quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Terras Brancas n.º 411 - 21/Janeiro/2010


Clique na imagem para ampliar

DESTAQUES

Adega de Borba aposta este ano nos mercados da Rússia e Índia

A Adega Cooperativa de Borba, pretende para este ano consolidar os clientes conquistados em cerca de 25 países e apostar em mercados como a Rússia e Índia.
Em declarações à agência Lusa, o director técnico da adega, Óscar Gato, observou que, nos últimos cinco anos, a empresa tem mantido a quota de exportação de 15 por cento do volume de vendas.
A empresa, de acordo com o responsável, tem apetência pelo mercado asiático, onde já conquistou clientes, sobretudo em Macau e China, embora também exporte para a Coreia do Sul e Japão. Óscar Gato indicou que a adega exporta para cerca de 25 países, entre os quais Angola, Cabo Verde, Canadá, Estados Unidos e Brasil. Alemanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Suíça e Suécia constituem os principais mercados europeus do vinho da Adega Cooperativa de Borba.
“Pretendemos consolidar estes mercados e tentar outros, como a Rússia e Índia, para aumentar as exportações”, salientou Óscar Gato. “Mas há ainda um trabalho a desenvolver para conseguirmos exportar os nossos vinhos para aqueles dois mercados, que são atractivos”, adiantou.
O director técnico indicou que na produção de 2009 a adega de Borba foi “irreverente” em relação ao Alentejo.
“A adega registou um aumento de 15 por cento face a 2008, totalizando 8,5 milhões de litros, mas mesmo assim uma produção inferior à média dos últimos cinco anos, que é de 11,5 milhões de litros”, acrescentou.
Para além do aumento de produção, Óscar Gato garantiu que “o vinho da Adega de Borba obteve um acréscimo de qualidade”.
De acordo com Márcia Farinha, responsável pelo departamento de marketing e relações públicas, a empresa de Borba coloca anualmente no mercado entre 12 a 15 milhões de garrafas, 70 por cento de vinho tinto e 30 por cento branco.
Márcia Farinha salientou que o mercado nacional absorve 85 por cento das vendas da empresa, que pretende aumentar, este ano, a presença no canal Horeca (hotelaria, restaurantes e cafés) e manter a grande distribuição.
A adega, segundo a responsável, lançou no mercado recentemente, quatro vinhos monovarietais com a marca Senses, um branco (casta Antão Vaz), e três tintos (castas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional), da colheita de 2008.
Também recentemente, a adega lançou no mercado o “Montes Claros” Garrafeira 2005, distinguido com vários prémios em concursos internacionais. Convento da Vila, Adega de Borba, Montes Claros, Adegaborba.pt e Galitos, constituem as principais marcas da empresa.
A Adega Cooperativa de Borba, cujos vinhos têm vindo a ser distinguidos com prémios em concursos de âmbito nacional e internacional, pretende, segundo a responsável do departamento de marketing, desenvolver a curto prazo a área do enoturismo.
O volume de negócios da empresa, de acordo com o director técnico, atingiu em 2009 cerca de 20 milhões de euros, registando um decréscimo de cinco por cento em relação a 2008.
A adega reúne 300 viticultores que cultivam uma área de vinha de 2.100 hectares (75 por cento uvas tintas e 25 por cento uvas brancas), nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.




