quinta-feira, 29 de abril de 2010

Terras Brancas n.º 418 - 29/Abril/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Encontros no Alto da Praça
A elevação a cidade não é um ponto de chegada mas sim um ponto de partida

Jerónimo João Pereira Cavaco, 37 anos, natural de Borba, reside actualmente em Lisboa para onde se mudou há duas décadas com o objectivo de completar os seus estudos. Apesar deste pormenor, este jovem jurista nunca se separou das suas raízes, continuando a participar activamente no quotidiano borbense. O facto de nas últimas autárquicas ter aceite ser o cabeça de lista pelo PS à Assembleia Municipal, órgão que bem conhecia mercê da presença nos dois mandatos anteriores como deputado, é o ponto mais relevante dessa sua ligação ao concelho. Numa altura em que se cumpre mais um aniversário sobre o fim do regime ditatorial herdado de António de Oliveira Salazar, julguei ser pertinente saber a opinião de um então recém nascido sobre a “liberdade” conquistada nesse dia.



Por esta altura, comemora-se o 36º aniversário sobre o “Dia da Liberdade”. Como é que um recém nascido, à altura, olha para esta realidade?
Falar do 25 de Abril e daquilo que significa é sempre complicado, pois tenho uma visão um pouco diferente deste dia, ou seja, normalmente não me identifico com os discursos que os “políticos” fazem neste dia em que se lamentam do estado na nação, dos problemas que vivemos, que deveríamos ter feito aquilo, não ter tomado esta decisão, etc… um muro de lamentações que entendo não devem ser feitas neste dia.
Neste dia festejamos a alegria imensa de um povo que gritou chega de opressão, que gritou chega de repressão, que gritou chega de perseguição, que gritou chega de censura, enfim exclamou Liberdade!
A educação que recebi, em particular do meu Pai, ajudou-me a entender melhor o que se passava nos anos subsequentes à Revolução de Abril. Ajudou-me a formar consciência Politica. Ajudou-me a entender que éramos um povo que nos exprimíamos pela primeira vez em Liberdade (com alguns excessos é verdade), por isso entendo que neste dia devemos demonstrar alegria, cor e celebrarmos aqueles que tornaram possível eu estar aqui hoje a dar esta entrevista sem ter medo do Lápis Azul, sem ter medo de expressar a minha opinião.
A minha geração têm, sem dúvida nenhuma, alguma dificuldade em entender o que se passava anteriormente, pois não conhecemos restrições, não conhecemos limitações em termos de expressão individual, mas temos a obrigação de contribuir para que nada de parecido volte sequer a acontecer, pois como alguém referiu, o maior erro do Homem é pensar que os erros passados não se voltam a repetir…
Em suma olho para este dia como um dia feliz, um dia em que devemos celebrar a Liberdade que hoje temos, honrar os que permitiram que hoje fosse possível festejar Abril mas, acima de tudo, garantir que as gerações que nos vão suceder possam partilhar e respeitar o 25 de Abril.

A Internet veio permitir uma maior fluidez na divulgação de informação. Há quem defenda que actualmente existe inclusive “liberdade a mais”, concordas?
Não, não concordo. A Liberdade nunca é demais e não deve ser mensurável, esse é o nosso erro quando achamos que podemos controlar a Liberdade.
É verdade que o acesso à informação é hoje muito mais fácil, pois eu lembro-me que mexi num computador pela primeira vez aos 13/14 anos e hoje uma criança, ainda no Ensino Básico, é incentivada a utilizar o mesmo, logo é um ferramenta poderosa que vai influenciar em muito o futuro de todos nós. A informação que temos à mão, ou melhor ao toque de um click, é algo que nos habituámos a devorar e sem a qual não conseguimos viver, mas que também pode ser prejudicial, pois na maioria das vezes a mesma é contraditória, às vezes com um baixo grau de fiabilidade e, por vezes, fabricada de forma a criar na sociedade correntes de opinião com objectivos que muitas vezes têm apenas que ver com a obtenção de poder.
A liberdade não é, nem nunca será, demais se conseguirmos respeitar os limites da mesma e se, acima de tudo, conhecermos o que esta palavra nos oferece, e a que nos obriga, pois não são só Direitos, existem também Deveres.
O grande problema é que a sede de poder vigente na sociedade em que vivemos leva a que a Liberdade de cada um de nós seja muitas das vezes completamente ignorada e desrespeitada.
Eu sou daqueles que entendo que a Liberdade que alguns apregoam (aquela em que não se respeita a próximo, em que se usa a mesma para atingir a todo o custo um objectivo), não é a verdadeira Liberdade, pois esta existe mas cada vez de forma mais tímida, temos medo de nos envolver, temos receio de retaliações, etc…
A liberdade de expressão, conquista também de Abril, não pode continuar a ser posta em causa, não pode voltar a ser “controlada” pelo poder político, pois ela reside em cada um de nós e retirar-nos isso é amputar uma parte de nós.

Como é que o mais jovem Presidente da Assembleia Municipal interpreta o papel deste órgão na democracia Borbense?
A Assembleia Municipal é órgão que acompanha e fiscaliza a actividade da Câmara.
Como diversas vezes ouvi da boca de Deputados na Assembleia Municipal, esta é a Casa da Democracia. Eu costumo chamar-lhe, o fórum por excelência.
Considero que aqui podemos e devemos dar o nosso contributo, a nossa opinião, tendo em vista o objectivo comum que mobiliza todos sem excepção que estão reunidos naquele órgão – O nosso Concelho.
Lamento que também aqui tenha havido por vezes excessos na liberdade de expressão que nos assiste, mas acho que quando isso acontece damos uma imagem triste e negativa da verdadeira importância que tem nas nossas vidas a existência deste órgão. Talvez tenhamos, ao longo dos anos, contribuído de forma decisiva para o afastamento da população das sessões que realizamos.
É bem verdade que o furor político que falava no início hoje não é vivido da mesma forma. É verdade que esta Assembleia conta com uma maioria absoluta muito forte, fruto da decisão dos borbenses, mas também não deixa de ser verdade que é ali que muitas vezes se decide o futuro do nosso Concelho, e não vejo a população presente e interessada no que ali se discute. Existe um completo alheamento da população destas sessões, o que me custa a entender e aceitar. Não podemos julgar o todo apenas por uma parte, e acima de tudo não nos devemos conformar. Devemos pedir contas a quem elegemos. Devemos colaborar de forma mais activa nas decisões que nos afectam diariamente, ou devemos apenas expressar a nossa opinião, mas devemos fazê-lo ali e não no café, ou no Alto da Praça (o espaço físico não o Blog) que é algo que gostamos de fazer muitas vezes sem estarmos na posse de todos os elementos.
Entendo que este órgão nos permite obter um conhecimento mais profundo dos problemas do Concelho e da forma que pensamos ter encontrado para os resolver, por isso acho que o contributo de todos sem excepção é no mínimo fundamental.

Como têm decorrido estes primeiros meses? A relação entre as três bancadas tem sido uma relação cordial?
Depois da tomada de posse, construímos uma equipa que me acompanha diariamente no trabalho do Gabinete de Apoio da Assembleia. Estamos a preparar uma proposta de Regimento que pensamos levar em breve a plenário e estruturamos tudo de forma a que a ausência física do Presidente da Assembleia não fosse sentida. Todos sabem que não resido durante a semana no Concelho, mas estou sempre presente. Lá está, uma das vantagens do desenvolvimento tecnológico em que vivemos hoje em dia.
Já referi que hoje em dia a política é vivida de forma menos intensa mas de forma tão verdadeira e correcta como no passado. Os deputados têm um conhecimento muito grande dos outros membros da Assembleia, alguns até têm laços familiares com membros de outras bancadas e, acima de tudo, querem o melhor para todo o Concelho. Por isso, não entendo que para além da discussão política que é normal existir neste órgão haja ou possa haver conflitos doutra natureza, pois nunca o permitirei.
As três bancadas têm até ao momento mantido uma relação acima de tudo institucional onde tentamos manter o equilíbrio necessário ao regular e normal funcionamento das sessões e de todo o expediente da Assembleia.
Tentarei que a maioria, e as minorias, mantenham ao longo destes quatro anos a relação correcta para que não coloque nunca em causa o regular funcionamento deste órgão.
A relação não tem que ser sempre cordial mas tem que ser a mais eficiente. Olho para o plenário como uma equipa onde cada um desempenha um papel e desde que cada um desempenhe o seu papel da melhor maneira que sabe, e desde que respeite o papel do outro, não haverá qualquer problema.

