segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Terras Brancas n.º 409 - 24/Dezembro/2009


Clique na imagem para ampliar

DESTAQUE

Borba Natal’09 com presépio pelo Centro Histórico
 
O Centro Histórico da cidade de Borba conta este ano com um presépio de cerca de 30 imagens em tamanho real, recriando o nascimento do Menino Jesus no estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José, uma vaca e um jumento, e a chegada dos três Reis Magos. Pelas artérias do Centro Histórico foram colocadas as restantes imagens, com diversas recriações, incluindo as profissões tradicionais, como o pastor, moleiro, ferreiro, carpinteiro e pescador, além dos Guardas junto às Portas do Castelo. Um presépio que tem vindo a crescer de ano para ano, executadas pela própria autarquia através do artista Carlos Bacalhau.
O presépio e as iluminações de Natal, colocadas também nas aldeias do concelho, proporcionam um maior colorido e animação na época natalícia, fomentando a actividade do comércio local. Durante este período, decorrem ainda diversas actividades, como a fogueira de Natal, o Natal do Idoso, promovido pela autarquia e Juntas de Freguesia do concelho, e a Feira do Livro do Centro Cultural de Borba, que este ano cumpre a 29.ª edição, até 23 de Dezembro no Palacete dos Melos.
A completar a animação natalícia, a autarquia promove a Animação de Rua, nos dias 12, 13, 19 e 20 de Dezembro, e volta a organizar a Caminhada dos Gorros de Natal, no dia 19 de Dezembro, pelas 21.00 horas, num passeio nocturno pela Cidade de Borba, com oferta de Bolo Rei e Cacau Quente aos participantes. No Cine-Teatro decorrem várias sessões de cinema ao longo do mês, com a projecção dos filmes “Batom… e as botas da Tropa”, dia 13 de Dezembro, “Igor”, dia 20 de Dezembro, “Fama”, dia 27 de Dezembro.

Porque a sua saúde merece o MELHOR!


A Clínica Fonte de Saúde, Lda registada na Entidade Reguladora da Saúde com o n.º 18525, iniciou a sua actividade no passado dia 02 de Dezembro de 2008, e conta actualmente com um ano de actividade no sector da saúde, tendo como principal actividade a prestação de serviços médicos de especialidade, os cuidados especializados de enfermagem em ambulatório e no domicilio, realização de exames de diagnóstico nomeadamente análises clínicas e electrocardiogramas, massagens de relaxamento e drenagem linfática, efectuados por  fisioterapeuta acreditada e complementados com uma área de estética em parceria com uma reconhecida empresa internacional na área da fotodepilação a laser.
A empresa têm por base o seu crescimento sustentável apostando na qualidade e diferenciação dos seus serviços facto que lhe tem permitido neste curto período de tempo a realização de diversas parcerias na área da saúde, nomeadamente pela parceria com o laboratório do sono, que permite a realização de estudos do sono (polissonografia) aos seus utentes sem terem que se deslocar a Évora e Lisboa e assim efectuar o exame sem sair da sua residência, reduzindo-se os encargos com deslocações.
Destacamos como principais especialidades a pneumologia, alergologia respiratória, dermatologia, urologia, clínica geral, cirurgia estética e reconstrutiva, podologia, nutrição e dietética, psicologia clínica e infantil, terapia da fala, e brevemente pediatria e ginecologia, e os cuidados de enfermagem em ambulatório e com apoio domiciliário.
Relativamente aos exames de diagnóstico temos à disposição dos utentes as análises clínicas das 7:30 às 9:30, electrocardiogramas, espirometrias, testes de sensibilidade cutânea, rastreios auditivos gratuitos e os bastantes úteis tratamentos de cinesioterapia respiratória de bebés e adultos na época de inverno.
Iniciámos também em 2008 os cursos de preparação para o parto e o curso de massagem do bebé para completar uma das lacunas que existia no concelho, relativamente ao apoio na maternidade das futuras mamãs.
No que concerne às medicinas tradicionais dispomos dos serviços de acupunctura com preços especiais durante o ano de 2010 e da reflexologia.
Desde já informamos que em 2010 será agendado um rastreio podológico gratuito do qual toda a população poderá usufruir e em especial os diabéticos uma vez que serão aconselhados métodos e técnicas para possuir uns pés saudáveis.
Encontramo-nos ao inteiro dispor dos utentes para esclarecimento de quaisquer dúvidas sem compromisso na Rua Florbela Espanca n.º 17 e 17 B em Borba, ou pelos números 268 891 074 e 965 478 600.

Ministro da Economia em Reguengos de Monsaraz para assinar contrato de financiamento do Parque Alqueva 
  