Carlos Bacalhau é o novo Presidente da Federação Distrital da JS 
 
No passado sábado em Reguengos de Monsaraz teve lugar a VII Convenção Distrital de Évora da Juventude Socialista com o mote “O Alentejo somos nós”. Depois da ultima Convenção, em 2007, se ter realizado em Borba, agora era a vez da cidade junto ao Grande Lago do Alqueva organizar esta reunião que envolveu delegados de todas as concelhias da Juventude Socialista do Distrito de Évora, para serem apresentadas Moções Globais de Estratégia para o próximo mandato e serem eleitos os novos órgãos da Federação Distrital.
Os trabalhos começaram de manhã com a intervenção de Rita Martins que foi a Presidente da Comissão Organizadora da Convenção e destacou a grande afluência de jovens a esta Convenção como a prova do crescimento que esta Federação tem tido desde 2007.
Seguiu-se o Coordenador Concelhio da JS Reguengos Monsaraz, Jorge Nunes, que demonstrou o orgulho do trabalho realizado pela sua Concelhia e pela COC, na preparação da Convenção no seu Concelho.
A terceira intervenção esteve a cargo de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos Monsaraz, que referiu a importância do Associativismo, da Juventude e da sua dinâmica.
O Presidente da Federação Distrital de Évora do PS, Norberto Patinho, destacou a importância da união entre os militantes de uma juventude partidária e da luta pelos ideais que defendem.
O último interveniente nesta Sessão de Abertura foi Vítor Martelo, histórico Socialista que é Presidente da Assembleia Municipal de Reguengos Monsaraz e foi Presidente da Câmara Municipal durante 33 anos, que falou sobre a história do Partido Socialista no seu concelho e no distrito, referindo também todas as dificuldades da democracia no seu inicio.
O ponto seguinte na ordem de trabalhos foi a discussão dos relatórios referentes ao mandato cessante, onde Nuno Lino que ainda era o Presidente da Federação Distrital de Évora da JS, aproveitou para apresentar todas as actividades e movimentos da federação no seu mandato.
Na parte da tarde os trabalhos destinavam-se à apresentação e discussão das Moções Globais de Estratégia, apresentação dos candidatos a líder da Federação e apresentação das listas aos restantes órgãos.
O primeiro a apresentar foi Carlos Bacalhau, antigo Coordenador Concelhio de Borba, que apresentou a sua moção intitulada “Juntos por um Alentejo com Futuro”, moção disponível online e de onde destacou a importância da união entre todos os militantes para conseguir fazer a JS crescer no nosso distrito e ter um papel cada vez mais activo na sociedade.
A segunda moção, intitulada como “Olhar Alentejo”, foi apresentada por Luís Dias, antigo Coordenador Concelhio de Vendas Novas, que após apresentar as linhas da sua moção, anunciou que iria desistir da sua candidatura com o intuito de não querer causar qualquer tipo de divisão na Federação e assim iria também votar favoravelmente na moção e no candidato adversário.
Após a apresentação das duas moções foi tempo da sua discussão e votação, onde intervieram vários militantes mostrando o apoio à moção “Juntos por um Alentejo com Futuro”, que viria a ser aprovada por unanimidade com 25 votos favoráveis.
Seguiram-se as votações para todos os órgãos da Federação, onde o borbense Carlos Bacalhau foi eleito como novo Presidente da Federação Distrital de Évora da Juventude Socialista.
A Comissão Politica Distrital será constituída por Jorge Nunes, como presidente, Rita Martins, Ricardo catarino, Luis Godinho, Rita Paiais, Leonel Godinho, Rui Praxedes, Élia Quintas, Hugo Garcia, Tânia Caldeira, David Serrachino, Neusa Medinas, João Romão, Sérgio Calhau, Catarina Matuto, Ricardo Mansinho, Cláudia Ferrão, Luis Guerra e Gabriel Galvoeira.
O Representante no Conselho de Jurisdição Nacional será Jorge Alfaiate, que terá Luis Paixão e Ana Managil como suplentes.
Por fim os Representantes da JS na Comissão Politica Distrital do Partido Socialista são Carlos Bacalhau, Rui Praxedes, Ricardo Catarino, Rita Martins, Luis Godinho, Leonel Godinho e Vanda Godinho.
Após as votações e para encerrar os trabalhos, ainda houve tempo para o discurso de Duarte Cordeiro, Secretário-geral da Juventude Socialista Nacional que relembrou o trabalho e o importante papel de Nuno Lino nestes últimos dois anos, tal como a total confiança nas capacidades do novo presidente eleito para conseguir dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento desta Federação. Por fim, Carlos Bacalhau agradeceu a todos a confiança depositada nele e na sua equipa, prometendo todo o empenho para conseguir cumprir e alcançar todos os objectivos traçados na moção “Juntos por um Alentejo com Futuro”.

Borba aprovou atempadamente o Plano Municipal contra a corrupção
   
Na reunião de Câmara de 30 de Dezembro de 2009 foi aprovado pelo executivo da Câmara Municipal de Borba o plano municipal contra a corrupção. O Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, de Corrupção e de Infracções Conexas, assim se chama, foi aprovado por maioria, respondendo assim atempadamente a uma exigência do Conselho de Prevenção de Corrupção (CPC), para onde foi enviado.
A gestão do risco é uma actividade que assume um carácter transversal, constituindo uma das grandes preocupações dos diversos Estados e das organizações de âmbito global, regional e local. Revela-se um requisito essencial ao funcionamento das organizações e dos Estados de Direito Democrático, sendo fundamental nas relações que se estabelecem entre os cidadãos e a Administração, no desenvolvimento das economias e no normal funcionamento das instituições. Trata-se, assim, de uma actividade que tem por objectivo salvaguardar aspectos indispensáveis na tomada de decisões, de modo a que estas se revelem conformes com a legislação vigente, com os procedimentos em vigor e com as obrigações contratuais a que as instituições estão vinculadas. Este Plano aplica-se, de forma genérica, aos membros dos órgãos municipais, ao pessoal dirigente e a todos os trabalhadores e colaboradores do Município.
Neste plano são equacionados os riscos associados à actividade de gestão e administração de valores e património públicos. Nele poderão ser ainda encontrados procedimentos, regras e boas práticas, com o objectivo de contribuir para uma gestão clara e transparente das entidades públicas. Por cada departamento municipal, são identificados os responsáveis e os potenciais riscos, e indicadas boas práticas e procedimentos para as prevenir. É um processo que envolve a identificação de riscos inerentes a qualquer actividade, a sua análise metódica, e, por fim, a proposta de medidas que possam inviabilizar eventuais comportamentos desviantes.
O Conselho de Prevenção da Corrupção considera que os Planos de Prevenção de Risco são, além de um factor de gestão fundamental, um instrumento que permitirá aferir a eventual responsabilidade que ocorra na gestão de recursos públicos.
Finalmente, importa salientar ainda que a concretização dos Planos de Prevenção de Risco de Corrupção permitirá o respeito das recomendações das Organizações Internacionais nesta matéria, colocando Portugal na primeira linha deste combate.