O actual presidente foi deputado durante os dois mandatos anteriores. Quais as principais diferenças entre estar na bancada e presidir à Assembleia?
Existem, evidentemente, diferenças. Logo à cabeça o nível de responsabilidade, pois encabecei uma lista constituída por uma equipa em que a maioria clara da população do nosso Concelho depositou uma enorme dose de confiança, pelo trabalho desenvolvido e pelo trabalho que desejam continue a ser desenvolvido. Represento também, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, o Concelho a nível institucional, o que eleva o grau de responsabilidade com que desempenho as minhas funções.
Sou uma pessoa que gosta de exprimir a sua opinião, mas entendo que, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, tenho o dever de manifestar a mesma apenas em última instância, enquanto que quando estamos na bancada esta “limitação” não é sentida, mas isto não quer dizer que não a manifeste pois irei fazê-lo quando entenda que o deva fazer.
Aprendi, nos oito anos em que estive como deputado na Assembleia, muito em particular com os meus antecessores na Presidência, o Joaquim Veiga e o António Proença. Pessoas com formas diferentes de dirigir os trabalhos mas pessoas com um enorme sentido de Democracia que sempre conseguiram manter o equilíbrio institucional no funcionamento deste órgão, e que me ensinaram que acima de tudo está o respeito pela Democracia e o respeito pelo órgão que representamos. Aproveito a oportunidade para lhes prestar o meu agradecimento público.
Este plenário tem muitas caras novas, tem também muitos jovens, e como sabemos os jovens têm o sangue um pouco mais quente e compete-me a mim manter o equilíbrio necessário entre a dinâmica e inexperiência inerente à juventude e a experiência inerente aos membros com mais anos de dedicação à causa pública.
Acho que, até ao momento, tenho conseguido manter um espírito aberto mas muito responsável das sessões já realizadas neste mandato.

Levar a Assembleia Municipal até os munícipes foi uma das ideias lançadas para este mandato. Orada já foi visitada, o objectivo foi conseguido?
Pretendemos com esta medida acicatar a consciência das pessoas, para que não entrem numa espécie de letargia Democrática após as eleições, e que durante quatro anos se afastem dos decisores políticos do Concelho e, consequentemente, dos órgãos onde as decisões são tomadas.
Achamos que levar as Sessões da Assembleia Municipal para fora do Salão Nobre, e em particular para as Freguesias, pode ter um efeito positivo na vida destas freguesias. O objectivo na Orada foi atingido apesar de não estar totalmente satisfeito. Vamos voltar com mais sessões, mas pretendo que nestas sessões possamos abrir a discussão sobre os problemas locais de cada Freguesia e para isso conto com todos os que vivem nestas Freguesias para nos fazerem chegar sugestões para a constituição de uma ordem de trabalhos que possa, para além dos pontos habituais, ser quase dedicado a cada Freguesia.
Vamos prosseguir com esta ideia e acho que as populações nos ajudarão a conseguir atingir os objectivos.

Há quem defenda que os jovens estão de costas voltadas para a política. Partilhas desta opinião?
Gostava de não partilhar mas temo que exista um fundo de verdade nesta questão. Porém, nem todos estão de costas voltadas para a política. Basta olhar para as listas nas últimas Autárquicas e facilmente verificamos que existem jovens com vontade de participar nas decisões que sem dúvida nenhuma vão ter reflexos ao longo das suas vidas.
Também existem muitos com grande capacidade que por diversas razões não querem envolver-se na política, e aqui a culpa é partilhada pelos que hoje são políticos, por tudo o ruído à volta desta classe que já foi idolatrada e é hoje consecutivamente posta em causa. Não digo que não seja feito com razão e com motivos válidos, mas penso que procuramos todos os dias o “bode expiatório” e normalmente existem sempre consequências graves quando actuamos assim.
É também partilhada pelos Jovens que se limitam a encolher os ombros e a não partir para a linha da frente e a tomar as rédeas dos assuntos.
Gosto de estar presente junto dos decisores pois só assim poderei dar a minha opinião e posso definitivamente contribuir para continuar a melhorar o nosso dia a dia.
Acho que os jovens estão a acordar, em cada dia que passa, para esta nova realidade em que o País se encontra mergulhado, e não deixa de ser irónico que a nossa geração, que injustamente foi apelidada de “Geração Rasca”, tenha que arregaçar as mangas e meter a mão à obra para conseguir corrigir os erros que uma classe política elitista veio a acumular ao longo dos últimos 30 anos, mas tenho a certeza que conseguiremos dar uma lição de humildade e trabalho, e conseguiremos ver este País mais equilibrado a nível económico mas acima de tudo mais solidário e mais justo socialmente. Só compete aos nossos jovens acreditar que somos um povo capaz de esta árdua tarefa, porque realmente somos!

Concluir os estudos, leva a que os jovens abandonem o concelho, muitos dos quais não chegam a voltar. Na opinião de quem passou por esse processo, o que se pode fazer para, não o invertendo, minimizar esta perda?
Eu acredito que muitos dos que partem voltam, e temos exemplos a esse nível aqui no nosso concelho. Também acho que ainda não estão criadas as condições para que todos possam voltar.
Neste momento é mais fácil, para quem exerce profissões ligadas aos serviços, voltar do que para aqueles que exercem profissões a nível de Economia, Gestão, ou Direito. O nosso concelho não apresenta ainda condições para que estes jovens se possam fixar, e sinceramente acho muito complicado que possa ser uma realidade a curto prazo, mas temos que continuar a trabalhar diariamente para atingirmos este ponto.
Não havendo grandes alternativas temos que garantir que mantemos os jovens ligados ao concelho, seja através do seu envolvimento nas instituições que existem no nosso concelho e pedir-lhes ajuda nesta caminhada que ainda vai no início, que é tornar o nosso concelho muito mais desenvolvido, capaz de absorver a sua força de trabalho e dar-lhe condições para criarem uma “vida”. A sua experiência profissional, e de vida, será fundamental para conseguirmos atingir os nossos objectivos. Se fosse necessário criar uma frase para motivar os jovens, acho que teríamos que dizer – São fundamentais no nosso Desenvolvimento!

Acompanhaste de perto o processo de elevação de Borba à categoria de cidade. Quais as vantagens mais significativas?
Acho que é o culminar de todo um processo moroso, que se conseguiu manter quase em segredo durante muito tempo e que é também um prémio para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este executivo ou se quiserem por esta equipa da qual sinto orgulho em pertencer.
Muito se têm dito sobre a elevação de Borba a cidade, e muita coisa errada. Não vamos pagar mais impostos, as coisas não ficam mais caras, etc…
A elevação a cidade não é um ponto de chegada mas sim um ponto de partida, pois a partir de agora temos que iniciar o processo de reivindicação de todos os equipamentos que fazem parte integrante de uma cidade e que ainda não temos, e é aqui que só vejo vantagens. Educação, saúde, segurança, mobilidade, serviços, são reivindicações que a partir de agora temos legitimidade para fazer, ou melhor, temos direito a que, as que existam, sejam melhoradas e as que não existem sejam criadas. Vai ser mais um processo complicado e longo, mas temos condições criadas para que possam vir a ser concretizadas, e uma realidade, muitas das coisas que em 2001 não passavam de um sonho distante. Em suma, a elevação de Borba a cidade para além do marco histórico que se escreveu é um ponto de partida rumo a um futuro melhor para todos nós.

E dentro de dez anos, como estará o nosso concelho?
Estará com certeza ainda melhor do que é hoje. Continuamos todos a trabalhar para que assim seja.
Temos problemas estruturais, temos falta de indústria, falta de mão-de-obra qualificada, uma população a envelhecer e a necessitar de mais e melhores cuidados de saúde, e temos que criar as condições para que estes problemas que hoje existem possam deixar de o ser, mas também temos muitas coisas boas. Uma localização estratégica, no eixo Lisboa – Madrid, recursos naturais, empresários empreendedores, dos melhores vinhos portugueses, e acima de tudo vontade de ter mais e melhor para cada munícipe do nosso concelho.
Podemos estar daqui a 10 anos onde sonharmos. Relembro que em 2001 esta equipa que ainda governa os nossos destinos foi acusada de ser sonhadora devido ao programa que apresentava, e vejam até onde o sonho nos levou, acho que devemos continuar a sonhar, pois o sonho comanda vida, não é?
Continuo a acreditar em Borba, nas suas potencialidades enquanto comunidade, enquanto concelho com futuro e acima de tudo recuso-me a baixar os braços e desistir de acreditar que é possível Mais e Melhor!

NOTÍCIAS

Município de Borba integra a parceria TEIAS - Rede Cultural do Alentejo

O Município de Borba aprovou em reunião de Câmara a apresentação da candidatura Teias – Rede Cultural do Alentejo, no âmbito do Eixo 3 - Equipamentos Culturais – Programação Cultural em Rede, do Programa Operacional Regional InAlentejo.
O projecto é apresentado em parceria, liderada pelo Município de Évora, com os municípios de Borba, Alandroal, Montemor-o-Novo, Portel, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Palmela, Estremoz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, num investimento estimado em cerca de 900 mil euros, com um financiamento elegível de 60%, a executar nos anos de 2011 e 2012.
Pretende-se com esta candidatura contribuir para a melhoria das condições de acesso e fruição aos bens culturais e um fomento da participação activa dos cidadãos na actividade cultural, baseada em quatro componentes: acções educativas, itinerância de espectáculos, aquisição de bilheteiras electrónicas e comunicação e divulgação.
No que se refere às acções a desenvolver pelo Município de Borba, abrangerão o serviço educativo em rede e itinerâncias com agentes locais, com a participação de diferentes equipamentos culturais, num valor de 66 mil euros.

