtor mundial de azeite, é o grande concorrente de Portugal neste sector.

Circular Poente de Redondo encontra-se em construção

 
Novo acesso que ligará as saídas para Évora (EN 254) e Montoito (ER 381) às saídas para Freixo (EM 381) em construção. Espera-se a conclusão da obra no primeiro trismestre de 2010.
Encontram-se a decorrer as obras da Circular Poente de Redondo, via que ligará as saídas para Évora (EN 254) e Montoito (ER 381) às saídas para Freixo (EM 524) e Estremoz (ER 381). Esta obra comporta um investimento na ordem dos seiscentos e dez mil euros.
A Circular Poente de Redondo conta com aproximadamente um quilómetro de comprimento e 8 metros de largura para faixa de rodagem. Além disso, os passeios terão cerca de 2 metros de largura. Espera-se que este novo acesso reduza significativamente o volume de trânsito a circular no centro da vila de Redondo, descongestionando algumas das suas principais artérias. Esta circular será ainda beneficiada com iluminação e diversas árvores com vista a um enquadramento estético agradável e maior segurança para os transeuntes.
A nova Circular Poente de Redondo terá também como objectivo servir o loteamento da Quinta da Faia, cujos moradores verão assim aumentadas as suas alternativas de circulação. Aponta-se o término da obra para o primeiro trimestre de 2010.