sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Terras Brancas n.º 407 - 26/Novembro/2009



Clique na imagem para ampliar

DESTAQUE

Rádio Borba assaltada


Foi no passado dia 15 de Novembro, Domingo, durante a noite, que todo o equipamento de emissão da Rádio Borba foi assaltado. Os assaltantes rebentaram a porta da pequena casa localizada no Outeiro dos Pinheiros, nas imediações de Borba onde se encontrava todo o equipamento, com um valor aproximadamente 11 mil euros. Esta caso foi entregue à Guarda Nacional Republicana e está ainda a ser investigado, não havendo para já qualquer pista. A Rádio Borba deverá retomar a emissão ainda esta semana, após a reparação dos estragos efectuados e colocação de um emissor que permita retomar as emissões.Este é o segundo furto que Rádio Borba registou no seu emissor, depois de idêntico procedimento ter ocorrido em 24 de Maio de 1998.
Em Estremoz, a Rádio Despertar foi também alvo de tentativa de assalto no seu emissor localizado no Alto de S. Gens, na Serra D’Ossa. A tentativa não foi concretizada, mas os estragos efectuados originaram um curto-circuito no equipamento, que ficou totalmente queimado, num prejuízo estimado em 16 mil euros. A Rádio Despertar ficou sem emissão entre a noite de Domingo e a tarde de Segunda-feira, altura em que foi colocado a funcionar um emissor suplente.

Reguengos de Monsaraz e Borba assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Reguengos de Monsaraz e Borba associam-se às comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de Novembro) que vão ser promovidas entre 25 e 28 de Novembro no distrito de Évora pela Olhar Positivo – Associação para a Prevenção, Acção e Desenvolvimento Social e Humano. Assim, o Município de Reguengos de Monsaraz, no dia 26 de Novembro, pelas 21h, será exibido no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, o filme vencedor de 7 Goyas “Dou-te os meus Olhos”, de 2003, da realizadora espanhola Icíar Bollaín. Trata-se de um película sobre a violência doméstica, a história de uma mulher, Pilar, que numa noite de Inverno foge de casa com o filho e sabe que o marido vai procurá-la e convencê-la a perdoá-lo. O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres tem como objectivos potenciar a mudança de comportamentos e mentalidades em matéria de promoção de Igualdade, Direitos Humanos e de Cidadania, assim como contribuir para o combate e prevenção da violência doméstica. E o Municipio de Borba, exibirá o filme dia 30 de Novembro, pelas 21h00, no Cine – Teatro de Borba, com entrada gratuita.

Turismo do Alentejo, ERT juntou técnicos de turismo dos Municípios do Alentejo

A Turismo do Alentejo, ERT convocou para Portel os seus “aliados principais” na promoção e no bom acolhimento turístico a quem visita o território alentejano. São 73 técnicos e colaboradores dos Municípios da Região que desenvolvem actividade no front-office turístico e no planeamento da actividade ao nível regional, que se irão encontrar pela primeira vez.
Representando a grande maioria dos Municípios da região e exercendo na sua maioria funções nos postos de turismo, estes técnicos irão ter oportunidade de assistir a duas conferências. Numa primeira intervenção a especialista do destino Ana Barbosa irá abordar a diversidade da oferta turística do Alentejo. Com larga experiência profissional no turismo alentejano, particularmente na hotelaria, Porfírio Perdigão, o segundo conferencista, irá partilhar com os presentes aspectos ligados à hospitalidade e aos desafios das profissões do turismo. Os trabalhos decorrem no Auditório Municipal de Portel a partir das 9h30. O dia inclui ainda uma componente lúdica traduzida na visita ao concelho de Portel, salientando-se um passeio de barco no Alqueva. A Turismo do Alentejo, ERT espera igualmente com esta acção fomentar o intercâmbio de experiências entre estes profissionais, reforçando relações e laços de trabalho, importantes para o desenvolvimento de uma cultura de destino. Na mesma linha de intervenção, a Turismo do Alentejo, ERT desenvolverá no próximo ano um projecto cujo objectivo passa por assegurar a ligação em rede dos postos de turismo do Alentejo. Uma das dimensões da operação pretende precisamente formar os técnicos dos postos de turismo, dotando-os de conhecimentos amplos sobre toda a oferta turística da região.

NOTÍCIAS

Torneio de Malha – Festa da Vinha e do Vinho - Borba 2009
 
Organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz – Borba, decorreu no passado dia 15 de Novembro, em Borba o torneio de malha integrado na Festa da Vinha e do Vinho, onde participaram cinquenta equipas, vindas de diversos concelhos, como: Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Elvas, Nisa, Portalegre, Estremoz, Arraiolos, Évora, Setúbal e Lisboa, onde obtiveram a seguinte classificação:
1.ª Equipa - José Monteiro / José Branca – Elvas
2.ª Equipa  - Januário Rangens / José Cabaceira - S. Vicente e Ventosa – Elvas
3.ª Equipa - Pedro Murteira / Constantino Rainho - Orada – Borba
4.ª Equipa - Joaquim Lopes / António José – Nisa
5.ª Equipa  - Carlos Anselmo / João Anselmo - CCD Matriz Borba
Contou com o apoio de: Município de Borba / Freguesia de Matriz  /  Vinhos Ana Vieira Pinto – Borba  /  Novocasião, Lda – Borba   /  Domingos Calhau – Borba.

Projecto “Os Peixinhos”

A Câmara Municipal de Estremoz, através do Gabinete de Desporto, leva a cabo o Projecto “Os Peixinhos”, todas as Quartas e Quintas-Feiras, na Piscina Municipal.
A iniciativa “Os Peixinhos” concretiza-se em aulas de natação destinadas às crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Estremoz.
O objectivo é proporcionar aos mais pequenos a familiarização e adaptação ao meio aquático. Esta actividade é, ao mesmo tempo, um bom mergulho no desenvolvimento do espírito lúdico e desportivo destas crianças.
Uma aposta que pretende reforçar a ideia de “mente sã em corpo são”.

Teatro Bernardim Ribeiro de Estremoz encerra a partir de Janeiro para obras de reparação

A Câmara Municipal de Estremoz vai encerrar temporariamente o Teatro Bernardim Ribeiro para obras de reparação, a partir de 01 de Janeiro de 2010, disse hoje à agência Lusa o novo presidente da autarquia, Luís Mourinha.
O autarca, eleito a 11 de Outubro por um movimento independente, indicou que as intervenções vão envolver o telhado e o palco, “devido a falta de manutenção do edifício nos últimos quatro anos” de gestão socialista no município.
Segundo um comunicado do município de Estremoz, as obras vão decorrer “devido ao estado de degradação em que se encontram algumas infra-estruturas” do edifício.
O documento refere que “será necessário efectuar algumas intervenções imediatas” e que o edifício estará encerrado a partir de 01 de Janeiro e “até data a anunciar oportunamente”, depois de efectuada a avaliação das obras a realizar.
A autarquia salienta que “esta intervenção é necessária para bem da segurança de todos os que frequentam aquele equipamento cultural”.
O Teatro Bernardim Ribeiro é a única sala de espectáculos da cidade alentejana, que está a ser utilizada regularmente para a exibição de cinema à quinta-feira, para espectáculos nomeadamente de teatro, música e dança, e outras actividades culturais.
O Teatro Bernardim Ribeiro, cuja construção começou em 1916, foi inaugurado a 22 de Julho de 1922.
Propriedade da Câmara Municipal de Estremoz, o Teatro Bernardim Ribeiro está classificado como edifício de “valor concelhio”.
Em 1991 o edifício beneficiou de obras de remodelação, e em 2003, após um incêndio na área do palco, teve a recuperação integral daquela zona.

XVII Edição da Cozinha dos Ganhões
A Câmara Municipal de Estremoz leva a cabo a XVII Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições, entre o dia 27 de Novembro (sexta-feira) e o dia 1 de Dezembro (terça-feira).
Este evento vem, mais uma vez, mostrar aquilo que o Alentejo tem de melhor, através dos produtos regionais, vinhos, queijos, doçaria, enchidos e artesanato local. Além de todas as iguarias, o certame brinda os visitantes com música e animação.
A Cozinha dos Ganhões volta, este ano, às origens: tasquinhas com espaço para petiscar de pé, num local onde os produtos são 100% estremocenses.
A inauguração do certame é às 18h, no dia 27 de Novembro (próxima sexta-feira). No segundo dia do evento (dia 28 de Novembro) o prazer da boa mesa alentejana mistura-se com música e literatura: às 12h será lançado o livro “Bonecos de Gastronomia”, no stand da Câmara, seguindo-se logo depois de almoço (às 15h) o IX Encontro de Poetas do Concelho de Estremoz, organizado pela Associação Filatélica Alentejana e, depois de jantar (às 22h30), o Grupo de Música Tradicional “Além do Alentejo” que vem de Vila Viçosa para animar o fim de noite do certame. No Domingo (dia 29 de Novembro) a noite terminará com o Grupo de Cantares “Aguarela do Divor”, de Igrejinha. Durante todos os dias do evento, pode ainda dar um pé de dança a partir das 23h, hora em que se dá a abertura da Discoteca.
Com toda esta animação, variedade de sabores e entrada gratuita, não pode faltar a este certame!