Primeira UCC do Alentejo sediada em Estremoz
 
A primeira Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Alentejo já está a funcionar em Estremoz, prestando cuidados de saúde e apoio psicológico e social ao domicílio, sobretudo aos grupos mais vulneráveis. Em declarações à agência Lusa, a enfermeira Carla Leão, coordenadora da unidade, adiantou que a UCC que serve o concelho de Estremoz presta apoio às pessoas em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo.
Carla Leão explicou que a unidade presta cuidados de saúde no âmbito domiciliário e intervém na educação para a saúde e na criação de redes de apoio à família. Trata-se de uma unidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central I e está sediada no Centro de Saúde de Estremoz. A unidade está integrada no novo modelo de funcionamento dos centros de saúde, que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, abrange, entre outras, as áreas dos cuidados continuados integrados, saúde escolar, intervenção precoce e promoção de hábitos de vida saudável. Além de acompanhar pessoas, famílias e grupos de maior risco e vulnerabilidade, a unidade vai também participar nas actividades inerentes à rede social, na vigilância de saúde e acompanhamento social das famílias com deficientes recursos socioeconómicos.
Carla Leão explicou que a UCC integra também uma equipa coordenadora local, que faz a avaliação das referências provenientes dos hospitais e encaminha as pessoas para a valência adequada ou para o internamento. A responsável indicou ainda que o acesso a esta unidade pode ser feito através da rede de cuidados continuados, pela indicação do médico de família, ou através das equipas de gestão de altas dos hospitais. A unidade envolve no seu funcionamento uma equipa multidisciplinar composta por cinco enfermeiros, médico de saúde familiar, assistente operacional, fisioterapeuta, nutricionista, higienista oral, psicólogo, técnico de serviço social, funcionário administrativo e funcionário de serviço auxiliar. A UCC de Estremoz é a décima quinta unidade em actividade no país, no âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, que prevê a criação de várias unidades funcionais inseridas nos agrupamentos dos centros de saúde.

NOTÍCIAS

Regime de Fruta Escolar arranca em Borba 

Arrancou na passada semana a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas às crianças dos estabelecimentos de ensino do 1º. Ciclo, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Borba. Esta iniciativa surge no âmbito do Regime de Fruta Escolar que prevê a distribuição de duas peças de fruta por semana à população escolar abrangida. No concelho de Borba, o Regime Fruta Escolar abrange os quatro estabelecimentos de ensino do 1º. Ciclo candidatados (Borba, Rio de Moinhos, Orada e Nora), beneficiando no ano lectivo 2009/2010 um universo de duzentos e sessenta e um alunos, com um orçamento previsto de 1.879,20€, atribuídos pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas a este município.
O Regime de Fruta Escolar resulta de um processo de coordenação da actuação da administração central, através dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Saúde e da Educação e dos Municípios, não pretendendo de forma alguma substituir programas já existentes, nomeadamente o Programa Leite Escolar, nem fazer parte de outra refeição, mas sim constituindo um reforço a esses programas. O Regime de Fruta Escolar é subvencionado pela União Europeia e a ajuda comunitária é requerida pelas autarquias, a quem compete a execução do Regime de Fruta Escolar.
O Regime de Fruta Escolar tem como objectivos principais contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens, assim como reduzir os custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis. Esta iniciativa, que pretende sensibilizar os mais pequenos, e consequentemente as famílias, para a importância de uma alimentação saudável, vai permitir que esta distribuição de fruta decorra até ao final do ano lectivo.
Durante o ano lectivo 2009/2010 serão distribuídos a todas as crianças do 1º. Ciclo, duas vezes por semana, alternadamente, produtos como maçãs, peras, clementinas, tangerinas e bananas. De acordo com as directrizes do Regulamento do Regime de Fruta Escolar, os produtos devem, preferencialmente, obedecer aos regimes públicos de Qualidade Certificada de Produção Integrada, de Produção Biológica, de Denominação de Origem Protegida, de Indicação Geográfica Protegida ou de Protecção Integrada, com vista à distribuição de produtos realmente saudáveis e de qualidade. Os produtos biológicos têm preferência uma vez que a agricultura biológica não aplica adubos químicos nem pesticidas de síntese o que permite que se possa consumir a fruta biológica com a casca, em total segurança.
Nas escolas de Borba, esta iniciativa, terá início no dia 14 de Janeiro. Assim, desde amanhã e até ao final do ano lectivo todas as crianças do 1.º Ciclo terão acesso à fruta escolar. A adesão a este programa por parte do Município de Borba demonstra a preocupação da autarquia com este tipo de acções, que possam contribuir para a mudança de atitudes e criação de hábitos saudáveis.
Em paralelo com a distribuição de fruta, o Município está a articular-se com o Agrupamento de Escolas de Borba, de forma a definir medidas de acompanhamento que visam a sensibilização dos jovens para a criação de hábitos de alimentação saudável.



“A Bilha” Projecto de Arte 


Este ano, o projecto “A Bilha 2010” alarga-se a todo o país. O projecto vai estender os seus princípios a várias escolas e realidades de outras regiões. Este projecto é apoiado por instituições públicas e privadas, servindo para fazer a ligação entre a escola e o meio. O projecto apareceu no decurso do ano escolar de 2007, e em meados de Outubro foram apresentadas as primeiras propostas para a realização do Projecto no Agrupamento de Escolas de Estremoz. Até Dezembro reuniu-se todo o material para efectuar o Projecto e em Maio foram mostradas ao grande público, no espaço do supermercado Modelo e posteriormente no Monte Seis Reis.
Três entidades privadas apoiaram a iniciativa: os supermercados Modelo, a Caixa Agrícola de Estremoz, Monfort e e Arronches e a Adega Seis Reis. Na génese da ideia esteve a decoração artística de 110 bilhas de barro com materiais reutilizáveis, tendo por tema “A SERRA E A ÁGUA”. As referências foram o espaço da Serra d`Ossa e as suas águas límpidas que correm nos diversos fontanários espalhados por vales e encostas. Envolveram-se no projecto mais de uma centena de docentes e cerca de 1500 alunos. Esta iniciativa tem como referência o Jornal Escolar, do Agrupamento de Escolas de Estremoz.