O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, e o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, estiveram na segunda-feira, dia 21 de Dezembro, em Reguengos de Monsaraz para a assinatura do contrato de financiamento do Parque Alqueva e para a inauguração das instalações da Turismo Terras do Grande Lago Alqueva. O programa iniciou-se por volta das 16h30 no Salão Nobre dos Paços do Município com a assinatura do contrato de financiamento do empreendimento turístico, seguindo-se  a inauguração do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Alqueva.
O Parque Alqueva, um empreendimento turístico projectado para o concelho de Reguengos de Monsaraz e promovido pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada pelo empresário José Roquette, já iniciou as obras de construção do primeiro campo de golfe e do Hotel do Monte, através da reconversão do antigo monte de caça do rei D. Carlos. Em seguida, avançará a construção da marina.
O Parque Alqueva, um investimento de cerca de mil milhões de euros, é o primeiro dos três empreendimentos turísticos projectados para o concelho de Reguengos de Monsaraz a iniciar as obras. A Herdade do Barrocal, a cargo do grupo Aquapura Alentejo, com custos estimados em 140 milhões de euros, e o Vila Lago Monsaraz – Golf & Nautic Resort, da Aprigius – Companhia de Investimentos Comerciais, que prevê um investimento de 170 milhões de euros, já estão licenciados para avançarem com as obras.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz considera que “ultrapassada que está a fase do licenciamento, estes são os primeiros passos para fazer de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago de Alqueva um destino turístico de elevada qualidade e com obra no terreno”. O autarca destaca que “o concelho vai ter empreendimentos turísticos de excelência a nível mundial, pois sabemos do interesse específico de grandes marcas por este destino turístico. Acredito ainda no dinamismo da estrutura do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Alqueva para levar a cabo a adequada promoção do nosso território nos grandes mercados internacionais”, acrescentou.
Ainda mais, sobre o Parque Alqueva, é um empreendimento turístico considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo e vai ser construído ao longo das próximas décadas numa área de 2.074 hectares, no concelho de Reguengos de Monsaraz, pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por José Roquette, num investimento de 940 milhões de euros.
O Parque Alqueva, empreendimento turístico que vai criar 2.103 postos de trabalho directo, pretende desenvolver-se em três herdades no concelho de Reguengos de Monsaraz, apresentando conceitos diferentes em cada uma delas. Cultura e sofisticação na Herdade do Roncão (739 hectares), vivência bucólica na Herdade das Areias (858 hectares) e vivência activa na Herdade do Postoro (477 hectares). Nestas comunidades, onde desenvolvimento, natureza e lazer se combinam para proporcionar experiências únicas e inesquecíveis, serão construídos sete hotéis, quatro campos de golfe de 18 buracos, aldeamentos turísticos com villas, townhouses e apartamentos, clube de golfe com Health & Fitness, Spa Vineoterapia, salão de jogos, restaurante, bar, salas para reuniões e espaço social, centro de conferências, centro hípico, campo de férias, praia fluvial, porto de recreio, comércio e serviços. Para além destas infra-estruturas, o Parque Alqueva terá ainda um parque arqueológico, agricultura biológica, quinta pedagógica, reserva animal, observatório de avifauna e percursos de observação da natureza, um centro desportivo com ginásio, campo multiusos, anfiteatro, duas piscinas (interior e exterior), parque de actividades ao ar livre, trails e a possibilidade de praticar desportos náuticos, ténis, ciclismo, hipismo, tiro com arco, entre outros.
As mais-valias ambientais deste projecto são: Plano Energético e Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Gestão da Floresta e da Biodiversidade, Plano Hídrico, Plano de Gestão de Carbono, Plano de Gestão Ambiental para Campos de Golfe (Audubon International) e Sistema de Gestão da Sustentabilidade. Existem outras mais-valias como o Instituto do Alentejo (centro para a promoção e divulgação de arte e cultura local), a parceria com o Centro Arqueológico da Herdade dos Perdigões, a recuperação do Monte de Roncão d’el Rey e a protecção/valorização do património arqueológico relevante, a área destinada à agricultura em modo de produção biológica e o centro para a divulgação desta prática e dos seus produtos.
O Parque Alqueva é um projecto que tem agrupado um conjunto único de empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado e concepção de empreendimentos turístico-imobiliários, em que o produto final consiste na criação de um conceito que alia os valores naturais e culturais do Alentejo e do Grande Lago de Alqueva às tendências mais recentes da procura turística mundial.

NOTÍCIAS

Férias de Natal Científicas ’09 em Estremoz
   
No actual contexto social e familiar, por motivos diversos, não é fácil às famílias acompanhar as crianças e jovens durante o período das férias escolares. Este facto criou a necessidade de entidades terceiras procederem à organização de actividades de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo, para estes períodos.
Por isso, o Centro Ciência Viva de Estremoz propõe a realização de actividades durante o período de Férias de Natal, com o intuito de dinamizar estes tempos livres realizando actividades pedagógicas e lúdicas que promovam o conhecimento e a motivação escolar.
Foi nos dias 21 e 22 de Dezembro, o CCVEstremoz convidou todos os jovens dos 6 aos 12 anos a participar nas Férias de Natal Científicas ’09. Os participantes foram descobrir como se estuda o solo para chegar ao barro. E com isto, realizaram um pequeno presépio com os barros de Estremoz.

Redução do IMI para o ano de 2010
 
A Câmara Municipal de Estremoz aprovou uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o concelho. A proposta de actualização da taxa do IMI, aprovada dia 4 de Novembro em reunião de câmara, resultou na redução de 0,60% para 0,55% no caso de Prédios Urbanos; redução de 0,40% para 0,35% para os Prédios Urbanos Avaliados e mantém-se a majoração em 30% da taxa aplicável a prédios urbanos degradados que se situem nos centros históricos de Estremoz, Veiros e Evoramonte.
Esta redução do IMI foi posteriormente aprovada em reunião de Assembleia Municipal, no dia 24 de Novembro.