DESPORTO

S.C. Borbense sofre pesada derrota


A equipa do S.C. Borbense recebeu no domingo a equipa de Monte Trigo e acabou goleada por 0-4 em jogo a contar para a 5ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa do Borbense treinada pelo Prof. Saraiva alinhou com Roberto; Luiz Lopes, Luis Espiguinha, Espiga e André; Salabarda e Filipe; Baltazar, Ruca, Deco e Generoso. Entraram depois no decorrer do jogo o Galvão, Zé Grego e Duarte.
Do lado do Monte Trigo o Mister Gaspar fez alinhar Duarte; Nuno, Nelson Machado, Gião e Dani; Ratinha, Bruno e Jorge Ribeiro; Moreno, Pedro Miguel e Juanito. Entraram depois o Ricardo, Zé Miguel e André.
O Borbense recebia no Municipal de Borba uma das equipas candidatas ao título, mas entrou bem no jogo e criou algumas oportunidades de golo para se adiantar, até que o ataque da equipa visitante começou a funcionar e perto do quarto de hora de jogo adiantou-se no marcador após boa jogada na ala direita. Com o golo sofrido a equipa azul e branca desorientou-se a os visitantes dominaram o jogo, criando várias oportunidades de perigo e aumentando para 2-0 ainda antes do intervalo.
Na segunda parte competia ao Borbense ir em busca do resultado, mas continuava a equipa de Monte Trigo a gerir a vantagem, fazendo circular a bola pelas laterais e facilmente chegar á baliza defendida por Roberto. Nesta segunda parte o Borbense criou duas boas oportunidades de golo que não conseguiu concretizar, enquanto que os visitantes fizeram mais dois golos, tendo desperdiçado também mais algumas oportunidades.
Com esta derrota a equipa azul e branca soma a segunda consecutiva por números bem claros, descendo para a 9ª posição da tabela classificativa. Na próxima jornada vai a Arraiolos e depois recebe o Bencatelense, dois jogos onde a equipa treinada pelo Professor Saraiva tem de somar pontos e voltar a subir na classificação.
 
Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense recebeu os Unidos da Giesteira e conseguiu a primeira vitória nesta época e logo por 4-1 com golos de João Frade, Espanhol, Paulo Lobo e Almeida. Com esta vitória a equipa de Vila Viçosa deixou os últimos lugares da tabela classificativa;
O S.C. Bencatelense foi a Portel defrontar o Desportivo local e acabou derrotado por 2-1, depois de ter estado a ganhar, mas a pressão da equipa da casa acentuou e os 3 pontos acabaram por ficar em Portel;
O S.C. Arcoense foi a Redondo e perdeu com o Redondense por 2-0. A equipa dos Arcos treinada pelo Mister Jorge Nunes continua assim sem conseguir somar qualquer vitória, ocupando a cauda da classificação.
 
Quanto ao resto desta 5ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, o Estrela de Vendas Novas recebeu o Sporting Viana do Alentejo e conseguiu mais uma vitória, liderando destacado a classificação e somando todos os seus jogos por vitória. Em Escoural, a equipa da casa recebeu o Arraiolense e venceu por 3-2 num jogo muito bem disputado, com muito equilíbrio e golos. O Arraiolense ainda não conseguiu vencer nenhum jogo mas está a vender muito cara todas as suas derrotas. Por ultimo, na Aldeia das Pias a equipa do Santiago Maior recebeu a equipa do Oriolenses e venceu por 1-0, somando a terceira vitória em outros tantos jogos em casa e ocupando uma boa classificação neste ano de estreia de participação no escalão principal do distrital de Évora.

(Toda a informação desportiva em www.forcaazulborbense.blogspot.com)

OPINIÃO

A vacina contra a infecção pelo vírus da Gripe Pandémica H1N1
 
Dr. Arnaldo Mesquita
Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Borba

 
 “A vacina contra a infecção pelo vírus da gripe pandémica (H1N1)2009 foi aprovada, para uso na Europa, pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA) e pela Comissão Europeia, em Setembro de 2009.”(1)
A vacina adquirida para a vacinação em Portugal, com a designação comercial PANDERMIX, segundo as orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) na sua circular normativa nº 17 de 14 de Outubro de 2009, destina-se a uma população – alvo que constitui 30% da população residente, e tem “por objectivos a protecção dos cidadãos mais vulneráveis, por forma a reduzir a morbilidade e a mortalidade, a assegurar a continuidade dos serviços fundamentais e ainda reduzir a transmissão e a velocidade de expansão da doença.”(1)
Desde o dia 16 de Novembro, e tendo em conta as disponibilidades de vacinas e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), passaram a estar incluídas na campanha de vacinação (não necessitando de declaração médica) todas as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 24 meses ( ≥ 6 meses e < 24 meses) .
De acordo com a circular informativa da DGS nº de 45, de 21 de Novembro de 2009 (circular complementar à circular normativa supra citada), a “vacina pandémica, por ser uma vacina inactivada, pode ser administrada simultaneamente ou com qualquer intervalo de tempo em relação às vacinas do PNV (Plano Nacional de Vacinação).”(2)
O Centro de Saúde de Borba optou por informar os Pais / Encarregados de Educação através de carta personalizada e dirigindo este esclarecimento à população em geral. Assim que tome conhecimento destas orientações, não hesite em nos contactar. Pode fazê-lo contactando o centro de saúde pelo telefone 268848110 (11h às 13h; 14h às 16h), podendo esclarecer qualquer dúvida que surja e agendando a vacinação do seu filho.
 
1) Circular  Normativa da DGS, nº 17/DSPCDE de 14/10/09
 
2) Circular Informativa da DGS , nº 45 /DSPCD  de 21/11/09

Editorial

Vira o disco, e toca o mesmo
 
Mais uma festa da Vinha e do Vinho se passou, seguidamente vem a Feira do Livro e, depois, mais um Natal. Da festa da Vinha e do Vinho, agora em pavilhão fixo ou melhor, meio fixo, pois continua-se a usar os chamados desmontáveis, mas, sobre o  dito fixo tenho a dizer que o aspecto exterior não gosto mesmo nada, e acho que em nada está reflectida as características urbanísticas do Alentejo, no entanto, o seu interior o tenha achado deveras agradável e com boas condições para que ali se celebrem diversos eventos, pois, agora e de futuro, há que tirar todos os possíveis proventos ao investimento efectuado. 
A partir do próximo dia 9 e até ao dia 23 decorrerá mais uma Feira do Livro e, também, este ano nas esplêndidas instalações do Palacete dos Mellos, pelo que, mesmo não comprando é de se aproveitar uma visita àquelas instalações, nunca esquecendo que um livro é um “amigo” para toda a vida, marcando, por vezes, até mais, do que aqueles que o dizem ser. E, depois vem o Natal, seguindo-se as extravagâncias do Fim de Ano, e depois... repete-se, e repete-se, chegando-se ao fim da viagem ficando tudo na mesma.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Terras Brancas n.º 406 - 12/Novembro/2009


Clique na imagem para ampliar

DESTAQUE - Ministro da Agricultura inaugurou Pavilhão de Eventos de Borba e Festa da Vinha e do Vinho’09


No passado Sábado, dia 7 foi inaugurado em Borba o novo Pavilhão de Eventos e a 18º Edição da Festa da Vinha e do Vinho 2009. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, do Presidente da Assembleia Municipal de Borba, Jerónimo Cavaco, de um representante do Governo Civil de Évora, Renata Marques, do representante da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, da Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões e do Presidente da ATEVA, Francisco Mata.
António Serrano afirmou que veio “demonstrar o empenho do Governo e do Ministério nesta ‘fileira’ do vinho no nosso País”, é uma ‘fileira’ estratégica, reconhecida por todos e cujo sucesso que tem tido na nossa região e no País, merece passar além fronteiras. É esse o nosso próximo objectivo”.
Ângelo de Sá em declarações, disse aos empresários e produtores que o empenho  da Câmara Municipal é total no que diz respeito á promoção dos produtos da região. Acrescentou ainda que Borba é o conselho de excelência que mais promove o Vinho e os produtos da Região devido ao facto de realizar a Festa da Vinha e do Vinho e de cada ano tentar melhorar sempre e inovar, de forma também a  servir melhor, os milhares de pessoas que todos os anos nesta altura visitam Borba.
O Pavilhão de Eventos irá permitir o desempenho de actividades interligadas ás feiras e eventos temáticos de base económica, bem como realizações de carácter social ou desportivo. Num edifício com dois pisos e uma área de 3400m2, este equipamento representa um investimento de 3, 4 milhões de Euros, financiado pelo FEDER.
Durante os nove dias, a Festa da Vinha e do Vinho promove os vinhos do Alentejo, com 14 produtores e cerca de 150 marcas para degustação e venda, numa área de exposição de 4.000 m2, que integra uma série de Feiras Temáticas - Vinhos e Enoturismo, Gastronomia, Produtos Regionais, Artesanato, Equipamentos e Serviços Vitivinícolas, Institucional e Empresarial.

O programa conta ainda com inúmeras e diversificadas actividades culturais e desportivas, concursos e seminários e actuações de Dj´s. No dia 7 pelas 15h realizou-se o XV  Festival de Bandas Civis, e pela noite  a  2º Gala da Rainha das Vindimas. No Domingo pelas 8.30h realizou-se um Passeio TT- com Jipes, motos e Quads e pela tarde o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho pelas ruas da cidade. Há noite o palco do Pavilhão de Espectáculos deu lugar a Vitorino.
Estão ainda previstos para esta semana espectáculos com D. Vicente da Câmara, José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (os populares Jornalistas de Curral de Moinas), O’Questrada, Delfins, os jovens cantores de “Vamos Cantar P’ra Ti”, Blind Zero e “Solo Brasil – Uma Viagem pelos últimos 100 anos da Música Brasileira”, além de outros variados espectáculos.
Entre 07 e 22 de Novembro, a par da Festa da Vinha e do Vinho, decorre também  a Quinzena do Porco nos restaurantes do concelho que aderiram ao Programa à Descoberta dos Sabores de Borba, promovido pela autarquia.