Mau tempo faz ruir a parede do antigo lagar em Vila Viçosa

  
Na passada semana, dia 10 de Janeiro, ruiu em Vila Viçosa a parede do antigo lagar da Cooperativa de Olivicultores.
No local estão a ser desenvolvidas as obras de uma unidade hoteleira, e segundo um funcionário as terras terão "cedido" devido às obras e á chuva, originando a derrocada de parte da parede, sem que tenha provocado danos de maior.
No local será construído um hotel de cinco estrelas, num investimento de 6,7 milhões de euros, da empresa Jardimagestic. O novo hotel vai ter 47 quartos e duas suites e a obra deverá estar concluída em 2011.
Um investimento que surge numa altura em que o município de Vila Viçosa está a desenvolver um processo de candidatura desta localidade alentejana a Património Mundial, galardão atribuído pela UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

DESPORTO

Borbense perde em Vendas Novas 

A equipa do S.C. Borbense foi no Domingo a Vendas Novas defrontar o Estrela local que lidera a classificação e acabou derrotado por um claro 3-0 em jogo a contar para a 11ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Já esperava difícil esta deslocação ao terreno do líder do campeonato, o poderoso Estrela de Vendas Novas que soma todos os jogos por vitória e este não foi excepção.
A equipa do Borbense treinada pelo Professor Saraiva alinhou com Armando; Espiga, Pita, Januário e Deco; Luis Mendes, Filipe e Ruca; Generoso, Pedro Baltazar e Cláudio. Entraram depois no decorrer do jogo o André, o Telmo e o Rikas.
Do lado do Estrela a equipa treinada pelo Mister Carlos Vitorino alinhou com André Rainha; Chico Zé, Nélson Valente, Paulo Sérgio, Milho; Gaspar, Aldeias e Zé Tó; Magalhães, Fábio e Júlio. Entraram depois no jogo o João Fadista, o Xarez e o Palmeiro.
O jogo começou logo com maior ascendente da equipa da casa a criar algumas oportunidades, mas o Borbense lá ia conseguindo aliviar o perigo, até que a meio da primeira parte num lance em que a defesa borbense protesta um fora de jogo, mas a verdade é que há um jogador a colocar o avançado do Estrela em jogo, este que cruza e Fábio empurra para o fundo das redes. Só depois de estar a perder a equipa do Borbense consegue subir no terreno e criar algumas oportunidades, de onde destaco uma boa desmarcação de Cláudio que se isola mas na cara do guarda-redes remata ao lado. O Estrela podia ter dilatado a sua vantagem, mas ao intervalo registava-se o 1-0 no marcador.
Na segunda parte continuou a pressão do Estrela que era claramente mais forte e criava várias oportunidades de golo, até que numa bela jogada do novo reforço estrelista, Zé Tó, cruza para Fábio mas Espiga ao tentar fazer o corte remata para a própria baliza e por infelicidade trai Armando. Pouco depois, novamente uma grande jogada de Zé Tó que desta vez na cara de Armando remata e faz o 3-0. Daí até ao fim ainda houve mais oportunidades de golo, mas o resultado já não se alteraria.
Com esta derrota a equipa do Borbense desce três lugares na classificação e neste momento está em igualdade com o próximo adversário, o Santiago Maior que vem ao Municipal de Borba já este Domingo.

Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense recebeu o Desp. Portel e acabou derrotado por 2-3 com golos marcados por Parraça e Paulo Lobo, num jogo muito disputado e com polémica à mistura, pois o borbense Jorge Avó que representa o calipolense, foi expulso injustamente e deixou a sua equipa com menos um e tudo ficou mais difícil;
O S.C. Arcoense recebeu o S.C. Bencatelense num belo derby da Zona dos Mármores cheio de golos, em que os da casa venceram por 3-2 e conseguiram somar a primeira vitória neste campeonato deixando também o ultimo lugar da tabela classificativa. Os golos da equipa Arcoense foram marcados pelo Luis Miguel, Roberto e Kilha, enquanto que pelo Bencatelense marcaram Américo e Jorge.

Quanto ao resto desta 11ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o destaque vai para a primeira derrota do Monte Trigo, no derby com o Oriolense, que assim vê escapar o rival Estrela na jornada antes de se defrontarem. Os Unidos da Giesteira continuam a ser uma equipa muito forte em casa e venceram o Arraiolense. O Redondense também mantém o 3º lugar após vencer o Sporting de Viana e por fim o Escouralense já começou a sua recuperação na tabela classificativa ao ir vencer ao terreno do Santiago Maior.








Futsal Borbense consegue brilhante vitória


A equipa do Futsal Borbense recebeu na sexta à noite no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba a equipa do Núcleo Futsal SIMM Mora e alcançou uma brilhante vitória por 8-1 em jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Esta era a terceira vez que estas equipas e defrontavam esta época e por isso já se conheciam muito bem, tendo ambas entrado no jogo com alguma precaução. Mas aos poucos e poucos a equipa da casa ia tomando conta do jogo e ainda antes do meio da primeira parte consegue inaugurar o marcador por intermédio de Edgar numa brilhante jogada. Pouco depois, na marcação de um lançamento lateral a bola é colocada em Edgar que de fora da área remata muito bem e faz o 2-0. Corria tudo bem á equipa de Borba e logo a seguir foi João Luis que consegui fazer o terceiro. A equipa de Mora não levantava cabeça e em mais uma grande jogada de Edgar, que foi o melhor em campo, consegue tabelar com João Luis e fazer o 4-0. Era então a altura do Pivot e melhor marcador da equipa, Carika, aparecer em jogo conseguindo finalizar uma boa jogada para fazer o 5-0 e logo a seguir, o mesmo Carika num jogada individual, consegue marcar o sexto. Foram cerca de 10 minutos brilhantes da equipa de Borba que conseguiu marcar 6 golos e praticamente ter decidido o jogo. Começou então a rotação da equipa, permitindo que todos os jogadores sejam utilizados, enquanto que a equipa de Mora começou a crescer criando várias oportunidades de golo e viriam mesmo a reduzir por Tó Cunha na última jogada antes do intervalo.
Na segunda parte foi mesmo a equipa visitante que entrou melhor, mas não conseguia marcar também devido a uma grande exibição do guarda-redes Hélder que se estreava na equipa do Futsal Borbense. A meio desta segunda parte, já com Carika novamente em campo, uma boa jogada colectiva com Carika a assistir e Calhau a finalizar muito bem e a aumentar para 7-1. O jogo não podia terminar sem uma grande jogada individual de João Luis, que se mostra cada vez mais solto, a arrancar com a bola ainda no seu meio campo e finaliza sem dar hipóteses ao guarda-redes e fazer o 8-1 para o Futsal Borbense. Nos minutos finais, ambas as equipas ultrapassaram as 5 faltas e cada equipa dispôs de dois livres de 10 metros, mas nenhuma equipa conseguiu marcar e o resultado já não se alteraria.
Na próxima jornada a equipa do Futsal Borbense vai a Montemor defrontar a dificil equipa do Almansor, num jogo que colocará frente e frente o segundo e terceiro classificado.

