sexta-feira, 19 de março de 2010

Terras Brancas n.º 415 - 18/Março/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

CNO de Borba, uma porta aberta para o seu futuro!

O Centro de Novas oportunidades de Borba iniciou a sua actividade com toda a equipa técnico pedagógica em Setembro de 2008.
O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Padre Bento Pereira de Borba está inserido no Programa Iniciativa Novas Oportunidades e constitui a “porta de entrada” dos adultos no sistema de qualificação, assegurando o encaminhamento para ofertas de educação e formação adequadas a cada adulto e desenvolvendo processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
O CNO de Borba procura dar resposta a todo o concelho de Borba e concelhos limítrofes que não dispõem desta oferta. Realiza processos de RVCC em regime de itinerância caso as necessidades das regiões e o número de candidatos assim o justifiquem. Já foram realizadas itinerâncias com duas entidades no concelho de Vila Viçosa, está neste momento a decorrer uma itinerância na freguesia de Orada concelho de Borba ao nível do RVCC básico e secundário.

O CNO destina-se:

- A todos os candidatos maiores de 18 anos com habilitações escolares inferiores aos 4º, 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade e/ou sem uma qualificação profissional de nível 2 ou 3 que pretendam aumentar o seu nível qualificação.
- Este centro também se destina a empresas que queiram valorizar os seus recursos humanos, proporcionando-lhes o acesso a níveis mais elevados de escolaridade e formação profissional.

Como se desenvolve o processo dentro nos Centros Novas Oportunidades?

Os adultos são acolhidos no CNO através da sua inscrição e esclarecimento sobre os vários percursos existentes e adequados ao nível de qualificação pretendido, participam em sessões de diagnóstico, cujo objectivo é a exploração das experiências pessoais, profissionais e sociais, com vista à construção do perfil de cada adulto. Após a análise do perfil identificado, o adulto é encaminhado para a resposta de qualificação mais adequada.
Os adultos podem ser encaminhados para um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), o qual decorre dentro do CNO, ou por exemplo os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), os Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), as Formações Modulares, o Ensino Recorrente ou Vias Alternativas de Conclusão do Nível Secundário. As alternativas de formação/educação embora decorram fora do CNO estão interligadas a este funcionando numa lógica de complementaridade entre percursos de qualificação.

O que é o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

O processo de RVCC permite, a cada adulto, identificar, validar e certificar as competências que foi adquirindo ao longo da vida com base nas suas experiências escolares, de trabalho, de formação profissional, pessoais, de lazer e também as adquiridas com base nas experiências sociais e de participação na comunidade. O adulto irá reconhecer as suas competências num portefólio reflectivo de aprendizagens, através da realização de um conjunto de actividades assentes em metodologias de Histórias de Vida e de balanço de competências.

Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Básico:

Correspondente ao 1º, 2º ou 3 º ciclo do ensino básico, e é composto por 4 áreas chave:
Linguagem e Comunicação ( LC),
Matemática para a Vida ( MV ),
Cidadania e Empregabilidade (CE) e
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Secundário

Permite a obtenção de um certificado escolar de nível secundário, e é composto por 3 áreas chave:
Cultura, Língua e Comunicação ( CLC )
Sociedade, Tecnologia e Ciência ( STC) e
Cidadania e Profissionalidade (CP).

Os candidatos com menos de 23 anos de idade, para ingressarem em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário terão de possui pelo menos três anos de experiência profissional comprovada.

Sessão de Júri:

A etapa final do processo RVCC designa-se Certificação de competências e consiste na confirmação oficial e formal das competências e das qualificações adquiridas através da formação e/ou da experiência identificadas no processo de reconhecimento e validação e concretiza-se através da sessão de júri de certificação. Esta última constitui, o encerramento oficial e público do processo de cada adulto candidato a um nível de qualificação e visa legitimar socialmente o processo e a certificação obtida. O júri de certificação é composto pelo Director e pelo Coordenador do CNO, por elementos da equipa técnico-pedagógica que acompanharam o processo de cada candidato e por um avaliador externo ao CNO e a todo o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, devidamente acreditado pela Agência Nacional para a Qualificação.
Adultos Certificados no secundário – 70
Adultos Certificados no básico (B3/B2) – 160

Armindo Cachapela e Maria João Carapinha, tiraram ambos o secundário no Centro do Novas Oportunidades de Borba. Ambos empregados, procuraram o centro por uma questão apenas de aprendizagem. Saber mais nunca fez mal a ninguém!
O Terras Brancas entrevistou o Armindo e a Maria João para perceber melhor como se desenvolve este processo e o que acharam do processo de RVCC.
Terras Brancas: Porque se dirigiu ao CNO?
Armindo: Dirigi-me ao CNO porque tinha uma escolaridade um pouco baixa, e quis aproveitar esta oportunidade para ficar com um nivel mais elevado de escolaridade.
Maria João: Decidi inscrever-me no centro para completar o meu processo de estudo. Dadas as circunstancias da minha vida, não pude continuar os estudos quando era mais nova. E lamentava muito não o ter feito. Resolvi agora aproveitar a oportunidade que o centro nos dá, e estou muito contente por me ter inscrito.
TB: O que achou de todo o processo?
A: é um processo de aprendizagem mais particular, têm muito trabalho e dá muito entusiasmo. E para quem gosta de estar um bocadinho ocupado á noite, ou quando tem tempo livre é de aproveitar.
M.J: foi uma experiência diferente, á bastante tempo que não estudava, e que não fazia trabalhos. Este foi um período de grade desenvolvimento e aprendizagem. Fazer pesquisas foi algo que aprendi ao longo desta etapa. Trabalhar com as novas tecnologias foi muito importante.
TB: Em que é que acha que vai beneficiar com esta certificação?
A: Se fosse para mudar de emprego, talvez precisasse de um nível mais elevado de escolaridade, e não só. As empresas também precisão de empregados um pouco mais qualificados, e deviam apostar nas formações dentro das empresas.
M.J: A vida pode dar muitas voltas, hoje estou empregada, mas daqui a amanhã pode fazer falta. Gostava de ter sido enfermeira, e quem sabe um dia possa concretizar este sonho.

Plano de Pormenor de Santa Bárbara dá origem a futuro projecto urbanístico

Na reunião de Câmara realizada no passado dia 03 de Março, o executivo deliberou dar início ao procedimento de elaboração do Plano de Pormenor de Santa Bárbara – Unidade Operativa de Planeamento e Gestão 2.
O Plano incidirá sobre uma área de intervenção de 15,28 hectares situados a Este da Cidade de Borba, que integra parte do Caminho Municipal 1170, também denominado Caminho de Santa Bárbara, por ser a via de acesso à Igreja construída em devoção a Santa Bárbara, situada a 3,8 quilómetros da sede de concelho. Esta área, fora do perímetro urbano, estava classificada pelo Plano Director Municipal como área rural mas com permissão de ocupação ao longo do caminho. Após a Revisão do PDM, integrou-se no perímetro urbano constituindo a Unidade Operativa de Planeamento e Gestão 2 a sujeitar a Plano de Pormenor.
A elaboração deste Plano tem como objectivos desenvolver um projecto urbanístico que estruture e organize esta área do território municipal, com a criação de equipamentos e áreas verdes de recreio e lazer, definir a ocupação do solo assegurando protecção e valorização ambiental e paisagística, reordenar a estrutura viária, estabelecer regras gerais de edificabilidade e determinar a concepção e ocupação do solo, estabelecendo regras sobre a implantação de infra-estruturas, dos espaços verdes e equipamentos de utilização colectiva.