DESTAQUE - Eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Borba tomaram posse


A cerimónia de instalação da Câmara e Assembleia Municipal de Borba para o mandato 2009/2013, em resultado das eleições autárquicas realizadas em 11 de Outubro, decorreu dia 31 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante muitos munícipes que fizeram questão de assistir à sessão, enchendo por completo o Salão Nobre.
Para a Câmara Municipal, tomaram posse Ângelo de Sá como Presidente, eleito pelo Partido Socialista, e os vereadores Artur Pombeiro, Humberto Ratado e Rosa Vestia, eleitos pelo Partido Socialista, e Joaquim Serra, eleito pela Coligação Democrática Unitária.
A Assembleia Municipal é agora presidida por Jerónimo Cavaco, eleito pelo Partido Socialista, e tem como 1.º e 2.º Secretários Francisco Mendes e Ondina Giga respectivamente, ambos eleitos pelo Partido Socialista, e conta com os deputados Carlos Cabral, António Proença, Augusto Guégués, Rogério Pécurto, Joaquim Trincheiras e Celso Ramalho, eleitos pelo Partido Socialista, Benjamim Espiguinha, Nélson Gato e Maria João Cavaco, eleitos pelo Partido Social Democrata, Maria Filipa Almeida, Sérgio Gazimba e Manuel Prates, eleitos pela Coligação Democrática Unitária, António Anselmo - Presidente da Junta de Freguesia de Matriz eleito pelo Partido Socialista, Amélia Bilro – Presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu eleita pelo Partido Socialista, Edgar Liliu – Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos eleito pelo Partido Socialista, e José Dias – Presidente da Junta de Freguesia de Orada eleito pelo Partido Socialista.
No primeiro discurso após a tomada de posse para novo mandado, o Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, justificou a reeleição como “consequência do trabalho que iniciámos há oito anos”, que considerou de “árduo, com grande empenho e dedicação”, que não se limitou apenas à “sede de concelho e nem exclusivamente ao nosso limite territorial. Procurámos não só um desenvolvimento integrado do concelho, ao mesmo tempo que tentámos sempre encontrar, criar e dinamizar projectos e propostas que envolvessem também os concelhos da Zona dos Mármores e outros que foram muito além dos limites da fronteira nacional, dos quais são exemplos as geminações com Brasil, China e S. Tomé e Príncipe”. Este novo mandato “é não só o da consolidação das mudanças mas é também o de uma opção mais audaciosa e concreta que possa preparar o nosso concelho e as nossas populações para os tempos difíceis que estamos a atravessar”, assentes em onze eixos estratégicos, definidos em diversas áreas, como a educação e formação, saúde, ambiente, instrumentos de planeamento, desenvolvimento das actividades económicas, acessibilidades, reorganização de serviços, inovação e criatividade. Para atingir o objectivo de melhoria da qualidade de vida dapopulação, Ângelo de Sá apelou à parti-cipação de todos, “esperando uma boa articulação entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e agentes de desenvolvimento”, e entre o Poder Local e o Poder Central.
Jerónimo Cavaco, que preside agora à Assembleia Municipal de Borba, felicitou “toda a população de Borba pela forma cívica e correcta como decorreu o acto eleitoral”, defendendo também “um trabalho em conjunto”, com “respeito pelo princípios inerentes à Democracia, tais como a liberdade de expressão, igualdade de participação e observação dos preceitos legais”. Contra a “letargia democrática em que a sociedade mergulha após os actos eleitorais”, o novo Presidente da Assembleia Municipal de Borba lançou o desafio para todos participarem e colaborarem, tornando-se “mais activos na vida do concelho”. Para efectivar essa participação, prometeu realizar sessões da Assembleia Municipal em Orada e Santiago de Rio de Moinhos, por considerar esta “a forma correcta de aproximar ainda mais os munícipes aos eleitos”.

NOTÍCIAS - Space Milan Models em Borba


A Space Milan Models é uma agência de Modelos que visa a formação de Manequins/ Modelos e Actores a partir dos 14 anos de idade, no passado Sábado, 7 de Novembro esteve presente em Borba para apresentação de novos talentos no mundo da moda.
O Grupo Space Millan Models surgiu da parceria com um grupo Italiano ligado á Moda Profissional de Manequins, Modelos e Actores com 32 anos de experiência.
Através de um casting realizado em Évora ao longo de três meses, foram seleccionados 30  jovens, que tiveram formação durante 5 meses, em Passerelle, Representação, Técnicas de Maquilhagem e Fotografia, e assim este sábado foram apresentados através de uma passagem de modelos na Casa de Borba, Turismo de Habitação, que contou com a presença de ilustres convidados.
Os Manequins desfilaram com roupas da Boutique Farol 2 de Borba e também do Conceituado Estilista Nacional Augustos, a maquilhagem ficou a cargo de alunas de um Centro de Formação de Estética de Évora.
No final do desfile foram entregues diplomas de participação e respectivos Books aos participantes.

NOTÍCIAS - XVII Cozinha dos Ganhões


A Câmara Municipal de Estremoz apresenta, a XVII Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições, entre o dia 27 de Novembro (sexta-feira) e o dia 1 de Dezembro (terça-feira).
A “Cozinha dos Ganhões” é um certame que, além de nos oferecer o que de melhor a cozinha alentejana tem, brinda-nos também com música, animação, artesanato, provas dos produtos regionais, entre outras actividades.
Assim, não faltam razões para aproveitar o que o Alentejo tem de melhor!

NOTÍCIAS - Distribuição de Pelouros na Câmara Municipal de Estremoz


No dia 4 de Novembro, na primeira reunião de Câmara do Municipio de Estremoz, foi altura de distribuir os pelouros e funções pelos membros do executivo camarário.
Luís Filipe Pereira Mourinha, enquanto Presidente, irá exercer funções ao nível da:
- Coordenação Geral e Recursos Humanos
- Administração Urbanística e Obras Municipais
- Desenvolvimento Económico
- Relações Públicas e Institucionais
- Protecção Civil.
Ao Vice-Presidente Francisco João Ameixa Ramos foram atribuídas competências na:
- Gestão Administrativa, Financeira e Patrimonial
- Coordenação do Gabinete de Apoio Jurídico
- Intervenção Social
- Educação, Ensino e Formação
- Inovação e Modernização.
O Vereador José Augusto Fernandes Trindade ficará responsável pelas pastas de:
- Ordenamento do Território
- Ambiente e Serviços Urbanos
- Cultura
A Vereadora Sílvia Tânia Guerra Dias assume os Pelouros da:
- Comunicação e Imagem
- Desporto e Juventude
- Feiras e Mercados

NOTÍCIAS - Presidente de Vila Viçosa quer novo centro de saúde e instalações para GNR


A construção do novo centro de saúde e a criação de novas instalações para a GNR são duas das medidas prioritárias para o novo presidente do município de Vila Viçosa, Caldeirinha Roma (PS), no próximo mandato autárquico.
Em declarações à agência Lusa, Luís Caldeirinha Roma, eleito pelo PS, que ganhou a Câmara à CDU, adiantou que pretende também “melhorar a gestão” da rede de abastecimento público de água ao concelho.
Caldeirinha Roma, engenheiro civil, que tomou posse no passado dia 3 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,  já tinha sido vereador em regime permanente do município de Vila Viçosa.
Quanto à construção do centro de saúde, o novo presidente da câmara disse que a obra constitui “uma antiga aspiração” da população do concelho, zona onde existe uma actividade industrial, o sector dos mármores, com alguma perigosidade.
Sobre as instalações do posto local da GNR, Caldeirinha Roma considerou que são “obsoletas”.
A reformulação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Viçosa e a construção de ETAR em São Romão e Pardais integram ainda a lista dos objectivos prioritários do novo presidente da autarquia eleito a 11 de Outubro.
Caldeirinha Roma vai dar também “prioridade” a uma intervenção na área da acção social, prometendo diligenciar no sentido de ser construído um lar de idosos na freguesia de Bencatel.
Por outro lado, o novo presidente do município de Vila Viçosa pretende dotar as associações e colectividades de carácter cultural e desportivo de infra-estruturas capazes para “facilitar e dinamizar” as suas actividades.
Questionado sobre a candidatura de Vila Viçosa ao estatuto de Património Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), processo desenvolvido pelo executivo municipal liderado pela CDU, que hoje cessa funções, Caldeirinha Roma retorquiu que vê esta candidatura como “uma utopia”.
“O interesse é para criar hábitos junto da população de conservação do rico património histórico e cultural da vila”, adiantou.
O novo presidente explicou que vai manter a candidatura, mas realçou que “não é uma questão prioritária” para o município no próximo mandato autárquico.
Luís Caldeirinha Roma venceu as eleições de 11 de Outubro, com maioria absoluta, destronando o autarca comunista Manuel Condenado, que liderava aquele município há 12 anos.
O PS elegeu três elementos para o executivo municipal, enquanto a CDU elegeu dois.