(Toda a informação desportiva em http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/)

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1910)

 Janeiro:

2- Esteve em Évora o Sr. Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas, que pediu recentemente a demissão do cargo de Governador Civil do Distrito.
6- Ainda não foi concedida a demissão ao Sr. Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
8- Vende-se a pastagem para ovelhas da herdade da Esteveira, situada na freguesia da Orada. Quem pretender deve dirigir-se ao guarda que dá todas as informações.
20- No comboio das 12 e 34 h., chegou a Évora o Sr. Dr. Joaquim Nunes Mexia, novo Governador Civil do Distrito de Évora. Ao acto de tomada de posse, que se seguiu, assistiram os borbenses Sr. Visconde de Gião e o Sr. Dr. João Maria Ribeiro.
27- De Borba regressou a Évora o Sr. Dr. Duarte Silva.
31- Passou por Estremoz o general reformado Sr. António Duarte e Silva, proprietário residente em Borba.

E… Há 50 Anos (1960):

1- Na Orada, a menina Maria da Luz Abelho de Sousa festeja o seu aniversário natalício.
2- As missas dominicais são celebradas em Borba às 9 e às 16 horas.
6- Na Escola Primária Feminina de Borba, de que é Directora a Srª. Profª. D. Sílvia Alves Soares estiveram armados até hoje interessantes presépios para lembrar às alunas o espírito da quadra natalícia.
5- Por seus pais, Sr. Joaquim Pereira Esteves, conceituado comerciante da nossa praça, e Srª. D. Maria da Conceição Grego Esteves, foi pedido em casamento para o Sr. Joaquim Manuel Grego Esteves, a menina Dionísia de Jesus Abelho, prendada dama borbense, filha da Srª. D. Maria Cândida Armário Abelho e do Sr. Sebastião Lourenço Abelho. O casamento deverá realizar-se em breve.
7- A freguesia de São Tiago Rio de Moinhos, com cerca de 4.000 habitantes debate-se com problemas que exigem uma resposta rápida. A estrada, que a liga a Borba está cheia de covas e devido à invernia corre o risco de desaparecer, transformando-se num barranco; o correio chega com atraso e as comunicações telefónicas estão sujeitas a avarias quase permanentes. Da electricidade é melhor não falar. Talvez um dia apareça!
9- Foi celebrada uma missa de sufrágio, na Igreja Matriz, por alma do desventurado poeta Humberto Silveira Fernandes, na data em que completa mais um aniversário da sua morte. Participaram neste acto religioso muitas pessoas de todas as categorias sociais e representantes de todos os organismos locais, oficiais e particulares, que encheram por completo a vasta Igreja.
10- Nos últimos três jogos, a contar para o Campeonato Distrital, o Sport Club Borbense, saiu vencedor nos dois primeiros disputados contra o Sport Lisboa e Évora e Recreio Artístico Calipolense e perdeu 3 a 0 com o União de Montemor-o-Novo. Hoje, os locais defrontam o Estremoz.
12- O guitarrista Liberto Conde permanece em Paris, onde continua a desenvolver a sua carreira artística.
16- Em Borba, vendem-se, pela maior oferta, duas vinhas com oliveiras e dois olivais situados, respectivamente, ao Pardieiro, Cova do Vento, Maria Branca e Trombeta. Trata em Lisboa Mariano da Silva Rézio, Rua José Ricardo, nº. 5 -1º Esq. Reserva-se o direito de não entregar caso as propostas não convenham.
24- Terminou o Campeonato Distrital de Futebol, ao qual concorreram seis equipas, Montemor, Vendas Novas, Sport Lisboa e Évora, Estremoz, Sport Clube Borbense e Recreio Artístico Calipolense. Dos seis concorrentes foram apurados quatro, tendo sido eliminados o Estremoz (último) e o SCB (penúltimo). Um observador local reconhece as limitações da equipa local, mas não deixa de valorizar o empenho e o brio dos jogadores borbenses, por oposição a alguns favoritismos da Associação de Futebol de Évora e de algumas arbitragens que prejudicaram o SCB.
25- Abriu um posto de venda de peixe ao público da firma Iterlux, situado na Rua Maria de Borba, de que é representante o Sr. Francisco Campos Sapatinha.
26- A missão cultural do Distrito Escolar de Évora representada pelo seu chefe Sr. Prof. Benjamim Gonçalves levou a efeito, no Teatro Municipal, uma sessão gratuita de cinema a que assistiu um elevado número de pessoas, que encheu por completo aquela casa de espectáculos. Usaram da palavra, antes da exibição dos filmes, os Sr. Prof. Vasco Amaral, Delegado Escolar do Concelho, em representação do Director Distrital, o chefe da missão, o Sr. Padre Joaquim Ramiro Reis, Pároco da vila, os quais focaram vários aspectos da Campanha de Educação de Adultos, nomeadamente a criação de bibliotecas escolares, nas Escolas Primárias. Também esteve presente o Sr. Dr. Armando Pessoa Verão, Subdelegado de Saúde do Concelho.
31- Realiza-se um desafio de futebol amigável entre as equipas do Sport Clube Borbense e do Juventude de Évora, que foi vencido pelos eborenses por 3-1. A assistência foi escassa, devido à pouca divulgação do encontro.