Empresa do Alentejo pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique
 
A empresa produtora de azeite SICA, de Estremoz, pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique, apesar de já exportar actualmente quase toda a produção para vários países.
Rui Nobre dos Santos, sócio-gerente da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites (SICA), disse  à agência Lusa que praticamente toda a produção (cerca de 99 por cento) é canalizada para a exportação, sobretudo para os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e vários países da União Europeia.
De acordo com o responsável, a produção da empresa deve atingir este ano cerca de 1,2 milhões de litros de azeite.
Este ano, segundo o empresário, a SICA conseguiu aumentar as exportações para os mercados do Brasil e Estados Unidos.
Rui Nobre dos Santos explicou que “a empresa pretende começar a exportar para Angola e Moçambique, em 2010″, um objectivo que está traçado desde 2007, “mas que ainda não foi possível concretizar”, e aumentar as exportações para o Brasil.
“Angola e Moçambique, constituem mercados com tendência para aumento no consumo de azeite”, afirmou.
Em relação à produção de 2009, o empresário garantiu que os indicadores apontam para um ano de azeite de “muito boa qualidade”.
A quantidade de azeite exportado pela empresa aumentou 10 por cento este ano, em relação a 2008.
A SICA, que se dedica sobretudo à produção e comercialização de azeite, produz azeite das marcas “Triunfo”, Saloio” e “Santa Maria”, a maioria azeite virgem extra.
Espanha, o primeiro produtor mundial de azeite, é o grande concorrente de Portugal neste sector.

Circular Poente de Redondo encontra-se em construção

 
Novo acesso que ligará as saídas para Évora (EN 254) e Montoito (ER 381) às saídas para Freixo (EM 381) em construção. Espera-se a conclusão da obra no primeiro trismestre de 2010.
Encontram-se a decorrer as obras da Circular Poente de Redondo, via que ligará as saídas para Évora (EN 254) e Montoito (ER 381) às saídas para Freixo (EM 524) e Estremoz (ER 381). Esta obra comporta um investimento na ordem dos seiscentos e dez mil euros.
A Circular Poente de Redondo conta com aproximadamente um quilómetro de comprimento e 8 metros de largura para faixa de rodagem. Além disso, os passeios terão cerca de 2 metros de largura. Espera-se que este novo acesso reduza significativamente o volume de trânsito a circular no centro da vila de Redondo, descongestionando algumas das suas principais artérias. Esta circular será ainda beneficiada com iluminação e diversas árvores com vista a um enquadramento estético agradável e maior segurança para os transeuntes.
A nova Circular Poente de Redondo terá também como objectivo servir o loteamento da Quinta da Faia, cujos moradores verão assim aumentadas as suas alternativas de circulação. Aponta-se o término da obra para o primeiro trimestre de 2010.

DESPORTO

S.C. Borbense empata com Portel

A equipa do S.C. Borbense recebeu no Domingo a equipa do Desp. Portel e empatou 0-0 em jogo a contar para a 9ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Numa tarde bastante fria, defrontaram-se duas equipas que vinham de um empate na jornada anterior, e não conseguiram aquecer o jogo e o ambiente em Borba, sendo por isso completamente normal terem chegado ao fim do jogo com o nulo no marcador.
A equipa do Borbense treinada pelo Prof. Saraiva alinhou com Armando; Tiago, Luis Espiguinha, Januário e Espiga; Mendes e Rosado; Deco, P. Baltazar, Generoso e Ruca. Entraram depois no decorrer do jogo o Pita, Zé Grego e Perdigão.
Na primeira parte o jogo foi muito disputado no meio campo e sem grandes oportunidades para as duas equipas, que não conseguiam ultrapassar o frio e rematar à baliza, mas houve maior ascendente para a equipa visitante apesar da diferença entre as equipas ter sido muito pouca.
Na segunda parte o jogo continuou sem grandes oportunidades, mas desta vez foi a equipa da casa que se conseguiu superiorizar, e já no último quarto de hora quando o treinador decidiu arriscar, a equipa da casa esteve mesmo muito perto de conseguir marcar e assim chegar à vitória.
Este foi o segundo empate consecutivo no Campeonato para a equipa de Borba que assim se encontra a meio da tabela classificativa. Agora o campeonato irá enfrentar a paragem de Natal e regressa no dia 10 de Janeiro com o Borbense a ter uma difícil deslocação ao Escoural.

Os resultados da 9ª Jornada foram:

S.C. Borbense 0 - Desp. Portel 0
Calipolense 2 - Bencatelense 1
S.C. Arcoense 0 - Monte Trigo 1
Santiago Maior 2 - Sp. Viana Alentejo 0
Redondense 4 - Arraiolense 1
Estrela V. Novas 3 - Escouralense 2
U. Giesteira 2 - Oriolenses 0

Classificação:

1º - Estrela Vendas Novas - 27
2º - Monte Trigo - 25
3º - Redondense - 15
4º - Unidos Giesteira - 13
5º - S.C. Bencatelense - 13
6º - Santiago Maior - 13
7º - S.C. Borbense - 12
8º - Calipolense - 12
9º - Oriolenses - 11
10º - Escouralense - 11
11º - Sp. Viana Alentejo - 10
12º - Desp. Portel - 10
13º - Arraiolense - 2
14º - S.C. Arcoense - 1