Inscrições abertas para o concurso Borba Florida 2010

O Município de Borba abriu no passado dia 16 de Abril as inscrições para o concurso Borba Florida 2010, a decorrer até amanhã, dia 30. As inscrições estão abertas a todos os munícipes de Borba que possuam varandas ou janelas para exposição das flores, desde que estas sejam visíveis da via pública, mas apenas os moradores do centro histórico de Borba serão avaliados.
A autarquia fornece as floreiras e plantas aos novos participantes mediante o pagamento de 3,00 euros, entregando gratuitamente as flores aos participantes das edições anteriores.
Durante os meses de Maio e Setembro, o Júri do concurso efectuará três visitas aos inscritos, avaliando a evolução/manutenção da floração, enquadramento, conjugação de espécies e coloridos e o estado fitossanitário, distinguindo as três melhores varandas e janelas.
A divulgação dos resultados será tornada pública até 30 de Setembro, e a entrega dos prémios decorrerá no dia 01 de Outubro, com a inauguração da exposição com fotografias de todas as varandas a concurso, que estará patente ao público até 10 de Outubro, no Palacete dos Melos.
As inscrições, através de ficha destacável, podem ser efectuadas no Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba, ou enviada por e-mail para o endereço gabineteverde@cm-borba.pt, onde poderão ser solicitadas mais informações.

Campeonato Regional de Desporto Escolar decorreu em Borba

A cidade de Borba foi, no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril, anfitriã dos Campeonatos Regionais do Desporto Escolar nos escalões iniciados e juvenis masculinos e femininos. A competição reuniu 262 alunos, acompanhados por 37 professores, representantes de 42 escolas de todo o Alentejo, nas modalidades de Badminton, Natação e Ténis de Mesa.
A modalidade de Badminton foi disputada no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba e a de Ténis de Mesa foi discutida no Pavilhão de Eventos de Borba. A competição da modalidade de Natação teve lugar na Piscina Municipal de Estremoz.
O Desporto Escolar tem objectivos e finalidades educativas promovendo o desenvolvimento desportivo e pretende combater o abandono e o insucesso escolar para que todos os alunos estejam inseridos no sistema de educação. A importância do Desporto Escolar na vida escolar das crianças e jovens deve ser valorizada. A actividade física e desportiva assume particular importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, como forma de combate ao problema crescente do excesso de peso e obesidade nas faixas etárias mais baixas.
Os jovens apurados nos Campeonatos Regionais de Badminton, Natação e Ténis de Mesa vão agora disputar os lugares cimeiros dos Campeonatos Nacionais que decorrem em Albergaria-a-Velha (21 a 23 de Maio), Mealhada (21 a 23 de Maio) e Albergaria-a-Velha (28 a 30 de Maio), respectivamente.
A organização dos Campeonatos Regionais de Badminton, Natação e Ténis de Mesa, em Borba, esteve a cargo da Coordenação Local do Desporto Escolar do Alentejo Central, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Borba. Esta iniciativa teve o apoio dos Municípios de Borba e de Estremoz, dos Bombeiros Voluntários de Borba, da Escola Segura, da Junta de Freguesia da Matriz, da Santa Casa da Misericórdia, do CCD da Matriz e das entidades Anibrinde, Sovibor, Adega Cooperativa de Borba, Joaquim Mendes, Clérigo & Filhos, Plácido Simões, Pedras & Pedras, SEL, Crédito Agrícola de Borba, Rádio Borba e Jornal Terras Brancas.

Campanha de Prevenção Rodoviária em Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa associou-se ao Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa numa campanha de sensibilização das crianças e adultos do Município para a importância da prevenção rodoviária.
Vestidas a rigor, as crianças que frequentam as escolas do 1.º ciclo do concelho de Vila Viçosa saíram à rua para sensibilizar os adultos para as questões essenciais da prevenção rodoviária.
Esta iniciativa, promovida pelo Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia, pretende educar, formar e promover, junto dos mais pequenos, a importância da segurança e prevenção no combate à sinistralidade rodoviária.
Depois de esclarecidos os conceitos rodoviários, as crianças participaram, até ao passado dia 24 de Abril, em acções de fiscalização de trânsito em Vila Viçosa e nas freguesias rurais, bem como em campanhas de sensibilização em diversos locais de diversão nocturna.
Durante as diferentes acções de fiscalização, os alunos alertaram os condutores para alguns dos mais relevantes factores de risco, designadamente a condução sob o efeito de álcool e drogas, a não utilização dos cintos de segurança e as manobras perigosas nas estradas.

Estremoz recebe a 1ª Edição do TECHMOZ 2010

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2010, Estremoz recebe a 1ª Edição do Techmoz 2010, aquele que é considerado o melhor Evento de Videojogos do Alentejo.
Este evento junta todos aqueles que têm uma maior paixão pelos videojogos, onde o objectivo principal é o convívio.
Nesta 1ª Edição poderá participar nos torneios em LAN, como o Counter-Strike 1.6 e Pro Evolution Soccer 2010, e poderá ainda assistir a workshops de 3D, Flash e Photoshop, palestras orientadas pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, e muitas outras surpresas.

Concurso de fotografia "Olhares sobre Estremoz"

A Câmara Municipal de Estremoz está a organizar o Concurso de Fotografia “Olhares Sobre Estremoz”, que decorrer de 25 de Abril a 7 de Maio de 2010.
Este concurso tem como principais objectivos sensibilizar a população, de forma a mobilizar os seus sentidos para a capacidade de observação do meio que a rodeia e desenvolver a criatividade no âmbito da fotografia. Ao mesmo tempo, o concurso pretende incentivar a promoção e divulgação do território e, numa fase posterior, utilizar as imagens vencedoras nos novos materiais promocionais do Concelho de Estremoz, tais como postais, folhetos e página internet do Município.
O concurso destina-se a fotógrafos amadores, maiores de 18 anos e residentes no Concelho de Estremoz, sendo admitidas fotografias sobre o património natural, construído e imaterial do Concelho, num dos seguintes subtemas: fauna e flora; edifícios e monumentos; património imaterial: gentes, tradições e modos de vida.
Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de Maio de 2010 (Feriado Municipal), durante a inauguração de exposição dos trabalhos a concurso, a realizar na Casa de Estremoz.
Para mais informações acerca do Regulamento do concurso, deverão os interessados contactar o Posto de Turismo de Estremoz, no horário normal de funcionamento, ou através do email turismo@cm-estremoz.pt. O Regulamento e ficha de inscrição encontram-se também disponíveis no site http://www.estremozmarca.com .

Secretário de Estado da Protecção Civil visita exercício da Força Especial de Bombeiros

O Secretário de Estado da Protecção Civil, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Alandroal, e por outros responsáveis nacionais da Protecção Civil e do Governo Civil de Évora acompanharam, no passado dia 23 de Abril, o treino de combate com helicópteros pesados, helicordagem e veículos que se realizou junto à localidade de Hortinhas.
Este treino fez parte do Exercício de âmbito nacional da Força Especial de Bombeiros (FEB) – conhecidos como “canarinhos” – que este ano decorreu no concelho do Alandroal entre 20 e 24 de Abril.
A visita, que serviu para acompanhar o exercício da FEB, permitiu ainda estreitar as relações de colaboração entre as entidades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Alandroal, a Protecção Civil, o Governo Civil de Évora, a Força Especial de Bombeiros e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal.
Para o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, «a muita chuva que caiu nos meses de inverno vai fazer com que no verão exista muito material susceptível de arder, portanto, o dispositivo tem que estar muito atento e pronto a intervir. Este exercício aqui no Alandroal serviu precisamente para aperfeiçoar alguns procedimentos e treinar todas as situações que se possam vir a verificar, portanto, foi um exercício bastante produtivo». Vasco Franco agradeceu ainda à Câmara Municipal de Alandroal pela colaboração prestada na realização do exercício.
Joao Grilo, Presidente da autarquia alandroalense, explicou que, “o concelho, reúne as condições ideais para a realização deste exercício. Estamos sempre prontos para colaborar com as autoridades neste tipo de iniciativas, até porque entendemos que elas são essenciais para melhorar a capacidade de resposta em caso de ocorrência de incêndios ou outros desastres naturais”.
O presidente da Câmara de Alandroal apelou ainda a um esforço conjunto para o reforço dos meios da protecção civil e dos bombeiros no concelho, sendo que a autarquia está a fazer tudo o que lhe é possível para dar o seu contributo.
No Alandroal, onde a maior parte do coberto vegetal corresponde ao montado e onde o risco de grandes incêndios é moderado, subsistem ainda algumas manchas de monocultura de eucalipto que causa maior preocupação nos meses de verão.
De referir que no dia 22 de Abril o Acampamento Base do exercício da FEB, situado em Cabeça de Carneiro, recebeu a visita da Comunidade Escolar do concelho de Alandroal.