NOTÍCIAS - Vinhos do Redondo em provas gratuitas na Rota dos Vinhos do Alentejo


A Rota de Vinhos do Alentejo ao promover a iniciativa intitulada “SEMANAS DOS PRODUTORES”, oferece semanalmente aos seus visitantes a possibilidade de degustar gratuitamente alguns dos melhores vinhos da região. As provas de vinhos realizam-se no Gabinete de Apoio à Rota dos Vinhos, em Évora, de terça a sexta-feira das 11h00 às 19h00 e ainda segundas-feiras das 14h00 às 19h00 e sábados das 10h00 às 13h00.
Para além da degustação gratuita, o visitante poderá ainda apreciar a Exposição “CASTAS DOS VINHOS DO ALENTEJO”, que apresenta algumas fotografias dos arquivos do Instituto da Vinha e do Vinho I.P. e da Essência do Vinho, com breves apontamentos que permitem assinalar o forte peso que a cultura da vinha e do vinho sempre tiveram no nosso país. Fotografias de castas, acompanhadas das componentes aromáticas poderão constituir um momento didáctico para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos no mundo do vinho, o que poderá completar com a degustação de Vinhos do Alentejo e jogos lúdicos sobre as castas e os aromas.
No local, o turista/visitante poderá ainda obter informações sobre o enoturismo no Alentejo, serão prestadas todas as informações sobre as adegas aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo, e ser-lhe-á concedido todo o apoio para organizar um programa de visitas à medida dos seus interesses.

DESPORTO

Divisão de Honra
 

Borbense perde em Oriola

A equipa do S.C. Borbense foi no passado Domingo, a Oriola defrontar a equipa do Oriolense e perdeu por 4-1 em jogo a contar para a 4ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa do Borbense treinada pelo Prof. Saraiva alinhou com Armando; Tiago, Luis Espiguinha, Espiga e Canhão; Salabarda e Rosado; Filipe, Galvão, Deco e André. Entraram depois no decorrer do jogo o Generoso, Miguel e Pedro Baltazar.
O jogo começou com a equipa do Borbense adormecida e a equipa da casa aproveitou para se adiantar no marcador. Pouco tempo depois, numa grande jogada individual de Zezinho, a equipa do Oriolense faz o 2-0. Apanhando-se a vencer a equipa da casa tinha mais confiança e dominava o jogo, enquanto que o Borbense tentava reagir. O Professor Saraiva tirou então os dois laterais e meteu Miguel e Generoso, mas ainda antes do intervalo a equipa da casa conseguia fazer o 3-0.
A segunda parte começou como a primeira, com a equipa da casa a fazer um golo e a colocar-se a vencer por 4-0. Esta não era a tarde da equipa azul e branca, deixando a equipa da casa dominar o jogo por completo, embora também tenha criado algumas ocasiões de golo e foi a meio da segunda parte que Generoso conseguiu reduzir a desvantagem para 4-1. Daí até ao final já não houve mais golos e o Borbense sofreu assim a primeira derrota da época neste campeonato.
A equipa de arbitragem liderada pelo Senhor Carlos Rodrigues foi caseira, aliás como já é caracteristica deste árbitro, mas não teve qualquer influencia no resultado.
Na próxima semana não haverá campeonato pois disputa-se a II Eliminatória da Taça Distrital.
   
2ª e 3ª Divisão Nacional

Disputou-se no passado Domingo, a 7ª Jornada do campeonato da 2ª e da 3ª Divisão Nacional, com as equipas do nosso distrito a obterem resultados positivos, á excepção do União de Montemor que continua sem pontuar.
Na 2ª Divisão Nacional o Atlético Reguengos foi á Madeira defrontar a equipa B do Maritimo e não foi além do empate 1-1, num jogo onde a equipa alentejana foi mais forte e podia mesmo ter trazido a vitoria. O golo foi marcado pelo goleador Barry. Com este empate o Atlético mantém-se na primeira metade da classificação com 13 pontos. Na próxima jornada recebe o Real Massamá;
Na 3ª Divisão Nacional o Juventude foi ao Algarve defrontar o Beira Mar e conseguiu uma brilhante vitoria por 0-2 com golos de Sebastien e Nuno Gaio. Com esta vitoria a equipa eborense subiu ao 2º lugar da tabela classificativa e na próxima jornada recebe o Castrense;
O Lusitano recebeu a equipa do Moura e também conseguiu vencer por 2-1 com golos de Canato e Diogo Teixeira. Foi assim o regresso ás vitorias da equipa verde e branca que assim sobe ao 6º lugar com 9 pontos e onde está empatada com 4 equipas. Na próxima jornada vai a Montemor defrontar o União;
O União de Montemor foi ao Algarve ao terreno do histórico Farense e perdeu por 2-1. É assim a setima derrota do União em 7 jogos, não tendo somado ainda nenhum ponto e estando cada vez mais afundado na cauda da classificação. Na próxima jornada recebe o Lusitano de Évora.

7ª Jornada da 2ª DIVISÃO NACIONAL
Maritimo B 1 - Atlético Reguengos 1
7ª Jornada da 3ª DIVISÃO NACIONAL
Beira Mar Algarvio 0 - Juventude Évora 2
Lusitano Évora 2 - Moura 1
Farense 2 - União Montemor 1
   
1ª Divisão Distrital de Évora

Disputou-se este fim de semana a 4ª Jornada da 1ª Divisão Distrital de Évora, com as equipas da Zonas dos Mármores a não conseguirem vencer, mas a continuarem na liderança.
Na série A o grande jogo entre o Brotense e o Luso Morense foi ganho pelos visitantes que assim chegam á liderança desta série. A equipa de Mora é portanto lider, seguida de perto pelo Brotense e pelo Valenças e Santana do campo que ganharam nesta jornada e aproximam-se da liderança;
Na série B, os três da frente empataram mas com a vantagem que já tinham adquirida continuam a liderar a tabela classificativa. O grande jogo da jornada em Estremoz entre a equipa local e o Perolivense resultou num nulo, e no outro grande jogo a equipa de São Romão foi empatar ao terreno do Bairro Santo António.

SERIE A

Brotense 0 - Luso Morense 3
Canaviais 1 - Cabrela 0
Alcaçovense 1 - Valenças 5
Outeiro 1 - Santana do Campo 2
Folga: Fazendas Cortiço

1º - Luso Morense - 10
2º - Brotense - 9
3º - Valenças - 7
4º - Santana do Campo - 7
5º - Canaviais - 6
6º - Fazendas do Cortiço - 6
7º - Cabrela - 0
8º - Alcaçovense - 0
9º - Outeiro - 0
  
Futsal Borbense goleia em Estremoz



A equipa do Futsal Borbense foi esta tarde a Estremoz defrontar a equipa da AJES e conseguiu uma brilhante vitória por 3-11 em jogo a contar para a 3ª Jornada do Torneio de Abertura do Campeonato Distrital de Futsal.
Apesar desta grande vitoria, a equipa de Borba não consegue o desejado apuramento para a grande Final do Torneio de Abertura, já que para isso tinha de ganhar por diferença de 12 golos.
Para este jogo o Mister Eduardo fez alinhar João Rato na baliza, Edgar, Moisés, João Luis e Carika, tendo no banco de suplentes o Carichas, Lameira e Pardal.
Sabendo que tinha de ganhar, a equipa do Futsal Borbense entrou muito forte no jogo e cedo conseguiu adiantar-se no marcador. A equipa de Estremoz estava tocada com a goleada sofrida na semana anterior em Mora e apesar de estar a jogar em casa, não conseguia fazer frente também á equipa de Borba, que com uma grande primeira parte foi marcando golo atrás de golo até chegar ao intervalo a ganhar por 0-7.
Na segunda parte o Futsal Borbense continuava a pressionar muito mas o desperdicio de golos foi enorme e a vantagem teimava em não aumentar, tendo chegado ao fim do jogo com o resultado de oito golos de vantagem para a equipa azul e branca que não foi suficiente para estar já na final do Torneio de Abertura e logo em ano de estreia.

SÉRIE B

Resultados desta Série:
Futsal Borbense 4 - Núcleo Futsal SIMM Mora 4
Núcleo Futsal SIMM Mora 14 - A.J. Estremoz 2
A.J. Estremoz 3 - Futsal Borbense 11

Classificação Final:
1º- Núcleo Futsal SIMM Mora - 4 pontos
2º- Futsal Borbense - 4
3º- A.J. Estremoz - 0
                                                                                            
Juniores perdem e ficam fora da final

A equipa de Juniores do S.C. Borbense foi esta tarde a Portel defrontar o desportivo local e perdeu por 5-1 em jogo a contar para a 5ª e ultima Jornada do Torneio de Abertura de Juniores.
A equipa treinada pelos Misteres Massas, Zola e Pina falhou assim o apuramento para a grande final do Torneio de Abertura do campeonato Distrital de Juniores. Se a equipa azul e branca tivesse ganho, teria conseguido apurar-se pelo segundo ano consecutivo para esta grande final.
O Borbense não entrou bem no jogo e cedo sofreu o primeiro golo, mas depois tentou recuperar e já não foi capaz de dar a volta ao resultado, sendo a equipa da casa que aproveitava para aumentar a vantagem em cada ataque que efectuava.
Na próxima semana disputa-se a final do Torneio de Abertura e depois na semana seguinte irá começar o Campeoanto Distrital desta época.

