segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

DESTAQUE

Borba Natal’09 com presépio pelo Centro Histórico
 
O Centro Histórico da cidade de Borba conta este ano com um presépio de cerca de 30 imagens em tamanho real, recriando o nascimento do Menino Jesus no estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José, uma vaca e um jumento, e a chegada dos três Reis Magos. Pelas artérias do Centro Histórico foram colocadas as restantes imagens, com diversas recriações, incluindo as profissões tradicionais, como o pastor, moleiro, ferreiro, carpinteiro e pescador, além dos Guardas junto às Portas do Castelo. Um presépio que tem vindo a crescer de ano para ano, executadas pela própria autarquia através do artista Carlos Bacalhau.
O presépio e as iluminações de Natal, colocadas também nas aldeias do concelho, proporcionam um maior colorido e animação na época natalícia, fomentando a actividade do comércio local. Durante este período, decorrem ainda diversas actividades, como a fogueira de Natal, o Natal do Idoso, promovido pela autarquia e Juntas de Freguesia do concelho, e a Feira do Livro do Centro Cultural de Borba, que este ano cumpre a 29.ª edição, até 23 de Dezembro no Palacete dos Melos.
A completar a animação natalícia, a autarquia promove a Animação de Rua, nos dias 12, 13, 19 e 20 de Dezembro, e volta a organizar a Caminhada dos Gorros de Natal, no dia 19 de Dezembro, pelas 21.00 horas, num passeio nocturno pela Cidade de Borba, com oferta de Bolo Rei e Cacau Quente aos participantes. No Cine-Teatro decorrem várias sessões de cinema ao longo do mês, com a projecção dos filmes “Batom… e as botas da Tropa”, dia 13 de Dezembro, “Igor”, dia 20 de Dezembro, “Fama”, dia 27 de Dezembro.

Porque a sua saúde merece o MELHOR!


A Clínica Fonte de Saúde, Lda registada na Entidade Reguladora da Saúde com o n.º 18525, iniciou a sua actividade no passado dia 02 de Dezembro de 2008, e conta actualmente com um ano de actividade no sector da saúde, tendo como principal actividade a prestação de serviços médicos de especialidade, os cuidados especializados de enfermagem em ambulatório e no domicilio, realização de exames de diagnóstico nomeadamente análises clínicas e electrocardiogramas, massagens de relaxamento e drenagem linfática, efectuados por  fisioterapeuta acreditada e complementados com uma área de estética em parceria com uma reconhecida empresa internacional na área da fotodepilação a laser.
A empresa têm por base o seu crescimento sustentável apostando na qualidade e diferenciação dos seus serviços facto que lhe tem permitido neste curto período de tempo a realização de diversas parcerias na área da saúde, nomeadamente pela parceria com o laboratório do sono, que permite a realização de estudos do sono (polissonografia) aos seus utentes sem terem que se deslocar a Évora e Lisboa e assim efectuar o exame sem sair da sua residência, reduzindo-se os encargos com deslocações.
Destacamos como principais especialidades a pneumologia, alergologia respiratória, dermatologia, urologia, clínica geral, cirurgia estética e reconstrutiva, podologia, nutrição e dietética, psicologia clínica e infantil, terapia da fala, e brevemente pediatria e ginecologia, e os cuidados de enfermagem em ambulatório e com apoio domiciliário.
Relativamente aos exames de diagnóstico temos à disposição dos utentes as análises clínicas das 7:30 às 9:30, electrocardiogramas, espirometrias, testes de sensibilidade cutânea, rastreios auditivos gratuitos e os bastantes úteis tratamentos de cinesioterapia respiratória de bebés e adultos na época de inverno.
Iniciámos também em 2008 os cursos de preparação para o parto e o curso de massagem do bebé para completar uma das lacunas que existia no concelho, relativamente ao apoio na maternidade das futuras mamãs.
No que concerne às medicinas tradicionais dispomos dos serviços de acupunctura com preços especiais durante o ano de 2010 e da reflexologia.
Desde já informamos que em 2010 será agendado um rastreio podológico gratuito do qual toda a população poderá usufruir e em especial os diabéticos uma vez que serão aconselhados métodos e técnicas para possuir uns pés saudáveis.
Encontramo-nos ao inteiro dispor dos utentes para esclarecimento de quaisquer dúvidas sem compromisso na Rua Florbela Espanca n.º 17 e 17 B em Borba, ou pelos números 268 891 074 e 965 478 600.