DESPORTO

Borbense deixa escapar a vitória

A equipa do S.C. Borbense recebeu o Escouralense e empatou 2-2 em jogo a contar para a 23ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Frente a frente estavam duas equipas com muitas baixas e que vivem momentos bem distintos, pois o Escouralense desde a chegada do Mister Balão tem vindo a subir na classificação e já está nos 5 primeiros, enquanto que o Borbense continua entre os últimos classificados e a precisar de pontos.
A equipa treinada pelo Mister Lobinho alinhou com Armando; Luiz Lopes, Luis Espiguinha, Nuno Espiguinha e Tiago; Luis Mendes, Rikas e Generoso, P. Baltazar, Zé Generoso e Freskinho. Entraram depois no decorrer do jogo o Filipe, Rosado e Deco.
O Mister Balão fez alinhar Rodrigo; Rui Benavente, Pedro Soares, Juary e Paulo Pinheiro; Pedro Santos, Xaras e Pedro Lopes; Charrua, Peixe e Paulo Batista.
O jogo começou equilibrado sem nenhuma das equipas a superiorizar-se, mas foi o Borbense a adiantar-se por intermédio do ainda júnior Freskinho que aproveitou muito bem um bom passe de Generoso. Mas pouco depois, num pontapé de canto para a equipa visitante, uma enorme falha defensiva permite ao goleador Peixe fazer o golo do empate. Chegávamos ao intervalo com o resultado empatado.
Na segunda parte foi novamente o Borbense, com a necessidade dos pontos, a entrar mais forte e conseguiu voltar a adiantar-se por intermédio de P. Baltazar na marcação de uma grande penalidade em que um defesa do Escouralense deu de mão dentro da área. Parecia que os 3 pontos iam ficar em Borba, mas já no minuto 95' um grande remate de fora da área de Paulo Pinheiro fez a igualdade.
Com este empate a equipa do Borbense continua na antepenúltima posição e continua a precisar de vitórias. Na próxima jornada recebe o invencível e já campeão Estrela de Vendas Novas.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense recebeu e goleou a equipa do Sp. Viana do Alentejo por 5-0 e assim consolida a boa posição em que se encontra na classificação geral;
O S.C. Bencatelense foi ao terreno do Redondense e acabou derrotado por 3-2, mesmo depois de ter estado a vencer por duas vezes. Mas a nota negativa do jogo vai para a grave lesão sofrida pelo guarda-redes do Bencatelense que teve de ser levado para o Hospital de Évora;
O S.C. Arcoense recebeu o Arraiolense e conseguiu vencer por 2-1 com golos do regressado Cabrita e do experiente Libério. Depois de muito tempo, a equipa verde e branca regressa às vitórias mas ainda não conseguiu sair da ultima posição.

Quanto ao resto desta 23ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o Estrela de Vendas Novas recebeu o Oriolense e impôs uma goleada histórica por 10-1, demonstrando assim a enorme superioridade que tem tido esta época. Os Unidos da Giesteira, grande revelação da época, receberam e empatou a uma bola com o Monte Trigo. Por fim, o Santiago Maior recebeu e venceu o Desp. Portel por 3-0, conseguindo assim fugir mais aos últimos lugares.

1ª Divisão Distrital de Évora
Canaviais em bom momento!

Disputou-se no fim-de-semana a 4ª Jornada da Fase Final da 1ª Divisão Distrital de Évora com o Canaviais a juntar-se ao Perolivense e estas 2 equipas começam a ganhar alguma vantagem.
No grande jogo disputado em Perolivas registou-se um empate entre a equipa da casa e o C.F. Estremoz, resultado que nem deu para garantir a subida já para a equipa das Perolivas, nem deu para os estremocenses se aproximarem dos lugares que dão acesso à subida.
No jogo de Mora, os Canaviais ganharam somando a segunda vitória consecutiva fora de campo, o que coloca a equipa no segundo lugar e agora depende apenas de si.
Na próxima jornada temos esse grande Canaviais - Perolivense onde a equipa que vencer garante a subida, e temos o C.F. Estremoz - Luso Morense onde apenas a equipa que vencer poderá continuar a sonhar com a subida.

Futsal Borbense goleia Cabeção

A equipa do Futsal Borbense recebeu no Pavilhão Municipal de Borba a equipa do S. Cabeção e Benfica e venceu por 8-2 em jogo a contar para a 16ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois da tempestade vem a bonança! Esta equipa de Borba não tem feito bons resultados fora, mas em casa é uma equipa muito forte e conseguiu mais goleada diante desta experiente equipa de Cabeção, garantindo o regresso à vice-liderança.
O jogo começou com as duas equipas a jogarem recuadas, mas com o tempo o Futsal Borbense foi pegando no jogo e conseguiu adiantar-se por intermédio de Grenho. Pouco depois, uma desatenção defensiva permite o golo do empate. Era a equipa da casa a dominar, mas o experiente guarda-redes do Cabeção, talvez o melhor do distrito, ia adiando o golo, até que Duarte conseguiu voltar a adiantar os da casa. Ainda antes do intervalo numa boa jogada dos visitantes voltam a empatar o jogo e fomos para intervalo empatados.
Na segunda parte o jogo foi de sentido único e a equipa da casa conseguiu adiantar-se no marcador com um golo de Grenho. Pouco depois foi Mendanha que numa boa jogada faz o 4-2. A equipa visitante não conseguia reagir e Edgar fez o 5-2, Mendanha o 6-2 com um grande remate e novamente Edgar a fazer o 7-2. Já perto do final, Pardal também se quis juntar à festa e marcou o 8-2 a finalizar uma boa jogada.
Na próxima jornada, a penúltima do campeonato, a equipa do Futsal Borbense recebe o Juventude de Évora.

25 de Abril com muito desporto!

No domingo passado comemoraram-se os 36 anos do histórico 25 de Abril de 1974, e tal como vem sendo habitual nos últimos anos em Borba, juntaram-se centenas de pessoas no Parque Desportivo de Borba a confraternizar com muita comida, bebida e claro, também para praticar desporto!
O Município de Borba, com a colaboração de algumas colectividades do Concelho, organizou vários Torneios em várias modalidades e aqui ficam alguns dos resultados dos desportos colectivos.

Torneio de Futebol 11
G. D. C. da Nora 1 – Veteranos de Rio Moinhos 7
Força Azul 2 – G. D. C. da Nora 1
Veteranos de Rio Moinhos 0 - Força Azul 3

1º - Força Azul – 6 pontos
2º - Veteranos Rio Moinhos – 3
3º - G. D. C. da Nora - 0

Torneio de Futsal Feminino
Futsal Borbitas 1 – Casa Branca 0
Futsal Borbense 1 – Futsal Borbitas 1
Casa Branca 2 – Futsal Borbense 1

1º - Futsal Borbitas – 4 pontos
2º - Casa Branca – 3
3º - Futsal Borbense – 1


Torneio de Futsal Masculino
Realizaram-se 15 jogos, pois todas as equipas se defrontaram e esta foi a classificação final do Torneio:
1º - Associação de Dadores de Sangue – 14 pontos
2º - Clube Rugby de Borba – 12
3º - Moto Clube de Borba – 12
4º - S. C. Borbense – 11
5º - Serviços Sociais da CMB – 8
6º - Grupo Jovem de Rio Moinhos - 4

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Terras Brancas n.º 417 - 15/Abril/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Encontros no Alto da Praça
O tempo dos “carolas” já lá vai

Edgar Manuel Varjola Liliu, Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos desde Outubro passado, é natural e residente em Santiago Rio de Moinhos, Borba.
Com 44 anos, Edgar Liliu é o mais jovem Presidente de Junta em funções no concelho de Borba. Há frente da segunda maior freguesia do concelho, recentemente acolheu mais uma Feira do Queijo, evento considerado por muitos como o melhor de sempre. No balanço deste evento, o autarca de Rio de Moinhos destacou o contributo que todos tiveram para o “sucesso” da Feira.
Dotar a freguesia de infra-estruturas dignas, asfaltar os principais acessos e, sobretudo, resolver a questão do tratamento dos resíduos das queijarias e da ETAR de Rio de Moinhos, são preocupações deste autarca. Preocupado ainda com o actual momento das Associações da freguesia, deposita total confiança nos jovens e acredita que será deles o futuro.
No futuro, imagina Rio de Moinhos como uma “Nova Vila” com boas condições de vida, paz e que desperte alegria nos seus residentes.

Alguns dias após mais uma Feira do Queijo qual o balanço que se pode fazer de um certame que se vem afirmando, anos após ano, e que distingue o que de melhor se produz em Rio de Moinhos?
É sem sombra de dúvidas um balanço bastante positivo. Foi um certame que muito nos honrou e que teve a visita, atrevo-me a dizer, de milhares de pessoas durante os três dias do certame. A aposta num novo local, a criação de um espaço mais amplo e sobretudo uma boa programação foram sem dúvida uma aposta ganha. Está por isso de parabéns a organização do evento. Gostaria de deixar aqui uma palavra de apreço a todos os que participaram neste evento e em especial às queijarias, artesanato, tasquinhas e restantes stands envolvidos, que muito contribuíram para o sucesso alcançado.