Vila Viçosa iniciou este mês a construção de uma Biblioteca e Arquivo Municipal

O município de Vila Viçosa já arrancou com a construção de uma Biblioteca e Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 2,3 milhões de euros.
Luís Caldeirinha Roma, presidente da autarquia adiantou que o prazo determinado para a construção do edifício é de 18 meses, mas há condições para que fique concluída no período de um ano.
Luís Caldeirinha Roma indicou que o novo equipamento cultural, “a principal obra da autarquia a efectuar este ano”, vai ser construído junto ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação de caminho de ferro. Segundo o município, Vila Viçosa não dispõe de uma biblioteca pública que sirva a população em geral, e, em particular, a população escolar do concelho, apesar de existir um Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Florbela Espanca e o Arquivo da Casa de Bragança.

NOTÍCIAS

Município de Borba adere ao projecto “Limpar Portugal”

Decorreu na passada semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião de trabalho com as quatro Juntas de Freguesia do concelho, Agrupamento de Escolas do concelho de Borba, Guarda Nacional Republicana e a maioria das associações e colectividades do concelho de Borba, com o intuito de envolver todos estes agentes para o sucesso da iniciativa Limpar Portugal.
O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento de cidadãos que tem como objectivo a limpeza das lixeiras ilegais existentes na floresta Portuguesa no dia 20 de Março e, através do lançamento desta iniciativa, promover uma sensibilização que fomente comportamentos ambientalmente sustentáveis. Já realizado na Estónia, este projecto conseguiu juntar cerca de 50 mil voluntários no terreno e realizar a maior acção de limpeza alguma vez feita no país. O sucesso deste projecto passa pela dinamização de grupos concelhios, responsáveis pela organização e coordenação dos meios necessários para a concretização dos objectivos definidos. Neste sentido, o Município de Borba decidiu associar-se ao projecto.
A nível nacional, o movimento conta já com milhares de voluntários individuais, com o apoio de várias entidades públicas e privadas, televisão, rádios, jornais, escolas, figuras públicas, associações, autarquias, entre outros. A iniciativa "Limpar Portugal” conta, ainda, com o alto patrocínio do Presidente da República.
A nível local, o Município de Borba vai apoiar o projecto com materiais, apoio logístico, participação e divulgação. Os objectivos primordiais do Projecto Limpar Portugal passam por remover as lixeiras identificadas pelo grupo concelhio de Borba, promovendo a correcta recolha e separação do lixo, promover comportamentos ambientalmente sustentáveis e consciencializar a sociedade para a correcta deposição e separação do lixo e fomentar a participação cívica dos cidadãos na área ambiental através da sua participação e envolvimento na iniciativa.

A Comissão Municipal de Protecção civil de Borba já está constituída

No passado dia 02 de Março, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Borba, a constituição oficial da Comissão Municipal de Protecção Civil do Concelho de Borba. Desta comissão fazem parte, o Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Borba, Artur Pombeiro, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Borba, Joaquim Branco, o representante do Destacamento de Estremoz da Guarda Nacional Republicana, Vitor Rato, a representante do Centro de Saúde de Borba, Maria Nazaré Dias, a representante do Serviço Local de Segurança Social, Lucília Espanhol, o Sub-Director do Agrupamento de Escolas de Borba, João Lopes, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, Caetano Gazimba. Além dos agentes presentes na reunião, faz parte da Comissão Municipal de Protecção Civil do Concelho de Borba o Delegado de Saúde.
A reunião teve como principal objectivo a análise e discussão da proposta de Plano Municipal de Emergência, destinado a estabelecer toda a estratégia de actuação no âmbito da protecção civil, como finalidade de “prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorrem”.
O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Concelho de Borba tem como objectivos gerais identificar factores de risco e avaliar o grau de risco envolvido; definir acções de prevenção de ocorrência de acidentes graves ou catástrofes; clarificar competências e responsabilidades de cada uma das entidades envolvidas; definir modos de actuação em caso de ocorrência de acidente grave ou catástrofe; inventariar os meios e recursos disponíveis para acorrer a um acidente grave ou catástrofe e definir a forma de recorrer à utilização dos mesmos com a maior rapidez e eficiência possíveis; disseminar boas práticas em caso de emergência, de forma a garantir o esclarecimento e informação da população para a melhor resposta à emergência; definir o modo de coordenação das acções de apoio; definir medidas de minimização de possíveis impactes negativos devido à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes; e definir procedimentos para restabelecer o mais rapidamente possível, as condições mínimas de normalidade.
Depois de terminada a elaboração pelos Serviços Municipais de Protecção Civil, o documento será submetido a consulta pública por um período de 30 dias, conforme especificado na Resolução da Comissão Nacional de Protecção Civil n.º 25/2008 de 18 de Julho. Terminada a consulta pública e, se for caso disso, feitas as alterações que desta resultarem, será solicitado parecer à Comissão Municipal de Protecção Civil e Autoridade Nacional de Protecção Civil. A fase final compreende a aprovação pela Comissão Nacional de Protecção Civil e entra em vigor no 1.º dia útil seguinte à sua publicação no Diário da República.

Teatro Bernardim Ribeiro vai entrar em obras e reabre no próximo Verão

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, vai iniciar as obras de reparação, devendo reabrir as portas durante o verão, disse hoje à agência Lusa o vereador da Cultura do município local, José Trindade.
O autarca adiantou que o município está a aguardar as propostas de empresas para a execução da obra de reparação do edifício, mas que deve iniciar-se em breve.
José Trindade realçou que, numa “previsão optimista”, a sala deverá reabrir durante o verão, após as obras de remodelação do palco e da cobertura do edifício.
Segundo o presidente da autarquia, Luís Mourinha, a Câmara Municipal de Estremoz decidiu encerrar temporariamente, em Janeiro deste ano, o Teatro Bernardim Ribeiro para iniciar as obras de reparação.
O autarca indicou que as intervenções, sobretudo no telhado e no palco, surgem “devido à falta de manutenção do edifício nos últimos quatro anos” de gestão socialista no município.
Segundo a autarquia, este constitui o “principal investimento de curto prazo”, na área da cultura, por terem sido “detectadas várias situações de risco, insegurança e degradação ao nível da cobertura e do palco”, do Teatro Bernardim Ribeiro, pelo que “será necessário efectuar algumas intervenções imediatas”.
A autarquia salienta que “esta intervenção é necessária para bem da segurança de todos os que frequentam aquele equipamento cultural”.
O Teatro Bernardim Ribeiro é a única sala de espectáculos da cidade alentejana, que estava a ser utilizada regularmente para a exibição de cinema à quinta-feira e para espectáculos de teatro, música, dança e outras actividades culturais.
O Teatro Bernardim Ribeiro, cuja construção começou em 1916, foi inaugurado a 22 de Julho de 1922.
Propriedade da Câmara Municipal de Estremoz, o Teatro Bernardim Ribeiro está classificado como edifício de “valor concelhio”.
Em 1991, o edifício beneficiou de obras de remodelação, e em 2003, após um incêndio na área do palco, teve a recuperação integral daquela zona.