Futsal Borbense vence em Portel

A equipa do Futsal Borbense foi ao Pavilhão Gimnodesportivo de Portel defrontar a equipa da A.A. Portelense e conseguiu vencer por 4-5 em jogo a contar para a 3ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal.
Depois de na jornada anterior a equipa de Borba ter-se estreado a ganhar com as Alcáçovas e pelo mesmo resultado, agora ia a Portel jogar num pavilhão igual ao de Borba diante de uma equipa muito experiente, que joga muito duro, que ainda não tinha ganho esta época e com um público muito activo e a fazer muita pressão.
A equipa treinada pelo Mister Eduardo entrou forte no jogo a dominar, e Carika conseguiu marcar, à terceira grande jogada individual, adiantando assim a equipa de Borba. A equipa da casa não conseguia reagir e foi novamente os visitantes que voltavam a marcar numa boa jogada colectiva e Carika finaliza. Foi então que o Futsal Borbense parece ter adormecido e surgiu a reacção da equipa da casa que conseguiu marcar num remate de fora da área. Com o resultado de 1-2 chegávamos ao intervalo.
Na segunda parte a equipa da casa entrou muito forte e dura, conseguindo intimidar a nossa equipa e chegou ao empate num remate ao segundo poste onde aparece um jogador a encostar para golo. Mas logo na jogada a seguir, uma bela recuperação de bola de Moisés que isola Pardal e este muito bem na cara do guarda-redes a não perdoar. A equipa de Portel estava muito forte e conseguiu novamente o empate num lance em que remata á baliza e é João Luís que por infelicidade introduz a bola na própria baliza. Motivada pelo seu público, pouco tempo depois consegue adiantar-se pela primeira vez no marcador, numa bela jogada em que aparece um jogador ao segundo poste a finalizar. Faltavam cerca de dez minutos para o fim do jogo e era altura da equipa de Borba, apesar de ser o primeiro ano a participar nesta competição, puxar pelos galardões e contra todo aquele ambiente, aquela dureza inexplicável e aquelas pressões, começar a trocar a bola, jogando como tão bem o sabe fazer e dar a volta ao jogo. Assim foi, após várias ocasiões de golo resolvidas pelo guarda-redes da equipa da casa que fez uma excelente exibição, foi Edgar que conseguiu marcar um grande golo de fora da área. A equipa do Futsal Borbense era claramente superior nesta altura do jogo e o golo estava iminente, vindo a surgir já quando faltava um minuto para o fim com Calhau a marcar muito bem um livre directo. Antes do final do jogo a equipa de Borba ainda falhou mais um livre directo. O árbitro apitou para o fim e a equipa do Futsal Borbense pôde assim respirar de alívio e comemorar mais esta importante vitoria num campeonato que está muito equilibrado.
Na próxima jornada que só já se realizará em Janeiro, a equipa do Futsal Borbense recebe o Núcleo Futsal SIMM de Mora que se sagrou já esta época campeão do Torneio de Abertura.

(Toda a informação desportiva em www.forcaazulborbense.blogspot.com) 

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)


Dezembro:
 
1-No Colégio dos Lóios, em Évora, foi aprovado no ano lectivo 1908/1909 o aluno António Bernardo Pécurto Ramos que transitou para a 6ª. Classe.
8- Passou por Évora o mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira.
10- Sob a presidência do Sr. Governador Civil do Distrito, a Comissão Distrital de Évora aprovou o orçamento suplementar da Câmara Municipal de Borba.
11- Partiu de Évora para Borba o ilustre Governador Civil do Distrito de Évora Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
14- Já regressou a Évora o Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas.
22- Consta, que o Governador Civil do Distrito de Évora, Sr. Conselheiro Dr. Joaquim Tenreiro Sarzedas, vai pedir a demissão.
 
E… Há 50 Anos (1959):

1-Desde o passado Domingo (29 de Novembro) que chove torrencialmente em Borba, tendo hoje piorado com ventos ciclónicos. Os prejuízos são enormes na agricultura.
3- Após prolongado sofrimento, faleceu em Lisboa o Sr. Prof. Miguel Jerónimo da Silva Coelho, que exerceu o magistério em Borba. Era natural de Santiago Rio de Moinhos, deixa viúva a Srª. D. Branca Olímpia Pissara Cabral, Professora do Ensino Primário Oficial e era tio do Sr. Eduardo Coelho, chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Borba. Fundou a Cantina Escolar de Borba e durante largos anos desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal.
5-Integrada na Semana da Mãe, o Centro nº. 1 da Mocidade Portuguesa Feminina  de Borba organizou uma pequena festa no alpendre da Escola Feminina, em que se cantou e rezou diante de um altar improvisado em honra de Nª. Srª. da Conceição. Em seguida, uma filiada, numa voz bem timbrada leu a pagela própria para o dia 8 de Dezembro e uma Professora leu o ofício da Delegada Distrital da M.P.F., informando o horário das emissões radiofónicas dedicadas ao «Dia da Mãe», transmitidas pelas diversas emissoras, terminando a festa com a distribuição de roupa às filiadas mais pobres.
6- O Sport Clube Borbense, que representa a vila, no Campeonato Regional organizado pela Associação de Futebol de Évora, defrontou hoje o Recreio Artístico Calipolense, de Vila Viçosa. Os locais, que empataram na primeira jornada com o Sport Lisboa e Évora, foram agora derrotados, não obstante o seu bom desempenho. O árbitro Sr. João Galriça deu uma vitória aos calipolenses com uma bola validada que nunca entrou na baliza do SCB e que toda a gente viu menos ele. Foi falseada a verdade desportiva!  
7- Está a concurso um lugar na Escola Primária de Borba.
8- Realizou-se em Borba o casamento da Sr.ª D. Maria Isabel Ramos Barriga Negra, filha do Sr. José António Barriga Negra (já viúvo), com o Sr. Fernando Esteves Lameira, filho da Sr.ª D. Maria Rita Lameira e do Sr. António Esteves Lameira. Foram padrinhos, por parte da noiva, os seus pais Sr.ª D. Mariana da Purificação Ramos Barroso e marido Sr. José Manuel Letras Barroso e, por parte do noivo, sua irmã e seu cunhado, respectivamente Sr.ª D. Ludovina Lameira Branco e Sr. Clemente Eugénio Branco. Os noivos ficam a residir em Borba.
10- Foi concedida a 3ª diuturnidade à Professora Maria do Anjo Alfacinha Palhais, da Escola Primária feminina de Borba.
13- Num desafio de futebol realizado em Montemor-o-Novo e a contar para o Campeonato Regional, o Sport Clube Borbense foi derrotado por 3-1, pela União Sport. O SCB não merecia tão severo resultado, pois ofereceu uma boa réplica ao seu adversário. Muito perto do intervalo, o resultado estava com um empate a zero bolas, assumindo o árbitro nessa altura uma decisão infeliz que veio a influenciar negativamente os azuis e brancos.
14-Encontra-se retido no leito, vítima de grave doença, o Sr. António Joaquim da Guerra Semedo, proprietário da Farmácia Central.
20-O Sport Clube Borbense foi derrotado em Vendas Novas pelo clube local.
21- O Sr. José Félix Mira, Governador Civil do Distrito de Évora, procede hoje à verificação dos poderes de Mário Henrique Quaresma Sapatinha, nomeado Procurador ao Conselho do Distrito, pelo concelho de Borba para servir no quadriénio 1960-63.
24- O vinho da Adega Cooperativa de Borba, que foi galardoado no Concurso do Melhor Vinho de 1958, vende-se em Évora na Frutaria Coelho, Rua João de Deus, nº. 15.
 