A ideia com que fiquei é que o mercado Espanhol é um alvo bastante apetecido. Prova disso mesmo o facto de o primeiro dia de Feira ter contado com a actuação de grupos de Sevilhanas. Confirma-se essa aposta em “nuestros hermanos”?
Confirma-se e é para continuar. Mas não foi só no primeiro dia que “nuestros hermanos” nos deram a honra da sua visita, pois durante todo o certame tivemos a presença de muitos, o que nos satisfaz bastante. Por tudo isto penso que devemos continuar e reforçar a aposta no mercado Espanhol, uma vez que não vêem só em passeio, mas também para consumir.

A instalação definitiva em espaço próprio é uma aspiração de há muito e que está prestes a ser concretizada. O próximo ano será o da afirmação deste certame?
Esperemos que sim. Como sabem a Feira do Queijo tem sido constantemente mudada de sítio. Embora este ano o local tenha sido excelente, não há nada melhor que um local próprio para a realização deste e outros eventos que se possam realizar na Freguesia.

É incontornável, não se pode falar de queijos sem falar dos resíduos. Como está a questão do tratamento dos resíduos das diferentes queijarias espalhadas pela freguesia?
Aqui é que está o grande problema da Freguesia. É uma situação de extrema delicadeza, com a qual a Junta de Freguesia está muito preocupada, mas também empenhada em ajudar naquilo que lhe for possível, para que entre todos tentarmos resolver da melhor forma esse grande problema. Por um lado a Câmara não tem capacidade financeira para suportar uma ETAR que consiga albergar ao mesmo tempo os resíduos industriais com os restantes resíduos da população. Por outro lado também entendo que os industriais do queijo passam por dificuldades e não podem sozinhos suportar tão grande investimento.
Talvez, se há doze anos atrás, quando obrigaram as queijarias a fazer grandes investimentos na sua remodelação tivesse sido feita uma zona industrial o problema fosse resolvido. Mas isto é apenas uma suposição minha.
Estou convicto que com a dedicação de todos, possa-mos ultrapassar mais esta “guerra”, até porque vai haver em breve mais uma reunião entre as partes envolvidas, onde esperamos que daí já saía algum ”fumo branco”.

A expressão “Consolidar a obra já realizada” foi retirada do programa eleitoral do PS, mas consultando os programas eleitorais das outras forças concorrentes verifica-se que ainda há muito para fazer. Existem condições para reivindicar mais, ou este mandato será efectivamente para consolidar a obra feita?
As reivindicações nunca são de mais e esta Junta de Freguesia está cá não só para consolidar a obra feita, mas essencialmente para reivindicar mais e melhor para a nossa Freguesia.

As acessibilidades são sempre uma das maiores preocupações do poder local. Num passado recente Rio de Moinhos ficou “mais perto” da sede de concelho, porém há ainda a estrada do Alfaval por asfaltar, estrada que colocará a freguesia “mais perto” para quem vem do Sul. É uma intervenção que está programada para o actual mandato?
Não é só a estrada do Alfaval que está por asfaltar. Por exemplo a estrada que liga Santiago às Carvalhas também precisa ser arranjada, assim como, a estrada que liga Borba á salgada que está em muito más condições. Nós Junta de Freguesia muito gostaríamos que nelas houvesse intervenção neste mandato e para isso vamos lutar, mas como todos sabemos cabe à Câmara Municipal essa intervenção ou não.

A recente elevação de Borba à categoria de Cidade, recolocou a questão da elevação de Rio de Moinhos à categoria de Vila em cima da mesa. Esta é mais uma aspiração dos residentes, mas será possível? Já foi feito algo nesse sentido?
Não digo que não seja uma aspiração dos residentes, mas na minha opinião pessoal, penso que não estão reunidas ainda as condições necessárias para se avançar nesse sentido. É uma possibilidade sobre a qual ainda não foi feita qualquer diligência.

Esta é a segunda maior freguesia do concelho de Borba. Nora, Barro Branco, Ribeira são outras localidades que fazem parte desta freguesia. Quais têm sido as intervenções mais significativas nesses lugares, e o que está previsto a curto prazo?
Até agora, as intervenções não têm sido muito significativas. Apenas trabalhos de limpeza, até porque de momento a Junta de Freguesia não tem capacidades financeiras para muito mais. No entanto pensamos em algumas intervenções a realizar talvez no próximo ano.

Ainda na área desta freguesia encontramos um espaço turístico de eleição, Aldeia de São Gregório, espaço que colocou Rio de Moinhos na “rota” do Turismo. Como está actualmente este espaço?
É com muita pena minha que vejo um espaço tão bonito e acolhedor como é a Aldeia de S. Gregório parado. Um espaço em que não há muito tempo atrás, estava cheio de vida, que acolhia muitos turistas, o que de alguma forma contribuía para a riqueza da nossa Freguesia e agora, por razões que nos ultrapassam, está “morto”.

Desde sempre ligado ao associativismo, nomeadamente pela participação como atleta e dirigente do GDC Rio de Moinhos, como vês o actual momento das associações da freguesia assim como a participação dos jovens na “vida” da freguesia?
O actual momento das associações não é lá muito famoso. Umas porque são associações só de nome, outras porque as pessoas que delas fazem parte, começam a ficar cansadas de tanto dar e nada receber, outras porque não têm sede própria etc. etc. Mas, enfim, algumas lá vão fazendo pela vida mesmo com dificuldades e a Junta de Freguesia está cá para ajudar naquilo que poder. Mas não está fácil, até porque o tempo dos “carolas” já lá vai.
Quanto aos jovens já se vê alguma participação e dou como exemplo a nossa lista de candidatos à Assembleia de Freguesia nas últimas eleições autárquicas, o que muito me honra. No entanto, penso que devem participar mais, levantar a voz e dizer “estamos cá”, porque é nos jovens que temos que apostar, é nos jovens que temos que acreditar, porque serão eles o futuro da nossa Freguesia, do nosso Concelho, do nosso Distrito e do nosso País.

Para finalizar, consegues imaginar Rio de Moinhos em 2020?
Imaginar Rio de Moinhos daqui a dez anos não é fácil. Mas gostava de um Rio de Moinhos com infra-estruturas dignas de uma “Nova Vila”, onde houvesse boas condições de vida, onde houvesse paz e acima de tudo onde houvesse alegria por viver em Rio de Moinhos.

António Spínola homenageado em Estremoz

O marechal António de Spínola, o primeiro Presidente da República depois do 25 de Abril, foi homenageado na passada terça-feira, em Estremoz, sua terra natal, quando se assinalou o centenário do seu nascimento.
A cerimónia, presidida pelo chefe do Estado Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, esteve a cargo do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), aquartelado na cidade, em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz.
O programa, incluiu a cerimónia militar, que decorreu pelas 11:30, no Largo Dragões de Olivença, no centro da cidade, junto da população civil.
Seguiu-se o descerramento de uma lápide alusiva ao centenário, na casa onde nasceu o marechal António de Spínola, na Rua Serpa Pinto. E ás 12:30 foi inaugurada a exposição alusiva à vida do marechal Spínola, no Palácio Reynold´s (RC3).
A homenagem, segundo o gabinete do CEME, pretendeu assinalar o centenário do nascimento, em Estremoz, do marechal António de Spínola, o comandante da primeira unidade de Escalão Batalhão mobilizada no RC3 para a “Guerra do Ultramar”, o Batalhão de Cavalaria 345.
O evento pretendeu também “lembrar o grande militar que foi o marechal Spínola, durante o tempo em que serviu a Cavalaria, o Exército e as Forças Armadas”.
António de Spínola vai também ser homenageado em Lisboa, no domingo, às 11:00, dia do centenário do seu nascimento, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e na qual será descerrada a placa toponímica que dará o seu nome a uma nova avenida da capital.
Na homenagem, que é da iniciativa do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, são esperadas as presenças de antigos chefes de Estado e de chefias militares.
O marechal António Sebastião Ribeiro de Spínola, militar e político, nasceu em Estremoz, na freguesia de Santo André, a 11 de abril de 1910, no ano da Implantação da República, e faleceu em Lisboa a 13 de agosto de 1996.
Em 1981 foi distinguido com o título de marechal, a mais alta patente militar.