Corrida dos Castelos no Alandroal a 23 de Maio

A oitava edição da Corrida dos Castelos, organizada pela Câmara Municipal de Alandroal, já tem data marcada. O evento vai realizar-se no próximo dia 23 de Maio e a organização espera que estejam presentes no Alandroal cerca de 200 atletas, provenientes de vários pontos do país.
A prova rainha da Corrida dos Castelos tem um percurso de 18 km, que liga a vila do Alandroal à vila de Juromenha e é marcado pela paisagem característica desta região alentejana, banhada pela barragem de Alqueva. Para os escalões mais jovens, os percursos têm distâncias que variam consoante a idade dos participantes e que estão traçados na zona histórica da vila de Alandroal. Novidade na edição de 2010 é a Mini Corrida dos castelos, que se destina à população em geral e é de âmbito menos competitivo.
As inscrições para a Corrida dos Castelos já estão abertas e são gratuitas. Os interessados em participar na prova podem inscrever-se até ao próximo dia 20 de Maio.

Autarquia de Elvas promete encontrar solução para a recuperação do património militar

A autarquia de Elvas obteve na passada sexta-feira, 12 de Março a garantia do Ministério da Defesa de que irá ser encontrada uma solução para a recuperação do património militar existente no município, que se encontra em fase avançada de degradação.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão, esteve reunido em Lisboa com o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, com o intenção de discutir a situação do património militar desactivado naquela cidade e fazer o ponto da situação da candidatura das fortificações de Elvas a património mundial.
Na agenda da reunião esteve também a derrocada do passado sábado em seis habitações, propriedade do Ministério da Defesa, que desalojou seis famílias.
À saída da reunião, José Rondão revelou-se confiante numa rápida resolução do problema e considerou que “as famílias que foram realojadas estão agora a viver em melhores condições” do que aquelas em que viviam anteriormente.
O autarca socialista explicou que grande parte das soluções irá surgir através da intervenção do programa Polis, avaliado em 8 milhões de euros.
Relativamente ao património militar degradado, José Rondão referiu que a autarquia e o Governo irão “procurar uma solução técnica”.
José Rondão adiantou ainda que o processo de candidatura das fortificações de Elvas a património mundial está numa fase bastante adiantada, encontrando-se neste momento em Paris à espera de uma apreciação da UNESCO (agência das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura).

DESPORTO

Divisão de Honra

Borbense vence equipa de Oriola

A equipa do S.C. Borbense recebeu domingo no Municipal de Borba a equipa do Oriolense e venceu por 1-0 em jogo a contar para a 17ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Numa tarde já a fazer lembrar a Primavera, o sol e as vitórias do Borbense regressaram ao Municipal de Borba. Era o jogo que marcava o regresso de um antigo treinador da equipa azul e branca a este estádio, Vítor Caldeira que agora comanda a equipa do Oriolense, e logo diante do Borbense treinado pelo Professor Saraiva que na altura foi seu adjunto.
A equipa do Borbense alinhou com Armando; Canhão, Januário, Luis Espiguinha e Zé Grego; Luis Mendes, Rosado e Filipe; Generoso, Deco e Ruca. Entraram depois no decorrer do jogo o André, o Zé Generoso e o Luiz Lopes.
As equipas entraram em campo com a pressão do lugar que ocupam na classificação geral e o futebol praticado era de fraca qualidade, sem grandes oportunidades de perigo e o nulo no marcador ao intervalo era completamente justo.
Na segunda parte as duas equipas tentaram arriscar mais para tentar chegar à vitória, acabando por ser o Borbense mais feliz, já que aproveitou um cruzamento para a área em que o guarda-redes larga a bola e Deco muito bem a aproveitar para empurrar para o fundo das redes. Após o golo a equipa visitante tentou arriscar mais para chegar ao empate, com o Borbense também a dispor de algumas oportunidades em contra-ataques, mas o resultado já não se alteraria com os três pontos a ficarem em Borba para a equipa da casa.
Com esta vitória a equipa azul e branca sobe mais uma posição na tabela classificativa, mas na próxima jornada tem a difícil deslocação a Monte Trigo para defrontar uma das melhores equipas do nosso distrital.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:

O Calipolense recebeu o S.C. Arcoense em mais um grande duelo da Zona dos Mármores, mas a equipa da casa adiantou-se muito cedo por intermédio de Carapinha e depois foi gerindo e aumentando a vantagem até ao final do jogo e afundou ainda mais a equipa dos Arcos;
O S.C. Bencatelense conseguiu a surpresa da jornada ao ir vencer a Viana do Alentejo por 1-2 e apesar de continuar na antepenúltima posição, está em igualdade com o Oriolense e apenas a um ponto de Borbense e Santiago Maior.

Quanto ao resto desta 17ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o líder Estrela de Vendas Novas recebeu e goleou o Redondense, beneficiando também da derrota do Monte Trigo em Santiago do Escoural, que deverá permitir a equipa do Estrela festejar o titulo muito antes do esperado.
O Desp. Portel recebeu e goleou o Arraiolense que vinha de duas vitórias seguidas, mas não resistiu à superioridade da equipa de Portel.
Por fim, os Unidos da Giesteira foram vencer ao terreno do Santiago Maior com mais um golo do experiente avançado Ronaldo de 40 anos que nas últimas duas jornadas marcou 3 golos que deram duas vitórias à sua equipa.

1ª Divisão Distrital de Évora

C.F. Estremoz também já está na Fase Final!

Disputou-se no passado fim-de-semana a 19ª e penúltima Jornada da 1ª Fase da 1ª Divisão Distrital de Évora, com o destaque a ir para a equipa do C.F. Estremoz que já garantiu também lugar na Fase Final, juntamente com o Perolivense e Luso Morense, restando agora apenas uma vaga que se decidirá na ultima jornada.
Na série A, o já apurado Luso Morense folgou, enquanto que o Valenças foi ganhar ao difícil terreno do Santana do Campo, e o Fazendas do Cortiço foi golear ao terreno do Cabrela. Mas as atenções estavam viradas para os outros dois jogos, com o Brotense e Canaviais a vencerem diante do Outeiro e Alcáçovas respectivamente, e a luta pela outra vaga na Fase Final a ficar ao rubro, já que o Brotense folga na ultima jornada e por isso já não joga mais, ficando à espera do que o Canaviais possa fazer nas Fazendas do Cortiço. Se os Canaviais vencerem então irão estes acompanhar o Luso Morense na Fase Final, mas se o resultado for outro, será o Brotense a apurar-se para a Fase Final;
Na série B, o lider Perolivense recebeu e venceu o São Romão. O São Manços goleou o Aldeense e na Azaruja houve uma chuva de golos com a equipa do Corval a levar a melhor. Mas os jogos mais importantes desta jornada acabaram empatados e disso resultou o apuramento da equipa do C.F. Estremoz para a Fase Final, acompanhando assim o Perolivense e o Luso Morense e ficando á espera da ultima jornada para ver se a ultima vaga é preenchida pelo Brotense ou Canaviais.