João Azaruja

EDITORIAL

Aos necessitados de sentimentos positivos
 
Nesta época do ano é natural que exista uma repetição de ideias e desejos, mas, para uma grande maioria, parece que as mensagens de paz, fraternidade e cooperação, caem em saco roto, mas, talvez, até seja porque desconhecem em absoluto o que tais palavras encerram e transmitem. Paciência. No entanto, sempre podem pensar, um pouco, e tentarem tornarem-se melhores, e, principalmente, para estes, porque mais necessitados, desejamos umas BOAS FESTAS.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Terras Brancas n.º 408 - 10/Dezembro/2009


Clique na imagem para ampliar 

DESTAQUE

Rádio Borba novamente “No ar”

 
Foram três longas semanas de silêncio, um silêncio que se tornou incomodativo para quem tem como único objectivo cumprir a missão de informar, anunciar e divulgar. Um silêncio forçado, fruto do infortúnio que uma vez mais a Rádio Borba foi alvo.
No dia 15 de Novembro, o emissor foi alvo da visita de larápios que levaram todo o equipamento que permite chegar a casa, aos carros e a todos os rádios, de quem sintoniza 93.8 FM. Pela segunda vez, em Maio de 1998 sofremos idêntico infortúnio, sentimo-nos impotentes perante a incerteza de quem tenha sido o autor de mais este acto de vandalismo, depositando as esperanças nas autoridades policiais e na sua investigação. Ficamos, uma vez mais, sem respostas para a razão do furto, dado que o equipamento única e exclusivamente se destina à emissão de rádio e perante a fiscalização rigorosa da actividade radiofónica no nosso país, não acreditamos que venha a ser colocado em funcionamento numa estação de rádio nacional.
Com a investigação ainda em curso, e perante a incerteza na recuperação do equipamento, a Direcção da Rádio Borba desenvolveu os esforços para, no mais curto espaço de tempo, colocar novamente a emissão no ar. O tempo de silêncio foi longo, porque durante 20 dias ficámos impossibilitados de emitir e garantir a divulgação de publicidade dos nossos anunciantes, principal fonte de receita da rádio. Mas era necessário proceder à reparação dos estragos efectuados, reforçar a segurança das instalações e, dado que não dispomos de emissor suplente, garantir o empréstimo de um equipamento que nos permitisse voltar à convivência dos nossos ouvintes. E tal aconteceu este Domingo, 06 de Dezembro, pela manhã, três semanas após o silêncio forçado. Este regresso só foi possível graças à colaboração das empresas Electrolocal, Lda, com sede em Gondomar, nosso fornecedor de longa data, que nos emprestou o equipamento, e Barroso & Teixeira, Lda, com o seu técnico Vítor Barroso a prestar uma vez mais o seu indispensável contributo para que o regresso se concretizasse. Expressamos o nosso agradecimento público e enorme reconhecimento pelo contributo que nos deram para que a história da nossa Rádio possa continuar.
Esta rádio, como a maioria das rádios locais, foi criada e continua a desenvolver a sua actividade graças à “carolice” daqueles que teimam em dedicar parte do seu tempo à nobre missão de garantir a informação, a liberdade de expressão e o pluralismo de opinião, tornando-se em muitas ocasiões numa companhia e uma voz amiga, fundamental para dar voz a muitas notícias que não têm espaço nem tempo de antena nos órgãos de comunicação social de âmbito nacional.
Ao longo da sua existência, têm sido muitos os ouvintes, anunciantes (empresas e instituições do concelho e da região) e colaboradores a razão do nosso trabalho. Em momentos de adversidade, sempre contámos com a colaboração dos nossos anunciantes, que sempre nos apoiaram e reforçaram o nosso empenho em continuar. Ao longo destas três semanas, foram muitos os ouvintes e anunciantes que nos expressaram a sua solidariedade e manifestaram o desejo de continuar a ouvir-nos nos 93.8 FM. Estas manifestações, que agradecemos profundamente, deram-nos ainda mais força para proporcionar o regresso à antena.
Mas também temos que lamentar, embora sendo poucos, os que se regozijaram e alimentaram a esperança de que a emissão não voltasse. Apesar de já estarmos em 2009, e de vezes sem conta ouvirmos apregoar a liberdade de expressão e pluralidade de opinião, ainda há quem se sinta incomodado com a existência de órgãos de imprensa, que garantem que tais valores sejam praticados.
A Rádio Borba tem sido e continuará a ser aquilo que os ouvintes, anunciantes e colaboradores desejam. Têm sido muitas as dificuldades, esta é mais uma que vamos superar, e vamos continuar com o contributo de todos. Porque as coisas difíceis são para as pessoas capazes! Siga a emissão…