Os resultados da 5ª jornada do Torneio de Abertura de Juniores foram:
Desp. Portel 5 - S.C. Borbense 1
Calipolense 2 - C.F. Estremoz 2
Folga: Redondense

Classificação:
1º- Desp. Portel - 10
2º- C.F. Estremoz - 8
3º- S.C. Borbense - 6
4º- Calipolense - 4
5º- Redondense - 0
 
Juvenis vencem Juventude


A equipa de Juvenis do S.C. Borbense recebeu esta tarde no Municipal de Borba a equipa do Juventude de Évora e conseguiu vencer por 1-0 em jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis.
A equipa treinada pelo Misteres Lobinho, Espiga e Sabido somou assim a sua terceira vitoria consecutiva neste campeonato e neste momento já se aproxima do topo da tabela classificativa.

Os resultados da 4ª jornada do Campeonato de Juvenis foram:
S.C. Borbense 1 - Juventude Évora 0
Atlético Reguengos 2 - Calipolense 2
S.L. Évora 1 - União Montemor 2
J.S. Alandroalense 2 - Arraiolense 1
Luso Morense 0 - Canaviais 1
Folga: Estrela Vendas Novas

Classificação:
1º- Atlético Reguengos - 10
2º- União Montemor - 9
3º- S.C. Borbense - 9
4º- Estrela Vendas Novas - 7
5º- J.S. Alandroalense - 6
6º- S.L. Évora - 4
7º- Juventude Évora - 4
8º- Canaviais - 3
9º- Arraiolense - 2
10º- Calipolense - 1
11º- Luso Morense - 1
 
Infantis continuam a golear

A equipa de Infantis do S.C. Borbense recebeu hoje no Municipal de Borba a equipa do Atlético Reguengos e conseguiu mais uma goleada por 9-2 em jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis.
Esta foi mais uma brilhante vitoria para a equipa treinada pelos Misteres Herculano e Carlos, que até ao momento soma todos os seus jogos por vitoria e leva uma média superior a 10 golos marcados por jogo, mas a nota negativa foi que a equipa sofreu golos pela primeira vez esta época.
Na próxima jornada o Borbense vai a Estremoz.

Os resultados da 4ª jornada da Série B de Infantis foram:
S.C. Borbense 9 - Atlético Reguengos 2
Bencatelense 6 - Juventude Évora 3
Calipolense 0 - C.F. Estremoz 4

Classificação:
1º- S.C. Borbense - 12
2º- C.F. Estremoz - 12
3º- S.C. Bencatelense - 6
4º- Calipolense - 3
5º- Atlético Reguengos - 1
6º- Juventude Évora - 1
 
Escolinhas vencem em Redondo

A equipa de Escolas do S.C. Borbense foi hoje de manhã ao Redondo e conseguiu vencer por 1-9 em jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Escolas.
A equipa treinada pelos Misteres Libério e Pipoka conseguiu assim a primeira vitoria da época e logo com uma grande goleada diante do Redondense. Vamos ver se agora esta vitoria motiva os pequenotes do Borbense e conseguem manter o rumo das vitorias.
Na proxima jornada não será fácil na recepção ao lider Lusitano.
 
Redondense 1 - S.C. Borbense 9
Juventude Évora 3 - Calipolense 2
Lusitano Évora 5 - Bencatelense 1

Classificação:
1º- Lusitano Évora - 10
2º- Juventude Évora - 9
3º- S.C. Bencatelense - 7
4º- Calipolense - 5
5º- S.C. Borbense - 3
6º - Redondense - 0

EDITORIAL

O custo das palavras
 
Mesmo não tendo nada a ver com a actual crise económica e financeira, a nível global, vou referir-me a custos, mas, isto de custos tem muito que se lhe diga, e existem custos ao gosto de todas as pessoas, tudo dependendo do poder de “encaixe e/ou capacidade de interpretação de cada um. Neste caso concreto vou referir o custo das palavras, pois, no meu entender, a mesma palavra pode ter custos muitos diferenciados, basta dizer que uma qualquer palavra dita por um ignorante tem um valor e um contexto e, a mesma palavra dita por pessoa conhecedora do assunto, logicamente que tem outro valor, mas com isto não estou a dizer qual terá mais valor.
Mas, nesta pseudo democracia, todos falam de tudo e de nada e, na maioria dos casos, sem terem conhecimentos alguns, mas, também, se só se falasse com conhecimento, isto seria um mundo dum silêncio sepulcral, pelo que, vamos todos continuar a falar e cada vez mais.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Terras Brancas n.º 405 - 29/Outubro/2009


Clique na imagem para ampliar

DESTAQUE - Festa da Vinha e do Vinho '09


Entre os dias 07 e 15 de Novembro de 2009, a Câmara Municipal de Borba volta a abrir as portas da Festa da Vinha e do Vinho '09.
A Festa da Vinha e do Vinho '09 integra uma série de Feiras Temáticas - Vinhos e Enoturismo, Gastronomia, Produtos Regionais, Artesanato, Equipamentos e Serviços Vitivinícolas, Institucional e Empresarial.

7 Novembro (Sábado)
09.00h- Passeio de Carros Antigos;
10.00H – Sessão Solene de Abertura da Festa da Vinha e do Vinho;
10.30H – Hastear das Bandeiras, com: Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola – Pinhal Novo; Filarmónica da Sociedade União Montoitense; Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba;
11.00H – Desfile de Bandas Filarmónicas, pelas ruas da Cidade;
11.30H – Circuito das Tascas;
15.00H – XV Festival de Bandas Civis – Concerto;
19.00H - Grupo Recordar;
22.00H – Gala da Rainha das Vindimas de Borba.

8 Novembro (Domingo)
08.30H – Passeio T.T. – Jipe, Moto e Quads;
09.00H – Passeio à descoberta do Concelho de Borba;
14.00H – Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho;
16.30H – Encontro de Folclore;
22.00H – Vitorino.

9 Novembro (Segunda)
19.00H - Animação Musical com António Véstias;
21.30H – Noite de Dança.

10 Novembro (Terça)
19.00H – Animação Musical com Jorge Gomes;
21.30H – Espectáculo “Câmara”: Um Nome Três Gerações (Vicente da Câmara, José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara).

11 Novembro (Quarta)
19.00H – Animação de São Martinho com: Concertinas de Montargil
22.00H – Quim Roscas e Zeca Estacionâncio;
23.00H – Animação da Festa com Tunas Académicas.

12 Novembro (Quinta)
20.00H – Concerto com a Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa de Misericórdia de Borba;
21.30H – O’Questrada.

13 Novembro (Sexta)
09.30H – Seminário: Os Municipios e as Rotas do Vinho;
19.00H – Fados Românticos com Mário Moita;
22.00H – Delfins

14 Novembro (Sábado)
08.30H – Passeio de B.T.T.;
10.30H – Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo;
10.30H – Torneio de Rugby;
15.00H – “Vamos Cantar P’ra Ti” com: José Gonçalez, José Geadas, Daniela Geadas, Sara Madeira; Joana Vales, Bernardo Gavina, João Lotra;
16.00H – Torneio de Futebol de Veteranos;
19.00H – Outros Fados/quinteto de Jazz de Lisboa;
22.30H – Blind Zero

15 Novembro (Domingo)
08.00H – Passeio de Cicloturismo – Badajoz/Borba;
09.00H – Torneio de Malha;
11.00H – Desfile de Fanfarras;
17.30H – Cerimónia de Encerramento da Festa, seguida de Espectáculo “Solo Brasil” – Uma viagem pelos últimos 100 anos da Música Brasileira;

Este evento ainda conta com outras iniciativas, das quais:
- Espaço de Animação Nocturna com Discotecas e Dj’s;
- Animação Teatral e Circense com o Actor Sérgio Fernandes;
- Quinzena do Porco – 7 a 22 de Novembro – Integrado no Programa à Descoberta dos Sabores de Borba;
- Decoração de Montras;
- Jogos fotográficos;
Entre outras iniciativas Culturais e Desportivas.

Horário de abertura: Fim-de-semana: das 10.00H às 24.00H / 2ª a 6: das 12.00H às 24.00H
Para mais informações consulte o programa detalhado em: www.cm-borba.pt

DESTAQUE - Agente da Victoria Seguros reforça posição da Seguradora em Borba


A VICTORIA Seguros, inaugurou no passado, dia 15 de Outubro, o primeiro espaço na cidade de Borba.
A VICTORIA Seguros integra um dos maiores grupos seguradores europeus, o Grupo ERGO, onde conta com mais de 30 milhões de Cliente em vários países da Europa e Ásia. Através do seu serviço de qualidade e atendimento personalizado a Clientes particulares e empresas, é garantido, graças ás delegações em todo o pais, com uma estrutura de mediadores exclusivos e não exclusivos e cerca de 300 colaboradores.
Este novo espaço situa-se, na Rua Florbela Espanca, 15-B, em Borba, com uma área de 80 m2.
Nesta inauguração, esteve presente em representação da VICTORIA Seguros, Patrick Schwarz, Administrador – Delegado da VICTORIA Seguros em Portugal.
 O Terras Brancas, esteve á conversa com o agente exclusivo da seguradora, Luciano Figueiredo, de Borba, cuja, “a experiencia e profissionalismo justificam, este projecto, um investimento pela VICTORIA Seguros” em Borba.
Segundo uma nota de impressa divulgado,” Luciano Figueiredo terá objectivos a três anos que passam pelo crescimento significativo do seu volume de negócios e pelo reforço da posição da VICTORIA Seguros no mercado local, através de uma maior proximidade com os clientes.”
Em declaração ´´a comunicação social presente, Luciano Figueiredo afirmou, que “estou no ramo de seguros ´´a 6 anos”, e que, “chegámos ao ponto de termos uma carteira considerável de clientes e começamos a não ter resposta. Sendo assim, ou paramos ou tentamos arranjar uma solução, e a solução foi criar um espaço para poder dar resposta aos nossos clientes. Nesse sentido, fizemos um aposta, criando este espaço”. Este novo espaço vai permitir criar dois postos de trabalho.
O agente da VICTORIA Seguros, deixou ainda uma pequena nota “dependendo das actividades, seja ela seguros ou não, nunca desistam, sigam sempre em frente em busca dos objectivos que pretendam atingir. Nunca desistam, os obstáculos vão sempre aparecer, mas nunca se deve desistir ao primeiro obstáculo.

