sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESTAQUE

Rádio Borba novamente “No ar”

 
Foram três longas semanas de silêncio, um silêncio que se tornou incomodativo para quem tem como único objectivo cumprir a missão de informar, anunciar e divulgar. Um silêncio forçado, fruto do infortúnio que uma vez mais a Rádio Borba foi alvo.
No dia 15 de Novembro, o emissor foi alvo da visita de larápios que levaram todo o equipamento que permite chegar a casa, aos carros e a todos os rádios, de quem sintoniza 93.8 FM. Pela segunda vez, em Maio de 1998 sofremos idêntico infortúnio, sentimo-nos impotentes perante a incerteza de quem tenha sido o autor de mais este acto de vandalismo, depositando as esperanças nas autoridades policiais e na sua investigação. Ficamos, uma vez mais, sem respostas para a razão do furto, dado que o equipamento única e exclusivamente se destina à emissão de rádio e perante a fiscalização rigorosa da actividade radiofónica no nosso país, não acreditamos que venha a ser colocado em funcionamento numa estação de rádio nacional.
Com a investigação ainda em curso, e perante a incerteza na recuperação do equipamento, a Direcção da Rádio Borba desenvolveu os esforços para, no mais curto espaço de tempo, colocar novamente a emissão no ar. O tempo de silêncio foi longo, porque durante 20 dias ficámos impossibilitados de emitir e garantir a divulgação de publicidade dos nossos anunciantes, principal fonte de receita da rádio. Mas era necessário proceder à reparação dos estragos efectuados, reforçar a segurança das instalações e, dado que não dispomos de emissor suplente, garantir o empréstimo de um equipamento que nos permitisse voltar à convivência dos nossos ouvintes. E tal aconteceu este Domingo, 06 de Dezembro, pela manhã, três semanas após o silêncio forçado. Este regresso só foi possível graças à colaboração das empresas Electrolocal, Lda, com sede em Gondomar, nosso fornecedor de longa data, que nos emprestou o equipamento, e Barroso & Teixeira, Lda, com o seu técnico Vítor Barroso a prestar uma vez mais o seu indispensável contributo para que o regresso se concretizasse. Expressamos o nosso agradecimento público e enorme reconhecimento pelo contributo que nos deram para que a história da nossa Rádio possa continuar.
Esta rádio, como a maioria das rádios locais, foi criada e continua a desenvolver a sua actividade graças à “carolice” daqueles que teimam em dedicar parte do seu tempo à nobre missão de garantir a informação, a liberdade de expressão e o pluralismo de opinião, tornando-se em muitas ocasiões numa companhia e uma voz amiga, fundamental para dar voz a muitas notícias que não têm espaço nem tempo de antena nos órgãos de comunicação social de âmbito nacional.
Ao longo da sua existência, têm sido muitos os ouvintes, anunciantes (empresas e instituições do concelho e da região) e colaboradores a razão do nosso trabalho. Em momentos de adversidade, sempre contámos com a colaboração dos nossos anunciantes, que sempre nos apoiaram e reforçaram o nosso empenho em continuar. Ao longo destas três semanas, foram muitos os ouvintes e anunciantes que nos expressaram a sua solidariedade e manifestaram o desejo de continuar a ouvir-nos nos 93.8 FM. Estas manifestações, que agradecemos profundamente, deram-nos ainda mais força para proporcionar o regresso à antena.
Mas também temos que lamentar, embora sendo poucos, os que se regozijaram e alimentaram a esperança de que a emissão não voltasse. Apesar de já estarmos em 2009, e de vezes sem conta ouvirmos apregoar a liberdade de expressão e pluralidade de opinião, ainda há quem se sinta incomodado com a existência de órgãos de imprensa, que garantem que tais valores sejam praticados.
A Rádio Borba tem sido e continuará a ser aquilo que os ouvintes, anunciantes e colaboradores desejam. Têm sido muitas as dificuldades, esta é mais uma que vamos superar, e vamos continuar com o contributo de todos. Porque as coisas difíceis são para as pessoas capazes! Siga a emissão…


