segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)


Dezembro:
 
1-No Colégio dos Lóios, em Évora, foi aprovado no ano lectivo 1908/1909 o aluno António Bernardo Pécurto Ramos que transitou para a 6ª. Classe.
8- Passou por Évora o mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira.
10- Sob a presidência do Sr. Governador Civil do Distrito, a Comissão Distrital de Évora aprovou o orçamento suplementar da Câmara Municipal de Borba.
11- Partiu de Évora para Borba o ilustre Governador Civil do Distrito de Évora Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
14- Já regressou a Évora o Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
22- Consta, que o Governador Civil do Distrito de Évora, Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas, vai pedir a demissão.
 
E… Há 50 Anos (1959):

1-Desde o passado Domingo (29 de Novembro) que chove torrencialmente em Borba, tendo hoje piorado com ventos ciclónicos. Os prejuízos são enormes na agricultura.
3- Após prolongado sofrimento, faleceu em Lisboa o Sr. Prof. Miguel Jerónimo da Silva Coelho, que exerceu o magistério em Borba. Era natural de Santiago Rio de Moinhos, deixa viúva a Srª. D. Branca Olímpia Pissara Cabral, Professora do Ensino Primário Oficial e era tio do Sr. Eduardo Coelho, chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Borba. Fundou a Cantina Escolar de Borba e durante largos anos desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal.
5-Integrada na Semana da Mãe, o Centro nº. 1 da Mocidade Portuguesa Feminina  de Borba organizou uma pequena festa no alpendre da Escola Feminina, em que se cantou e rezou diante de um altar improvisado em honra de Nª. Srª. da Conceição. Em seguida, uma filiada, numa voz bem timbrada leu a pagela própria para o dia 8 de Dezembro e uma Professora leu o ofício da Delegada Distrital da M.P.F., informando o horário das emissões radiofónicas dedicadas ao «Dia da Mãe», transmitidas pelas diversas emissoras, terminando a festa com a distribuição de roupa às filiadas mais pobres.
6- O Sport Clube Borbense, que representa a vila, no Campeonato Regional organizado pela Associação de Futebol de Évora, defrontou hoje o Recreio Artístico Calipolense, de Vila Viçosa. Os locais, que empataram na primeira jornada com o Sport Lisboa e Évora, foram agora derrotados, não obstante o seu bom desempenho. O árbitro Sr. João Galriça deu uma vitória aos calipolenses com uma bola validada que nunca entrou na baliza do SCB e que toda a gente viu menos ele. Foi falseada a verdade desportiva!  
7- Está a concurso um lugar na Escola Primária de Borba.
8- Realizou-se em Borba o casamento da Sr.ª D. Maria Isabel Ramos Barriga Negra, filha do Sr. José António Barriga Negra (já viúvo), com o Sr. Fernando Esteves Lameira, filho da Sr.ª D. Maria Rita Lameira e do Sr. António Esteves Lameira. Foram padrinhos, por parte da noiva, os seus pais Sr.ª D. Mariana da Purificação Ramos Barroso e marido Sr. José Manuel Letras Barroso e, por parte do noivo, sua irmã e seu cunhado, respectivamente Sr.ª D. Ludovina Lameira Branco e Sr. Clemente Eugénio Branco. Os noivos ficam a residir em Borba.
10- Foi concedida a 3ª diuturnidade à Professora Maria do Anjo Alfacinha Palhais, da Escola Primária feminina de Borba.
13- Num desafio de futebol realizado em Montemor-o-Novo e a contar para o Campeonato Regional, o Sport Clube Borbense foi derrotado por 3-1, pela União Sport. O SCB não merecia tão severo resultado, pois ofereceu uma boa réplica ao seu adversário. Muito perto do intervalo, o resultado estava com um empate a zero bolas, assumindo o árbitro nessa altura uma decisão infeliz que veio a influenciar negativamente os azuis e brancos.
14-Encontra-se retido no leito, vítima de grave doença, o Sr. António Joaquim da Guerra Semedo, proprietário da Farmácia Central.
20-O Sport Clube Borbense foi derrotado em Vendas Novas pelo clube local.
21- O Sr. José Félix Mira, Governador Civil do Distrito de Évora, procede hoje à verificação dos poderes de Mário Henrique Quaresma Sapatinha, nomeado Procurador ao Conselho do Distrito, pelo concelho de Borba para servir no quadriénio 1960-63.
24- O vinho da Adega Cooperativa de Borba, que foi galardoado no Concurso do Melhor Vinho de 1958, vende-se em Évora na Frutaria Coelho, Rua João de Deus, nº. 15.
 
João Azaruja