Por: João Azaruja

EDITORIAL

Maçãs podres

Por uma questão, talvez, natural, um certo número de pessoas nasce e vive sob o lema da bajulação.
E por tudo e por nada bajulam qualquer “cabo raso” desde que, momentaneamente, este disponha de alguma “chave dum qualquer palheiro”, mas, convém não esquecer de que a posse de qualquer poder, ou, chave, é sempre algo transitório e limitado no tempo. No entanto é bastante irónico, mas também duma graça cheia de tristeza, o facto de que, na maioria das vezes, os bajulados (sem razão de o serem), dum momento para o outro, passam a invisíveis, pois, os bajuladores, quando aqueles, os outros, deixam de o “ser” passam a nem os verem para um simples “bom dia”. Mas, as acções ficam sempre a quem as praticam, e, por estas e por outras é que a “nossa” sociedade está estagnada num pântano de hipocrisia e de podridão.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Terras Brancas n.º 410 - 07/Janeiro/2010


Clique na imagem para ampliar

DESTAQUE

União das Misericórdias avança em 2010 com centro em Borba para deficientes profundos
                    
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai iniciar este ano a construção de um centro para deficientes profundos no concelho alentejano de Borba, disse no passado dia 22 de Dezembro à agência Lusa o presidente da instituição, Manuel Lemos. O responsável adiantou que a criação da terceira casa para deficientes profundos da UMP envolve um investimento de quatro milhões de euros, incluindo o equipamento.
Manuel Lemos justificou a construção de um novo centro para pessoas com grau de deficiência elevado com as “cerca de 400 pessoas que há em lista de espera, sobretudo crianças”, nas duas unidades já existentes, uma em Fátima e outra em Viseu. De acordo com o presidente da UMP, para a concretização do centro, a instituição avançou com uma candidatura aos fundos da União Europeia, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que já foi aprovada. O concurso público para a execução da obra, segundo o responsável, deve ser lançado no início de 2010 para que os trabalhos possam começar ainda no segundo trimestre.
Manuel Lemos indicou que a nova casa para deficientes inclui um lar residencial, que pode receber 76 pessoas com grau de deficiência elevado, e um centro de actividades ocupacionais. O responsável realçou que o centro para deficientes de Borba permitirá a criação de 80 a 100 postos de trabalho directos. Manuel Lemos destacou o facto de este ser o terceiro centro deste tipo, da UMP, e o primeiro no Alentejo, que poderá dar resposta à procura mais a Sul do país.
A escolha de Borba, de acordo com o responsável, deve-se ao facto da União das Misericórdias ter um terreno disponível no concelho, que foi doado à instituição. Manuel Lemos salientou a colaboração do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social e da Câmara Municipal de Borba, no desenvolvimento deste projecto, e espera também o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Borba.
O presidente do município de Borba, Ângelo de Sá, explicou à Lusa que o terreno da União das Misericórdias destinado ao centro para deficientes fica localizado numa herdade junto ao padrão de Montes Claros e à estrada que liga Bencatel a Estremoz. O autarca realçou a importância deste centro para o país, pela acção que vai desenvolver, e para o concelho de Borba, pelos postos de trabalho que vai criar. Ângelo de Sá garantiu ainda que esta iniciativa conta com todo o apoio do município de Borba.


Câmara Municipal de Borba com orçamento de 22, 9 milhões de euros para 2010
 
Com base na Visão Estratégica Central definida, “Borba, um Concelho Competitivo, Coeso, Sustentável e Inovador: uma referência de desenvolvimento no Alentejo!”, a Câmara Municipal de Borba aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2010 no valor de 22,9 milhões de euros. Nos últimos anos, o Município tem apostado na implementação de medidas que visam elevar o desenvolvimento sustentável do concelho e promover a coesão social e territorial, no quadro do reforço da competitividade da economia e da consolidação da eficiência da governação autárquica.

Para concretizar a Visão Estratégica Central foram definidas cinco linhas estratégicas de desenvolvimento: projectar o desenvolvimento do concelho; afirmar uma educação de excelência; promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável; desenvolver a coesão e a justiça social; e potenciar o turismo, a competitividade, a inovação e o empreendorismo.
O Orçamento apresenta despesas de capital de 15 milhões de euros e despesas correntes de 7 milhões de euros. O executivo aprovou o Orçamento por maioria, com votos favoráveis dos eleitos do PS e contra do eleito da CDU. Submetido à aprovação da Assembleia Municipal, foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados do PS e contra dos deputados do PSD e CDU.