NOTÍCIAS - Artista Plástico Borbense na exposição Prémio Jovem de Artes Plásticas

O Artista Plástico Borbense Pedro Espanhol foi seleccionado para a exposição do primeiro Prémio Jovem de Artes Plásticas - CAE. O prémio foi instituído pelo Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, em parceria com as Galerias Sacramento - Arte Contemporânea e comissariado pelo galerista José Sacramento. Foram atribuídos três prémios. 5000€ a Gil Maia, 3000€ a Nuno Fonseca e 2000€ a Ana Oliveira. Apesar de não ter sido galardoado com nenhum dos prémios do concurso, a obra de Pedro Espanhol intitulada "Futebol Aranha"(ou "A República a Crise Mundial, a Crise Nacional e o Homem-Peixe") foi uma das escolhidas entre cerca de 80 obras a nível internacional, e está em exposição junto de vários trabalhos reconhecidos como os de maior qualidade. O júri do concurso foi constituído
pelo Escultor Artur Moreira, o Pintor João Dixo, o Pintor Mário Silva, o Galerista Nuno Sacramento e o Crítico de Arte Valter Hugo Mãe. A exposição está patente no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, de 17 de Outubro a 15 de Fevereiro de 2010.

NOTÍCIAS - Os “Amigos do Alentejo e do Vinho” na Adega Cooperativa de Borba


A Adega Cooperativa de Borba recebeu no inicio do mês de Outubro o animado grupo dos “Amigos do Alentejo e do Vinho”. A manhã decorreu com uma visita às instalações da Adega e uma prova de vinhos. A prova foi conduzida pelo Enólogo Óscar Gato o qual mostrou aos visitantes o adegaborba.pt rosé 2008, o renovado Adega de Borba tinto 2008 e o já conhecido e tradicional “Rótulo de Cortiça” da premiada colheita de 2005.
Entre os participantes é de realçar a presença de Filipa Vacondeus e marido, Ana Maria Lucas, o jornalista Augusto Abel Dias, e o casal António e Fátima Vilela, os quais prolongaram a sua estadia, com o objectivo de conhecer a região e o que ela tem para oferecer. A Responsável de Marketing da Adega Coop. de Borba, Márcia Farinha, e o Vereador da Cultura da Câmara de Borba Humberto Ratado, mostraram a região ao pequeno grupo, o qual pode desfrutar da hospitalidade da Casa de Borba, conhecer os locais mais emblemáticos de Borba, desde a Fonte das Bicas ao Padrão de Montes Claros, e sobretudo conhecer a famosa gastronomia regional no restaurante o Serrote.

NOTÍCIAS - Manuais para AEC’S oferecidos pelo Município de Borba aos alunos


O Presidente da Câmara Municipal de Borba entregou, no passado dia 16 de Outubro, sexta-feira, os manuais escolares referentes às Actividades de Enriquecimento Curricular nos estabelecimentos escolares do concelho. Os manuais são oferecidos pela autarquia aos alunos do 1.º ao 4.º ano das EB’1 de Borba, Santiago de Rio de Moinhos, Nora e Orada.
Para este ano lectivo, foram adquiridos 130 manuais de aprendizagem de inglês e 80 para a actividade de música, assim como os Kits de Professor para os três docentes de Música e dois docentes de Inglês.
O custo total dos manuais ronda os 1.900,00 euros, e representa um importante apoio da autarquia às famílias borbenses, permitindo a todos os alunos a aprendizagem de Inglês e Música.
Como medida social, e também para apoiar as famílias mais carenciadas, reduzindo o encargo com a aquisição de manuais, a autarquia lançou este ano lectivo o projecto Reler, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho, com o objectivo de proporcionar a reutilização dos manuais escolares utilizados no ano lectivo transacto do 5.º ao 9.º Ano de Escolaridade. Neste primeiro ano foram recolhidos 142 manuais, tendo sido requisitados pelos munícipes 61 manuais escolares, numa iniciativa que terá continuidade nos próximos anos lectivos.

NOTÍCIAS - Entrega de prémios do concurso Borba Florida’09


A autarquia de Borba efectuou esta Quinta-feira, 22 de Outubro, a entrega dos prémios aos participantes no concurso Borba Florida’09, que coincidiu com o encerramento da exposição fotográfica das floreiras. A cerimónia decorreu no Palacete dos Melos, onde a exposição esteve patente ao público, e premiou as floreiras de João Manuel Ficalho, Maria do Carmo Ramos Alpalhão e Maria Adelaide Cochicho, com os três primeiros prémios, respectivamente, sendo-lhes entregue uma jarra com flores. Nesta edição do concurso participaram 15 munícipes, que receberam diploma de participação e uma orquídea.
O concurso Borba Florida’09 esteve aberto a todos os moradores do centro histórico de Borba, com a entrega das floreiras, substrato e plantas pela autarquia, que criou uma comissão de avaliação que efectuou três visitas entre os meses de Maio e Setembro, avaliando a evolução/manutenção da floração, enquadramento, conjugação de espécies e coloridos e estado fitossanitário.
O objectivo do concurso é embelezar as ruas da cidade de Borba, mediante a decoração das varandas e janelas com plantas floridas, sendo esta uma forma de sensibilizar a população para a importância do embelezamento das fachadas enquanto factor contributivo para tornar a cidade mais atractiva quer para os seus residentes, quer para os visitantes.

NOTÍCIAS - Estremoz implementa projecto “Rua LED”

A Câmara Municipal de Estremoz aderiu ao programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva.
No passado dia 16 de Outubro, foi inaugurado o projecto de iluminação pública com tecnologia LED na Avenida 9 de Abril em Estremoz (junto ao Teatro Bernardim Ribeiro).
O Município de Estremoz assume-se como um dos pioneiros na implementação desta tecnologia.
A aplicação da tecnologia LED nesta rua, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio, terá como consequências: Melhor qualidade de iluminação; Redução do consumo energético; Redução de emissão de Dióxido de Carbono; Poupança financeira.
Este projecto-piloto pretende permitir à autarquia e aos munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos, uma vez que a poupança energética é evidentemente notória.
O presente projecto enquadra-se numa perspectiva mais ampla dos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED.
Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.

DESPORTO

S.C. Borbense ganha nos Arcos


A equipa do S.C. Borbense foi no domingo passado aos Arcos defrontar a equipa do S.C. Arcoense e venceu por 0-3 em jogo a contar para a 2ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora.
A equipa do Borbense treinada pelo Prof. Saraiva alinhou com Armando; Tiago, Luis Espiguinha, Januário e Espiga; Mendes e Rosado; Filipe, Ruca, Deco e Generoso. Entraram depois no decorrer do jogo o Galvão, Roberto e Miguel.
Do lado do Arcoense o Mister Jorge Nunes fez alinhar Ricardo Roque; Kilha, Valter Espiguinha, Arkista e Mark; P. Pereira, Ricardo Ferrão e Luis Miguel; Dani Tracanas; Daniel e Pucarinhas. Entraram depois o Roberto, Cabrita e o Nuno Pires.
O Borbense apresentou-se nos Arcos muito forte, com vontade de vingar a derrota sofrida no ano passado neste terreno. A equipa azul e branca começou mais forte, ganhando o meio campo e criando lances de perigo, mas a equipa da casa conseguia responder também com algumas chegadas à baliza de Armando, até que num livre em que Deco cruza muito bem para a área onde aparece Januário a cabecear para o fundo das redes. Pouco depois o árbitro expulsa Mendes num lance confuso com Pukarinhas. A equipa do Borbense encontrava-se a vencer mas a jogar com menos um jogador, conseguindo segurar a bola e a vantagem até ao intervalo.
Na segunda parte o Prof. Saraiva fez entrar Galvão por Generoso, dando mais consistência ao meio campo. Foi uma alteração muito bem conseguida, pois apesar da equipa azul e branca estar a jogar com menos um, era o Borbense que criava perigo e num cruzamento para a área, o defensor do Arcoense dá com a mão na bola e o arbitro assinala penalty. Na conversão o Ruca não perdoou e aumentou para 2-0, fazendo o seu segundo golo no campeonato. Daí até ao final a equipa dos Arcos tentava chegar ao golo, mas estava muito desorientada e os maiores lances de perigo pertenciam ao Borbense com contra-ataques perigosíssimos, até que já perto do final foi Filipe que fez o 3-0. Resultado perfeitamente justo, já que o Borbense foi claramente superior ao Arcoense.
 