28.º Aniversário da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
 
Foi no passado dia 1 de Dezembro de 2009, que a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, comemorou o seu 28º Aniversário sobre a reestruturação.
Durante a manhã, a banda Filarmónica, desfilou pelas ruas de Borba para comemorar o seu aniversário, juntamente com centenas de populares, que mais uma vez acarinharam os músicos da Banda mais jovem do Alentejo.
Muitos foram os que se deslocaram às ruas da Cidade de Borba para poderem ver e ouvir a Banda. Este publico, como sempre, mostrou-se positivamente surpreendido com a excelente actuação da Banda.
Para terminar os festejos, deste 28º Aniversário, houve um almoço de confraternização entre músicos, familiares, e amigos da Banda, onde entre muitas outras prendas, foram oferecidos instrumentos musicais (Trombone de Varas pela Santa Casa da Misericórdia de Borba; Saxofone Tenore pela Câmara Municipal de Borba e Junta de Freguesia da Matriz)
No final, Ãngelo de Sá, Presidente desta instituição, durante o seu discurso afirmou que a Banda tem dado muito durante este últimos anos, e ainda salientou que o sucesso se deve ao esforço de todos.
É de realçar, na actual Banda Filarmónica, a sua escola de Música onde já passaram ao longo destes últimos anos, algumas centenas de jovens da cidade de Borba.
Porém, são poucos aqueles que têm conhecimento, mas esta Banda Filarmónica que agora enche a todos os Borbenses de orgulho, nasceu à mais de um quarto de século sucedendo à Banda 1º de Dezembro que se fez ouvir no princípio dos anos cinquenta, vindo a desaparecer em 1957 por manifesta falta de meios de subsistência.
Actualmente a Escola de música é composta por 60 elementos, com idades entre os 8 e os 80 anos de idades.
Ao longo destes anos a banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba participou em vários festivais, conjuntamente com algumas Bandas de grande prestigio musical.


HIGH CARE CENTER em Vila Viçosa
 
Há cerca de um mês foi aberto em Vila Viçosa no Largo Gago Coutinho um novo espaço, HIGH CARE CENTER, uma clínica de estética que visa um conceito inovador para a Saúde, Beleza e bem estar, sendo exclusiva em todo o Alentejo.
Com implantação mundial em mais de 50 países, fruto de investigação e desenvolvimento próprios, com rigor e a qualidade da tecnologia alemã, a filosofia da 
High Care Center  é dar aos clientes saúde e beleza para uma vida mais longa e mais saudável.
Por isso tem, não só, aparelhos para diversos tratamentos ( terapia de pressão negativa, ultrasom, drenagem linfática, SPM, electroestimulação, inalação de iões ), como também cosméticos e suplementos nutricionais. O serviço que é  prestado é constituído fundamentalmente pela prestação de serviços de comércio de estética e beleza, bem como de cuidados de estética para o rosto e corpo, sustentada na experiência e conhecimento de mercado de uma empresa com provas dadas internacionalmente, WEYERGANS e que em Portugal, através de uma empresa local  a HIGH MEDICAL, Ldª  tem excelentes resultados.
A capacidade de inovação e lançamento de novos produtos pela “ casa-mãe” alemã, aliada à qualidade de procedimentos em vigor nessa empresa (certificada internacionalmente pela qualidade dos procedimentos adoptados , são um garante da viabilidade deste empreendimento em termos de futuro.
Em ambiente discreto e relaxante são vários os tratamentos e produtos eficazes e exclusivos como: Meso Care, inovação em Mesoterapia Estética; Vacustyler, “tratamento diferenciado de celulite”, um exclusivo que assenta em 4 pilares: 1 Aumento do metabolismo celular; 2 Drenagem Linfática; 3 Reafirmação do Tecido conectivo e tónus muscular; 4 Prevenção; Body Wrapping, envolvimento corporal combinado como aromaterapia; SPM ( Endermologia, Sucção e Massagem, eficaz no combate dos depósitos de gordura mesmo em áreas tipicamente problemáticas, como o duplo queixo e as coxas; Massagens de relaxamento e Anti-Celulítica “High Care Center e também consultas de Nutrição. Futuramente está se pensar em tratamentos de Dermatologia e Podologia.
A Clínica High Care Center é um projecto que tem por base um serviço cada vez mais procurado e com padrões de elevada qualidade.

NOTÍCIAS

JS Borba elege novos órgãos da concelhia

No passado dia 28 de Novembro, realizaram-se eleições para a Concelhia de Borba da Juventude Socialista para o biénio 2009-2011. Luis Godinho foi eleito Secretário-Coordenador da Concelhia de Borba da Juventude Socialista na única lista que se apresentou a eleições. Para o secretariado foram também eleitos Luis Carlos Pécurto, Nidia Canhoto, Sérgio Calhau, Luis Jorge Lobinho, Inês Branco, David Serrachino, João Pedro Leitão e Claudia Maltinha Ferrão. Para presidir à mesa da Assembleia-Geral de militantes foi eleito Luis Filipe Pécurto tendo como secretários Lisa Dias e Rui Oliveira.
Segundo Luis Godinho "este secretariado tem como ambição dar continuidade ao crescimento e á afirmação política da JS no Concelho de Borba".


Noite de Fados em Borba
 
Organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz – Borba, uma sessão de fados na noite do dia 20 de Novembro no parque de viaturas dos Bombeiros Voluntários de Borba para associados e amigos.
Participaram os fadistas Patrícia Leal, João Caldeira, Toi Faria, João Tiago, Geninha Tiago, João Rita, Paula Ficalho, Humberto Quina, João Ficalho, acompanhados por João Ficalho, viola de fado e João Esquetim, guitarra portuguesa.
Foi uma noite de grande convívio, em que foi servida uma ceia a cerca dos cem convidados presentes.
Este evento contou com o apoio do Município de Borba, Freguesia Matriz e de Ana Vieira Pinto – Vinhos de Borba.
   