Senses – As sensações dos novos vinhos da Adega de Borba
 
No seguimento da já existente gama de vinhos mono e bivarietais, a Adega Cooperativa de Borba lançou no mercado nacional em Novembro, quatro monovarietais com a marca SENSES, as quatro castas - Antão Vaz, Aragonez, Syrah e Touriga Nacional são da colheita de 2008, e têm como objectivo estimular os quatro sentidos de cada consumidor, dando-lhe a conhecer algumas das castas tradicionais do Alentejo como o Antão Vaz e o Aragonez, e a excelente adaptabilidade das castas Syrah e Touriga Nacional ao terroir e clima alentejanos - uma descoberta das características e particularidades de cada uma das castas.
O consumidor encontra os quatro monovarietais em Dezembro na loja da ACB em Borba, em garrafeiras e lojas gourmet, poderão ser adquiridos em separado ou num pack oferta de quatro garrafas com as quatro castas.

Notas de Prova Senses Antão Vaz 2008
Aspecto cristalino, cor citrina de nuance esverdeada. Aroma elegante com algum floral no início, mas os frutos tropicais dominam e persistem. De sabor jovem, com bastante frescura, evidencia os frutos citrinos e frutos de polpa branca maduros com ligeiro mel. Vinho com estrutura, equilíbrio e elegância no final de prova.
Notas de Prova Senses Aragonez 2008
Aspecto límpido, cor granada com opacidade. Intensidade aromática a frutos vermelhos maduros, ameixa e cereja. Paladar macio e cheio a frutos silvestres maduros, amora vermelha, taninos suaves mas encorpados a persistirem num sabor rico e longo.
Notas de Prova Senses Syrah 2008
Aspecto límpido, cor granada com profundidade. Boa intensidade aromática, evidenciando frutos pretos, bolo inglês e chocolate. Sabor macio, com acídulo a bombom de ginja, taninos encorpados com ligeira tosta e grande untuosidade no longo final de boca.
Notas de Prova Senses Touriga Nacional 2008
Aspecto límpido, cor violácea carregada. Boa intensidade aromática, a compota e notas florais de violetas. Sabor macio, equilibrado na acidez, com taninos a frutado maduro e frutado silvestre, com especiarias em sintonia, persistentes no final de prova.
O Senses Touriga Nacional 2008 foi premiado na prova da casta Touriga Nacional da Revista de Vinhos, com o prémio BEST BUY (melhor compra) e MENÇÃO HONROSA.

NOTÍCIAS

PSD vota contra o Orçamento para 2010 e manifesta grande preocupação pelo endividamento da autarquia
 
Os eleitos da PSD na Assembleia Municipal de Borba, votaram contra o Orçamento para 2010, apresentado pelo executivo do Partido Socialista na Assembleia realizada no passado dia 29 de Dezembro.
Trata-se de um Orçamento que em nada tem a ver com a execução orçamental que tem vindo a ser verificada ao longo dos últimos anos. A título de exemplo, o Orçamento apresentado pelo executivo socialista, apresenta uma previsão de receitas na ordem dos 23 milhões de euros, quando, até dia 9 do mês de Dezembro, apenas tinha arrecadado 11,7 milhões. Segundo os eleitos do PSD, o Orçamento deveria ser um instrumento de gestão para ser cumprido, daí não concordarem com orçamentos irreais.
Em relação à situação financeira apresentada, manifestam publicamente a sua preocupação pelo valor do endividamento verificado no final do ano passado. Entre dividas a fornecedores e a bancos, atinge-se a verba de 14 milhões de euros, valor que supera o total de Receitas arrecadado pela Câmara de Borba no ano de 2008.
Neste momento está confirmado que o limite de Endividamento líquido foi ultrapassado em mais de 2 milhões de euros, o que deixa o PSD muito apreensivo em relação ao futuro. Os eleitos do PSD são da opinião que se devem concretizar investimentos importantes para o Concelho de Borba, mas que deve haver uma gestão rigorosa que não ponha em causa a sustentabilidade financeira da autarquia.

Mini-tornado faz estragos na Escola Secundária de Vila Viçosa


A chuva intensa que caiu no passado dia 4 de Janeiro provocou mais de uma dezena de pequenas inundações em habitações e estradas. Em Vila Viçosa por volta do meio-dia , um mini-tornado  arrancou várias árvores e chapas de metal no recinto da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.
O estabelecimento escolar encontra-se em obras e segundo o Director da escola, Rui Sá, no “espaço de quatro ou cinco minutos, o vento passou entre os monoblocos onde decorrem as aulas e fez voar várias chapas de metal e os aparelhos de ar condicionado dos monoblocos foram parar  ao chão.
O acontecido não provocou feridos mas causou “susto” entre a comunidade escolar. As aulas tiveram suspensas mas foram  retomadas no dia seguinte.
Vila Viçosa teve ainda várias inundações em habitações e uma na estrada Nacional 254, que liga Vila Viçosa á variante, onde o trânsito chegou a estar condicionado.
Em Borba registaram-se cinco pequenas inundações, uma das quais no hipermercado.

I Feira do Idoso em Redondo


Nos próximos dias 8, 9 e 10 de Janeiro, realiza-se no Pavilhão de Exposições de Redondo a I Feira do idoso.
Um projecto com o objectivo de mostrar diversas actividades e valências direccionadas à população idosa pela Santa Casa da Misericórdia de Redondo, pela autarquia e por outras entidades locais e regionais.
A Santa Casa da Misericórdia dispõe actualmente de um conjunto de valências, que vão desde o acolhimento de idosos em regime permanente, centro de dia, apoio ao domicílio, apoio à família e formação de técnicos na área de geriatria.
Esta é uma parceria entre a Santa Casa e a Câmara Municipal de Redondo, tendo resultado de uma iniciativa dos formandos do Curso de Geriatria, promovido pela Santa Casa da Misericórdia.