Futsal Borbense ganha nas Alcáçovas

A equipa do Futsal Borbense foi às Alcáçovas vencer a equipa local por 1-5 em jogo a contar para a 11ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Passados quinze dias do jogo entre estas duas equipas a contar para a Taça Distrital, foi a vez de regressarem ao mesmo palco para se realizar o jogo da segunda volta do campeonato.
As equipas começaram na defensiva e com medo do adversário, as Alcáçovas talvez devido ao facto de já ter perdido duas vezes esta época com este adversário, e a equipa de Borba devido ao grande número de ausências que apresentava neste jogo. Por isso o jogo foi muito calmo durante grande parte da primeira metade sem grandes ocasiões de golo, até que perto do quarto de hora de jogo a equipa do Futsal Borbense consegue adiantar-se por intermédio de Edgar. Em desvantagem a equipa da casa reagiu e conseguiu empatar ainda antes do intervalo, com o árbitro a mandar tudo para os balneários com o resultado de 1-1.
Na segunda parte, tal como no jogo da Taça, a equipa de Borba apareceu mais forte e pressionante conseguindo adiantar-se logo cedo com um golo marcado pelo inevitável Carika. A equipa da casa tentava reagir mas encontraram um Helder numa tarde fantástica fazendo grandes defesas e empurrando a equipa para a frente. Foi então que o Futsal Borbense se tornou dono e rei do jogo, fazendo o 3-1 novamente por Edgar, depois o 4-1 por Mendanha que marcou o golinho da ordem e fechou a conta o Grenho que se estreou a marcar esta época. Até ao final do jogo foram várias as oportunidades para aumentar a vantagem, mas o resultado já não se alteraria fixando-se em 1-5 para a equipa de Borba que assim mantém a segunda posição da tabela classificativa.
Na próxima jornada, já esta sexta feira recebe a equipa da A. A. Portelense.

Resultados da 11ª Jornada do Campeonato:

Alcáçovas A.C. 1 - Futsal Borbense 5
C.B. Vendas Novas 8 - Juventude Évora 5
Évora Futsal 12 - S. Cabeção e Benfica 6
A.A. Portelense 5 - A.J. Estremoz 6
N.F. SIMM Mora 2 - Almansor F.C. 1

Classificação:

1º- C.B. Vendas Novas - 33 pontos
2º- Futsal Borbense - 22
3º- Évora Futsal - 22
4º- N.F. SIMM Mora - 18
5º- Almansor F.C. - 17
6º- A.J. Estremoz - 16
7º- S. Cabeção e Benfica - 10
8º- Juventude Évora - 8
9º- Alcáçovas A.C. - 8
10º- A.A. Portelense - 4

Jogos da 12ª Jornada:

Futsal Borbense - A.A. Portelense
Évora Futsal - C.B. Vendas Novas
Juventude Évora - Alcáçovas A.C.
Almansor F.C. - S. Cabeção e Benfica
A.J. Estremoz - N.F. SIMM Mora

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

EDITORIAL

Devia ser ao contrário... quase tudo

Como é do conhecimento geral a população portuguesa (e não só), está cada vez mais envelhecida e, as perspectivas a médio prazo não nos trazem nada de satisfatório, até bem pelo contrário já que as condições de vida dos casais em idade de procriar pautam-se mais pelos por problemas e inseguranças do que qualquer garantia de dar viabilidade fiável para trazer a este mundo mais gente. A tudo isto, convém não esquecer, de que o “nosso” país é um país que não produz alimentos nem para um terço da população, o que, nesta situação de instabilidade que se aproxima não augura nada de bom.
No entanto, são mais aqueles que falam e que nunca fizeram nada em prol da sociedade, do que os que fizeram alguma coisa, mas, este facto também se compreende, pois, uma coisa de que sempre houve em excesso neste país foi a falta de consciência, de pudor e de bom senso. Conclusão, temos mais dumas coisas e menos de outras, só é pena é não ser o contrário.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Terras Brancas n.º 414 - 04/Março/2010

Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Início dos Jogos da Zona dos Mármores adiado

A edição 2010 dos Jogos da Zona dos Mármores, que tinha início marcado para o passado domingo, dia 28 de Fevereiro, viu-se obrigado a adiar o início dos jogos devido ao mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana.
A decisão foi tomada em conjunto, pelos quatro municípios que têm a seu cargo a organização dos Jogos da Zona dos Mármores, Borba, Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa.
Na base da decisão estão os alertas lançados pela Protecção Civil, que davam conta de chuvas e ventos fortes para todo o fim-de-semana.
As restantes jornadas já agendadas vão manter-se, com o início dos jogos no próximo dia 14 de Março, no Alandroal, com um torneio de sueca e dominó. Dia 28 de Maio é a vez de Vila Viçosa receber uma caminhada e, já no dia 02 de Maio, uma prova de BTT. As actividades prosseguem com uma caminhada, no Alandroal, no dia 30 de Maio e um passeio de cicloturismo, no dia 6 de Junho, em Estremoz. No dia 20 de Junho a cidade de Borba recebe um torneio de malha. E a edição deste ano termina no dia 27 de Junho, em Estremoz, com uma caminhada.
Os Jogos da Zona dos Mármores são uma iniciativa conjunta dos municípios de Borba, Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa, tendo como objectivo a promoção da prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições, comunidades locais e o estreitamento das relações entre os municípios organizadores.
Este ano, o Futebol de Veteranos, o Futsal, o Xito e a Pesca foram retirados do programa dos Jogos. Mas em contrapartida, a Sueca e o Dominó voltam a fazer parte deste projecto.

João Ficalho “40 anos a cantar”