Ministro da Economia em Reguengos de Monsaraz para assinar contrato de financiamento do Parque Alqueva 
  
O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, e o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, estiveram na segunda-feira, dia 21 de Dezembro, em Reguengos de Monsaraz para a assinatura do contrato de financiamento do Parque Alqueva e para a inauguração das instalações da Turismo Terras do Grande Lago Alqueva. O programa iniciou-se por volta das 16h30 no Salão Nobre dos Paços do Município com a assinatura do contrato de financiamento do empreendimento turístico, seguindo-se  a inauguração do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Alqueva.
O Parque Alqueva, um empreendimento turístico projectado para o concelho de Reguengos de Monsaraz e promovido pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada pelo empresário José Roquette, já iniciou as obras de construção do primeiro campo de golfe e do Hotel do Monte, através da reconversão do antigo monte de caça do rei D. Carlos. Em seguida, avançará a construção da marina.
O Parque Alqueva, um investimento de cerca de mil milhões de euros, é o primeiro dos três empreendimentos turísticos projectados para o concelho de Reguengos de Monsaraz a iniciar as obras. A Herdade do Barrocal, a cargo do grupo Aquapura Alentejo, com custos estimados em 140 milhões de euros, e o Vila Lago Monsaraz – Golf & Nautic Resort, da Aprigius – Companhia de Investimentos Comerciais, que prevê um investimento de 170 milhões de euros, já estão licenciados para avançarem com as obras.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz considera que “ultrapassada que está a fase do licenciamento, estes são os primeiros passos para fazer de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago de Alqueva um destino turístico de elevada qualidade e com obra no terreno”. O autarca destaca que “o concelho vai ter empreendimentos turísticos de excelência a nível mundial, pois sabemos do interesse específico de grandes marcas por este destino turístico. Acredito ainda no dinamismo da estrutura do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Alqueva para levar a cabo a adequada promoção do nosso território nos grandes mercados internacionais”, acrescentou.
Ainda mais, sobre o Parque Alqueva, é um empreendimento turístico considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo e vai ser construído ao longo das próximas décadas numa área de 2.074 hectares, no concelho de Reguengos de Monsaraz, pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por José Roquette, num investimento de 940 milhões de euros.
O Parque Alqueva, empreendimento turístico que vai criar 2.103 postos de trabalho directo, pretende desenvolver-se em três herdades no concelho de Reguengos de Monsaraz, apresentando conceitos diferentes em cada uma delas. Cultura e sofisticação na Herdade do Roncão (739 hectares), vivência bucólica na Herdade das Areias (858 hectares) e vivência activa na Herdade do Postoro (477 hectares). Nestas comunidades, onde desenvolvimento, natureza e lazer se combinam para proporcionar experiências únicas e inesquecíveis, serão construídos sete hotéis, quatro campos de golfe de 18 buracos, aldeamentos turísticos com villas, townhouses e apartamentos, clube de golfe com Health & Fitness, Spa Vineoterapia, salão de jogos, restaurante, bar, salas para reuniões e espaço social, centro de conferências, centro hípico, campo de férias, praia fluvial, porto de recreio, comércio e serviços. Para além destas infra-estruturas, o Parque Alqueva terá ainda um parque arqueológico, agricultura biológica, quinta pedagógica, reserva animal, observatório de avifauna e percursos de observação da natureza, um centro desportivo com ginásio, campo multiusos, anfiteatro, duas piscinas (interior e exterior), parque de actividades ao ar livre, trails e a possibilidade de praticar desportos náuticos, ténis, ciclismo, hipismo, tiro com arco, entre outros.
As mais-valias ambientais deste projecto são: Plano Energético e Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Gestão da Floresta e da Biodiversidade, Plano Hídrico, Plano de Gestão de Carbono, Plano de Gestão Ambiental para Campos de Golfe (Audubon International) e Sistema de Gestão da Sustentabilidade. Existem outras mais-valias como o Instituto do Alentejo (centro para a promoção e divulgação de arte e cultura local), a parceria com o Centro Arqueológico da Herdade dos Perdigões, a recuperação do Monte de Roncão d’el Rey e a protecção/valorização do património arqueológico relevante, a área destinada à agricultura em modo de produção biológica e o centro para a divulgação desta prática e dos seus produtos.
O Parque Alqueva é um projecto que tem agrupado um conjunto único de empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado e concepção de empreendimentos turístico-imobiliários, em que o produto final consiste na criação de um conceito que alia os valores naturais e culturais do Alentejo e do Grande Lago de Alqueva às tendências mais recentes da procura turística mundial.