Em relação às restantes equipas da Zona dos Mármores da Divisão de Honra:
O Calipolense recebeu o poderoso Estrela de Vendas Novas e perdeu por 0-2, num jogo onde a equipa de Vila Viçosa não conseguiu fazer frente ao grande favorito ao titulo distrital deste ano;
O S.C. Bencatelense recebeu o Arraiolense e conseguiu uma importantíssima vitoria por 4-2, num jogo muito bem disputado e com muitos golos, e onde a equipa da casa aproveitou para somar os primeiros pontos da época.
 

Quanto ao resto desta 2ª Jornada da Divisão de Honra do Distrital de Évora, houve vários derbys mas
com a vitória a sorrir para a equipa da casa. Em Oriola, a equipa da casa recebeu o vizinho Desp. Portel e venceu pela margem mínima. Em S. Sebastião da Giesteira a equipa da casa recebeu o também vizinho Escouralense e também venceu por 1-0. O Redondense recebeu o Santiago Maior e também venceu pelo mesmo resultado. Por fim, em Monte Trigo, o Sporting Viana de Alentejo conseguiu alcançar um excelente empate num dos terrenos mais difíceis do distrital.
Na próxima jornada, já este domingo, a equipa do S.C. Borbense recebe a equipa dos Unidos da Giesteira no Municipal de Borba.

1ª Divisão Distrital de Évora

São Romão e C.F. Estremoz voltaram a vencer e lideram a série!



Disputou-se no passado fim-de-semana a 2ª Jornada da 1ª Divisão Distrital de Évora, com as equipas da Zonas dos Mármores a mostrarem que estão num grande momento, somando a segunda vitória em outros tantos jogos.
Na série A, o S.C. Brotense venceu o Fazendas do Cortiço e isolou-se no primeiro lugar, sendo a única equipa desta série a somar os seus jogos por vitória. Na perseguição ao líder está o Valenças que foi ganhar ao Outeiro e o Luso Morense que foi empatar aos Canaviais, sendo estas duas equipas as duas grandes candidatas à passagem à outra fase.
Na série B, a tabela classificativa é liderada por três equipas que somam os seus jogos por vitoria, são elas o São Romão que foi vencer a São Manços, o C.F. Estremoz que foi ganhar ao Bairro Santo António e o Perolivense que recebeu e venceu o Aldeense. Segue estas equipas o C.C. Corval que foi empatar ao Rosário e também ainda não perdeu nesta época. Estas quatro equipas que já ocupam a primeiras posições, são mesmo as grandes candidatas a ocupar os dois lugares que dão acesso à segunda fase.


Camadas Jovens do S.C. Borbense

Escolas

Equipa muita nova justifica mau início

A equipa de Escolas do S.C. Borbense não está a ter um bom inicio de campeonato, onde já perdeu nos dois primeiros jogos já disputados, tendo perdido em Vila Viçosa na primeira jornada, e agora este sábado perdeu no Municipal de Borba diante da equipa do Juventude de Évora por 1-4 em jogo a contar para a 2ª Jornada do Campeonato Distrital de Escolas.
A equipa treinada pelos Misteres Libério e Pedro Baltazar é uma equipa bastante jovem e ainda numa fase de aprendizagem, mas certamente que as vitorias irão aparecer e vão melhorar bastante na classificação, a começar já este sábado no Municipal de Borba diante da equipa do Bencatelense.

Os resultados da 2ª jornada da Série B de Escolas foram:
S.C. Borbense 1 - Juventude Évora 4
Bencatelense 2 – Calipolense 2
Lusitano Évora 14 – Redondense 0

Classificação:
1º- Lusitano Évora – 6
2º- S.C. Bencatelense - 4
3º- Calipolense - 4
4º- Juventude Évora - 3
5º- S.C. Borbense - 0
6º - Redondense - 0
 
Infantis

Mais uma vitória e já lideram 


A equipa de Infantis do S.C. Borbense entrou muito bem nesta época com uma grande goleada diante do Calipolense por 10-0, e no passado fim de semana foi a Évora derrotar a equipa do Juventude por 0-4 em jogo a contar para a 2ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis.
A equipa treinada pelos Mister Herculano e Mister Carlos tem muitos jovens de grande valor e será mesmo uma das equipas mais fortes do distrito, mas para conseguir alcançar um bom resultado no final, tem de ganhar jogo a jogo e este sábado em Bencatel não poderá ser excepção.

Os resultados da 2ª jornada da Série B de Infantis foram:
Juventude Évora 0 – S.C. Borbense 4
Calipolense 4 – S.C. Bencatelense 5
C.F. Estremoz – Atlético Reguengos (adiado)

Classificação:
1º- S.C. Borbense - 6
2º- C.F. Estremoz - 3
3º- S.C. Bencatelense – 3
4º- Juventude Évora - 1
5º- Atlético Reguengos - 1
6º- Calipolense - 0
 
Juvenis

Reviravolta no marcador dá grande vitória

A equipa de Juvenis do S.C. Borbense que na primeira jornada tinha perdido em Montemor, recebeu no sábado a equipa do Canaviais e venceu por 2-1 em jogo a contar para a 2ª Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis.
Pode não parecer, mas esta foi uma grande vitória da equipa treinada pelos Misteres Lobinho, Espiga e Sabido já que ao intervalo já estava a jogar com apenas 10 jogadores e depois sofreu um golo logo no início da segunda parte. Mas a equipa uniu-se e com uma grande atitude conseguiu dar a volta no marcador e somou a primeira vitória. Este sábado vai a Vila Viçosa defrontar o Calipolense no grande derby.

Os resultados da 2ª jornada do Campeonato de Juvenis foram:
S.C. Borbense 2 - Canaviais 1
Estrela Vendas Novas 3 – Calipolense 0
Atlético Reguengos 1 - União Montemor 0
Luso Morense 0 - Arraiolense 0
S.L. Évora 5 - J.S. Alandroalense 3
Folga: Juventude Évora

Classificação:
1º- Estrela Vendas Novas - 3
2º- Atlético Reguengos - 3
3º- S.L. Évora – 3
4º- União Montemor - 3
5º- Juventude Évora - 3
6º- J.S. Alandroalense - 3
7º- S.C. Borbense - 3
8º- Luso Morense – 1
9º- Arraiolense - 1
10º- Calipolense - 0
11º- Canaviais - 0
 
Juniores

Derrota em Estremoz afasta praticamente equipa da Final

A equipa de Juniores do S.C. Borbense foi no sábado a Estremoz defrontar o clube local e perdeu por 2-0 em jogo a contar para a 3ª Jornada do Torneio de Abertura de Juniores.
Com esta derrota, a equipa treinada pelo Misteres Massas e Zola perdeu praticamente todas as hipóteses de disputar a grande final do Torneio de Abertura do Distrital de Juniores. Na próxima jornada a equipa do Borbense recebe o vizinho Calipolense onde quem perder fica já afastado, e quem ganhar ainda vai para a ultima jornada com alguma esperança.

Os resultados da 3ª jornada do Torneio de Abertura de Juniores foram:
C.F. Estremoz 2 - S.C. Borbense 0
Calipolense 14 - Redondense 1
Folga: Desp. Portel

Classificação:
1º- C.F. Estremoz – 7
2º- Desp. Portel – 4
3º- Calipolense - 3
4º- S.C. Borbense - 3
5º- Redondense - 0

Futsal Borbense começa com empate

A equipa do Futsal Borbense começou no fim de semana passado o Torneio de Abertura do Distrital de Évora com a disputa da 1ª Jornada, com o resultado de 4-4 diante da equipa do Núcleo de Futsal SIMM de Mora em jogo disputado no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba.
Depois de quatro jogos de preparação onde a equipa de Borba não vinha a alcançar bons resultados, chegou então a altura da equipa do Futsal Borbense se estrear na competição e logo diante da equipa de Mora que no campeonato passado terminou na terceira posição, esperando-se por isso um jogo bem complicado.
Para este jogo o Mister Eduardo fez alinhar Carichas na baliza, Edgar, Moisés, João Luis e Carika. Entraram depois no decorrer do jogo o João Rato, Carlão e Pardal.
A equipa da casa entrou forte e criou alguns lances de perigo, mas seria a equipa visitante a adiantar-se no marcador aproveitando uma perda de bola infantil na defensiva borbense. Depois surgiu a reacção da equipa da casa que conseguiu ainda antes do intervalo dar a volta ao resultado e marcar três golos por intermédio de Moisés, que bisou, e Edgar. Com o resultado de 3-1 fomos para intervalo.
Na segunda parte a equipa da casa entrou muito apática e permitiu a reacção dos visitantes, que reduziram na marcação de um livre indirecto. Pouco depois conseguiram empatar numa boa jogada colectiva e ainda conseguiram colocar-se em vantagem com um golo marcado numa jogada individual. Ao encontrar-se a perder, a equipa da casa despertou e chegou ao empate por intermédio de Pardal. Nos últimos minutos vivemos grandes momentos de Futsal com o pavilhão ao rubro e a vibrar com as oportunidades de ambas as equipas.
Este fim-de-semana a equipa do Futsal Borbense descansa, mas no próximo dia 7 de Novembro vai ao Pavilhão de Estremoz defrontar a equipa da AJES.

ARTIGOS

ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)
por João Azaruja
   
Outubro:
 
3- O Sr. Dr. António Duarte Silva abriu em Évora uma banca de advogado, em sociedade com o Sr. Dr. Armando Cordeiro Ramos.
12- Passa o aniversário natalício do Sr. Victor Hugo Portalete Coelho da Guerra Semedo.
29- O mui Revº. Padre João Narciso Bacalhau, Pároco de S. Sebastião da Giesteira encontra-se em Évora.
 