No próximo sábado, pelas 21.30 horas, o Pavilhão de Eventos de Borba recebe o espectáculo “João Ficalho – 40 anos a cantar”, uma iniciativa que celebra os quarenta anos de carreira do artista borbense.
Neste espectáculo irão participar vários fadistas como João Ficalho, António Vieira, João Tenreiro, Toy Faria, Ana Isabel Magarreiro, Patrícia Leal entre outros, acompanhados à Guitarra Portuguesa por José Luís Nobre Costa, à Viola de Fado por Jaime Santos e na Viola Baixo por Joel Pina.
O espectáculo conta, ainda, com a participação de Manuel Queijinho, do Grupo 1x2, Manuel Jorge, Carlos Branco, Nexula e Sebastião, do Grupo Onda Média, João Rosinha, José Penha, Carlos Caracol, Jorge Gomes e João Esquetim, do grupo Delta, e João Varela, do Duo Alentejo, como músicos convidados.
Durante o decorrer do espectáculo, os momentos de poesia ficam a cargo de Manuela Machado e Filipa Almeida.
O espectáculo “João Ficalho – 40 anos a cantar”, reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Borba e tem como objectivo prestar um tributo a Tó Ganga, cidadão borbense, falecido no passado dia 06 de Fevereiro num acidente de viação.
O valor de entrada individual é de 5 euros e uma mesa para quatro pessoas, com direito a caldo verde e pão, tem o custo total de 30 euros.
Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Borba, das Juntas de Freguesia do concelho, Delta Cafés, Santa Casa da Misericórdia de Borba, Caixa Geral de Depósitos, farmácia Central e do grupo Optivisão.
No passado dia 25 de Fevereiro, o artista borbense João Ficalho, esteve na Rádio Borba, para um entrevista, onde falou dos seus 40 anos de Carreira, bem como do espectáculo que está a organizar para o próximo sábado no Pavilhão de Eventos de Borba.
Estas foram algumas das questões colocadas ao cantor:
Rádio Borba- Quando começou a cantar pela primeira vez?
João Ficalho- Comecei desde muito cedo a cantar um pouco influenciado pelo meu pai, que costumava tocar guitarra e cantar fado e eu fui sempre acompanhando-o. A primeira vez que actuei foi no Cineteatro de Borba com 8 anos, acompanhado pela mesma pessoa que me vai acompanhar neste espectáculo de 40 anos de carreira, que é o Manuel Queijinho e que vai abrir o espectáculo.
RB- Ao longo da sua carreira cantou sempre fado?
JF- Sim cantei sempre fado, mas a minha carreira como cantor passou também por grupos musicais, como o 1X2, o Onda Média, Duo Alentejo e por ultimo o grupo Delta de Campo Maior. Tentei sempre conciliar a minha vida de fadista com grupos musicais onde se fazia musica de baile.
RB- Costuma fazer muitos espectáculos pelo país inteiro? E no estrangeiro?
JF- Sim costumo fazer vários espectáculos por todo o país, porque além de cantar fado e tocar viola, tenho também os grupos musicais onde costumo actuar e costumamos ser convidados para vários espectáculos. Além da musica também muitas vezes me convidam para espectáculos de anedotas, onde já actuei com alguns humoristas nacionais. A nível de estrangeiro, já levei o nome de Borba a países como a Filândia, Bélgica, e França.
RB- Relativamente ao espectáculo que vai ser realizado no dia 6 de Março, de quem partiu esta iniciativa?
JF- A iniciativa partiu de mim, pois já a algum tempo que queria fazer um espectáculo desta natureza, mas contei também com a ajuda e o incentivo de várias pessoas, para seguir ir com esta ideia por diante. Pessoas que me deram uma força extraordinária pois as dificuldades eram muitas para conseguir realizar um espectáculo desta natureza.
RB- Quais os artistas que vão estar presentes neste espectáculo?
JF- São muitos os artistas que vão estar presentes, cerca de 40. Onde fazem parte o Grupo 1x2, o Grupo Onda Média, onde se vai prestar uma homenagem a Tó Ganga, que fez parte deste conjunto; vai estar também presente o Grupo Delta e o Duo Alentejo. Além da musica o espectáculo vai contar também com momentos de poesia. Espero que seja um espectáculo agradável a toda a gente e memorável.
RB- Para a realização deste espectáculo contou com a colaboração de algumas entidades?
JF- Sim contei com o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal de Borba, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Borba, Caixa Geral de Depósitos, da Delta Cafés e de vários comerciantes de Borba que contribuíram com o que puderam e a quem agradeço muito toda a amabilidade. Mas quero aqui frisar que todas as receitas deste espectáculo vão reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Borba.
RB- Quer deixar aqui alguma mensagem respectivamente a este espectáculo?
JF- Quero dar um abraço a todos os borbenses e espero contar com a sua presença no dia 6, no Pavilhão de Eventos. E quero agradecer a todas as pessoas que me estão a ajudar na preparação deste espectáculo e que abraçaram este projecto e também a vocês da Rádio Borba por toda a divulgação do espectáculo. Vai ser sem duvida um espectáculo marcante, e vai ter cobertura de várias câmaras a filmar para que possa ser depois revisto em DVD.
RB- Além de cantor, fadista…. Quem é João Ficalho?
JF- João Ficalho é um homem de 59 anos, casado que tem dois filhos, dois netos, todos eles maravilhosos. É um homem simples, modesto, humilde, e um amigo que quando é necessário marca a sua presença...

NOTÍCIAS

Porta Adega de Santa Catarina quer reforçar vendas para os Estados Unidos

A empresa produtora de vinho Porta de Santa Catarina, de Estremoz, que exporta metade da sua produção, pretende reforçar as vendas para o mercado dos Estados Unidos, revelou hoje fonte da empresa.
Em declarações à Agência Lusa, o sócio-gerente da empresa, José Poeiras, adiantou que a Porta de Santa Catarina já conquistou clientes em vários países, sobretudo nos Estados Unidos, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica.
“A nossa produção de vinhos de qualidade é reduzida, por isso, é complicado avançar para outros mercados”, referiu José Poeiras, que é também o enólogo da empresa, acrescentando que, “apesar disso, há intenção de reforçar as vendas para o mercado dos Estados Unidos”.
O empresário referiu ainda que, no futuro, a empresa pretende também apostar no mercado de Angola.
A empresa Porta de Santa Catarina produz, anualmente, 50 mil garrafas de vinho tinto e seis mil de branco, vendendo, segundo o sócio-gerente, “a totalidade da sua produção, e criando, por vezes, ruptura de stocks”.
O responsável indicou ainda que a produção de vinho branco vai aumentar este ano para 15 mil garrafas.
Para o mercado nacional é destinada metade da produção da empresa, com a distribuição do vinho a ser efectuada por regiões, através de distribuidores, surgindo em restaurantes, lojas gourmet e garrafeiras.
José Poeiras salientou que a produção da colheita de 2008 do Porta de Santa Catarina “está esgotada” e em Março vai ser lançado no mercado o vinho da colheita de 2009.
A empresa, que tem duas adegas, produz os vinhos Porta de Santa Catarina, colheita seleccionada e reserva, na adega de Estremoz, e o Bacante, que foi lançado no mercado em Dezembro de 2009, na adega situada no concelho de Vila Viçosa.
Em maio deste ano, a empresa vai lançar no mercado o vinho Quinta das Mercês, também produzido na adega do concelho de Vila Viçosa.
O vinho regional alentejano Porta de Santa Catarina tem recebido vários prémios a nível nacional e internacional.
A empresa Porta de Santa Catarina-Vinhos foi fundada há um ano, resultando da divisão da Sociedade Agrícola Poeiras e Xarepe, que já produzia o vinho Porta de Santa Catarina desde 2000.
A produção da empresa resulta exclusivamente da vinificação de uvas próprias nos oito hectares de castas tintas (Syrah, Touriga Nacional, Aragonês, Alicante Bouchet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira) e um hectare de castas brancas (Arinto e Antão Vaz).