Plataforma Electrónica de Contratação BizGov
 
De futuro, para apresentação de propostas será necessária a inscrição numa Plataforma Electrónica, que decorre até dia 01 de Fevereiro de 2010.
Com a entrada em vigor, a 30 de Julho de 2008, do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei nº. 18/2008 de 29 de Janeiro, todas as compras realizadas por entidades públicas, incluindo o Município de Borba, terão de ser efectuadas por via electrónica, através da Plataforma Electrónica de Contratação.
Neste sentido, o Município de Borba adoptou a Plataforma Electrónica de Contratação BIZGOV e estabeleceu um acordo com a referida empresa, de modo a que os seus fornecedores e empreiteiros possam aderir, desde já, ficando preparados para esta nova realidade.
Para esclarecimentos adicionais, os interessados devem contactar os Serviços responsáveis pela área dos Concursos desta autarquia.


Noite de Florbela Espanca em Vila Viçosa
 
Figura Maior da Cultura Portuguesa, Florbela Espanca será homenageada na Vila que a viu nascer, no próximo dia 8 de Dezembro. O Município de Vila Viçosa organiza e promove um serão cultural com o actor e declamador Vítor de Sousa, a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra e o grupo local RustYheads> oneplugged. A entrada é livre.
Florbela nasceu (1894, Vila Viçosa) e morreu (1930, Matosinhos) no dia 8 de Dezembro. Esta data revela, portanto, um simbolismo muito particular na vida da Poetisa.
É objectivo do Município de Vila Viçosa promover a Vida e Obra dos seus ilustres (Florbela e o pintor Henrique Pousão são apenas dois deles). Este serão cultural promete ser inolvidável com as palavras de Florbela ditas por Vítor de Sousa, a dança da Companhia Contemporânea de Sintra com “Tu em Mim – a Paixão para além da Realidade” e o tributo a Florbela pelos calipolenses RustYheads> oneplugged.


Alandroal: Autarquia mantém taxas de Derrama e IMI
 
A grave situação financeira que o município de Alandroal atravessa, visível pela superação dos limites de endividamento previstos pela lei das finanças locais, não vai permitir uma diminuição nas taxas de IMI e Derrama, para o ano de 2010. Esta foi a principal conclusão da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, que decorreu recentemente no auditório do edifício sede do concelho. A proposta levada à Assembleia Municipal, e aprovada por maioria, fixa a taxa de IMI em 0,7% para prédios urbanos e em 0,4%, para prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. Já a Derrama vai fixar-se em 1,5%.
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, esclareceu que “apesar de ser intenção futura deste executivo baixar as taxas de Derrama e de IMI, a grave situação financeira que o Município atravessa não nos permite, para já, menosprezar qualquer fonte de receita”. “Apesar disso, este executivo tem em preparação programas que visam uma diminuição destas taxas, em situações particulares, como são os casos dos jovens empresários que queiram fixar as suas empresas no nosso concelho, ou ainda quando se tratem de programas de recuperação de imóveis nos centros históricos”, afirmou João Grilo.
De referir ainda que as taxas de Derrama e IMI foram aprovadas com 14 votos a favor (MUDA e PS e um independente), 4 votos contra (CDU) e 0 abstenções.

Sousel implementa projecto “Rua LED” na Pedra Moura e Aldeia Nova
 
A iluminação do Bairro da Pedra Moura e da Aldeia Nova, está diferente.
 O Município de Sousel aderiu ao programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva.
 Este projecto irá abranger cerca de 30 autarquias do país. Implementado em Pombal a 17 de Abril, abrange já mais de 20 Municípios. Sousel é, portanto, um dos pioneiros na implementação desta tecnologia LED que, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio se destaca pelos benefícios que se reflectem na melhoria na qualidade da iluminação, na redução de emissão de CO2 e de consumo energético, e consequente redução de custos.
Hoje, quinta – feira, dia 10 de Dezembro pelas 19.00h, terá lugar a inauguração oficial, desta nova iluminação pública, na zona da Pedra Moura e Aldeia Nova, com a presença do Executivo do Município de Sousel, da empresa responsável pelo projecto - Energiaviva e das entidades promotoras CIMAA e AREANATejo.

Governo já celebrou 29 contratos com municípios para reforçar policiamento de proximidade
 