NOTÍCIAS

Marcha da Saúde em Vila Viçosa

No passado dia 7 de Abril, no decorrer do Dia Mundial da Saúde, o município de Vila Viçosa celebrou este dia com a realização de uma caminhada, designada “marcha da saúde”.
O passeio pedestre teve como objectivo sensibilizar os mais idosos, para a adopção de hábitos de vida saudáveis, e para a importância da prática regular de exercício físico.
Cerca de 210 pessoas, de todo o concelho, deslocaram-se num percurso de 5 quilómetros, que terminou na Mata Municipal.
Depois da caminhada, juntaram-se para um pequeno lanche de convívio, onde o Presidente da Câmara, Luís Caldeirinha Roma, se juntou para confraternizar com os seniores.
Esta iniciativa teve origem pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Câmara de Alandroal apoia jovem do concelho na selecção de futebol feminino

A Câmara Municipal de Alandroal apoiou a integração de Maria Galindro, na selecção distrital de futebol, no escalão de sub-16. A Jovem de 15 anos, natural de Cabeça de Carneiro, no concelho de Alandroal, juntou-se à selecção distrital de futebol feminino no passado dia 1 de Abril, com o objectivo de disputar o campeonato inter-associações, onde vão estar presentes todas as selecções distritais de futebol feminino do país.
Maria Galindro, foi descoberta para o futebol pela professora de educação física que, ao vê-la actuar numa das suas aulas, decidiu contactar os técnicos da Associação de Futebol de Évora para que a pudessem avaliar.
João Serrano, treinador do escalão de sub-16 da selecção distrital, em futebol feminino, assegurou que «bastou ver jogar a Maria uma vez para sentir que tem muito potencial. Apesar de não jogar em nenhum clube de futebol é fácil de constatar que tem muita qualidade. Basta que ganhe algumas rotinas de jogo para que possa evoluir ainda mais e talvez nos venha ainda a surpreender», declarou o técnico.
A jovem, que vê em Simão Sabrosa o seu ídolo no futebol, explica que, «desde pequena que jogo futebol e participo em torneios, mas sempre num registo amador. Nunca joguei em nenhum clube, apesar de já ter sido convidada para jogar no Campomaiorense, mas não tinha condições para aceitar o convite. Felizmente, nesta “chamada à selecção”, a Câmara Municipal do Alandroal está a apoiar-me e por isso foi mais fácil aceitar o convite», explicou.
Maria Galindro assegurou ainda que está «muito contente com o facto de ter sido convocada para representar a selecção distrital de futebol feminino, num torneio onde vão competir as melhores jogadoras do país». A jovem de 15 anos revelou ainda que sonha «poder um dia tornar-se jogadora profissional de futebol, apesar de, no nosso país, o futebol feminino ainda estar pouco desenvolvido. No entanto, para já, o objectivo é dar o meu melhor em representação da selecção de Évora, concluiu Maria Galindro.
A Câmara Municipal de Alandroal prestou todo o apoio necessário para que a integração, da jovem natural de Montejuntos, na selecção de futebol feminino de Évora decorresse da melhor forma.
O Presidente da Autarquia alandroalense, João Grilo, afirmou que «é muito gratificante para qualquer autarca ver os seus jovens munícipes serem bem sucedidos e, por isso mesmo, este Município está sempre disposto a ajudar em situações como esta. Além disso, esta é também uma forma de promoção do nosso concelho, mostrando a todo o país que no Alandroal também existem jovens com grande potencial desportivo ou cultural».

InovCity arrancou em Évora

O Projecto de rede eléctrica inteligente, InovCity, arrancou no passado dia 6 de Abril, em Évora.
O InovCity é um projecto-piloto no qual serão instalados, em Évora, 31 mil contadores de electricidade inteligentes e mais de 300 centros de comunicação nos postos de transformação locais.
Com os novos contadores, segundo o presidente executivo da EDP, António Mexia, o consumidor pode conhecer e controlar os seus consumos de electricidade ao longo do dia.
Já o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, afirma que a cidade é agora uma referência em termos nacionais e europeus.
Évora foi a cidade escolhida para a instalação dos contadores inteligentes, que garantem não só a tele-contagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade, e contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
Para o primeiro-ministro o InovCity trata-se de "um dos mais inovadores projectos da Europa".

Agricultores dos perímetros de rega vão pagar este ano 30% do preço da água

O ministro da Agricultura, António Serrano, anunciou última semana que os agricultores dos perímetros de rega de Alqueva vão pagar este ano 30 por cento do preço da água, aumentando progressivamente a percentagem até 2016.
O preço da água de Alqueva inclui “um incentivo incorporado muito forte”, que procura “fomentar a adesão dos agricultores a este projecto e ao regadio”, disse o governante.
António Serrano falou aos jornalistas após a inauguração do perímetro de rega do Monte Novo, no concelho de Évora, um dos três novos aproveitamentos hidroagrícolas de Alqueva, que totalizam cerca de 19 mil hectares, num investimento de 131,3 milhões de euros.
Segundo o ministro, os preços da água são em 4,2 cêntimos por metro cúbico na rede primária, 8,9 cêntimos por metro cúbico na secundária para fornecimento em alta pressão nas explorações agrícolas e 5,3 cêntimos por metro cúbico para fornecimento em baixa pressão nas explorações agrícolas.
Este ano, os agricultores pagam 30 por cento do valor da água, a fixar em despacho conjunto, percentagem que aumenta progressivamente até 2016, ano em que começa a vigorar o preço a 100 por cento.
“Se começássemos com um preço mais alto a adesão era muito lenta e a projecção que fizemos foi, se o preço baixar como decidimos fazê-lo, a adesão é maior”, afirmou António Serrano, explicando que “o diferencial de preço é compensado por uma maior adesão de agricultores”.
De acordo com o responsável pela pasta da agricultura, a taxa média de utilização de regadio em Portugal é de cerca de 40 por cento, sendo que, no perímetro de rega do Monte Novo, “já chegou aos 33 por cento”.
“Estamos a apostar num preço mais baixo para termos mais agricultores, de forma a atingir taxas de adesão muito superiores a 50 por cento nos próximos anos, logo que seja concluído o empreendimento”, adiantou.
Segundo António Serrano, o preço da água, depois de “comparado com outras regiões da Europa”, verificou-se que “é muito mais baixo do que em qualquer região espanhola, nomeadamente nas áreas de fronteira com Portugal”, o que “permitirá trazer mais investidores estrangeiros”.
Por outro lado, acrescentou, permite também aos agricultores da região “fazer contas de exploração e pensar que, com este preço, é viável fazer outro tipo de culturas e fazer projecções que lhes permita pensar que é possível mudar de prática agrícola”.
Sobre a gestão dos perímetros de rega de Alqueva, o governante explicou que esta vai ser feita pelas associações de regantes, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA)”, porque “não faz sentido duplicar recursos”.
Após inaugurar o perímetro de rega do Monte Novo, o ministro da Agricultura seguiu para o distrito de Beja, onde inaugura as novas zonas de regadio de Alvito/Pisão e Pisão.

DESPORTO

Borbense perde em casa

A equipa do S.C. Borbense recebeu no Municipal de Borba a equipa do Sporting Viana do Alentejo e perdeu por 1-4 em jogo a contar para a 21ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Numa semana de mudanças no S.C. Borbense, este jogo apresentava-se com grande importância para estas equipas que se encontram na segunda metade da tabela e a precisar de pontos para fugir desta situação.
A equipa da casa agora treinada pelo Mister Lobinho alinhou com Armando; Tiago, Luiz Lopes, Luis Espiguinha e Zé Grego; Luis Mendes, Rosado e P. Baltazar; Generoso, Deco e André. Entraram depois no decorrer do jogo o Telmo, Filipe e Pina.
Do outro lado, o Mister Canelas fez alinhar Salgado; Zé Pedro, Sanche, Mero e Pinelas; Teigão, Ventinhas e Ferro; Samora, Penetra e Candeias. Entraram depois o Feles, Cadeireiro e Garcia.
As equipas entraram no jogo com receio do adversário, sentindo-se claramente o mau momento que estão a ultrapassar. Com muita disputa a meio campo e sem grandes oportunidades de golo, só mesmo num remate de fora da área é que uma equipa poderia marcar e assim foi, Ferro com um grande remate de fora da área a inaugurar o marcador para os visitantes. A equipa da casa não conseguia reagir e foi novamente os visitantes a marcar um grande golo na marcação de um pontapé de livre do meio da rua pelo central Sanche. Chegávamos ao intervalo com o resultado de 0-2.
Na segunda parte a equipa da casa parecia disposta a dar a volta ao jogo, pressionando a equipa de Viana e num lance de insistência, Telmo ganha a bola a remata para uma boa defesa de Salgado, mas na recarga Generoso não perdoa e reduz. Era o melhor momento do Borbense que esteve por várias vezes perto de marcar, mas quando faltava 10 minutos para o final, um contra ataque rápido finalizado por Garcia matava o jogo. Ainda antes do final do jogo, novamente Ferro num belo golo a aumentar a vantagem e fechar o marcador em 4-1.
O alarme volta a soar em Borba, pois a equipa azul e branca caiu para a 12ª posição e é urgente a conquista de uma vitória para abandonar esta posição. Na próxima jornada tem a difícil deslocação a Portel.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense foi vencer a Arraiolos e consolidou o seu lugar entre os 5 primeiros da classificação;
O S.C. Bencatelense foi ao terreno do Santiago Maior e acabou derrotado por 2-0, colocando assim fim à recuperação que vinha fazendo nas últimas jornadas e onde tinha somado 9 pontos;
O S.C. Arcoense recebeu o Oriolense e acabou derrotado pela margem mínima com a equipa actualmente treinada pelo Mister Caldeira que tão bons resultados obteve quando esteve à frente da equipa dos Arcos.

Quanto ao resto desta 21ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o Estrela de Vendas Novas recebeu e venceu os Unidos da Giesteira e está muito próximo de se sagrar campeão. O Redondense venceu o Monte Trigo e agora a luta pelo segundo lugar vai estar ao rubro entre estas 2 equipas. Por fim, o Escouralense recebeu e venceu o Desp. Portel confirmando a sua grande recuperação e é actualmente uma das melhores equipas do campeonato.