Projecto de espectáculos de ópera na pedreira avança este ano

No passado dia 22 de Fevereiro foi dado o primeiro passo para a realização de um projecto inovador em Portugal e na Europa. Foi apresentado no Departamento da Universidade de Évora, uma maquete que revela a transformação de uma pedreira do concelho de Vila Viçosa, numa sala de espectáculos ao ar livre.
O município prepara-se para desenvolver um projecto marcante para a cultura nacional e internacional, apostando na transformação e adaptação de uma pedreira, a escassos quilómetros do centro histórico da vila, numa sala de espectáculos.
Luís Caldeirinha Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa; Laureano Carreira, mentor da iniciativa; Pedro Gameiro, um dos arquitectos responsáveis pela coordenação do estudo e Hugo Primo, engenheiro da empresa Solubema – Sociedade Luso-Belga de Mármores –, proprietária da pedreira estiveram presentes na apresentação da maquete, onde manifestaram um grande entusiasmo com o projecto.
Segundo o presidente da autarquia, “este vai ser um espectáculo único, algo completamente diferente do que estamos habituados a assistir no nosso país. Um projecto marcado por uma transversalidade singular que abarca áreas como a cultura, indústria, gastronomia e comércio, numa terra com um valiosíssimo potencial turístico”.
Esta ideia surgiu de um sonho de Laureano Carreira, professor ligado durante vários anos à Universidade de Évora, encenador e libretista.
Este é um projecto que visa “aproveitar uma infra-estrutura com uma beleza inerente extraordinária e criar cultura a partir daí, desenvolvendo no Alentejo um festival que tem, inegavelmente, uma dimensão europeia”, garantiu Laureano Carreira. A iniciativa recebeu, desde o início, o apoio incondicional da Câmara Municipal de Vila Viçosa, da Solubema – Sociedade Luso-Belga de Mármores –, proprietária da pedreira e do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, dirigido pelo arquitecto João Carrilho da Graça.
Situada na estrada que liga Vila Viçosa a Bencatel, a pedreira, já inactiva, vai ser adaptada para acolher, nos meses de Verão, um espectáculo lírico singular, num espaço único que alia beleza natural, condições acústicas excepcionais e um repertório de ópera.
Coordenado pelos arquitectos Pedro Gameiro e Marta Sequeira, o estudo prévio define três áreas fundamentais, designadamente, uma zona de recepção e descida que comporta as bilheteiras, um espaço comercial, para exposição de produtos locais de excelência, e um ponto estratégico que direcciona o olhar do visitante para a Serra de Ossa.
Por esta altura, iniciar-se-á o primeiro momento de descida – aproximadamente 25 metros, o equivalente a um prédio de sete andares – que direcciona as pessoas até uma zona intermédia.
Nesta segunda área, localizar-se-á um bar/esplanada que permitirá ao público degustar algumas iguarias da gastronomia regional.
Por fim, surge mais uma zona de descida – mais 25 metros –, que permitirá o acesso à cota mais baixa, onde está o palco, a plateia e todos os serviços de apoio ao espectáculo.
“Este é um projecto incrivelmente importante que nos retira da construção enquanto um sistema de soma, levando-nos a encarar o território como algo já construído. A partir daí, definimos por delapidação os espaços que nos interessam”, comentou Pedro Gameiro.
A uma escala verdadeiramente impressionante, num território complexo, prevê-se que o festival de ópera arranque em Julho de 2011, dando corpo a um projecto que figurará como um dos poucos no mundo e, sem dúvida, como o único em Portugal.

Município de Vila Viçosa ajuda desempregados

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou financiar o prémio do seguro de acidentes pessoais, para a população mais vulnerável do concelho, designadamente os seniores titulares do Cartão Social do Idoso e os desempregados.
Esta medida representa o assumir de uma responsabilidade social que salvaguarda a protecção dos munícipes durante os períodos em que estão mais desprotegidos.
Sempre que ocorra um acidente e não exista qualquer cobertura obrigatória que responda perante o sinistro, os munícipes abrangidos podem accionar este seguro que garante, em caso de morte ou invalidez permanente, um capital de 2.500 euros por pessoa.
Os idosos detentores do Cartão Social do Idoso, cerca de 849, contam assim com mais um benefício, desenhado a pensar na protecção dos cidadãos socialmente mais fragilizados.
Empenhada em promover a proximidade, proporcionar conforto e melhor qualidade de vida aos munícipes, a autarquia calipolense adopta, desta forma, uma nova medida de índole social que se constitui como um importante mecanismo de protecção.

Bombeiros de Elvas feridos numa explosão

Quatro Bombeiros Voluntários de Elvas, ficaram feridos no passado dia 27, no decorrer de um incêndio num acampamento de quatro famílias de etnia cigana na Zona Industrial das Fontainhas, em Elvas.
Dada a gravidade das queimaduras resultantes de uma violenta explosão numa das barracas, um dos elementos dos bombeiros foi evacuado para o Hospital de São José, em Lisboa. Os restantes três soldados da paz tiveram de ser socorridos no local, por inalação de fumos.
Ao que tudo indica, a explosão ficou a dever-se a um produto inflamável, excluindo a hipótese de a origem ter estado no rebentamento de botijas de gás. Num outro incêndio ocorrido segunda-feira, dia 22, no mesmo local os bombeiros foram recebidos pelos moradores com pedras e agressões enquanto prestavam auxílio às famílias.
No local, estiveram presentes elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), da Protecção Civil, da PSP de Elvas e do INEM. O caso foi entregue à Polícia Judiciária, que se deslocou ao acampamento localizado nas imediações da estação de comboios. Recorde-se que a comunidade cigana recebeu, recentemente, ordem de despejo do Tribunal de Elvas.

DESPORTO

Benjamin Espiguinha é o novo Presidente do S. C. Borbense

Na passada sexta-feira realizou-se na sede do S.C. Borbense uma Assembleia-geral de sócios para eleger os novos órgãos sociais do clube.
Esta assembleia contou com a presença de várias dezenas de sócios que quiseram marcar presença neste virar de página da história do clube. A lista votada e aprovada por unanimidade é liderada por Benjamim Espiguinha que é o sócio nº 421 do S.C. Borbense, ao qual está ligado há muitos anos e onde já desempenhou várias funções.
Benjamim de 39 anos está rodeado de pessoas da sua confiança na sua lista e irá tentar fazer regressar o S.C. Borbense aos primeiros lugares do Futebol Distrital.

Lista dos Corpos Sociais do Sport Clube Borbense para o Biénio 2010-2012

Direcção

Presidente: Benjamim António Ferreira Espiguinha (Sócio 421)
Vice-Presidente: Carlos Alberto Pécurto (359)
Vice-Presidente: José Manuel Canhão Carapinha (303)
Vice-Presidente: Paulo Alexandre Pereira Massas (531)
Secretário: Joaquim Manuel Ganito Trincheiras (434)
Secretário-Adjunto: Eduardo Filipe Ferrão Vicente (573)
Tesoureiro: José Alberto Galhanas Pécurto (571)
Tesoureiro-Adjunto: Eduardo Manuel Patrício Aldeagas (758)
Vogal: Geraldo Duarte Simões Mexias (692)
Vogal: Paulo António Pinto Panasco (582)
Vogal: José Carlos Bravo Banza (293)
Vogal Adjunto: César do Carmo Baltazar Bilro (370)
Vogal Adjunto: Nuno Duarte Ramos Ferreira (482)
Vogal Adjunto: Carlos Roberto Marchante Espiguinha (698)
Vogal Adjunto: Libério dos Santos Proença Passinhas (479)
Vogal Adjunto: Bernardino João Dionísio do Nascimento (361)
Vogal Adjunto: Nuno Miguel Silva Alves (751)
Vogal Adjunto: Ilídio do Carmo Prates Carapinha (733)