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, revelou que, a nível nacional, já foram celebrados um total de 29 Contratos Locais de Segurança (CLS) com municípios, um “elemento essencial” para o reforço do policiamento de proximidade.
“O objectivo para este ano era de 10 CLS e já passámos para cerca de 30. Queremos celebrar os CLS de forma sustentada, correspondendo a uma intenção dos presidentes de câmara”, ao invés de ser de “uma forma burocrática ou administrativa”, frisou.
O ministro Rui Pereira falava aos jornalistas em Évora, após a entrega de 18 novas viaturas à GNR e PSP distritais, adquiridas pelo Governo Civil, para serem afectas a Programas de Policiamento de Proximidade, no âmbito dos CLS assinados, em Abril, com oito municípios.
Na mesma cerimónia, foram ainda celebrados mais dois CLS com câmaras municipais do distrito (Viana do Alentejo e Vila Viçosa), o que faz com que 10 dos 14 municípios da região já tenham aderido a este compromisso (faltam os quatro concelhos liderados pela CDU).
“Os CLS são hoje um elemento essencial da segurança comunitária. Têm a função de agregar, em cada concelho, os programas de policiamento de proximidade e de articular a acção dos governadores civis, presidentes de câmara, forças de segurança e de toda a comunidade local”, destacou.
Segundo o ministro, o objectivo do Governo não é “celebrar muitos” CLS, mas sim implementá-los de forma “gradual” no país, para que tenham “um conteúdo efectivo” e, localmente, sejam “mais um elemento para dinamizar e intensificar o policiamento de proximidade”.
Elogiando o caso de Évora, “um dos distritos pioneiros” neste âmbito, Rui Pereira garantiu que o Governo vai também “continuar a fazer com que funcionem” os CLS já celebrados, nomeadamente através do reforço de meios, como as viaturas entregues  na cidade alentejana.
Os 18 novos veículos, ligeiros e todo-o-terreno (12 para a GNR e seis para a PSP), implicaram um investimento de 260 mil euros do Governo Civil de Évora e vão reforçar os programas de policiamento de proximidade, como o “Escola Segura”, “Idosos em Segurança”, “Comércio Seguro” ou “Segurança no Meu Bairro”.
Para o comandante distrital de Évora da PSP, intendente Ricardo Matos, as seis viaturas destinadas ao seu efectivo são “um reforço significativo e muito importante” para o policiamento de proximidade e vão substituir meios mais antigos, já com desgaste, ou desadequados.
“As viaturas todo-o-terreno vão permitir-nos chegar a locais onde, até agora, chegávamos com mais dificuldade com os veículos que tínhamos”, como algumas quintas nos arredores de Évora, exemplificou.
Também o segundo comandante do Grupo Territorial de Évora da GNR, tenente-coronel João Sousa, salientou que as viaturas que possuíam já estavam “muito ‘batidas’, com muitos quilómetros e uso”.
Os novos meios são, por isso, disse, um “reforço considerável”, sobretudo as carrinhas todo-o-terreno, que vão facilitar o socorro e apoio “às pessoas, na maioria idosos, que vivem no campo”.

DESPORTO

Borbense perde derby com Bencatelense

A equipa do S.C. Borbense recebeu no passado sábado a equipa do S.C. Bencatelense e acabou derrotado por 1-2 em jogo a contar para a 7ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
Depois da brilhante vitória na jornada anterior diante do Arraiolense, a equipa do Borbense jogava em casa diante dos seus adeptos um jogo importante e onde em caso de vitória, mantinha o magnífico terceiro lugar que ocupava, mas tal não aconteceu e o Bencatelense foi mesmo superior à equipa azul e branca.
A equipa de Borba treinada pelo Prof. Saraiva alinhou com Roberto; Tiago, Luís Espiguinha, Espiga e Zé Grego; Mendes e Rosado; Deco, Filipe, P. Baltazar e Generoso. Entraram depois no decorrer do jogo o Ruca, André e Pina.
Do lado do Bencatelense a equipa treinada pelo Mister José Baptista alinhou com Espanhol; Pôtra, Américo, Fábio Perico e Marmelo; Castor, Mascarrado e Barriga; Chalana, Pardal e Humberto. Entraram depois o Fisga, o André e o Fábio.
O jogo começou com maior ascendente da equipa visitante que conseguiu criar duas ou três situações de perigo, enquanto que o Borbense jogava com o Generoso muito sozinho na frente e não conseguia criar perigo. Depois aos poucos a equipa da casa começou a tomar conta do jogo e conseguiu mesmo adiantar-se após uma grande jogada de Generoso que vai à linha e oferece o golo a P. Baltazar que empurra para o fundo das redes. Era o Borbense que estava melhor neste momento do jogo, motivado pelo golo e pela vantagem, mas num lance muito confuso a bola é rematada por Chalana bate na barra e anda ali por cima da linha, sem ninguém ficar com a certeza se entrou ou não, mas o fiscal de linha assinalou golo e estava feito o empate. Com este resultado chegávamos ao intervalo.
Na segunda parte, quando se esperava que o Borbense fosse novamente em busca do golo para desfazer a igualdade, foi o Bencatelense que apareceu mais forte e criou algumas ocasiões de golo. Até que num lance em que o veloz Fisgas consegue isolar-se, entrando na área e ao passar pelo guarda-redes Roberto, este derruba-o e faz penalty. Na conversão Barriga não dá hipóteses e adianta a equipa visitante. Daí até ao final foi o querer da equipa azul e branca, mas a não conseguir e assim perdeu pela segunda vez seguida em casa.
Com esta derrota a equipa do Borbense volta a descer na tabela classificativa e na próxima jornada vai a Viana do Alentejo defrontar o Sporting local que também vem de uma derrota.
 
Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O recebeu o Monte Trigo e sofreu uma pesada derrota por 0-4, num jogo onde a equipa visitante foi bem superior e confirmou que é mesmo uma candidata ao titulo, tendo já feito três deslocações à Zona dos Mármores e venceu os três jogos;
O S.C. Arcoense recebeu os Unidos da Giesteira e foi derrotado por 0-1 num jogo bastante polémico e que acabou com alguma confusão entre os intervenientes. Com esta derrota a equipa dos Arcos ficou sozinha na última posição e é urgente pontuar para sair rápido desta situação.
 
Quanto ao resto desta 7ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o Estrela de Vendas Novas recebeu e goleou o Desp. Portel, continuando assim a somar todos os seus jogos por vitórias. O Redondense também conseguiu uma brilhante vitória diante do Oriolense e assim sobe à terceira posição, enquanto que o Escouralense, que esta semana ficou sem treinador, conseguiu vencer o Sporting de Viana do Alentejo e por fim o Santiago Maior não foi além do empate em casa diante do Arraiolense.

(Toda a informação desportiva em www.forcaazulborbense.blogspot.com)