E… há 50 Anos (1959)
 
8- Depois de serem colocados à venda os livros do escritor João Falcato, nos vários estabelecimentos de Borba, apareceram agora as obras da autoria do poeta Azinhal Abelho, natural da Orada. Estas iniciativas são meritórias, na medida em que contribuem para a divulgação destes ilustres homens de letras, que sendo naturais do concelho, ocupam lugar de destaque em todo o país.
10- Em visita à Delegação de Borba da Liga dos Combatentes da Grande Guerra estiveram em Borba os Srs. General Afonso Botelho e Coronel Cadima. Foram recebidos pelos Presidente e Tesoureiro da Delegação, respectivamente, Srs. Dr. Joaquim Pereira Trindade e José Bernardo Alves, tendo na altura visitado a sede, que lhes mereceu o maior interesse. No final, foi servido um «Borba de honra».
11- Teve lugar um desafio de futebol entre as equipas do Recreio Artístico Calipolense e do Borbense Sport Club. É habitual revestirem-se estes encontros de grande ardor, devido à velha rivalidade existente entre as duas localidades. Não foi o caso, pois o futebol foi pobre, talvez por existirem veteranos em excesso nas duas equipas. Venceu a equipa local por 4-1.
- À tarde o S.C.B. deslocou-se aos Arcos, tendo derrotado os locais por 1-0.
16- Estão quase concluídas as vindimas no concelho de Borba. Contudo, devido às últimas chuvas, grande parte da uva apodreceu, ressentindo-se a graduação, que é mais baixa. A Adega Cooperativa encontra-se totalmente cheia e os seus serviços técnicos estão desenvolvendo esforços para que a qualidade do vinho deste ano não seja inferior à excelente produção do ano passado, de acordo com a preferência conferida por vários pontos do país.
20- Liberto Conde, hábil guitarrista, natural de Borba, tem obtido grandes êxitos musicais, numa casa típica de fados de Paris, a Casa Portuguesa, onde dirige um elenco artístico que acompanha a fadista Clara de Ovar. A crítica local tece-lhe rasgados elogios, a quem denomina o «grande mestre virtuoso da guitarra portuguesa».
24- Em Santiago Rio de Moinhos, o casal Sr. Francisco Joaquim Lapão e a Srª. D. Joaquina Felícia Projecto comemorou as Bodas de Ouro, em ambiente verdadeiramente familiar e cristão. Pelas 8 horas da manhã, na capela de Santo António, o Revº. Padre João José Lapão celebrou missa por intenção dos pais, tendo feito a primeira comunhão o menino Carlos Manuel P. Abrantes, sobrinho do sacerdote. Às 11 horas, na Igreja Paroquial, onde o casal tinha unido os seus destinos há 50 anos, foi celebrada missa solene pelo Sr. D. José Ribeiro, Bispo Auxiliar de Évora, sendo acolitado pelos Revºs. Srs. Padres João Lapão e Ismael de Carvalho. Depois da Eucaristia, o casal Lapão, que fez distribuir um bodo a 50 pobres, ofereceu um almoço em sua casa a todos convidados, sendo lida no fim pelo Sr. Bispo Auxiliar uma carta da Missionária Maria Joana Lapão, ausente em África, filha do casal, que teve dez filhos. Estiveram presentes, para além do sacerdote, os irmãos José Felício Lapão, Francisco Joaquim P. Lapão, Daniel Francisco Lapão, António Maria Lapão, Eduardo Francisco Lapão e Luís Gonzaga Lapão.  
26- Realizou-se em Borba o casamento da gentil dama borbense D. Luísa Maria Rodrigues Falcato, filha da Sr.ª. D. Adelina Rodrigues Falcato e do Sr. José das Dores Falcato, proprietário com o Sr. Jacinto Manuel Ramalho Seguro, funcionário da Câmara Municipal de Oeiras, filho da Sr.ª. D. Ana Maria Ramalho Seguro e do Sr. António Matias de Almeida Seguro, considerado comerciante da nossa praça. Foram padrinhos, por parte da noiva, os seus pais e, por parte do noivo, sua mãe e o Sr. Francisco de Jesus Guerra Sapatinha. Após o casamento foi servido em casa dos pais da noiva um finíssimo copo-de-água, seguindo-se um jantar que reuniu todos os convidados em elevado número. Os noivos vão fixar residência em Sassoeiros (Carcavelos).
 
ACONTECEU EM BORBA HÁ CEM ANOS (1909)
 
Novembro:
 
6- Partiu de Évora para os Arcos o mui Revº. Padre Joaquim Dias da Silva Rézio.
20-Esteve em Évora o Sr. Luís Matias, chefe da Estação do Caminho-de-ferro de Borba, de visita a seus pais.
30-Partiu de Évora para Borba o Sr. Dr. António Duarte Silva.
 
E… há 50 Anos (1959):
 
1/2/3-Com um tempo verdadeiramente primaveril, realizou-se a Feira dos Santos, que coincidindo o primeiro dia com Domingo, aqui atraiu elevado número de pessoas das terras vizinhas, umas em passeio e outras para fazerem as suas compras. Com extraordinária abundância de produtos de toda a espécie foi farta em transacções, quer em gados, quer nos restantes artigos, onde a variedade permitiu todo o tipo de aquisições. Uma pista de automóveis e um caroussel animaram durante estes três dias o recinto da Feira. Como de costume, a agência «Apal», de Estremoz também aqui se deslocou com a sua amplificação sonora, fazendo a propaganda de várias firmas comerciais borbenses. 
-No último dia de feira, mas bem longe da sua terra natal o exímio guitarrista Liberto Conde, actuou num festival realizado em Haia, a convite de Sua Alteza Real o Príncipe da Holanda, juntamente com Américo Silva e a fadista Clara de Ovar. O festival reuniu a mais selecta assistência composta por representantes de vários países que tomaram parte nos trabalhos do Tribunal Internacional de Haia.
4- Vende-se em Borba a azeitona dos olivais dos herdeiros de Manuel Joaquim Coelho. Aceitam-se propostas em carta fechada, reservando-se o cabeça de casal o direito de aceitar ou não, procedendo a licitação verbal entre os concorrentes se assim o entender. As condições estão patentes em casa de Silvino Coelho, Rua 13 de Janeiro, nº 10, em Borba, ocorrendo a abertura das propostas dia 23, às 15 horas no Café Marialva.
5- O Sr. Dr. Francisco Manuel Moreno, Presidente da Câmara Municipal de Borba, foi nomeado membro do Conselho da Liga dos Antigos Seminaristas de Évora e o Sr. Zoroastro José Galrito, Professor do Ensino Primário oficial na referida vila, foi nomeado, por sua vez, para delegado da mesma Liga no concelho de Borba.
7- De regresso da Holanda Liberto Conde e o seu elenco artístico apresentaram em Bruxelas o seu primeiro espectáculo.
8- O Borba Futebol Clube, novo agrupamento local, disputou nesta vila um desafio com uma equipa de categoria distrital para fins de inscrição no Campeonato Regional.
14- A Vasco Isidoro Amaral, Professor da Escola Primária de Borba do sexo masculino foi concedido provimento definitivo, a contar a partir de 1 de Outubro de 1958.
19-Por escritura lavrada no Cartório Notarial de Borba, a cargo da notária Maria Alice Ribeiro Fernandes foi constituída uma sociedade comercial por quotas de responsabilidade limitada entre António Manuel Proença Cavaco e Joaquim Maria Proença Cavaco. A sociedade adopta a denominação de «Cavaco & Cavaco, Lda.» e terá a sua sede na Av. Dr. Oliveira Salazar, freguesia Matriz e constitui seu objecto a exploração de garagem para recolha e limpeza de veículos, venda de gasolina e óleos e outros serviços afins.
20- Liberto Conde realizou quatro espectáculos em Bruxelas com lotações esgotadas, prendendo numeroso público com as variações à viola e à guitarra e com a originalidade do fado. O guitarrista regressou a Paris, onde permanecerá, pelo menos mais um ano, para assumir contratos assumidos com a Rádio Nacional Francesa e a Televisão, fazendo ainda gravações e participando nalguns filmes rodados naquele país.
27- O Sr. Joaquim Rodrigues Caldeira, da Alcaraviça, passou por Estremoz.

EDITORIAL

O triste hino nacional

Parece que, para a maioria das pessoas, os casos gritantes de injustiça social pouco ou nada lhes diz respeito, mas, tais injustiças, para alem de serem cada vez mais díspares, são, igualmente, cada vez mais. E, tais situações são casos que todos nós conhecemos, pois todos sabemos, e convivemos com pessoas que recebem reformas (?) que rondam os 200 euros mensais (mais parece uma esmola), enquanto outros, que também vivem no nosso meio, auferem reformas que rondam os 5.000 euros.
Já que estou com a mão na massa, porque não dizer que a maioria dos que recebem as pensões miseráveis, são os mesmos que, desde tenra idade começaram a produzir, trabalhando, alguns nem a 4ª classe tiraram pois tiveram que ir trabalhar e, mesmo hoje com 70 ou 80 anos ainda vão fazendo uns trabalhinhos, para não morrerem de fome e enquanto a morte não chega. Enquanto, os Outros, estiveram estudando até aos 24/25 anos e só depois começaram a produzirem (?) e, eis que, passados poucos anos, lhes ofertam grossas e chorudas reformas.
E;

“Lá vamos cantando e rindo ....”