28.º Aniversário da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
 
Foi no passado dia 1 de Dezembro de 2009, que a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, comemorou o seu 28º Aniversário sobre a reestruturação.
Durante a manhã, a banda Filarmónica, desfilou pelas ruas de Borba para comemorar o seu aniversário, juntamente com centenas de populares, que mais uma vez acarinharam os músicos da Banda mais jovem do Alentejo.
Muitos foram os que se deslocaram às ruas da Cidade de Borba para poderem ver e ouvir a Banda. Este publico, como sempre, mostrou-se positivamente surpreendido com a excelente actuação da Banda.
Para terminar os festejos, deste 28º Aniversário, houve um almoço de confraternização entre músicos, familiares, e amigos da Banda, onde entre muitas outras prendas, foram oferecidos instrumentos musicais (Trombone de Varas pela Santa Casa da Misericórdia de Borba; Saxofone Tenore pela Câmara Municipal de Borba e Junta de Freguesia da Matriz)
No final, Ãngelo de Sá, Presidente desta instituição, durante o seu discurso afirmou que a Banda tem dado muito durante este últimos anos, e ainda salientou que o sucesso se deve ao esforço de todos.
É de realçar, na actual Banda Filarmónica, a sua escola de Música onde já passaram ao longo destes últimos anos, algumas centenas de jovens da cidade de Borba.
Porém, são poucos aqueles que têm conhecimento, mas esta Banda Filarmónica que agora enche a todos os Borbenses de orgulho, nasceu à mais de um quarto de século sucedendo à Banda 1º de Dezembro que se fez ouvir no princípio dos anos cinquenta, vindo a desaparecer em 1957 por manifesta falta de meios de subsistência.
Actualmente a Escola de música é composta por 60 elementos, com idades entre os 8 e os 80 anos de idades.
Ao longo destes anos a banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba participou em vários festivais, conjuntamente com algumas Bandas de grande prestigio musical.


HIGH CARE CENTER em Vila Viçosa
 
Há cerca de um mês foi aberto em Vila Viçosa no Largo Gago Coutinho um novo espaço, HIGH CARE CENTER, uma clínica de estética que visa um conceito inovador para a Saúde, Beleza e bem estar, sendo exclusiva em todo o Alentejo.
Com implantação mundial em mais de 50 países, fruto de investigação e desenvolvimento próprios, com rigor e a qualidade da tecnologia alemã, a filosofia da 
High Care Center  é dar aos clientes saúde e beleza para uma vida mais longa e mais saudável.
Por isso tem, não só, aparelhos para diversos tratamentos ( terapia de pressão negativa, ultrasom, drenagem linfática, SPM, electroestimulação, inalação de iões ), como também cosméticos e suplementos nutricionais. O serviço que é  prestado é constituído fundamentalmente pela prestação de serviços de comércio de estética e beleza, bem como de cuidados de estética para o rosto e corpo, sustentada na experiência e conhecimento de mercado de uma empresa com provas dadas internacionalmente, WEYERGANS e que em Portugal, através de uma empresa local  a HIGH MEDICAL, Ldª  tem excelentes resultados.
A capacidade de inovação e lançamento de novos produtos pela “ casa-mãe” alemã, aliada à qualidade de procedimentos em vigor nessa empresa (certificada internacionalmente pela qualidade dos procedimentos adoptados , são um garante da viabilidade deste empreendimento em termos de futuro.
Em ambiente discreto e relaxante são vários os tratamentos e produtos eficazes e exclusivos como: Meso Care, inovação em Mesoterapia Estética; Vacustyler, “tratamento diferenciado de celulite”, um exclusivo que assenta em 4 pilares: 1 Aumento do metabolismo celular; 2 Drenagem Linfática; 3 Reafirmação do Tecido conectivo e tónus muscular; 4 Prevenção; Body Wrapping, envolvimento corporal combinado como aromaterapia; SPM ( Endermologia, Sucção e Massagem, eficaz no combate dos depósitos de gordura mesmo em áreas tipicamente problemáticas, como o duplo queixo e as coxas; Massagens de relaxamento e Anti-Celulítica “High Care Center e também consultas de Nutrição. Futuramente está se pensar em tratamentos de Dermatologia e Podologia.
A Clínica High Care Center é um projecto que tem por base um serviço cada vez mais procurado e com padrões de elevada qualidade.