Barragem do Alqueva com subida histórica da cota máxima



A maior bacia hidrográfica da Europa, a barragem do Alqueva, atingiu no dia 1 de Janeiro uma cota de 150, 17 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 91% da sua capacidade máxima. Este é o maior volume de água registado no Alqueva desde que as comportas foram encerradas no dia 8 de Março de 2002.
De 21 a 31 de Dezembro entraram na barragem cerca de 700 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter uma ideia, em poucos dias quase encheu a barragem. No dia 21 de Dezembro entrava um caudal médio, vindo de Espanha, de seis metros cúbicos por segundo; dez dias depois, a afluência atingia os cerca de 600 metros cúbicos por segundo, um volume que se pode manter a níveis altos nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.Para atingir a plenitude quanto ao nível de água, a barragem teria de alcançar a cota 152, que nunca foi conseguido desde que as comportas da albufeira foram encerradas. A cota 152 correspondem 4150 milhões de metros cúbicos de água.

DESPORTO

S.C. Borbense - Reforços de Inverno!

O S.C. Borbense garantiu no final do mês de Dezembro a contratação de 3 novos jogadores para tentar ajudar a equipa a alcançar os objectivos que traçou no início da temporada.
Devido à saída de alguns jogadores nas ultimas semanas, pelas mais variadas razões, foi necessário este reajuste no plantel da equipa azul e branca, e o Professor Saraiva tem assim à sua disposição a partir já desta semana, mais três jogadores que conhece bem e vêm para ajudar o clube.
O primeiro reforço é o Ricardo Coelho “Rikas” que tem 20 anos, é natural de Borba, joga no meio do terreno e fez toda a sua formação como jogador no S.C. Borbense, tendo mesmo sido eleito o melhor jogador júnior no ano 2008 e foi inscrito na equipa sénior no ano passado;
O segundo reforço é o Telmo Nascimento que tem 23 anos, também é natural de Borba e fez toda a sua formação no S.C. Borbense, tendo deixado de jogar por motivos profissionais. Joga a extremo e tem na sua capacidade física e velocidade as armas fortes;
O terceiro reforço é o Cláudio que esta época jogava no S.C. Bencatelense, tem 20 anos e é natural de Estremoz. Fez a sua formação como jogador no C.F. Estremoz e no Eléctrico de Ponte Sôr, onde jogava como avançado.

Futsal - Jogadores Borbenses na Selecção Distrital!

Este fim-de-semana irá realizar-se na Ericeira a Fase Zonal do Torneio Nacional Inter-Associações de Futsal de Sub21, que contará com a presença das Selecções Distritais de Coimbra, Setúbal, Castelo Branco e claro a Selecção de Évora.
O Torneio Inter-Associações de Futsal Sub21 é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol com a participação das Associações Distritais, assumindo um carácter de valorização nacional da actividade desenvolvida no âmbito das Associações de Futebol pelos agentes nela envolvidos, desde os praticantes aos dirigentes, passando pelos técnicos das diferentes áreas. Os mesmos constituem uma etapa privilegiada da formação de praticantes mais jovens, nos domínios desportivo e social.
A equipa do nosso distrito tem vindo a realizar treinos ao longo das últimas semanas no Pavilhão dos Salesianos em Évora e no Pavilhão Municipal de Viana do Alentejo para se preparar para este torneio.
O seleccionador distrital, o Prof. João Serrano convocou 12 atletas, de onde se destacam dois jovens Borbenses que actuam na recém criada equipa do Futsal Borbense, são eles o guarda-redes João Rato e o pivot Luís Pardal. Os outros 10 atletas convocados são o Luís Martins, Fábio Direitinho, Miguel Figueira, Fábio Falardo e David Malveira todos do Almansor F.C., o Telmo Mendes e o Bruno Folgoa da Casa do Benfica de Viana do Alentejo, o João Marques do Núcleo SIMM de Mora, o André Nicha da Casa do Benfica de Vendas Novas e o Emanuel Ramalho do Évora Futsal.
Os jogos da equipa distrital de Évora estão marcados para sexta-feira é noite diante da equipa de Setúbal, sábado á tarde diante da equipa de Castelo Branco e por fim no Domingo de manhã diante da equipa de Coimbra.
A direcção da Secção de Futsal do S.C. Borbense tem dado todo o apoio aos atletas, desejando também a maior felicidade e sucesso neste desafio a nível nacional que lhes dará maior experiência e grande visibilidade, para além de ser um momento único e uma experiência inesquecível para os jogadores logo no primeiro ano em que estão a participar nesta modalidade.

(Toda a informação desportiva em www.forcaazulborbense.blogspot.com)  

EDITORIAL

Cheiro a tempestade
 
Muito embora já há vários anos eu tenha escrito que o futuro do “nosso” (mais duns que doutros) País, não é em nada promissor, mas, agora que o nosso Presidente da Republica também o disse duma forma bem clara, pode ser, que comece a haver pessoas a preocuparem-se com o futuro colectivo a curto prazo, mas, na sua qualidade de responsável máximo muito mais poderia fazer, já que, muitas coisas existem mudanças e quanto mais rápido menor será o mal, ou melhor, mais depressa começará a aplicação das “mezinhas” para se ultrapassar, ou pelo menos tentar-se, criar novos caminhos afim de que “a factura “ a pagar não seja tão pesada.
Eu duvido, nem tão pouco acredito que os detentores do poder queiram alterar as coisas de forma definitiva e duradoura, já que, se tal acontecesse os privilégios que detêm os teriam de perder, e, perder ninguém gosta.