Assembleia-geral

Presidente: Ângelo João Guarda Verdades de Sá (Sócio 210)
Vice-Presidente: Humberto Fernando Laranjeira Conceição (050)
1º Secretário: António José Lopes Anselmo (197)
2º Secretário: Albino Manuel Pécurto Carapinha (269)
Secretário (Suplente): Joaquim Casimiro Balseiro Espiguinha (085)
Secretário (Suplente): Luís Miguel Pena Rodrigues Rato (469)

Conselho Fiscal

Presidente: João Cândido Simões de Deus (Sócio 111)
Secretário: Isidro António Canhão Bilro (102)
Relator: Manuel Augusto Gazimba Anjos (059)
Suplente: Paulo Jorge Ramos Ferreira (504)
Suplente: João Carlos Bilro Oliveira (589)

Borbense regressa às vitórias

A equipa do S.C. Borbense recebeu no domingo a equipa do S.C. Arcoense e venceu por 4-1 em jogo a contar para a 15ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Frente a frente estavam duas equipas que vivem um mau momento, ocupando os últimos lugares da classificação e este jogo era encarado como uma autentica final e um teste de fogo para ambos os técnicos.
A equipa do Borbense treinada pelo Professor Saraiva alinhou com Armando; Tiago, Januário, Canhão e Zé Grego; Luis Mendes, Rosado e Filipe; Generoso, André e Ruca. Entraram depois no decorrer do jogo o Deco, Luis Lopes e o Pita.
Do lado do Arcoense a equipa treinada pelo Mister Jorge Nunes alinhou com Faia; Pedro Espiga, Arkista, Barolas e Daniel; Roberto, Panta e Libério; Luis Miguel, Guilherme e Pukarinhas. Entraram depois no decorrer do jogo o Kilha, Aranha e o Valente.
O jogo começou com as duas equipas a praticarem um futebol muito fraco, reflexo da posição que ocupam na tabela classificativa e do nervosismo com que o jogo era encarado devido à sua importância. Na primeira parte até foi a equipa dos Arcos a criar mais perigo, dispondo de duas ocasiões de golo, mas já perto do intervalo num remate de longe de Ruca, Faia defende para a frente e Luis Mendes muito bem a inaugurar o marcador. Intervalo com o Borbense em vantagem.
Na segunda parte, a equipa da casa já mais tranquila por estar em vantagem, começou a dominar o jogo e foi com naturalidade que voltou a marcar num lance de insistência em que Filipe remata ao poste e depois Januário num grande remate consegue fazer o 2-0. Este golo desorientou ainda mais a equipa do Arcoense e pouco depois num remate de fora da área de Ruca, Faia fica a ver a bola passar e esta a colar-se no fundo das redes.
A verdade é que o jogo começava a ter entornos de goleada sem o Borbense também fazer muito por isso, até que numa falha defensiva do Borbense, Pukarinhas conseguiu marcar e reduzir as diferenças. Ainda antes do final, Ruca numa jogada individual dentro da área consegue rematar e fixar o resultado final em 4-1 para a equipa da casa.
Jogo muito bem dirigido por um trio de arbitragem liderado por uma Senhora, que provou que a arbitragem feminina também tem qualidade.
Com este regresso às vitórias três meses depois, a equipa azul e branca sobe um lugar na classificação e sai dos lugares de descida. Este domingo vai à Giesteira defrontar a equipa local num terreno sempre muito complicado.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense foi a Vendas Novas e acabou derrotado por 3-1 com o golo do Calipolense a ser marcado por João Frade. A equipa do Estrela entrou praticamente a ganhar, já que marcou aos 20 segundos e depois a partir daí tudo ficou mais fácil;
O S.C. Bencatelense foi a Arraiolos e acabou derrotado por 2-1 complicado assim as suas contas e neste momento está em antepenúltimo. Foi a primeira vitória da equipa de Arraiolos no campeonato, começando a ganhar cedo, mas depois Jorge empatou para o Bencatelense, até que a equipa da casa se colocou novamente em vantagem e segurou até ao fim do jogo.
Quanto ao resto desta 15ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o derby em Portel entre a equipa da casa e a equipa de Oriola terminou com um nulo no marcador. O Redondense foi ao difícil terreno do Santiago Maior e conseguiu uma brilhante goleada. O Sp. Viana do Alentejo foi a surpresa da jornada ao derrotar o Monte Trigo e assim somou a quarta vitoria consecutiva que coloca a equipa já nos 5 primeiros. O jogo entre o Escouralense e a Giesteira foi adiado devido ao mau tempo.

1ª Divisão Distrital de Évora - C. F. Estremoz complica as contas!

No passado fim de semana não houve jornada da 1ª Divisão Distrital de Évora, mas realizaram-se os dois jogos que estavam em atraso e que até envolviam as equipas da Zona dos Mármores que tiveram sortes diferentes já que o C.F. Estremoz perdeu e o São Romão venceu.
Na série A, o líder Luso Morense já garantiu presença na Fase Final e o segundo classificado Brotense também está muito perto de o conseguir, apesar de Canaviais, Santana do Campo e Valenças ainda terem uma pequena possibilidade de lá chegar.
Na série B, realizaram-se dois jogos que estavam em atraso. O C.F. Estremoz perdeu em casa por 1-2 com o C.C. Corval, enquanto que o São Romão foi ganhar ao difícil terreno do Aldeense e aproximou-se mais do objectivo de passagem à Fase Final. O líder Perolivense já garantiu lugar na Fase Final, enquanto que a luta pelo segundo lugar está cada vez mais interessante com vantagem para o C.F. Estremoz, mas com o São Romão, Bairro Santo António e Rosário ainda a sonharem com o apuramento.

Futsal Borbense já está nas Meias-Finais

A equipa do Futsal Borbense foi no sábado às Alcáçovas defrontar a equipa local e conseguiu uma brilhante vitoria por 3-7 em jogo a contar para os Quartos de Final da Taça Distrital de Évora.
A equipa do Futsal Borbense foi ao terreno de uma equipa experiente, sentindo algumas dificuldades de início, mas com uma grande segunda parte selou a presença nas meias-finais desta competição.
O jogo começou com as equipas com medo uma da outra e a trocarem a bola atrás, até que num lance de ataque, a equipa da casa inaugurou o marcador por Rogério. Surgiu a reacção da equipa do Futsal Borbense com um grande remate de fora da área de Edgar, mas novo ataque da equipa das Alcáçovas e viria a adiantar-se com novo golo de Rogério. De bola parada o Futsal Borbense voltou a empatar o jogo com um bom golo de Pardal, mas logo na resposta foi Zé que marcou o 3-2 para a equipa da casa. Faltavam poucos minutos para o intervalo e foi quando a equipa de Borba acordou fazendo um pressing maior e obrigando a equipa da casa a errar. Nestes minutos já se viam algumas jogadas habituais do Futsal Borbense e numa bela jogada colectiva é João Luis que finaliza, mandando as equipas para intervalo com o resultado de 3-3.
Na segunda parte o Futsal Borbense entrou mais determinado a resolver a eliminatória e conseguiu adiantar-se pela primeira vez no marcador com golo de Mendanha após grande jogada de Pipe. O jogo só já tinha um sentido e numa jogada individual de Calhau oferece o golo a Duarte que não desperdiça. O goleador Carika também se queria juntar á festa dos marcadores e numa boa jogada individual conseguiu rematar para o fundo das redes e ainda antes do final foi Calhau que fechou o resultado final em 3-7 para a equipa de Borba.
No primeiro ano de participação na Taça Distrital, o Futsal Borbense conseguiu já o apuramento para as meias-finais e agora vai aguardar pelo sorteio para ver quem vai defrontar.
Esta sexta-feira regressa o campeonato com a disputa da primeira jornada da segunda volta onde o Futsal Borbense recebe o líder Casa do Benfica de Vendas Novas que soma todos os seus jogos por vitória.