1ª Divisão Distrital de Évora
Perolivense vai na frente!

Disputou-se no passado fim-de-semana a 2ª Jornada da Fase Final da 1ª Divisão Distrital de Évora com a equipa do Perolivense a isolar-se já na liderança e a assumir o favoritismo.
No jogo disputado em Perolivas, a equipa da casa recebeu a equipa dos Canaviais e venceu pela margem mínima com um golo de Muga, conseguindo assim isolar-se na liderança da classificação desta Fase Final;
No outro jogo, disputado em Mora, a equipa do Luso Morense recebeu o C.F. Estremoz e num grande jogo de Futebol que terminou com 8 golos, sendo que 4 foram para cada equipa, permite a ambas as equipas ocuparem a segunda posição da classificação.

2ª Jornada:
Luso Morense 4 - C.F. Estremoz 4
Perolivense 1 - Canaviais 0

Classificação:
1º - Perolivense - 4 pontos
2º - C.F. Estremoz - 2
3º - Luso Morense - 2
4º - Canaviais - 1

Próxima Jornada:
C.F. Estremoz - Canaviais
Perolivense - Luso Morense

Futsal Borbense sobe novamente ao 2º lugar

A equipa do Futsal Borbense recebeu a equipa do Almansor F.C. de Montemor e venceu por 4-0 em jogo a contar para a 14ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois da inexplicável derrota sofrida em Montemor na primeira volta, pela equipa de Borba mesmo estando a ganhar por 0-3 à falta de 10 minutos para o fim e sofrendo 6 golos nesse pequeno espaço de tempo, agora havia o desejo de vingança e a vontade de ganhar era muita.
O jogo começou muito rápido, bem disputado e equilibrado com ambas as equipas a procurarem o golo, mas seria numa jogada de bola parada que a equipa da casa se conseguia adiantar por intermédio de Edgar. Apesar do jogo continuar muito bem disputado o marcador já não se iria alterar até ao intervalo.
Na segunda parte a equipa de Borba entrou mais forte e conseguiu voltar a marcar por Edgar após jogada individual. O jogo tinha sentido único e após uma boa jogada de equipa por parte dos borbenses, é um defesa da equipa visitante que acaba por introduzir a bola na própria baliza. Logo a seguir foi Carika que num bom lance individual consegue fazer o 4-0. Daí até ao final ainda houve várias oportunidades para ambas as equipas, mas o resultado já não se alteraria.
Com esta vitória a equipa do Futsal Borbense reconquista o 2º lugar e na próxima jornada vai a Estremoz jogar o derby da Zona dos Mármores.

Futsal Feminino em Borba é uma realidade

No passado Domingo estreou-se a nova equipa do Futsal Borbense Feminino no Pavilhão Municipal de Borba em jogo amigável diante da equipa do Juventude de Évora que se sagrou, no mês passado, bicampeão distrital de Futsal e vai disputar nos próximos 2 meses a Fase Nacional da Zona Sul com as equipas do S.L. Benfica, Piedense e Portimonense.
Tal como se esperava, a diferença entre as duas equipas era enorme e por se tratar de um jogo amigável foi acordado entre os treinadores que se jogasse uma hora dividida em três partes para permitir que jogassem todas as atletas. O resultado acabou com um expressivo 13-0 para as visitantes, mas as jogadoras borbenses tiveram uma boa prestação naquele que foi o primeiro jogo de uma equipa que vem treinando há 3 meses e que tem como objectivo a preparação para a participação no Campeonato Distrital no próximo ano.
No final do jogo houve almoço convívio para as atletas de ambas as equipas e para os responsáveis que já tentam agendar novos desafios para uma melhor preparação desta equipa.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

ACONTECEU EM BORBA HÁ 100 ANOS (1910)

Abril:

4- O mui Revº. Padre Joaquim Dias da Silva Rézio, digno Prior dos Arcos, festeja o seu aniversário natalício.
10- Decorreu a Feira da Pascoela, sendo as transacções diminutas.
-No comboio da noite retiraram para Lisboa a Ex.ma Srª. D. Margarida Sarzedas e o seu irmão Sr. Sebastião Sarzedas, filhos do Sr. Dr. Joaquim dos Reis Tenreiro Sarzedas.
18- Encontra-se em vias de restabelecimento o Sr. José Maria da Costa Jorge, digno aspirante da Fazenda do Concelho de Borba.
20- Faleceu em Borba, depois de prolongado sofrimento, o Sr. Artur Henrique Queiroz, irmão do Sr. Dr. António Queiroz, notário na Comarca de Estremoz.
30- Esteve em Évora o Sr. João José Ramos, rico proprietário em Borba.

E… Há 50 Anos (1960):

1- Encontram-se doentes a Srª. D. Genoveva Maria Madeira Ramos, esposa do Sr. António de Ascensão Ramos, Presidente da CMB, o Sr. Joaquim Pereira Esteves e sua esposa Srª. D. Maria Grego Esteves e o Sr. António Trincheiras Godinho, que foi vítima de um acidente de viação.
3-Realizou-se a comunhão pascal de desobriga das Paróquias de Borba, na igreja de S. Bartolomeu, que foi antecedida de pregação pelo Revº. Padre Sr. António Monteiro Dias. No final da missa, as Conferências Vicentina, feminina e masculina, ofereceram uma abundante refeição aos pobres protegidos; à tarde, na presença de numerosas pessoas, o Pároco que havia convidado toda a vila procedeu à bênção da residência paroquial, em grande parte restaurada e beneficiada e, que se consagrou ao Santíssimo Coração de Jesus. No final, foi prestada uma singela e sentida homenagem à Ex.ma Srª. D. Ermelinda dos Mártires Branco Jorge, generosa benfeitora e doadora da residência.
6- Arrendam-se as vinhas da herdade Foupana. Dirigir propostas em carta fechada a Filipa A. Rosa, havendo licitação pelas 16 horas do dia 17 do corrente, na Quinta Bonina, em Borba. Reserva-se o direito de não arrendar.
10- Realizou-se, no Teatro Municipal, um espectáculo cinematográfico levado a efeito pelo Grémio da Lavoura de Borba, em colaboração com a Junta Nacional dos Vinhos, onde foram exibidos documentários, que focam a acção deste organismo. Antes do início da projecção o Sr. Paulo Lourenço, técnico da J.N.V., proferiu algumas palavras para explicar o significado da mesma e agradeceu a presença do elevado número de pessoas, que excedia a lotação do recinto. No final, foi exibido um documentário sobre a festa das vindimas, na Suíça.
11- A Conferência Vicentina de São Vicente de Paulo organizou uma sessão cinematográfica, no Teatro Municipal, com fim de angariação de fundos para ajudar os pobres de Borba.
14- No Hospital da Misericórdia, de Évora, foi sujeito a uma melindrosa operação cirúrgica, o Sr. António Luís Godinho Pinto, tendo-lhe sido amputada uma perna.
17- A família da falecida Margarida da Conceição Alpalhão, receando cometer qualquer falta involuntária, agradece publicamente a todas as pessoas, que indirecta ou directamente se interessaram durante a sua doença e bem como àquelas que a acompanharam no funeral. Este agradecimento torna-se extensivo ao seu médico assistente Sr. Dr. Armando Pessoa Verão e à enfermeira D. Brígida Anália Bilro Maltinha, pelo profissionalismo e carinho, como sempre a trataram.
18- Em Borba, encontram-se muitos estudantes a passarem as férias da Páscoa e que estão a frequentar os colégios e liceus do país. Também, de visita a seus familiares, deslocaram-se à sua terra natal o Sr. Dr. Diogo Ramos e Costa, e esposa, na companhia da sua gentil filha e esposo, Engº. Ângelo Leitão, poeta Azinhal Abelho, Serafim Maurício Sapatinha e esposa, Francisco Sapatinha e esposa, Jacinto Seguro e esposa e Joaquim Candeias e esposa
19- Foi autorizada a abertura ao serviço público do Largo dos Combatentes da Grande Guerra, obra executada pela CMB, em regime de comparticipação com o Estado.
20- Depois de doloroso sofrimento, faleceu o menino Francisco Machado Festas, de 10 anos de idade, de Santiago Rio de Moinhos, que foi vítima de envenenamento, por ter ingerido, inadvertidamente cogumelos. Foram infrutíferos os esforços desenvolvidos pelo Hospital de Borba para salvar a criança, que acabou por morrer em casa, depois de regressar do tratamento médico.
24- Embora, com um tempo esplêndido a Feira da Pascoela foi fraca em transacções. Com grande abundância de gados, como de artigos de toda a espécie, teve pouco desenvolvimento de negócios, notando-se, ao contrário de outros anos, menos afluência de gente, que se reflectiu, também, negativamente, nos estabelecimentos comerciais de Borba.
-A Srª. D. Maria Helena Coelho da Guerra Semedo e o Sr. João Ventura da Silva festejam o seu aniversário natalício.
26- Pelo concurso “Schweppes”, que foi transmitido pela R.T.P., foi premiado o Sr. Manuel António de Matos Avó, conquistando o excelente prémio de uma viagem para duas pessoas a Roma, em avião, com todas as despesas de estadia pagas durante quatro dias por aquela marca de refrigerantes.
28- O menino Armando Luís Bilro Verão festeja o seu aniversário natalício.
29- Foi divulgado, que durante o próximo mês de Maio vão ser inauguradas as obras de remodelação dos Largos das Servas e dos Combatentes da Grande Guerra.
-Vindo de Paris, esteve dois dias em Borba o exímio guitarrista Liberto Conde, que se encontra a cumprir um vantajoso contrato em França.
30- O Sport Clube Borbense vai participar num torneio oficial de futebol, que está a ser organizado pela Associação de Futebol de Évora para disputa de valiosas taças. Vai tratar-se de um torneio de grande interesse, na medida em que está confirmada a presença do Juventude e do Lusitano de Évora e, igualmente, porque a nova Direcção do grupo local tenciona contratar um jogador-treinador.

Por: João Azaruja

EDITORIAL

Os escravos encapotados

Muito embora duma forma mais ou menos camuflada, o certo é que, neste início do século XXI, existem muitos mais escravos do que alguma vez existiram na história universal, pois, raras são as excepções em que se encontram pessoas realmente livres, já que, uns, duma forma, alguns, até por opção própria encoberta com uma capa chamada poder, ou ganância, ou, até, simplesmente por uma vaidade, fátua e inútil, aliás, como são todas. Mas, se pensarmos um pouco, e a começar em cada um de nós, o certo é que não passamos de escravos, escravos duma série de preconceitos e ou necessidades por nós próprios criadas, ou, se quisermos fugir às nossas próprias responsabilidades dos factos, dizemos que a “culpa” é da sociedade (desde quando é que a dita sociedade está desligada dos elementos que a compõem?). Também é certo que existem vários graus e níveis de escravatura, mas, tal também sempre aconteceu, pois sempre existiram preços, muitos variados, para cada tipo de escravidão, uns vendem-se por três vinténs, outros por muitos milhões, mas, tanto uns como outros, não deixamos de ser escravos encapotados.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Terras Brancas n.º 416 - 01/Abril/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Solar do Poço Coberto, a mais recente casa de Repouso do concelho de Estremoz
Situado no coração do Alentejo, o Solar do Poço Coberto é o mais recente espaço ligado á solidariedade, destinado para idosos, num investimento totalmente privado de 1,5 milhões de euros. Construído de raiz junto á Estrada Nacional 4, cerca de 800 metros a sul de Estremoz, o Solar do Poço Coberto tem capacidade para albergar 32 utentes, incluindo 3 acamados.
Inaugurado a 31 de Outubro de 2009, a casa de repouso tem neste momento 25 utentes. A casa de repouso, presta serviços 24 horas por dia, tem 21 quartos, 11 duplos e 10 individuais, todos com casa de banho privativa. O Solar do Poço Coberto tem ainda refeitório, sala de convívio, jardim interior e exterior, e possui uma vasta equipa multidisciplinar e altamente qualificada para prestar cuidados aos idosos. Os utentes que tiverem a oportunidade de ficarem alojados no Solar do Poço Coberto poderão ainda desfrutar da bela vista que a Serra D’Ossa oferece. O Terras Brancas, entrevistou os proprietários e gerentes do projecto, Sónia Linhol e Manuel Gomes.

Terras Brancas: Há quanto Tempo surgiu e de quem partiu a ideia da criação de um lar?
Sónia Linhol: Há cerca de seis, sete anos, depois de o meu marido (Manuel) ter concretizado o sonho dele, que era ter uma oficina automóvel, também eu queria ter algo a que me pudesse dedicar. Sempre gostei muito de tudo o que estava relacionado e ligado a pessoas, idosos, crianças. Basicamente á acção social. Na altura gostava de ter uma cresce, pelo facto de a minha mãe sempre ter trabalhado em Jardins de Infância, e talvez daí vir o gosto pelas crianças. Só que começaram a abrir algumas aqui em Estremoz e acabamos por pensar duas vezes. Era arriscado, porque de uma criança, pode ficar com a tia, ou a avó, e de um idoso já não é assim. E em vez da cresce, ponderamos a questão da construção de um lar.
E porque um lar?! Porque as pessoas têm mais necessidades! Um idoso já não fica com qualquer pessoa. E então começamos a pensar duas vezes, que em vez da cresce talvez seria melhor um lar. A partir daí começamos o projecto, que começou a ser construído já tinha cinco anos de planificação.

Terras Brancas: Tiveram algum género de apoio para a criação do lar?
Sónia Linhol: Tivemos o apoio do Centro de Emprego em relação à contratação e estágios profissionais. Apoios a nível de projecto, da Segurança Social, e entidades desse género não tivemos qualquer apoio. Só mesmo a nível de pessoal.

Terras Brancas: Quais as características do lar?
Sónia Linhol: O lar tem capacidade para 32 utentes, temos quartos duplos e individuais (50% de cada). Todos eles, com casa de banho privativa. Postos de trabalho temos 23, quase tantos como o número de utentes. Pelo facto de darmos resposta ao nossos utentes 24 horas por dia. Temos também um limite de acamados para três pessoas. Temos um animador sociocultural, que também trabalha como psicólogo, e que ajuda bastante os idosos com jogos e actividades lúdicas.

Terras Brancas: Que actividades fazem com os idosos?
Sónia Linhol: Eles costumam fazer jogos com cartas, pinturas. Esta semana pediram para fazer um salame. Eles próprios pedem para fazer diversas actividades. O animador está com eles todos os dias, em part-time, e quando não está é a assistente social que faz as actividades com eles. Fazem muitas pinturas, desenhos, trabalhos com sabonetes, etc.

Terras Brancas: O vosso lar dirige-se a todos os idosos? Como por exemplo idosos em final de vida, acamados, ou apenas para aqueles que procuram um local para que cuidem deles?
Manuel Gomes: Quando construímos este lar, foi com o objectivo de proporcionar aos nossos utentes as melhores condições de vida. Dando-lhes conforto, amizade e tratarmos deles com o maior respeito e carinho. De forma alguma procuramos que o nosso lar seja como um hospital. Fases terminais e situações desse tipo não é o que procuramos. Procuramos pessoas idosas que possam usufruir dos nossos espaços, das actividades, dos jogos. Contudo aceitamos pessoas acamadas, mesmo que não possam usufruir de tudo o que o nosso lar oferece, proporcionamos-lhes boas condições de vida.

Terras Brancas: E brevemente pretendem fazer inovações neste espaço? Tem alguns projectos futuros em mente?
Sónia Linhol e Manuel Gomes: Ainda queremos fazer uma piscina e um ginásio, gostávamos de brevemente completar o nosso lar com essas duas inovações. Há pessoas que ainda gostam de andar, temos uma pedaleira, que alguns utentes ainda utilizam para andar, e gostávamos de ter um espaço próprio para esse tipo de actividades. Este será o nosso próximo projecto, mas ainda dentro das instalações do lar, depois vamos ver. Primeiro queremos estabilizar a situação actual.
Gostávamos também de ampliar o espaço, mas primeiro vamos dar o máximo de qualidade e conforto a quem cá está. Isso é o que mais interessa neste momento.

Feira do Queijo em Rio de Moinhos

No próximo fim-de-semana realiza-se entre os dias 02 e 04 de Abril, mais uma edição da Feira do Queijo em Rio de Moinhos.
Programa da Feira:
2 de Abril - Sexta-Feira
09.00h Passeio “Eu e a minha família”
10.00h Cerimónia de Abertura da Feira do Queijo
11.00h Circuito de provas pelos Restaurantes e Cafés de Santiago Rio de Moinhos
16.00h Tarde de Dança, com os grupos: Flash Dance, Juvendance, Tanzer, Multi Ritmos (Santa Casa da Misericórdia), GTAVV e Star Kids
18.30h Sevilhanas – Actuação dos grupos: Buleria e Arti y Compas
3 de Abril - Sábado
10.00h Torneio de Futebol de Veteranos
14.30h Encontro Nacional de Folclore, com os ranchos: Cravos e Rosas do Alentejo (Orada)
A Convenção de Evoramonte (Estremoz)
Virgem de los Remédios (Extremadura – Espanha)
18.30h Espectáculo Musical com o Grupo NGB
4 de Abril - Domingo
09.00h Torneio da Malha e Burro
11.00h Arruada de Zés P’reiras com o Grupo de Bombos de Pias (Monção)
17.30h Espectáculo Musical “Uma Canção para ti”, com José Gonçalez, José Geadas, Daniela Geadas, Sara Madeira, Joana Vales, Bernardo Gavina, João Lotra e Manuel Correia
Outras Actividades:
Todos os dias pela tarde, decorrem demonstrações e recriações de actividades tradicionais ligadas ao pastoreio e fabrico de queijos.
E das 15.30h às 17.00h, provas gastronómicas com queijo.