Resultados dos Quartos-final da Taça Distrital de Évora:

Alcáçovas A.C. 3 - Futsal Borbense 7
A.J. Estremoz 7 - Casa Benfica Vendas Novas 8
S. Cabeção e Benfica 6 - Évora Futsal 3
Juventude Évora 8 - A.A. Portelense 3

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

ACONTECEU EM BORBA HÁ 100 ANOS (1910)

Março:

3- Esteve em Estremoz o Sr. Dr. Humberto Fernandes.
10- Consta em Borba, que o Sr. Inácio Manuel Leitão aderiu ao Partido Republicano.
12-Regressou de Borba a Évora o Sr. Dr. Duarte Silva.
17- O Sr. Inácio Manuel Leitão escreveu um desmentido público em como tinha aderido ao Partido Republicano.
26-O Sr. António Lopes Alpalhão, Professor em Borba, encontra-se em Estremoz, onde está a passar as festividades da Semana Santa.
29- Esteve em Évora o borbense mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira.

E… Há 50 Anos (1960):

1- Abriu, em Borba, um novo estabelecimento de venda de aparelhos de rádio, televisores, frigoríficos, gira-discos, panelas de pressão, bicicletas e de grande sortido de artigos de plástico, situado na Rua Humberto Silveira Fernandes, de que é proprietária a firma Cuba & Grego.
4- Por iniciativa da Câmara Municipal de Borba e da Comissão Concelhia da União Nacional foi celebrado o V Centenário do nascimento do Infante D. Henrique. Às 10 horas foi celebrada uma missa solene de sufrágio pela alma do «Navegador» e às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Sr. Dr. Armando Pessoa Verão proferiu uma conferência a vida e a obra do ilustre membro da «Ínclita Geração». Foi muito elevado o número de pessoas participantes, tendo o conferencista sido apresentado pelo Sr. António de Ascensão Ramos, Presidente da CMB.
8- Faleceu, em Borba, a Srª. D. Margarida da Conceição Alpalhão, de 44 anos de idade, irmã dos Srs. Francisco Maria Alpalhão, António Maria Alpalhão, Inácio Maria Alpalhão, Tibúrcio Maria Alpalhão, José Henrique Alpalhão e de D. Maria Luísa Alpalhão Cardoso. Foi muito sentida a sua morte por ser uma senhora muito estimada pela sua enorme bondade.
14- Realizou-se, em Borba, uma sessão de propaganda da Defesa Civil do Território, que constou da exibição, no cinema local, de vários filmes onde é demonstrada a acção brilhante daquele organismo, em caso de emergência. Assistiram à sessão as entidades mais representativas da terra e muito povo que seguiu com a maior atenção a projecção dos documentários.
15-De Lisboa regressaram à sua casa de Borba o Sr. Dr. Humberto Fernandes e esposa, que como de costume, aqui vêem passar uma temporada.
17-Foi colocado na Câmara Municipal de Évora o Sr. Manuel Francisco Abelho, que durante muitos anos exerceu o cargo de aspirante da CMB.
21-Perto de Borba foi atropelado por um automóvel Manuel Maria Galhanas, de 33 anos de idade, canteiro, que ficou bastante ferido. Foi transportado para o Hospital da Misericórdia de Évora, onde focou internado em estado pouco satisfatório. Ignora-se a identidade do condutor que o atropelou. A Polícia de Viação e Trânsito tomou conta da ocorrência.
23- Esteve, em Estremoz, o Sr. José Rebola Amante, da Orada.
24- Entrou em exercício a nova Direcção do Sport Clube Borbense constituída pelos seguintes elementos: Dr. Armando Pessoa Verão – Presidente; Padre António Monteiro Dias – Vice - Presidente; Sr. Luís António Abalroado - 1º.Secretário; Sr. Joaquim Manuel Grego Esteves - 2º. Secretário; Sr. Plácido José Simões – Tesoureiro; Srs. António Bernardo Amaral e João Francisco Godinho – Vogais. Devido à difícil situação económica do SCB, a nova Direcção deliberou isentar os novos sócios do pagamento da respectiva jóia, considerando ainda em dia todos os sócios em atraso de pagamento.
25- Passa o aniversário natalício do Sr. Domingos António Anselmo.
27-Teve lugar, na Orada, a missa solene da comunhão colectiva da desobriga, em que comungaram 185 pessoas, depois de três dias de pregação pelo Revº. Pároco de Borba, seguindo-se, depois a procissão em honra do Senhor Jesus dos Passos, que não se realizava há muitos anos.
O lavrador da aldeia, Sr. Armando Maldonado Cortes, concedeu todas as facilidades para que os seus ranchos, livremente, cumprissem o seu dever de cristãos, dispensando-os do trabalho e pagando-lhes a respectiva jorna.
28-Regressou de Goa o Sr. Dr. Ângelo Joaquim do Carmo Trindade, onde se encontrava prestando serviço, como oficial médico, há cerca de dois anos.
31- O borbense Sr. Dr. Diogo Ramos e Costa foi eleito Presidente da Direcção da Casa do Alentejo.

Por: João Azaruja

EDITORIAL

“Lavar cabeças”

É nestes momentos em que os valores e os interesses que tem norteado a sociedade no seu geral, estão em nítido colapso, que se deveria pensar e repensar, mas, sempre olhando à história (afim de que não se repitam os mesmos erros), e, para que, se tracem novos objectivos, mas, como também e talvez, não se deva fazer uma alteração brusca, pois tais actos criam novos valores, que, não raras vezes, levam ao mesmo, isto é, á aplicação do poder duns poucos e em desfavor duma larga e esmagadora maioria. Mas, o cerne da questão pode-se descrever, duma forma simples e sintética, com duas palavras, a ganância e o poder. Mas, todos, mesmo todos, que orientam as suas vidas por tais objectivos, esquecem-se dum pequeno pormenor que, também ele é duma simplicidade enorme, é que tudo também é transitório, tanto o ter como o estar, quando o mais importante é, simplesmente, ser.
Praticamente, quase tudo, está pior que mal, e, sendo assim, se existir bom senso e a aplicação de princípios humanistas é bastante simples começar a existir uma recuperação, pois, a partir do zero, tudo será positivo, mas, ter-se-á que se “lavar” muitas cabeças.